Visite nosso site
Ensino

MBA em Juiz de Fora: quando é indicado e por que vale a pena fazer?

No items found.
Ensino

MBA em Juiz de Fora: quando é indicado e por que vale a pena fazer?

O MBA (Master of Business Administration) é uma modalidade de pós-graduação voltada para quem deseja atuar na gestão de empreendimentos dos mais diversos setores do mercado. Em geral, quem opta por esse tipo de curso está em busca de diferenciação e aperfeiçoamento profissional em uma determinada área de atuação.

Ao contrário da especialização, o MBA está relacionado especificamente ao setor de negócios e gestão empresarial. Grande parte das pessoas que optam pela formação estão em busca de ocupar cargos de liderança, de acordo com seus interesses e objetivos.

Acompanhe a seguir e entenda quando é indicado realizar a pós-graduação e se realmente vale a pena fazer MBA em Juiz de Fora. Confira!

Como funciona um MBA?

O MBA é considerado uma espécie de mestrado profissional que fornece um título focado no mercado, e não em pesquisa acadêmica. É um curso que prepara as pessoas para aplicar os conhecimentos e técnicas de gestão e administração em uma determinada área.

A estrutura do MBA é mais voltada para uma especialização lato sensu, sendo que a carga horária mínima estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) deve ser de 360 horas-aula, divididas em, aproximadamente, dois anos de estudos.

As instituições de ensino que oferecem MBA devem disponibilizar, no mínimo, 50% dos professores ativos no mercado de trabalho para ministrarem as aulas. Isso porque quem entra nesse tipo de curso está em busca de cargos mais altos e valorizados.

Quem pode e quem não pode cursar um MBA?

Para fazer um MBA é fundamental que o candidato seja formado em algum curso de nível superior. Como o curso é uma especialização, ter um diploma é um pré-requisito essencial para dar seguimento aos estudos.

Qualquer pessoa que tenha interesse em assumir cargos na área de gestão, negócios e administração ou, até mesmo, gerenciar o seu próprio empreendimento, pode investir em um MBA. Grande parte das turmas, inclusive, são de pessoas com formações em distintos setores do mercado.

O investimento contribui significativamente para a trajetória profissional, então, seja qual for a sua motivação, tenha em mente que vale muito a pena apostar em um MBA para garantir um futuro melhor.

Para quem o MBA é indicado?

O MBA é uma modalidade indicada principalmente para os profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho há algum tempo e desejam obter diferencial e crescimento na profissão. A formação superior auxilia os indivíduos a aprofundar seus conhecimentos, sobretudo nas áreas de gestão e administração.

Atualmente, colaboradores de variados setores do mercado buscam por aperfeiçoamento e especializações para ter um currículo mais valorizado. O MBA é uma das opções disponíveis que mais chama a atenção, justamente por proporcionar uma base teórica e técnica valiosa para as mais diferentes profissões.

O curso é indicado para quem está em busca de reciclagem profissional e, também, para quem já conta com experiência e deseja mudar de carreira ou segmento. No MBA, o indivíduo tem acesso a conhecimentos atualizados que são bastante requisitados e valorizados entre os empregadores.

Esse tipo de pós-graduação oferece diversos benefícios ao estudante. Além de ser uma oportunidade de tornar o currículo mais competitivo, o profissional acaba desenvolvendo habilidades e competências que auxiliam a superar os desafios do mercado de trabalho.

Vale a pena cursar um MBA?

Qualquer pessoa que queira melhorar a carreira ou ter acesso a cargos exclusivos deve saber que cursar um MBA é o caminho mais indicado para conquistar tais objetivos. Fazer um MBA vale a pena por inúmeras razões, mas é importante saber como escolher a instituição de ensino para iniciar os estudos na pós-graduação.

É essencial avaliar a matriz curricular antes de se matricular no MBA, por exemplo. Em geral, as disciplinas trazem conhecimentos que ampliam a visão sobre liderança, gestão estratégica e de pessoas. Os estudantes são expostos a uma série de atividades práticas e vivências, que possibilitam o aprofundamento em seus campos de atuação.

A seguir, destacamos as principais razões de investir nesse tipo de pós-graduação e como a formação pode transformar o seu futuro profissional!

Ampliação do conhecimento em uma determinada área

O MBA, como parte da modalidade lato sensu, tem ênfase nos conhecimentos do mercado de trabalho. As atividades do curso abordam conceitos e teorias relacionadas principalmente ao mundo dos negócios, mas é possível aplicar o aprendizado em diversos setores e profissões.

Assim, o curso é bastante indicado para quem já atua em um cargo de gestão ou administração e deseja aperfeiçoar suas práticas e rotina profissional. Com o diploma de MBA, é possível ter acesso às vagas mais requisitadas e, até mesmo, concorrer a promoções e possibilidades de crescimento no trabalho.

Networking

Outra excelente vantagem do MBA é a oportunidade que o aluno tem de fazer networking. É possível conhecer pessoas que estão na mesma busca que a sua e ampliar a sua rede de contatos, tendo ainda mais chances de ser indicado para um cargo valorizado.

Além de tudo, a prática de networking é uma excelente maneira de trocar informações sobre a sua área de atuação. Conhecer os profissionais que se dedicam às mesmas funções que a sua é uma forma de aprender ainda mais e ter conhecimento de experiências enriquecedoras para a sua trajetória.

Transformação do conhecimento em expertise

O MBA é um curso que permite o aprofundamento profissional. Independentemente do setor em que o colaborador atua, ele tem a oportunidade de se especializar e ter uma formação focada nas atuais necessidades do mercado, das empresas e dos consumidores.

A pós-graduação é uma maneira de transformar o conhecimento e a vivência da carreira em expertise, ou seja, torna a pessoa mais atenta às mudanças e consciente do que o mercado precisa. Grande parte dos empreendimentos, hoje, buscam esse tipo de colaborador para fazer parte de suas equipes.

Valorização do currículo

É um fato que um MBA torna o currículo muito mais valorizado. Essa é uma maneira de comprovar que o profissional tem interesse em se manter atualizado e de continuar aprendendo. Isso demonstra que o colaborador deseja crescer e se especializar para se diferenciar dos concorrentes.

Atualmente, grandes empresas têm dado preferência a indivíduos com MBA no currículo. Não é por menos: o certificado atesta que um dos objetivos da pessoa é se aperfeiçoar e melhorar a sua atuação profissional continuamente.

Quais são as dicas para escolher um bom MBA em Juiz de Fora?

Com o tempo, é comum se sentir um pouco estagnado e buscar por novas oportunidades para enriquecer o currículo. O MBA é uma excelente alternativa, pois favorece a troca de experiência e o aumento do conhecimento.

Antes de escolher o curso e a instituição de ensino, no entanto, é fundamental prestar atenção a alguns pontos. Veja quais são os principais a seguir!

Entenda seus objetivos

Antes de investir em um MBA adequado à sua carreira, é fundamental definir muito bem quais são os seus maiores objetivos. É importante considerar se a sua intenção é mudar de área ou conquistar um cargo superior ao seu atual, por exemplo. Com isso, ficará mais simples focar em um segmento e iniciar os estudos.

Uma boa dica é marcar uma conversa com o coordenador do curso pretendido ou dar uma olhada com atenção na grade curricular e nos propósitos do MBA para tomar a decisão.

Procure boas instituições

Além de conhecer todos os detalhes do curso, você também precisará avaliar a qualidade do ensino e as abordagens que são aplicadas nas atividades do MBA. A instituição de ensino, ainda, deve ter uma infraestrutura adequada, além de materiais pedagógicos atualizados.

O UniAcademia conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu a distância e presenciais — na Unidade Academia, localizada em Juiz de fora. A formação é indicada para todos os públicos e profissionais que desejam se tornar mais valorizados e atingir diferencial na carreira de vez.

Opte por um modelo de ensino

Igualmente importante é optar por um modelo de ensino adequado para as suas necessidades. Atualmente, o candidato pode escolher pelo formato presencial ou a distância. Para fazer a escolha certa, considere a sua rotina e os seus compromissos, tanto pessoais quanto profissionais.

A vantagem de optar pela educação a distância é a possibilidade de ter mais flexibilidade e liberdade de horários. Assim, você pode reservar os momentos mais favoráveis, de acordo com o seu cotidiano, para se dedicar aos estudos.

Entenda quais habilidades está buscando

Antes de tudo, é essencial que o MBA atenda aos requisitos básicos que você está procurando para a sua vida profissional. Alguns candidatos, por exemplo, podem querer iniciar seus próprios negócios e, para isso, é necessário contar com uma série de habilidades diferenciadas.

Os conteúdos abordados no curso, portanto, devem estar alinhados ao que você busca. É importante também pesquisar sobre o currículo dos professores, ver quais são suas áreas de especialização e sua experiência prática. Com esse tipo de conhecimento, certamente será bem mais simples tomar uma decisão condizente com o que você deseja para a sua carreira.

Antes de investir em um MBA em Juiz de Fora e aproveitar ao máximo a formação superior, tenha em mente que é importante priorizar alguns aspectos da instituição de ensino antes de realizar a matrícula. A decisão pela pós-graduação certamente vai transformar positivamente o seu futuro, permitindo que se torne um profissional bastante requisitado em seu meio.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e saiba também como ingressar no mercado de trabalho em Juiz de Fora!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.