Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Quais as vantagens de trabalhar online? Confira 7 delas!

No items found.
Ensino

Quais as vantagens de trabalhar online? Confira 7 delas!

A modalidade de trabalho remoto já é uma tendência para muitos profissionais, uma vez que grande parte das empresas adotou, nos últimos meses, o regime home office. Mesmo que esse formato apresente diferenças significativas da atuação presencial, também existe uma série de vantagens ao trabalhar online.

A tecnologia, acompanhando essa transformação no empreendedorismo, oferece inúmeras funcionalidades que facilitam e tornam os colaboradores mais produtivos e capazes de otimizar as tarefas. Mesmo assim, é fundamental ter um bom planejamento e um cronograma para conseguir conciliar os compromissos profissionais com os pessoais.

A seguir, listamos sete vantagens de trabalhar online e como aproveitar ao máximo esse período para apresentar melhores resultados no ambiente corporativo. Confira!

1. Flexibilidade

Quem trabalha remotamente conta com mais flexibilidade para atuar de onde estiver, onde quer que seja. Isso dá mais liberdade para os profissionais organizarem as suas atividades, além de economia, uma vez que não há a necessidade de se deslocar diariamente para o escritório com o fim de entregar as tarefas.

A flexibilidade promove um maior bem-estar físico e mental, adaptabilidade entre a vida pessoal e profissional, autonomia e melhora da produtividade. Com isso, os colaboradores podem definir o seu próprio tempo e escolher quais são os melhores ambientes para se dedicar ao trabalho.

2. Mais tempo em família

Trabalhar online também favorece quem deseja passar mais tempo aproveitando a companhia da família. Como os serviços podem ser feitos de qualquer local, muitas pessoas optam por desenvolver as atividades em casa, já que têm a opção de conciliar os afazeres domésticos com os profissionais.

No entanto, é fundamental dialogar com os familiares e explicar que, em alguns momentos, você precisará contar com a colaboração de todos que residem na casa. Mesmo assim, não há nada melhor do que ter a possibilidade de ficar no próprio lar e aproveitar a sua família ao mesmo tempo em que se dedica às tarefas do trabalho.

3. Mais qualidade de vida

Um dos maiores motivos que levam os colaboradores a desejarem trabalhar online é, justamente, a busca por mais qualidade de vida e bem-estar. Sem a necessidade de estar presencialmente no escritório ou de pegar um longo engarrafamento até o trabalho, por exemplo, o profissional ganha mais disposição para se dedicar às atividades.

Além disso, a modalidade aumenta significativamente a produtividade e melhora o desempenho. A flexibilidade de horários ainda permite que você realize os seus projetos pessoais, tendo muito mais tempo para agradar a si mesmo, seja reservando um momento para ler um livro, seja fazendo uma atividade física, seja se dedicando a um curso de algum tema do seu interesse.

4. Redução de tempo gasto no dia a dia

Acredite: só pelo fato de você não ter a necessidade de se deslocar de casa até o ambiente de trabalho, um bom tempo do seu dia e da sua rotina já é poupado. A redução das horas gastas é um dos fatores mais animadores para quem sonha em trabalhar de forma remota, pois permite que o profissional faça as suas refeições em casa e tenha mais tempo para os filhos.

Além disso, ter a liberdade de acordar um pouco mais tarde e escolher qual o melhor horário para se dedicar aos afazeres é uma vantagem que atrai cada vez mais pessoas para a modalidade de trabalho online. O indicado é que você tenha um cronograma e planeje os seus dias, sempre priorizando a entrega das atividades da empresa para evitar a perda de prazos.

5. Autonomia para fazer os seus próprios horários

Ter autonomia para fazer os seus próprios horários é outra excelente vantagem de trabalhar online. Grande parte das empresas, atualmente, flexibiliza a jornada de trabalho, permitindo que os colaboradores tenham mais liberdade para decidir quando cumprir cada atividade. Se você é daqueles que rendem mais à noite, por exemplo, é possível reservar esse período do dia exclusivamente para os afazeres profissionais.

Cada vez mais, os empreendimentos baseiam a remuneração dos colaboradores considerando as horas trabalhadas e não em função de uma jornada de trabalho fixa e com uma duração pré-definida. No entanto, quem atua diretamente no atendimento a clientes ou em lojas deve ficar atento e procurar se dedicar no horário comercial para não perder oportunidades, vendas e clientela.

6. Menor custo com alimentação e transporte

Sem dúvidas, o trabalho remoto possibilita uma redução significativa nos custos para os profissionais, que acabam reduzindo ou, até mesmo, zerando os gastos com alimentação e transporte. A possibilidade de preparar o seu almoço em casa e de evitar o trânsito é uma vantagem que atrai muitas pessoas que sonham com mais qualidade de vida e bem-estar.

Mesmo assim, existem outros custos para a realização das atividades online que devem ser considerados, como os de internet, telefone e energia. Além disso, pode ser que você precise de materiais para compor o seu escritório em casa, como uma mesa e uma cadeira ergonômica. Mas pode ter certeza de que esse investimento é bem menor quando comparado a uma jornada diária de engarrafamento nos grandes centros e à alimentação em restaurantes.

7. Maior produtividade e mais qualidade nas tarefas

O trabalho online também tem uma vantagem sobre a produtividade e a qualidade das tarefas. Tendo mais flexibilidade e mais liberdade para definir os seus próprios horários, você pode optar por períodos do dia em que sente mais disposição, como dito. Isso fará com que o seu desempenho seja aperfeiçoado, aumentando as chances de se destacar entre a equipe corporativa.

No entanto, é importante não deixar tudo para a última hora, pois, mesmo que o home office ofereça esse tipo de autonomia, muitos profissionais ainda deixam de cumprir com o planejamento e com os prazos estipulados pela empresa. Assim, para desempenhar serviços pela internet como um empreendedor, é preciso ter responsabilidade em dobro e, sempre que possível, planejar os períodos para cada compromisso.

Para trabalhar online e ter um bom desempenho, é fundamental ter bastante disciplina e estabelecer horários fixos para aumentar a sua produtividade enquanto atua remotamente. Assim, mesmo que você tenha mais liberdade e conte com flexibilidade e autonomia em relação aos seus horários de dedicação, é muito importante inovar e definir um cronograma semanal para entregar as tarefas, sempre atendendo aos prazos estipulados pela empresa.

Este post foi útil? Quer ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos do UniAcademia? Aproveite e assine a nossa newsletter!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.