Visite nosso site
Mercado

Conheça 10 áreas de atuação na Administração para seguir carreira

Mercado

Conheça 10 áreas de atuação na Administração para seguir carreira

Ao escolher uma graduação, é importante conhecer os campos de atuação que o mercado oferece para a carreira, já que as possibilidades são as mais diversas. As várias áreas da Administração, por exemplo, tornam esse curso uma opção interessante e cheia de oportunidades distintas, por isso, vale conhecer mais sobre cada uma delas.

O curso de Administração oferece uma formação ampla que prepara os profissionais para atuar na gestão de negócios em vários segmentos. O mercado de trabalho para essa área é muito diversificado e bastante promissor, dando espaço para que graduados com diferentes características e habilidades encontrem o que mais se encaixa ao seu perfil.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa profissão, continue lendo o nosso post. A seguir, listaremos 7 áreas da Administração para seguir carreira. Mas, antes, vamos entender o que torna um administrador capaz para as demandas da atualidade. Boa leitura!

Test Vocacional

O perfil de um bom administrador atualmente

O mercado costuma ter uma alta exigência com os administradores. A análise de cenários, a reflexão sobre possíveis soluções e a capacidade de condução de uma equipe são qualidades consideradas essenciais para o sucesso das empresas. Por essa razão, é difícil imaginar um bom administrador que não investe na sua qualificação profissional.

Na era da transformação digital, a constante atualização do profissional ganha ainda mais relevância no mercado. As novas tecnologias demandam não só um olhar analítico, mas também a capacidade de lidar com sistemas integrados e trabalhar com softwares que facilitem o seu trabalho de análise e de interpretação de dados.

O profissional da Administração precisa estar preparado para lidar com a tecnologia em quase todos os momentos da sua carreira. Nesse cenário, surgem desafios, como melhorar os resultados, reduzir os custos e acompanhar a automatização de processos. A adaptação a esses desafios está relacionada ao investimento em uma capacitação realmente completa.

Outras características essenciais do administrador, tradicionalmente ligadas a esse nicho de atuação, ganham novos significados e continuam relevantes. Estamos falando da boa comunicação, da capacidade de gerir projetos e de mediar conflitos, da habilidade para desenvolver pessoas e da flexibilidade.

Em um contexto de inovação tecnológica, a formação em Administração permite que o profissional trabalhe em diferentes áreas e desempenhe habilidades com as tecnologias diretamente relacionadas a cada uma.

As 10 principais áreas da Administração

O curso de Administração oferece uma formação ampla, que garante ao profissional uma visão sistêmica de empresas públicas e privadas. Dessa forma, é possível perceber problemas a partir de várias perspectivas e encontrar soluções das mais variadas para uma mesma questão. A seguir, descubra quais são as principais áreas da Administração.

1. Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é muito importante para qualquer empresa, já que cuida da gestão do capital humano e busca maneiras de beneficiar tanto os colaboradores quanto a organização. Nesse sentido, o administrador deve realizar ações que aumentem a produtividade, sem prejudicar os profissionais.

Dentre as atribuições, estão os processos de recrutamento, de admissão e de treinamento profissional e a elaboração de planos de carreira. O administrador também pode reformular a hierarquia de cargos da empresa e fortalecer a cultura organizacional.

A comunicação interna também está entre as atribuições do departamento de Recursos Humanos, funcionando como uma ligação entre todos os setores de trabalho. É função desse setor cuidar dos colaboradores e mantê-los engajados no que se refere aos valores da organização e motivados para trabalhar pelo crescimento do negócio.

2. Administração Financeira

Essa é uma das áreas mais tradicionais e o foco de grande parte das pessoas que buscam o curso de Administração. Nessa função, o profissional é responsável por gerenciar as finanças da empresa, empregando os conhecimentos técnicos adquiridos durante a graduação.

O administrador atua em múltiplas tarefas, por exemplo, controlando o uso dos recursos financeiros para garantir a saúde do negócio e aumentando a lucratividade. Ele também precisa cuidar do orçamento, preocupando-se com os pagamentos, com os impostos e com outras responsabilidades.

Com todas essas informações, é possível participar do processo de tomada de decisões, já que ele é uma das pessoas capacitadas para dizer se a operação não trará prejuízo ou colocará o negócio em uma situação financeira complicada.

3. Gestão Estratégica

Outra opção de atuação é na Gestão Estratégica, que consiste em um conjunto de processos gerenciais voltados para a definição de metas. É importante saber como está a situação da empresa e do mercado para encontrar metodologias de ação que trarão sucesso para o negócio.

Essa é uma atuação fundamental, pois visa encontrar um objetivo e definir o que precisa ser feito para alcançá-lo. O administrador deve analisar o contexto do mercado, identificando tudo que tem relação com o desempenho produtivo e econômico da organização.

As metas definidas precisam ser mensuráveis e viáveis, considerando todos os setores no planejamento. Também é necessário monitorar os resultados e, caso preciso, revisar os objetivos e os métodos utilizados.

4. Logística

A logística cuida de assuntos que vão desde a aquisição de matéria-prima até a transformação em produto e a sua respectiva venda. Portanto, é o setor responsável pela produção, pelo estoque, pelo transporte e pela entrega. O desempenho alto é importante para manter a reputação da empresa perante os consumidores.

A atuação do administrador é gerenciar o fluxo produtivo, buscando formas de aperfeiçoar os processos e encontrar o melhor custo-benefício. A utilização de ferramentas tecnológicas faz parte desse segmento, já que os softwares são úteis para acompanhar os níveis de estoque e gerar relatórios de gestão.

É preciso haver muita competência para realizar as entregas e cumprir os prazos estabelecidos. Quando o trabalho é eficiente, ajuda a melhorar os índices de satisfação dos clientes, contribuindo diretamente para o crescimento da corporação.

5. Consultoria

A consultoria também é uma alternativa de atuação para quem é formado em Administração. Esse tipo de serviço envolve a análise dos processos que são executados em uma empresa e a sugestão de otimizações ou de modos para expandir o negócio.

O consultor pode ser interno — inserido no cotidiano da organização — ou prestar serviço para outras companhias, trabalhando como um profissional externo. As duas atuações podem trazer benefícios para o negócio, sendo importante encontrar o melhor modelo para cada situação.

A atuação desse profissional é importante, pois ele é alguém que consegue olhar todo o funcionamento da organização sem estar conectado a um único setor. Com esse distanciamento, é esperado que ele encontre formas de otimizar os resultados e melhorar a lucratividade da corporação.

6. Auditoria

A auditoria é uma função importante prestada pelo profissional de Administração. Ele precisa avaliar se os processos de uma empresa estão ocorrendo de forma adequada. São feitas, então, análises de todos os setores, buscando encontrar irregularidades e pontos que podem ser melhorados.

Ao fazer a auditoria, o profissional é capacitado para orientar a organização em relação às legislações e a possíveis práticas fora da lei. A atuação eficiente do auditor permite corrigir erros e aumentar a produtividade.

7. Marketing

O marketing é o setor responsável pelo gerenciamento de todas as etapas que integram o relacionamento de uma empresa e de seus potenciais clientes, buscando sempre o fortalecimento da marca. O administrador precisa encontrar estratégias de atração para o público-alvo do negócio, identificando qual é o perfil ideal de consumidor e demonstrando quais são os diferenciais que o seu produto ou serviço têm em relação ao mercado.

Entre as tarefas do cotidiano, estão: realizar pesquisas de mercado, definir o perfil de consumidores, sugerir otimizações nos processos da empresa e criar estratégias de interação com o público.

8. Gestão Ambiental

Gestão Ambiental é uma área de atuação bastante ampla, que recebe profissionais com diversos tipos de formações. Na gestão de empresas, onde o administrador costuma atuar, a Gestão Ambiental envolve tudo que diz respeito à sustentabilidade. A tarefa do administrador é reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas de uma empresa.

Isso pode envolver, por exemplo, implementar programas para evitar desperdícios e reutilizar materiais que antes eram descartados, além de evitar multas por descumprimento das leis ambientais.

A sustentabilidade é uma forte tendência no mercado, o que leva muitas empresas a fazer relações comerciais com outras que adotam práticas economicamente sustentáveis. A pressão dos consumidores em querer saber a origem do que estão comprando também favorece a adoção de relações comerciais baseadas nessa tendência.

No mercado de trabalho, os administradores encontram oportunidades voltadas para a Gestão Ambiental em diversos segmentos, desde a indústria até o desenvolvimento de políticas públicas. Além da graduação, cursos livres e especializações aumentam as chances de o profissional conseguir emprego na área.

9. Carreira Acadêmica

Embora não exista o grau de licenciatura em Administração, os futuros administradores que sonham em trabalhar na sala de aula podem dar continuidade aos estudos após a graduação e se tornar professores universitários. A carreira acadêmica na área é o caminho de quem deseja contribuir para a formação das novas gerações de administradores.

O professor universitário também é um pesquisador, o que explica a importância de o professor manter uma constante produção acadêmica para se tornar um profissional de renome. Portanto, é uma área interessante para quem gosta de estudar, ler e escrever.

Para seguir carreira acadêmica na área de Administração, é preciso realizar as pós-graduações de stricto sensu: mestrado e doutorado (diferente da pós-graduação latu sensu). O mestrado dura mais ou menos dois anos, e o aluno precisa defender uma dissertação no final do curso para receber o título acadêmico.

Já o doutorado dura quatro anos, e o aluno precisa defender uma tese no seu campo de estudo para receber o título. As pós-graduações são realmente muito importantes, mas outro fator que influencia o sucesso nessa área de atuação é o interesse do professor-pesquisador sobre seu objeto de estudo.

10. Mercado financeiro

O mercado financeiro é um dos que mais cresce com a democratização do acesso à internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como construir uma carreira no mundo dos investimentos. Para os profissionais formados no curso de Administração, esse mercado tem oportunidades em empresas de finanças, corretoras e bancos (públicos ou privados).

Os administradores e as administradoras têm uma vantagem, pois já saem da faculdade familiarizados com os principais desafios enfrentados no mercado financeiro: gerir pessoas, assumir cargos de liderança, analisar números, fazer projeções financeiras e administrar carteiras de investimento.

Uma dos benefícios que levam mais administradores para o mercado financeiro é a possibilidade de ganhar altos salários. A média salarial de um analista de finanças, um dos cargos mais comuns no mercado financeiro, é de R$ 4. 389,66. A média salarial de um Direito Financeiro, um cargo de alta relevância, é de R$ 14,430,90.

A importância de buscar uma boa instituição de ensino

Até aqui, você conheceu as principais áreas da Administração e as características de um bom administrador atualmente, que estão muito relacionadas à adaptação às novas tecnologias. Entretanto, o novo cenário em que atua esse profissional reforça a importância de buscar uma instituição de ensino capaz de preparar para as demandas do mercado.

Outra necessidade do jovem administrador é justamente esta: buscar capacitação e aperfeiçoamento contínuo. Tudo começa com um curso de graduação em Administração com foco nas atuações do administrador em diversos setores, a partir de uma formação ampla e diversificada.

No Centro Universitário Academia (UniAcademia), a preparação para os futuros profissionais que ocuparão os cargos administrativos das empresas atende aos conhecimentos e às competências que o mercado espera. Além disso, o aluno tem a chance de conseguir oportunidades de bolsa e financiamentos para completar a sua formação.

A UniAcademia ainda oferece um plano de estágios que possibilita ao aluno de Administração aprender, na prática, o que estuda na sala de aula. O contato desde cedo com o ambiente de trabalho é o que garante boas práticas profissionais e uma maior chance de contratação em processos seletivos de grandes empresas do mercado.

Seja qual for a área da Administração escolhida, é fundamental fazer um curso de formação de qualidade. Escolha uma instituição de ensino reconhecida, que tenha professores com formação adequada, relacionamento com o mercado de trabalho e uma infraestrutura que permita o desenvolvimento completo dos alunos.

Gostou de conhecer mais sobre as áreas da Administração? Então, aproveite para descobrir as oportunidades oferecidas pela UniAcademia e começar a investir na sua carreira profissional. O que está esperando? Acesse o nosso site e entre em contato.

CTA Contato

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!