Visite nosso site
Mercado

Mercado de trabalho para logística: vale a pena investir nesse setor?

Mercado

Mercado de trabalho para logística: vale a pena investir nesse setor?

Considerado bastante aquecido, o mercado de trabalho para logística tem interessado aqueles que são organizados, gostam de planejar e desejam ter alta empregabilidade e salários compatíveis.

No entanto, essa área ainda não é muito conhecida, mas é importante destacar que é extremamente necessária: empresas de variados portes precisam contar com um profissional de logística.

E você, ficou interessado em saber mais sobre esse curso? Então, continue a leitura, pois vamos apresentar as principais informações sobre ele!

O que faz o profissional de logística?

Basicamente, o profissional que se forma em logística trabalha com o embarque, o desembarque e o transporte de carga. Desse modo, ele está presente em empresas, alfândegas, almoxarifados, entre outros.

Além disso, é responsável por gerenciar as redes de distribuição, negociar com fornecedores, acompanhar processos de compra e venda e controlar estoques. Por isso, é fundamental que ele seja uma pessoa com conhecimento amplo dos processos e entenda bem de rotas e distribuição de mercadorias.

Como o mercado de trabalho no setor de logística é bem amplo, existem diversas possibilidades de atuação para esses profissionais. Conheça algumas delas:

  • e-commerce: como grande parte dos consumidores vem fazendo compras on-line, as lojas virtuais precisam contar com o profissional de logística para fazer o gerenciamento adequado das mercadorias, permitindo que elas cheguem intactas aos clientes;
  • alimentos: a indústria de alimentos é uma área que apresenta alta empregabilidade desses profissionais. Isso porque marcas de diferentes tipos precisam tomar muito cuidado com o manuseio e o transporte dos produtos, para evitar a contaminação;
  • produtos com periculosidade: o profissional de logística ainda pode trabalhar no gerenciamento e na distribuição de produtos como combustível e inflamáveis, possibilitando que eles sejam manuseados com cuidados especiais para garantir a segurança necessária.

Essas são algumas das áreas na indústria que apresentam a participação do profissional de logística. Além disso, é importante mencionar as diferentes funções que ele pode assumir. Então, confira nossa lista a seguir.

Estoque

Caso o profissional trabalhe no estoque, ele é responsável por manter produtos suficientes armazenados, controlando ainda os pedidos e os relatórios sobre compra e venda. Assim, é possível deixar as mercadorias em ordem, evitando que elas faltem ou sejam adquiridas em excesso.

Transporte

Essa é uma das principais áreas da logística, pois, sem ela, não há distribuição de mercadorias. Nesse caso, o profissional deve avaliar a cadeia logística, as opções de transporte e reduzir os custos com esse processo, além de definir a transportadora ideal e fazer o planejamento de rotas.

Armazenagem

Área voltada para o melhor uso do espaço, a fim de conservar o estoque. Portanto, o profissional precisa, por exemplo, escolher os galpões e decidir onde será o centro de distribuição.

Suprimentos

O ramo de gerenciamento de suprimentos é relativamente novo, sendo visto como uma verdadeira evolução devido à indústria 4.0. Nesse sentido, o profissional deve acompanhar tantos os processos internos quanto os externos, observando fornecedores e parceiros para possibilitar a integração de ambos trabalhos e, assim, maior eficiência.

Embalagem

Nessa área, o profissional deve conservar os produtos e enviá-los sem danos. Para isso, ele precisa avaliar a qualidade das embalagens, lembrando de verificar as características delas e o nível de segurança necessário para o carregamento da mercadoria.

Banner curso de informática

Por que o mercado de trabalho para logística está em alta?

Antes de escolher uma carreira, diversos pontos precisam ser levados em conta. Um deles é a situação atual do mercado de trabalho. Afinal, você não deseja terminar o curso e só depois descobrir que não existem vagas de emprego suficiente ou que o mercado não paga bem, certo?

Em relação à logística, podemos adiantar que esse é um ramo em alta e que integra as profissões do futuro. Essa área tem sofrido algumas modificações, especialmente com a chegada da indústria 4.0, que difundiu a necessidade do uso da tecnologia.

Assim, o segmento ficou mais interconectado, promovendo maior fluidez no dia a dia do trabalho. Vale destacar, ainda, que 54% dos empreendedores desse ramo planejavam aumentar o tamanho da frota em 2019, gerando, assim, maior necessidade dos profissionais de logística.

Fora o desenvolvimento tecnológico que assolou a indústria 4.0, outro fator tem deixado o mercado de trabalho para logística bem aquecido: o aumento no consumo. Dessa forma, quanto mais pessoas consomem, maior é a necessidade de contratar mais e melhores profissionais capacitados em logística.

Outro ponto interessante é a intensificação no processo de importação e exportação. Com isso, empresas principalmente de grande porte se veem necessitadas de mais profissionais para atuarem nos mais diversos pontos logísticos, melhorando, assim, a sua capacidade de distribuição.

Como atuar na área de logística?

Até o momento, talvez você ainda esteja se perguntando como é possível trabalhar como profissional de logística. Então, vamos tirar agora mesmo essa dúvida.

Para atuar na área, é necessário fazer um curso de graduação — disponível na modalidade bacharelado e tecnólogo. No primeiro caso, a duração é de 4 anos; já no segundo, é de cerca de 2 anos. A escolha entre ambos, portanto, vai depender do seu objetivo, considerando que o tecnólogo tem uma grade curricular mais focada no mercado e, por isso, mais prática.

Contudo, para obter destaque no ramo, é recomendado fazer uma pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA). O curso, que tem duração média de um ano e meio, é voltado para aqueles que já têm uma graduação e desejam ter alçar o desenvolvimento profissional com foco em sistemas logísticos de empresas.

Durante a pós, os alunos se deparam com disciplinas como Estratégia Empresarial, Finanças Corporativas, Gestão de Projetos, Sistema de Informações Logísticas e Logística Internacional. Ao final do curso, os profissionais estão preparados para trabalhar no setor logístico de organizações de variados portes e segmento.

Viu como mercado de trabalho para logística pode apresentar muitas possibilidades de atuação profissional? Se você tem interesse na área e quer se tornar um profissional de sucesso, não deixe de investir em sua formação. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba tudo sobre o curso de pós-graduação em Logística e Supply Chain da UniAcademia!

Banner curso de informática

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!