Visite nosso site
CARREGANDO...
áreas da administração
No items found.

Ao escolher uma graduação é importante conhecer os campos de atuação que o mercado oferece para a carreira, já que as possibilidades são diversas. As várias áreas da Administração tornam esse curso uma opção interessante e cheia de oportunidades distintas, por isso vale conhecer mais sobre cada uma delas.

O curso de Administração oferece uma formação ampla que prepara profissionais para atuar na gestão de negócios em vários segmentos. O mercado de trabalho para essa área é muito diversificado e promissor, dando espaço para que profissionais de diferentes características e habilidades encontrem o que mais se encaixa com seu perfil.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa profissão, continue lendo nosso post. A seguir, listamos 7 áreas da Administração para seguir carreira!

1. Recursos Humanos

O setor de recursos humanos é muito importante para qualquer empresa, já que cuida da gestão do capital humano e busca maneiras de beneficiar tanto os colaboradores quanto a organização. O administrado deve realizar ações que aumentem a produtividade, sem prejudicar os profissionais.

Dentre as atribuições estão os processos de recrutamento, admissão e treinamento profissional e elaboração de planos de carreira. O administrador também pode reformular a hierarquia de cargos da empresa e fortalecer a cultura organizacional.

A comunicação interna também está entre as atribuições do departamento de recursos humanos, funcionando como uma ligação entre todos os setores de trabalho. É função desse setor cuidar dos colaboradores e mantê-los engajados no que se refere aos valores da organização e motivados para trabalhar pelo crescimento do negócio.

2. Administração Financeira

Essa é uma das áreas mais tradicionais e o foco de grande parte das pessoas que busca o curso de Administração. Nessa função, o profissional é responsável por gerenciar as finanças da empresa, empregando os conhecimentos técnicos adquiridos durante a graduação.

O administrador é responsável por múltiplas tarefas, como controlar o uso dos recursos financeiros para garantir a saúde do negócio e aumentar a lucratividade. Ele também precisa cuidar do orçamento, se preocupando com os pagamentos, impostos e outras responsabilidades.

Com todas essas informações, é possível participar do processo de tomada de decisões, já que ele é uma das pessoas capacitadas para dizer se a operação não trará prejuízo ou colocará o negócio em uma situação financeira complicada.

3. Gestão Estratégica

Outra opção de atuação é na gestão estratégica, que consiste em um conjunto de processos gerenciais voltados para a definição de metas. É importante saber como está a situação da empresa e do mercado para encontrar metodologias de ação que trarão sucesso para o negócio.

É uma atuação fundamental, pois visa encontrar um objetivo e definir o que precisa ser feito para alcançá-lo. O administrador deve analisar o contexto do mercado, identificando tudo que tem relação com o desempenho produtivo e econômico da organização.

As metas definidas precisam ser mensuráveis e viáveis, considerando todos os setores no planejamento. Também é preciso monitorar os resultados e, caso necessário, revisar os objetivos e os métodos utilizados.

4. Logística

A logística cuida de assuntos que vão desde a aquisição de matéria-prima até a transformação em produto e sua respectiva venda. Portanto, é o setor responsável pela produção, estoque, transporte e entrega. O desempenho alto é importante para manter a reputação da empresa perante os consumidores.

A atuação do administrador é gerenciar o fluxo produtivo, buscando formas de aperfeiçoar os processos e encontrar o melhor custo-benefício. A utilização de ferramentas tecnológicas faz parte desse setor, já que os softwares são úteis para acompanhar os níveis de estoque e gerar relatórios de gestão.

É preciso muita competência para realizar as entregas e cumprir os prazos estabelecidos. Quando o trabalho é eficiente, ajuda a melhorar os índices de satisfação dos clientes, contribuindo diretamente para o crescimento da empresa.

5. Consultoria

A consultoria também é uma alternativa de atuação para quem é formado em Administração. Esse tipo de serviço envolve a análise dos processos que são executados em uma empresa e sugestão de otimizações ou modos para expandir o negócio.

O consultor pode ser interno — inserido no cotidiano da organização — ou prestar serviço para outras companhias, trabalhando como um profissional externo. As duas atuações podem trazer benefícios para o negócio, sendo importante encontrar o melhor modelo para cada situação.

A atuação desse profissional é importante, pois ele é alguém que consegue olhar todo o funcionamento da organização sem estar conectado a um único setor. Com esse distanciamento, é esperado que ele encontre formas de otimizar os resultados e melhorar a lucratividade do negócio.

6. Auditoria

A auditoria é uma função importante prestada pelo profissional de Administração. Ele precisa avaliar se os processos de uma empresa estão ocorrendo de forma adequada. São feitas análises de todos os setores, buscando encontrar irregularidades e pontos que podem ser melhorados.

Ao fazer a auditoria, o profissional é capacitado para orientar a organização em relação às leis e a possíveis práticas fora da lei. A atuação eficiente do auditor permite corrigir erros e aumentar a produtividade.

7. Marketing

O marketing é o setor responsável pelo gerenciamento de todas as etapas que integram o relacionamento de uma empresa e de seus potenciais clientes, buscando sempre o fortalecimento da marca.

O administrador precisa encontrar estratégias de atração para o público-alvo do negócio, identificando qual é o perfil ideal de consumidor e demonstrando quais são os diferenciais que o seu produto ou serviço têm em relação ao mercado.

Entre as tarefas do cotidiano estão: realizar pesquisas de mercado, definir o perfil de consumidores, sugerir otimizações nos processos da empresa e criar estratégias de interação com o público.

Seja qual for a área da Administração que seja escolhida, é fundamental fazer um curso de formação de qualidade. Escolha uma instituição de ensino reconhecida, que tenha professores com formação adequada, relacionamento com o mercado de trabalho e uma infraestrutura que permita o desenvolvimento completo dos alunos.

Gostou de conhecer mais sobre as áreas da Administração? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que fala sobre a diferença entre curso técnico e graduação tecnológica!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.