Visite nosso site
Inovação

Empresa júnior: o que é e como ajuda na formação dos alunos?

Inovação

Empresa júnior: o que é e como ajuda na formação dos alunos?

No curso superior é muito importante teoria e prática, para que o aluno desenvolva suas competências profissionais. Assim, existem diferentes iniciativas voltadas para que as pessoas vivenciem o ambiente de trabalho durante a graduação. Hoje, falaremos da empresa júnior.

Esse projeto tem o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, colocando os alunos diante de desafios e problemas reais. Dessa forma, com a supervisão de professores, eles aceleram o processo de aprendizado e desenvolvimento de competências.

Logo abaixo, explicamos o que é uma empresa júnior e por que ela é um diferencial na sua graduação. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é uma empresa júnior?

A empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos, composta por profissionais em processo de formação. Nela, os alunos cumprem as horas de prática ou atividade complementar do curso superior, sob a supervisão de profissionais experientes, que geralmente são professores da instituição de ensino.

Nesse sentido, o objetivo é aproximar os estudantes do ambiente profissional, ensinando como lidar com as exigências do mercado de trabalho. Por isso mesmo, a empresa júnior participa do mercado: é uma organização completa, com produtos, serviços e clientes reais.

Para o aluno, isso significa a oportunidade de vivenciar uma experiência única, em um ambiente controlado e voltado para o aprendizado.

Portanto, no momento que deixar a faculdade, ele já estará inserido no contexto profissional e sairá na frente na busca por oportunidades de trabalho.

Quais são os benefícios para o aluno?

Os motivos para priorizar uma faculdade que conta com a empresa júnior pode ser visto nos benefícios dessa estrutura. Na prática, você terá inúmeros ganhos profissionais ao aliar teoria e prática durante a graduação.

Fazer networking profissional

Em primeiro lugar, a empresa júnior é um local para fazer contatos profissionais. Normalmente, há vários departamentos dentro da infraestrutura dessas organizações, como Marketing, Comercial e RH. Logo, você se relaciona com as pessoas da sua área de atuação no futuro.

Conhecer o mercado de trabalho

A vivência do ambiente profissional também é uma forma de conhecer o mercado. Além disso, durante todo o processo, existe a vantagem de contar com professores na estrutura da empresa, que podem orientar sobre o funcionamento do mercado e tirar dúvidas dos alunos.

Desenvolver habilidades

O período na empresa júnior é o momento de transformar conhecimento em habilidade. O conhecimento corresponde a saber algo, como entender o funcionamento de uma bicicleta. Já a habilidade é saber fazer, ou seja, de fato subir na bicicleta e sair por aí pedalando. E ambos são necessários para formar uma competência profissional.

Adquirir experiência

Outra vantagem é aprender com base na experiência. Durante o período no ambiente de trabalho, você terá contato com profissionais mais experientes, verá seus erros e acertos, ficará próximo dos desafios da área e assim por diante. Logo, começa a construir um histórico profissional.

Participar de eventos

A empresa júnior também costuma se manter ativa em relação aos eventos acadêmicos e profissionais. É comum haver palestras, workshops, apresentação de projetos, cursos livres e diversas outras atividades complementares ligadas à organização educacional.

Melhorar o currículo

Por fim, as atividades realizadas no período de empresa júnior podem ser registradas no currículo e comprovadas mediante declarações da instituição. Assim, é a chance de demonstrar experiência profissional e realizações para os potenciais empregadores já nos primeiros anos de graduado.

Como ingressar em uma empresa júnior?

O ingresso na empresa júnior depende da infraestrutura oferecida pela faculdade, que precisa contar com essa organização. Além disso, é preciso haver disponibilidade de vagas para o curso escolhido, bem como participar dos processos seletivos.

Aqui no UniAcademia, fundamos duas empresas para dar amplo acesso aos alunos interessados e abranger a maior parte dos cursos. Confira!

Ampla Consultoria Jr.

A Ampla Consultoria Jr. auxilia outras empresas com conhecimento especializado. Assim, o foco é usar o planejamento, execução e acompanhamento de atividades para que os clientes alcancem melhores resultados em áreas-chave dos negócios, como Administração, Marketing e Recursos Humanos.

Gestão de Pessoas

Na gestão de pessoas, a consultoria contribui para que as organizações contem com profissionais qualificados e consigam criar um ambiente de trabalho positivo. Para isso, são prestados serviços de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, qualidade de vida no trabalho, entre outras.

Gestão Financeira

Por sua vez, o foco da gestão financeira é ajudar as empresas a tornarem o negócio saudável e lucrativo. Portanto, as atividades consistem em diagnosticar a situação atual e planejar medidas para tornar o negócio mais adequado economicamente, reduzindo custos, enfrentando dívidas, gerando receitas etc.

Gestão Empresarial

Já a gestão empresarial é auxiliada com inovações estratégicas para os negócios dos clientes. É o caso de avaliar os problemas e dores resolvidos pela organização, entender a relação com os concorrentes, modificar a cultura da empresa, melhorar processos internos, entre outras práticas.

Marketing

Os serviços de marketing buscam por boas estratégias de comunicação com os potenciais contratantes, planos de marketing, criação da identidade visual, gestão de redes sociais e diversas outras ações.

Vale ressaltar que os processos seletivos para Ampla Consultoria Jr. abrange uma grande lista de cursos, geralmente, ligados ao contexto empresarial:

  • administração;
  • gestão de RH;
  • marketing;
  • jornalismo;
  • publicidade e propaganda;
  • psicologia.

A empresa júnior existe desde de 2015, e diversos alunos já vivenciaram a experiência de mudança, atuando na organização.

Arcos Empresa Júnior

A Arcos Empresa Júnior atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Paisagismo. Desde 2017, ela tem o propósito de desenvolver mentes empreendedoras, transformando sonhos em edificações.

Arquitetura e Urbanismo

A principal área de atuação são os projetos arquitetônicos, levantamentos arquitetônicos, mobiliários urbanos e adequação de acessibilidade.

Design de Interiores

Além disso, os alunos desenvolvem ambientes funcionais e acolhedores, em projetos de interiores, projetos mobiliários e adequação ergonômica.

Paisagismo

Por fim, o trabalho voltado para os ambientes livres e externos complementa a atuação, com projetos paisagísticos, recuperação paisagística e levantamento paisagístico.

Viu só?! Em ambas as empresas, os alunos desenvolvem pontos centrais dos cursos, atuando em projetos e atividades das respectivas áreas de atuação.

Por isso, o UniAcademia é a faculdade ideal para fazer o curso superior e receber uma preparação adequada. Aliando teoria e prática durante a graduação, você reunirá todas condições de ser uma profissional altamente qualificado e destacar-se na sua carreira.

Para conhecer os cursos e a infraestrutura da faculdade, acesse o nosso site oficial!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!