Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Afinal, o que é uma pós-graduação lato sensu?

No items found.
Ensino

Afinal, o que é uma pós-graduação lato sensu?

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil tem mais de 120 mil estudantes que vão além da formação superior básica. As especializações ganham terreno a cada dia, por isso, é importante entender o que é uma pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Quem busca cursar uma pós para se aperfeiçoar ou escolher uma profissão deve saber "na ponta da língua" as principais diferenças entre as suas modalidades, visando a tomar a melhor decisão para obter as competências necessárias e evoluir de fato.

Para entender melhor o assunto, veja os conceitos de cada tipo de pós-graduação, os benefícios que elas oferecem para os profissionais e algumas dicas de cursos para você se matricular. Continue a leitura e confira!

O que é uma pós-graduação lato sensu?

Originário do Latim, o conceito lato sensu significa “em sentido amplo”, isto é, uma especialização ou MBA (Master in Business Administration) que segue um determinado tema específico de uma área. Geralmente, as especializações podem ser cursadas na sua área de graduação ou em outras. Por outro lado, no MBA, o intuito é se especializar em áreas administrativas.

A duração mínima de uma pós-graduação lato sensu é de 360 horas, podendo ser ministrada nas modalidades presencial e EaD, sendo que, ao final do curso, os alunos ganham um certificado de conclusão. A exigência principal para cursar uma pós-graduação desse tipo é ter o diploma da graduação, sendo que os demais requisitos dependerão de cada universidade.

Qual é a diferença para a pós-graduação stricto sensu?

Em contrapartida, a pós-graduação stricto sensu tem um aspecto mais denso em relação àquela lato sensu. Isso ocorre por conta do aprofundamento em determinada área de conhecimento. Enquanto a lato sensu tem o propósito de oferecer algo abrangente, a stricto é recomendada para os candidatos que desejam seguir a sua vocação para uma carreira acadêmica, seja dando aulas, seja no campo de pesquisa.

Basicamente, esse tipo de pós-graduação tem duas divisões muito simples e conhecidas do público: mestrado e doutorado. Na primeira, o curso pode durar até três anos e costuma ser indicado para os estudantes que desejam trabalhar como professores na própria universidade ou em outras, sendo necessário apresentar uma dissertação sobre uma linha de raciocínio desenvolvida e defender os resultados como conclusão.

Já na segunda modalidade, o curso pode durar até cinco anos e o propósito é preparar os doutores para atuarem em um campo de pesquisa de determinado assunto, cuja conclusão exige a defesa de uma tese — que tende a ser mais aprofundada do que a do mestrado. Diferentemente do lato sensu, mestres e doutores não recebem um certificado, mas, sim, um diploma, como ocorre na graduação.

Quais são os benefícios do lato sensu?

A pós-graduação é um verdadeiro marco na vida de qualquer profissional, tanto na questão de especialização quanto na área acadêmica. Para ter uma noção melhor disso, veja, a seguir, quais são as principais vantagens de cursar uma pós lato sensu e, com isso, alçar voos mais altos na trajetória profissional.

Adquirir novos conhecimentos

Se a graduação já é responsável por abrir a mente dos alunos e gerar ótimas ideias ao longo do curso, pode ter a certeza de que a pós-graduação só tem a acrescentar no conhecimento. Por haver um contato com matérias mais amplas de uma área específica, você terá a oportunidade de se aprofundar em assuntos que, geralmente, são abordados de forma muito "superficial" na graduação.

Desenvolver uma boa rede de contatos

Que a boa comunicação é uma das características dos profissionais do futuro, provavelmente, você já deve saber, não é verdade? Só que atrelada a essa habilidade está a formação de uma rede de contatos eficiente que, em se tratando da pós-graduação, será capaz de fomentar projetos, construir parcerias estratégicas e, até mesmo, constituir sociedades.

Obter um reconhecimento profissional

Se você não tem visto perspectivas no lugar em que trabalha e acha que ganha muito pouco, saiba que a pós-graduação lato sensu é uma maneira rápida de obter a valorização da sua força de trabalho. Quanto mais você se aprofunda em uma área, maiores são as chances de os superiores identificarem o seu empenho para que haja a chance de receber melhor, subir de cargo e desenvolver uma carreira de sucesso.

Investir na área empreendedora

Se você já tinha o pensamento de cuidar do próprio negócio ou até abrir uma empresa que necessita de novos conhecimentos para alavancar a produção, a pós-graduação tem aquilo de que você precisa nesse quesito. Nesses casos, o estudo servirá como uma ferramenta que abrange uma visão gerencial, focando nas áreas de liderança, marketing e gestão.

Quais cursos de pós-graduação lato sensu podem fazer a diferença?

Sabendo do conceito, das diferenças em relação ao mestrado e ao doutorado e dos principais benefícios, provavelmente, você deve estar se perguntando sobre as opções mais plausíveis de pós-graduação que existem no mercado, certo? A seguir, veja quais alternativas no campo lato sensu ganham destaque no UniAcademia.

MBA em Gestão da Inovação e de Novos Negócios

Essa pós-graduação é voltada para os profissionais que aspiram empreender em qualquer área que seja, sendo que a matriz curricular é bem diversificada e abrange temas que envolvem criatividade, aspectos organizacionais, inovação e assim por diante. O propósito é instruir os alunos a desenvolverem competências que nascem do autoconhecimento pessoal e se expandem em estratégias empresariais.

MBA em Engenharia de Dados

Para quem tem a cabeça mais direcionada para a área de tecnologia e para as várias tendências de mercado que impactam o atual cenário empresarial, esse curso fará todo sentido na hora de se especializar. Você terá um enfoque prático em tecnologias de banco de dados que estejam relacionadas com inteligências artificiais e métodos estatísticos, a fim de auxiliar a tomada de decisão.

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching

Esse MBA tem o foco de promover a capacitação dos profissionais em relação ao enfrentamento dos desafios que existem no mercado de trabalho, com base nas habilidades, na ética e na criatividade. Para isso, o curso une as vontades e as expectativas dos profissionais com os princípios da gestão.

Ao longo do MBA, os alunos estudam sobre comunicação e oratória, empreendedorismo, Psicologia Organizacional, remuneração estratégica e técnicas de negociação. Desse modo, o curso consegue formar profissionais gestores bem qualificados para lidar com a realidade do mercado de trabalho.

MBA em Controladoria e Finanças

A missão desse curso é fazer com que você seja um profissional capacitado para medir, analisar, identificar, relatar e interpretar informações financeiras e operacionais. Os diagnósticos organizacionais são de suma importância para a tomada de decisão dos gestores, afinal, ter a noção exata das condições financeiras do empreendimento permite que os orçamentos estejam de acordo com as necessidades das empresas.

O MBA em Controladoria e Finanças é voltado para contadores, economistas, engenheiros, consultores, profissionais de TI, entre outros. Ao longo do curso, são dadas disciplinas como Contabilidade Financeira, Controladoria, Estratégia Empresarial, Matemática Financeira e Sistemas de Informações.

MBA em Logística e Supply Chain

O MBA em Logística e Supply Chain é focado em profissionais que desejam aprimorar o conhecimento sobre os sistemas logísticos das empresas de manufatura e de serviços. Portanto, o objetivo do curso é oferecer embasamento teórico para que esses profissionais consigam fazer projetos, análises, gerenciamentos e aperfeiçoamentos dos sistemas logísticos.

Para isso, a grade curricular conta com determinadas disciplinas, como Estratégia Empresarial, Finanças Corporativas, Gestão de Operações, Gestão Estratégica de Recursos, Liderança Organizacional e Sistema de Informações Logísticas. O curso é oferecido na modalidade de Ensino a Distância.

MBA em Educação 5.0

Focado nos docentes, o MBA em Educação 5.0 visa formar profissionais capacitados no ensino criativo, ético e híbrido. Devido às mudanças recentes nas instituições de ensino, principalmente causadas pela pandemia, a necessidade de profissionais qualificados nesse ramo aumentou.

Ao longo do curso, os alunos têm contato com disciplinas que abordam desde o ensino básico até o superior. Algumas delas são a Educação Inclusiva, o Desenvolvimento Humano e Cognitivo, Gravação de Aulas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Gamificação no Ensino a Distância.

Pós-graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental

Para os profissionais do setor público ou privado de áreas de conhecimento como biologia, geologia, engenharia, arquitetura e tecnologia, uma pós-graduação com mercado de trabalho aquecido é a Ecologia e Monitoramento Ambiental.

Esse curso tem como objetivo aprimorar a qualificação profissional dos alunos, assim como atualizá-los sobre os conhecimentos relacionados à ecologia. Após a formação, os profissionais podem atuar em diferentes setores ambientais, como o licenciamento e monitoramento, a avaliação de impactos, saúde e saneamento, planejamento e zoneamento, entre outros.

Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar

Esse curso é voltado para profissionais da área da saúde e da Psicologia que desejam dominar aspectos psicológicos, possibilitando que haja uma formação mais qualificada. Desse modo, durante esse tipo de pós-graduação lato sensu, os alunos aprendem sobre saúde mental e aspectos sociais, dependência química, transtornos alimentares, assuntos voltados para a morte e para o luto, entre outros.

Ao final do curso, os estudantes estão preparados para trabalhar em instituições de saúde nos diferentes níveis de complexidade estipulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pós-graduação em Teoria Psicanalítica: Clínica e Cultura

Ainda na área da Psicologia, outra possibilidade de pós-graduação é a Teoria Psicanalítica, que é baseada nos estudos de Freud, Lacan, entre outros estudiosos pós-freudianos. A proposta, portanto, é aprofundar-se na Psicanálise, estudando o aparelho psíquico e o seu funcionamento.

Ao longo do curso, os estudantes veem determinadas matérias, como Teoria Psicanalítica, Teoria da Clínica, Clínica Psicanalítica, Metodologia Científica, História e Epistemologia da Psicanálise e Tópicos Avançados em Psicanálise.

Pós-graduação em Projetos de Engenharia Elétrica

Para quem se formou em Engenharia Elétrica ou em outras áreas que tenham afinidade com a Eletricidade, uma opção interessante de pós-graduação lato sensu é em Projetos de Engenharia Elétrica.

Essa pós-graduação tem como foco a realização e a gestão dos projetos em diferentes áreas da Engenharia Elétrica, como Instalações Elétricas, Telecomunicações e Eletrônica. Portanto, ao longo do curso, os estudantes se deparam com algumas disciplinas, como Gestão de Projetos, Tecnologias e Infraestruturas em Telecomunicações, Eletrônica de Potência Aplicada e Softwares Aplicados a Projetos de Engenharia.

Pós-graduação em Direitos Fundamentais, Cidadania e Desenvolvimento

Se você deseja consolidar um pensamento crítico e prático sobre a área de Direitos Humanos, a pós-graduação em Direitos Fundamentais, Cidadania e Desenvolvimento é a ideal para o seu caso.

O curso, oferecido na modalidade EAD, é voltado principalmente para profissionais das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ao longo da pós-graduação, o aluno estuda disciplinas como Direito Internacional, Direito Digital, Direito das Mulheres e Cidadania e Inserção Social.

MBA em Gestão Estratégica de Marketing Digital

essa pós-graduação tem tudo que uma pessoa precisa saber para se destacar no Marketing Digital e, com isso, ter condições de desenvolver estratégias poderosas. O curso propõe uma grade curricular que gera equilíbrio entre teoria e prática, de modo que você tenha totais condições de aplicar os ensinamentos no mercado de trabalho.

Ao longo do curso, você vai estudar sobre produção web, redes e mídias sociais, empreendedorismo, marketing de relacionamento e muito mais, sendo capaz de se qualificar nessa área com demanda crescente por profissionais bem especializados.

Por fim, vale lembrarmos que, muito além de saber o que é uma pós-graduação lato sensu, torna-se imprescindível que você considere a relevância da instituição de ensino, pois a estrutura, o corpo docente e o reconhecimento do MEC pesam bastante na escolha.

Você ficou interessado em algum dos nossos cursos e quer saber mais sobre eles? Então entre em contato conosco!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.