Visite nosso site
Ensino

Faculdade no segundo semestre: conheça as principais vantagens

Ensino

Faculdade no segundo semestre: conheça as principais vantagens

O que acha de iniciar a faculdade no segundo semestre? Se você não quer perder tempo para estudar, saiba que já é possível começar a se preparar para o mercado de trabalho com um curso superior.

Afinal, não dá para deixar a graduação para depois, especialmente com a alta competitividade entre profissionais. Ter vantagens competitivas, como uma graduação, é essencial a fim de se destacar.

E sabe o que é melhor? Existem várias vantagens em iniciar uma graduação no meio do ano. A seguir, apresentaremos as principais. Confira agora mesmo!

Mais tempo para a preparação

Terminar o Ensino Médio e começar, de cara, uma graduação pode ser assustador. A pressão pela escolha do curso ideal, o receio de ir mal no vestibular e o medo de encarar algo novo — sabemos o quanto esses fatores tendem a ser complicados para alguns jovens. Na faculdade, a rotina mudará completamente. Além disso, nem todo mundo sabe exatamente qual carreira deseja seguir assim que termina a escola, não é mesmo?

Talvez, você só precise de um período maior, de modo a se preparar. Por isso, começar a faculdade no segundo semestre é vantajoso, pois o aluno que ingressa no meio do ano tem mais tempo para pensar sobre as suas escolhas e, claro, estudar. Com isso, ganhará confiança para seguir em frente e até realizar a prova do vestibular.

Menos tempo sem estudar

Falando em estudar, ao optar pela faculdade no segundo semestre, você consegue começar a se preparar para o mercado de trabalho bem mais cedo do que imagina. Afinal, não será preciso aguardar um novo ano até iniciar o curso superior, como dissemos.

Então, se você sofre de ansiedade, pode se acalmar agora mesmo! Ainda existem possibilidades de ingressar em um curso superior e aquela sensação de “ter ficado para trás” não vai existir mais. Bom, não é mesmo?

Menor concorrência

A maioria dos estudantes se prepara para começar a faculdade logo no começo do ano. Isso significa que os vestibulares são bem mais concorridos nesse período, sabia? Já no segundo semestre o cenário muda, especialmente porque algumas pessoas nem sabem que podem começar um curso superior no meio do ano ou pensam que o processo seja diferente. Em suma, a concorrência diminui e mais vagas ficam disponíveis.

Aprendizado com a mesma qualidade

Se engana quem acredita que a qualidade da graduação muda conforme o período de ingresso. Ao optar por uma faculdade no segundo semestre, as condições do curso e do diploma são iguais às do começo do ano.

A grade curricular não será alterada, tampouco o corpo docente, e o aluno continuará tendo acesso às mesmas oportunidades acadêmicas que os demais alunos. Na verdade, a única diferença — na realidade, a grande vantagem — é que você não vai esperar tanto tempo para começar a graduação tão esperada. No final das contas, só tem a ganhar!

Vestibular recente como simulado para o segundo semestre

Mesmo que você opte pela graduação no segundo semestre, ainda precisará estudar. Uma das melhores formas para se dar bem no vestibular é realizando as provas anteriores da faculdade que escolheu, sabia?

No site oficial da instituição de ensino escolhida, o estudante consegue ter acesso a essas provas e utilizá-las como simulado para se preparar. E, ao optar pela faculdade no segundo semestre, é possível conferir informações mais atualizadas do vestibular. Com isso, já terá uma boa ideia do tipo de conteúdo que pode cair na prova.

Maior economia

Muitos jovens acabam optando por ingressar em cursinhos até iniciar a graduação. A princípio, a ideia parece vantajosa, porque eles continuam estudando e a sensação de “ficar para trás” parece menor.

No entanto, financeiramente, a opção pode não ser tão boa assim. Isso porque o valor gasto nas parcelas do cursinho poderia ser investido em um curso superior logo de cara, garantindo, assim, uma economia de, pelo menos, seis messes.

Certeza de turmas formadas

Muitas vezes, quem se matricula no começo do ano precisa aguardar a formação de turmas para iniciar o curso superior desejado. Quando isso não ocorre, a frustração é certa. Afinal, há a sensação de ter perdido tempo. Aí, o estudante precisa aguardar novamente a abertura do próximo vestibular e passar por toda aquela ansiedade que antecede a prova. Chato, não é?

Se você escolhe ingressar na faculdade no segundo semestre, não corre esse risco, porque saberá quais turmas estarão formadas. Assim, poderá começar a sua graduação com mais tranquilidade, pois as que começaram no início do ano já se encontrarão em andamento.

Condições especiais na faculdade no segundo semestre

Algumas instituições de ensino oferecem bolsas de estudos e descontos para estudantes que ingressam no segundo semestre. Vale a pena ficar de olho no site oficial delas a fim de aproveitar essas condições especiais e iniciar o curso dos seus sonhos!

Possibilidade de utilizar o FIES

O FIES também pode ser utilizado por estudantes que ingressam na faculdade no segundo semestre. Então, se você busca o financiamento do seu curso, é preciso atentar aos pré-requisitos do programa. Confira, a seguir, quais são:

  • ter realizado o Enem em algum momento a partir do ano de 2010;
  • ter obtido, pelo menos, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação;
  • ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • não ter a matrícula trancada em um curso superior;
  • não ter utilizado o Fies anteriormente para financiamento de cursos superiores;
  • não ser beneficiário da bolsa integral ou parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • não estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (Creduc).

Pronto. Você já conhece as principais vantagens de iniciar uma faculdade no segundo semestre! Como pôde conferir, ainda é possível começar o curso superior bem antes do esperado. A boa notícia é que terá tempo o suficiente para se preparar e ter certeza sobre as escolhas para o seu futuro. Boa sorte!

Curtiu o conteúdo? Agora que já conhece as vantagens de começar uma faculdade no segundo semestre, entre em contato conosco e conheça os cursos que oferecemos. Estamos prontos para ajudar você a iniciar seus estudos!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!