Visite nosso site
CARREGANDO...
Mercado

Experiência profissional: qual a importância no mercado de trabalho?

No items found.
Mercado

Experiência profissional: qual a importância no mercado de trabalho?

A experiência profissional é uns dos requisitos mais valorizados pelas empresas na hora de encontrar os candidatos ideais, sabia? Além disso, é uma forma de avaliar se o candidato passou por diversas situações, adquirindo o conhecimento e a prática necessárias para atuar no mercado de trabalho.

Uma pessoa que passou por várias experiências profissionais tende a aprender como se comportar em diferentes contextos, além de ter o conhecimento necessário para determinadas atividades. Isso é um grande diferencial para procurar oportunidades de emprego e recolocação.

Se interessou pelo assunto? Neste artigo, mostramos porque é fundamental ter experiência profissional para se destacar no mercado de trabalho. Além disso, traremos algumas dicas para conseguir esse diferencial e destacá-lo da maneira certa no currículo. Vamos lá?

Saiba o que é experiência profissional

Em suma, a experiência profissional pode ser traduzida como a trajetória de uma pessoa no mercado de trabalho. No currículo, tem por objetivo mostrar as vivências práticas de um candidato em uma determinada função e, como falamos, é fator essencial para se destacar no mercado, como você vê a seguir.

Entenda por que a experiência profissional é importante

Se você ainda não sabe como a experiência profissional pode impactar positivamente no mercado de trabalho, listamos alguns benefícios que ela traz. Confira os principais!

Aumenta as oportunidades

As empresas estão em busca de profissionais capacitados, prontos para atuar em diferentes setores e, especialmente, dispostos a crescer profissionalmente. Ao procurar por novos colaboradores, elas dão prioridade para aqueles que têm experiência na área de atuação e que já mostraram capacidade nesse segmento.

Dessa forma, acumular experiências profissionais é uma maneira de aumentar suas oportunidades de emprego e ganhar vantagem competitiva nos processos seletivos.

Além disso, a diversidade da sua experiência profissional ajuda a expandir as suas chances no mercado, assim como a especificidade contribui para encontrar vagas que exigem um maior domínio sobre determinadas técnicas.

Amplia as habilidades

Durante um trabalho ou projeto, seja ele qual for, a pessoa desenvolve suas habilidades. Essas novas competências surgem de acordo com a necessidade do setor ou do serviço exigido, contribuindo para formar um profissional mais completo.

O conhecimento teórico é muito importante no mercado de trabalho, entretanto, também é necessário saber aplicá-lo no dia a dia. Por isso, passar por essas experiências é um elemento fundamental para que toda a teoria seja colocada em prática, permitindo o domínio sobre diversas técnicas necessárias para a profissão.

Produz novos conhecimentos

O convívio com outros profissionais, a necessidade de aprender tarefas diferentes e a responsabilidade de um emprego são atividades que contribuem para a produção de novos conhecimentos. Cada ambiente de trabalho oferece oportunidades para a pessoa reunir informações que serão importantes para a carreira.

Possibilita salários maiores

As empresas valorizam os colaboradores que tiveram experiência profissional anterior, seja ao proporcionar boas vagas ou reconhecimento. Essa valorização possibilita o alcance de salários mais elevados, afinal, essa é uma prova de que a pessoa está capacitada para a função.

Isso acontece porque a empresa não tende a pagar salários baixos para quem já tem experiências na função, muitas vezes porque isso significa perder bons profissionais para outras empresas. Para garantir a melhor equipe, é necessário valorizar os colaboradores de acordo com as habilidades e conhecimentos prévios, reconhecendo sua trajetória.

Eleva as chances de conseguir a vaga certa

Encontrar o emprego dos sonhos é muito bom para direcionar a sua carreira, mas nem sempre é fácil conseguir a vaga certa. Muitos profissionais podem desejar essa mesma função, criando uma disputa competitiva por essa boa oportunidade de trabalho.

Na hora de escolher quem preencherá a vaga, as empresas analisam diversos aspectos, como a graduação e as experiências anteriores nessa função. Por isso, ter uma experiência profissional sólida é uma forma de se destacar no processo seletivo e aumentar suas chances de conseguir o cargo dos seus sonhos.

Traz motivação para a carreira

As experiências profissionais também contribuem para trazer motivação para a sua carreira. Quando uma pessoa não consegue atuar na sua área, ela tende a sentir frustração por não colocar seus conhecimentos em prática, o que prejudica o ânimo para continuar.

Por outro lado, ao viver o cotidiano da profissão, estar em contato com colegas da área e aprender novos conceitos, a pessoa se motiva para continuar evoluindo. Dessa forma, vale a pena procurar oportunidades para desenvolver competências e turbinar a sua evolução na carreira.

Saiba como conseguir experiência profissional

Como esse é um fator importante para o sucesso no mercado, é interessante saber o que fazer para adquirir experiência profissional. Isso é útil tanto para profissionais em início de carreira como aqueles que buscam novas oportunidades.

Projetos de pesquisa

As pesquisas realizadas nos ambientes de educação superior são uma maneira de praticar os conceitos de alguma área. Além disso, elas também colaboram para o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais, como trabalho em equipe, liderança, inciativa e capacidade de seguir um método.

Essas oportunidades são oferecidas para alunos de graduação ou pós-graduação, permitindo trabalhos aprofundados em diversos temas. Essa experimentação contribui para preparar você para seguir um raciocínio lógico e superar desafios, capacidades muito valorizadas no ambiente corporativo.

Serviço voluntário

O voluntariado é uma excelente opção para quem deseja adquirir experiências profissionais em determinadas áreas. Além de contribuir com a sociedade, pessoas que realizam trabalhos voluntários costumam ser valorizadas pelas organizações adicionando um diferencial ao currículo.

Isso ocorre porque o voluntariado contribui positivamente para o desenvolvimento de características importantes para a carreira, como a proatividade, empatia e capacidade de trabalhar em grupo. Essas competências garantem um colaborador mais disposto para resolver problemas e capaz de controlar suas emoções.

Pós-graduação

Outra estratégia fundamental é investir em uma pós-graduação. Esse tipo de formação está focado na qualificação profissional, sendo uma boa oportunidade para adquirir novas habilidades e conhecimentos que serão úteis para ajudar você a se destacar no mercado de trabalho.

Ampliação da rede de contatos

Investir em networking é um bom caminho para ganhar experiência profissional. Saiba que essa prática pode aumentar as suas chances de ter acesso a novas oportunidades e até fechar parcerias. O LinkedIn facilita esse processo, no entanto, é preciso firmar relações de troca com sua rede de contatos. Além de receber benefícios, você também precisa oferecê-los.

Cursos online

O ensino a distância trabalha diversas competências valorizadas por empresas e recrutadores, como disciplina, foco e autonomia. Além disso, profissionais que constantemente investem em cursos online e reciclam seus conhecimentos são bem-vistos. Isso sinaliza que são capazes de acompanhar tendências e as novas necessidades do mercado.

Freelas na área

O trabalho freelancer pode ajudar você a ganhar mais experiência profissional, sendo uma alternativa interessante para novos profissionais e aqueles com mais bagagem. Graças à internet e as diversas plataformas de trabalho é possível encontrar uma boa oportunidade com facilidade e sem sair de casa.

Estágios

Para estudantes, estágios são a porta de entrada para o mercado, sendo essenciais para aquisição de experiência profissional sólida em uma determinada área. Hoje, é possível encontrar vagas de curta, média e longa duração. Há, ainda, diversas empresas que oferecem a possibilidade de efetivação.

Montagem de portfólio

Por fim, a montagem de um bom portfólio pode agregar muito à sua experiência profissional, contando também como um diferencial competitivo em processos seletivos. Além disso, esse documento é uma espécie de amostra do seu trabalho, que pode revelar muito de suas qualidades e capacidades.

Portfólios digitais são mais fáceis de compartilhar e existem várias plataformas gratuitas na internet para ajudar você a montar o seu. Na hora de elaborar, independentemente do formato, lembre-se de organizá-lo de maneira objetiva e clara.

Veja como incluir a experiência profissional no currículo

Entendeu como ganhar experiência profissional. Agora que sabe mais sobre o assunto, é o momento de conhecer algumas dicas valiosas para destacar essas informações em seu currículo de maneira assertiva. Acompanhe!

Mantenha a objetividade

Assim como no portfólio, é um importante manter a objetividade na hora de descrever suas experiências profissionais no currículo. Nesse sentido, deixe de lado as informações irrelevantes, pois elas tendem a deixar o documento cansativo e podem, consequentemente, diminuir suas chances em um processo seletivo.

Em suma, foque naquilo que tem a ver com a vaga que sonha conquistar, relacionando suas habilidades com aquelas requeridas na nova posição.

Fale sobre resultados obtidos

Além de descrever suas principais atividades de modo sucinto, é interessante incluir informações sobre resultados obtidos em uma determinada posição. Por exemplo, se você trabalha bem em equipe, pode destacar como essa capacidade fez diferença em algum projeto.

Aposte nas palavras-chaves

Saiba que existem programas que fazem uma espécie de triagem de currículos, baseado em palavras-chave específicas para encontrar candidatos ideais. Por esse motivo, é fundamental optar por termos específicos e relacionadas à vaga dos seus sonhos para destacar o currículo.

Para escolher as melhores, leia com cuidado o anúncio das vagas que interessam você. Verifique quais palavras costumam aparecer mais, faça uma lista e considere aquelas que tenham mais a ver com a sua experiência profissional.

Antes de escolher a sua opção, saiba qual é o seu objetivo nessa nova empreitada, pois a decisão deve estar baseada nos seus anseios profissionais e na busca por oportunidades. Essa é uma alternativa muito válida para quem deseja ser especialista em determinada atividade e para quem procura a recolocação no mercado.

Neste artigo, vimos como a experiência profissional é fundamental para o mercado de trabalho, sendo uma forma de se destacar e conseguir boas oportunidades. Portanto, vale a pena procurar estratégias para adquirir novos conhecimentos e habilidades e se preparar para crescer na carreira.

Gostou deste post? Então, aproveite para seguir a UniAcademia nas redes sociais e conferir mais conteúdos especiais como esse. Estamos no LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube!

Banner Curso Emprendedorismo

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.