Visite nosso site
Ensino

MBA ou pós: qual é o mais indicado para mim?

Ensino

MBA ou pós: qual é o mais indicado para mim?

Quem está em busca de especialização se depara com diversas alternativas interessantes, o que gera dúvidas sobre qual é a melhor opção. Não à toa, muitas pessoas ficam divididas entre MBA ou pós-graduação, porque não sabem qual será mais interessante para alcançar o sucesso profissional.

Manter-se atualizado na carreira é importante para continuar evoluindo no mercado de trabalho, mas cada opção oferece benefícios próprios aos estudantes. Por isso, é fundamental conhecer as diferenças entre os cursos e encontrar aquele que será mais adequado de acordo com os seus objetivos. Neste artigo, vamos entender as diferenças entre MBA e pós-graduação e quais pontos devem ser considerados no momento de escolher entre eles. Acompanhe a leitura!

Entenda as diferenças entre MBA e pós-graduação

Antes de escolher a sua especialização, é fundamental compreender as principais diferenças entre MBA e pós-graduação, além de fazer um comparativo entre os cursos. Conheça mais sobre cada alternativa!

Pós-graduação

A pós-graduação é qualquer estudo formal que vem depois da graduação, seja ele da modalidade que você escolher. Existem dois tipos de pós, lato sensu e stricto sensu, que também apresentam algumas diferenças.

A lato sensu é focada no desenvolvimento do profissional, direcionando os aprendizados para uma área específica do mercado de trabalho. Esse é o caso das especializações e do MBA, como veremos mais adiante, e é recomendada para profissionais de diversos segmentos que estão em busca de um diferencial ou aprendizado específico.

A stricto sensu, por sua vez, tem foco no aspecto acadêmico, consistindo nos mestrados e doutorados. Essa é uma opção indicada para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica, seja na pesquisa seja como professor universitário.

Por ter programas mais estruturados, exige um período de estudo maior. O mestrado dura, em média, 2 anos, enquanto o doutorado pode levar de 4 a 5 anos para ser concluído.

MBA

O MBA é uma sigla para Master in Business Administration, que pode ser traduzido como Mestre em Negócios e Administração. Apesar dessa nomenclatura, ele não tem o valor de um mestrado. Essa especialização é equivalente a uma pós-graduação lato sensu e foca no segmento da administração, com ênfase em negócios e gestão.

Desse modo, podemos dizer que todo MBA é uma pós, porém, nem toda pós é um MBA. Esse curso é bastante procurado por quem já tem alguma experiência profissional, sendo muito útil tanto para os gestores iniciantes quanto para quem tem uma carreira consolidada.

Por ser mais focado na prática profissional e na formação do aluno para os desafios do mercado, o curso também costuma ser de menor duração. Um MBA tem duração mínima de 360 horas e leva entre 6 meses e 1 ano e meio para ser concluído.

Saiba como escolher entre MBA ou pós

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre os dois tipos de especialização, é importante saber quais critérios considerar antes de tomar a sua decisão. Por isso, veja a seguir como escolher a melhor alternativa para a sua carreira!

Pondere o seu objetivo

O primeiro aspecto a ser considerado é o objetivo para a sua carreira profissional, ou seja, o que planeja alcançar com um MBA ou uma pós-graduação. Sem essa análise, é muito mais difícil tomar a decisão correta.

Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Conheça os pré-requisitos

Ao escolher a pós ou o MBA, precisamos ficar atentos às exigências mínimas para realizar a formação. Logicamente, o diploma de nível superior é um dos requisitos, sendo geralmente pedido na data de inscrição do curso.

No caso das pós-graduações stricto sensu, é comum a participação em processos seletivos com provas ou análise de currículo. Além disso, embora não seja obrigatório, ter uma pós-graduação lato sensu facilita o ingresso nos programas de mestrado e doutorado, pois destaca as qualidades profissionais.

Também é importante pesquisar sobre o público-alvo da pós ou MBA. Há cursos que foram pensados para profissionais de qualquer área, enquanto outros são mais indicados para profissões específicas. Ao ler esse tópico atentamente nas páginas dos cursos, você consegue verificar se a qualificação terá impacto em sua carreira, como ganhar mais ou ser promovido.

Avalie a estrutura oferecida

Os serviços à disposição do aluno são outro critério relevante. Não há uma regra que diferencie entre pós ou MBA, nesse caso. Porém, em caso de dúvidas entre dois cursos, vale a pena optar por aquele que ofereça a melhor estrutura.

Em primeiro lugar, os serviços dependem da área de formação. Laboratórios, biblioteca, softwares e materiais didáticos são alguns exemplos do que pode ser considerado ao escolher uma qualificação. Para isso, você pode fazer uma visita às unidades e conhecer a instituição de ensino. Fique atento também ao ambiente virtual de aprendizado.

Nos cursos EAD, é importante que existam recursos para tirar dúvidas com professores, realizar atividades práticas, ter fácil acesso ao material didático, participar de fóruns de discussão e assim por diante.

Um diferencial no EAD é contar com aulas ao vivo, podendo enviar suas dúvidas e tendo mais proximidade com os professores. A educação a distância é uma modalidade ampla, e existem cursos até mesmo que só contam com material escrito. Por isso, leia a descrição do curso de MBA ou pós e confira se existe essa disponibilidade de aulas.

Consulte o corpo docente

Os cursos contam com um coordenador, que é responsável pelo projeto e pela execução da qualificação. Além disso, existem os especialistas, que dão as aulas e preparam os materiais didáticos. Por isso, é importante conhecer quem são os profissionais envolvidos no MBA ou pós-graduação.

As dúvidas sobre o currículo dos docentes podem ser tiradas na plataforma lattes e no LinkedIn, bem como em consultas ao setor de contato da instituição de ensino. Profissionais com experiência no mercado de trabalho, especialização, mestrado e doutorado são indícios de um corpo docente qualificado.

Verifique também a reputação da instituição de ensino no mercado de trabalho. Se as capacitações trazem bons professores e estrutura, naturalmente elas serão mais bem-vistas pelas pessoas que contratam os formados.

Entenda os tipos de pesquisa

Os mestrados e doutorados são pós-graduações em que o foco é realizar uma pesquisa acadêmica. No mestrado, busca-se a compreensão, geralmente, de um tema em que há divergência. No doutorado, é preciso desenvolver uma tese nova, dentro da sua área do conhecimento.

Já as especializações e o MBA não costumam ser voltados para a carreira acadêmica, mas para o mercado de trabalho. Portanto, a pesquisa não é o foco da formação, mas uma atividade complementar que ajuda o estudante a desenvolver competências.

Considere a fase da sua carreira

A escolha também pode estar baseada na fase da sua carreira, pois o MBA é recomendado para quem deseja assumir uma função administrativa de um negócio. Portanto, caso você ainda esteja começando ou não tenha a pretensão de chegar a essa função, talvez a melhor alternativa seja uma pós-graduação.

O universo de cursos de pós-graduação disponíveis é bastante variado, permitindo que você encontre o mais adequado à sua fase profissional. O conhecimento adquirido pode ser direcionado de forma direta para a sua função atual ou prepará-lo para assumir um cargo em outra área de atuação da sua profissão.

Analise o valor a ser investido

O investimento financeiro também deve ser analisado. Se optar por uma faculdade particular, esse é um fator determinante para a sua escolha. É preciso encontrar a alternativa que oferece um ensino de qualidade, mas que não comprometa o seu orçamento. Uma boa oportunidade é procurar por instituições que oferecem MBA ou pós na modalidade EAD — Educação a Distância. De modo geral, essa alternativa reduz de forma considerável a mensalidade.

Confira o tempo disponível

Conciliar os estudos com o seu trabalho pode ser um desafio, mas é possível encontrar alternativas que se encaixem na sua rotina. Uma pós lato sensu, incluindo o MBA, geralmente oferece opção para quem deseja estudar aos sábados e domingos, no período noturno ou em poucos dias da semana.

Quando a sua intenção é fazer uma pós stricto sensu, as alternativas são reduzidas, pois ela exige mais dedicação do estudante, tendo uma carga horária maior e distribuída em vários dias da semana.

Fique atento à valorização do mercado

Também é necessário analisar como o mercado vai valorizar a especialização escolhida. É preciso entender qual opção será interessante para a empresa que você trabalha, ou mesmo para buscar uma nova oportunidade de emprego.

Ao buscar uma oportunidade em uma nova empresa, é interessante que os recrutadores percebam sua especialidade em determinado assunto ou prática. Por isso, uma pós-graduação é uma opção bem interessante nesse sentido, melhorando o seu posicionamento no mercado. Além disso, ela ajuda a redirecionar a sua função dentro da empresa, pois é possível realocá-lo em outro cargo.

Já o MBA é bem-visto pelo mercado porque demonstra que o profissional está buscando as características demandadas em cargos de liderança, algo importante no ambiente corporativo. Essa alternativa é interessante para quem está perto de uma posição de líder na organização, pois pode ser o diferencial necessário para conseguir uma promoção e se tornar um gestor.

Confira 4 vantagens de fazer uma especialização

Entenda agora algumas vantagens de investir em uma especialização, seja ela um MBA ou uma pós!

1. Aprofundar os conhecimentos na área

Uma especialização permite, sem dúvidas, aprofundar ainda mais os conhecimentos na sua área de formação. Os cursos, nesse sentido, trazem uma nova perspectiva à sua carreira e abrem novos horizontes. Isso significa desenvolver novas competências, progredir em sua função atual e alcançar melhores cargos.

Nos casos em que o aluno não está plenamente realizado em sua área, um MBA ou uma pós podem ser a chave para realizar a transição de carreira e alcançar novas posições no mercado de trabalho.

2. Melhorar o currículo

A realização do MBA ou da pós-graduação ainda permite melhorar o currículo e ter destaque no mercado de trabalho. Afinal, isso indica aos recrutadores a busca pela constante atualização e um nível de conhecimento mais aprofundado na área, o que permite assumir diferentes funções e responsabilidades na empresa.

Do mesmo modo, para aqueles que optam pelos cursos de mestrado e doutorado, é possível indicar no currículo um perfil pesquisador, capaz de lecionar e assumir diferentes postos no ambiente acadêmico.

3. Tornar-se um empreendedor

Ao contrário do que muitos pensam, a pós-graduação e o MBA também podem ser indicados para aqueles que querem seguir o seu próprio caminho no mercado de trabalho e se tornar um empreendedor.

Existem cursos em áreas específicas para aqueles que desejam começar um negócio e atuar em nichos promissores. Essa é uma tendência cada vez mais observada no mercado e que pode render bons frutos ao profissional. Nesse caso, ambas as especializações podem ser de grande valor, tanto para aprofundar o conhecimento em sua área de atuação quanto para oferecer as competências e habilidades necessárias para se tornar um gestor de sucesso.

4. Ter acesso a melhores salários

Por fim, sabemos que o retorno financeiro é um critério importante quando se fala em sucesso profissional. Afinal, trata-se de um indicador de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Nesse sentido, as especializações permitem alcançar melhores salários no mercado. Isso pode vir tanto pela capacitação, que traz valor às empresas, quanto pela descoberta de oportunidades, por meio do networking na pós-graduação.

A rede de contatos formada ao longo do curso, seja com professores, seja com colegas de turma e outros profissionais em eventos e palestras, permite tomar conhecimento de bons cargos ou, ainda, firmar parcerias de sucesso.

Sem dúvidas, MBA ou pós-graduação são alternativas viáveis para crescer na carreira e alcançar todos os seus objetivos profissionais. Apesar das diferenças, ambas contam com vantagens e são motivos de destaque no mercado de trabalho. Cabe ao profissional compreender qual é a mais indicada de acordo com as suas metas pessoais e com o cargo, função ou responsabilidade que deseja alcançar.

Além da escolha, vale ficar atento à instituição de ensino. Para garantir todos os benefícios da especialização, contar com uma boa infraestrutura e um corpo docente qualificado é fundamental.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!