Visite nosso site
Ensino

MBA em Juiz de Fora

Ensino

MBA em Juiz de Fora

O Master of Business Administration (MBA) é uma modalidade de pós-graduação voltada para quem deseja atuar na gestão de empreendimentos dos mais diversos setores do mercado. Em geral, quem opta por esse tipo de curso está em busca de diferenciação e aperfeiçoamento profissional em uma determinada área de atuação. Ao contrário da especialização, o MBA em Juiz de Fora está relacionado especificamente ao setor de negócios e gestão empresarial.

Grande parte das pessoas que optam pela formação estão em busca de ocupar cargos de liderança, de acordo com seus interesses e objetivos. Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba quando é indicado realizar a pós-graduação. Entenda, ainda, se realmente vale a pena fazer MBA em Juiz de Fora!

Como funciona um MBA?

O MBA é considerado uma espécie de mestrado profissional que fornece um título focado no mercado, e não em pesquisa acadêmica. É um curso que prepara as pessoas para aplicar conhecimentos e técnicas de gestão e administração em uma determinada área.

A estrutura do MBA é mais voltada para uma especialização lato sensu, sendo que a carga horária mínima estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) deve ser de 360 horas-aula, divididas em, aproximadamente, dois anos de estudos.

As instituições de ensino que oferecem MBA em Juiz de Fora devem disponibilizar, no mínimo, 50% de professores ativos no mercado de trabalho para ministrarem as aulas. Isso porque quem entra nesse tipo de curso está em busca de cargos mais altos e valorizados na respectiva área.

Quem pode e quem não pode cursar um MBA?

Para fazer um MBA, é fundamental que o candidato seja formado em algum curso de nível superior. Como o curso é uma especialização, ter um diploma é um pré-requisito essencial para dar seguimento aos estudos.

Qualquer pessoa que tenha interesse em assumir cargos na área de gestão, negócios e administração, ou, até mesmo, em gerenciar o seu próprio empreendimento, pode investir em um MBA.

Grande parte das turmas, inclusive, são de pessoas com formações em distintos setores do mercado. O investimento contribui significativamente para a trajetória profissional. Então, seja qual for a sua motivação, tenha em mente que vale muito a pena apostar em um MBA para garantir um futuro melhor.

Para quem o MBA é indicado?

O MBA é uma modalidade indicada principalmente para os profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho há algum tempo e desejam obter diferencial e crescimento na profissão. A formação superior auxilia os indivíduos a aprofundar seus conhecimentos, sobretudo nas áreas de gestão e administração.

Atualmente, colaboradores de variados setores do mercado buscam por aperfeiçoamento e especializações para ter um currículo mais valorizado. O MBA é uma das opções disponíveis que mais chama a atenção, justamente por proporcionar uma base teórica e técnica valiosa para as mais diferentes profissões.

O curso é indicado para quem está em busca de reciclagem profissional e, também, para quem já conta com experiência e deseja mudar de carreira ou segmento. No MBA, o indivíduo tem acesso a conhecimentos atualizados que são bastante requisitados e valorizados entre os empregadores.

Esse tipo de pós-graduação oferece diversos benefícios ao estudante. Além de ser uma oportunidade de tornar o currículo mais competitivo, o profissional acaba desenvolvendo habilidades e competências que auxiliam a superar os desafios do mercado.

Vale a pena cursar um MBA?

Qualquer pessoa que queira melhorar a carreira ou ter acesso a cargos exclusivos deve saber que cursar um MBA em Juiz de Fora é o caminho mais indicado para conquistar tais objetivos. Fazer um MBA vale a pena por inúmeras razões, mas é importante saber como escolher a instituição de ensino para iniciar os estudos na pós-graduação.

É essencial avaliar a matriz curricular antes de se matricular, por exemplo. Em geral, as disciplinas trazem conhecimentos que ampliam a visão sobre liderança, gestão estratégica e de pessoas. Os estudantes são expostos a uma série de atividades práticas e vivências, que possibilitam o aprofundamento em seus campos de atuação. A seguir, destacamos as principais razões para investir nesse tipo de pós-graduação e como a formação pode transformar o seu futuro profissional!

Ampliação do conhecimento na área

O MBA, como parte da modalidade lato sensu, tem ênfase nos conhecimentos do mercado de trabalho. As atividades do curso abordam conceitos e teorias relacionadas principalmente ao mundo dos negócios, mas é possível aplicar o aprendizado em diversos setores e profissões.

Assim, o curso é bastante indicado para quem já atua em um cargo de gestão ou administração e deseja aperfeiçoar a prática e a rotina profissional. Com o diploma de MBA, é possível ter acesso às vagas mais requisitadas e, até mesmo, concorrer a promoções e possibilidades de crescimento no trabalho.

Ampliação de habilidades

Não só as habilidades técnicas, mas também as soft skills, têm sido muito valorizadas pelo mercado. Afinal, como parte da personalidade do profissional, elas auxiliam em uma série de atividades inerentes às funções administrativas. Nesse sentido, o MBA em Juiz de Fora é uma excelente oportunidade para se tornar disputado pelos negócios.

Como exemplo de habilidade fundamental para a atuação prática e que pode ser desenvolvida ao longo do curso, cabe citar:

  • visão estratégica e liderança;
  • comunicação assertiva;
  • planejamento;
  • raciocínio analítico;
  • negociação, entre outras.

Ampliação do mercado de atuação

Como visto, para os profissionais com MBA, o leque de oportunidades no mercado de trabalho é ampliado consideravelmente. Afinal, a formação é um indicador do alto nível de conhecimento e prática do gestor. A informação no currículo, portanto, não passa batido pelos recrutadores, que buscam no mercado profissionais qualificados e que trazem resultados para o negócio.

Networking qualificado

Outra excelente vantagem do MBA é a oportunidade que o aluno tem de fazer networking. É possível conhecer pessoas do mesmo nicho de atuação e ampliar a sua rede de contatos, tendo ainda mais chances de ser indicado para um cargo.

Afinal, o perfil dos professores e alunos tende a ser mais executivo. Com um networking qualificado, ainda é possível trocar informações sobre a sua área de atuação. Conhecer os profissionais que se dedicam às mesmas funções que a sua é uma forma de aprender ainda mais e trocar experiências enriquecedoras para a sua trajetória. Isso sem falar, é claro, da possibilidade de atualização constante nas tendências do mercado em Juiz de Fora.

Transformação do conhecimento em expertise

O MBA é um curso que permite o aprofundamento profissional. Independentemente do setor em que o colaborador atua, ele tem a oportunidade de se especializar e ter uma formação focada nas atuais necessidades do mercado, das empresas e dos consumidores.

A pós-graduação é uma maneira de transformar o conhecimento e a vivência da carreira em expertise, ou seja, tornar o profissional mais atento às mudanças e consciente sobre o que o mercado precisa. Grande parte dos empreendimentos, hoje, buscam esse tipo de colaborador para fazer parte de suas equipes.

Valorização do currículo

É fato que um MBA torna o currículo muito mais valorizado. Essa é uma maneira de comprovar que o profissional tem interesse em se manter atualizado e de continuar aprendendo. Isso demonstra que o colaborador deseja crescer e se especializar para se diferenciar dos concorrentes.

Atualmente, grandes empresas têm dado preferência a indivíduos com MBA no currículo. Não é por menos: o certificado atesta que um dos objetivos da pessoa é se aperfeiçoar e melhorar a sua atuação profissional continuamente, o que contribui para melhores resultados.

Valorização profissional

Outra grande vantagem de contar com um MBA no currículo é a valorização que o profissional pode perceber dentro da própria empresa. Ou seja, não só os recrutadores priorizam o título, como também o negócio em que o gestor já está inserido.

Por essa razão, o curso pode fazer com que o profissional alcance cargos de destaque mais rápido, especialmente naquelas instituições que valorizam bons líderes ou que contam com programas de progressão de carreira.

Perspectivas salariais

Cabe mencionar, ainda, o aumento salarial como consequência da vantagem competitiva alcançada pelo profissional com MBA. A conquista de melhores cargos e oportunidades inevitavelmente traz melhor retorno financeiro. Os valores, é claro, podem variar em função de alguns fatores, como segmento de mercado, porte da empresa, formação acadêmica, entre outros. De todo modo, os salários atribuídos aos cargos gerenciais tendem a estar entre os maiores de qualquer organização.

Para que você tenha uma ideia, uma pesquisa realizada pela Catho apontou que profissionais em cargos de coordenação que contam com uma pós-graduação podem aumentar seus salários em até 53,7%.

Viabilidade financeira

Por fim, engana-se quem pensa que um curso de MBA em Juiz de Fora não cabe no bolso. É importante lembrar que existem cada vez mais opções para conseguir o título, assim como oportunidades de ingresso e pagamento acessíveis para todos os públicos. Além disso, a depender da modalidade escolhida pelo profissional, é possível realizar as disciplinas a distância.

Isso, é claro, reduz custos relacionados ao curso, como deslocamento, infraestrutura física e assim por diante. Sem contar que otimiza o tempo de estudo e atribui flexibilidade na agenda, de modo que seja possível conciliar as atividades profissionais.

Quais são as dicas para escolher um bom MBA em Juiz de Fora?

Com o tempo, é comum se sentir um pouco estagnado e buscar por novas oportunidades para enriquecer o currículo. O MBA é uma excelente alternativa, pois favorece a troca de experiência e o aumento do conhecimento. Antes de escolher o curso e a instituição de ensino, no entanto, é fundamental prestar atenção a alguns pontos. Veja quais são os principais a seguir!

Entenda seus objetivos

Antes de investir em um MBA adequado à sua carreira, é fundamental definir muito bem quais são os seus maiores objetivos. É importante considerar se a sua intenção é mudar de área ou conquistar um cargo superior ao seu atual, por exemplo. Com isso, ficará mais simples focar em um segmento e iniciar os estudos.

Uma boa dica é marcar uma conversa com o coordenador do curso pretendido ou dar uma olhada com atenção na grade curricular e nos propósitos do MBA para tomar a decisão.

Procure boas instituições

Além de conhecer todos os detalhes do curso, você também precisará avaliar a qualidade do ensino e as abordagens que são aplicadas nas atividades do MBA. Ainda, a instituição de ensino deve ter uma infraestrutura adequada, além de materiais pedagógicos atualizados.

O UniAcademia conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu a distância e presenciais — na Unidade Academia, localizada em Juiz de fora. A formação é indicada para todos os públicos e profissionais que desejam se tornar mais valorizados e atingir de vez um diferencial na carreira.

Opte por um modelo de ensino

Igualmente importante é optar por um modelo de ensino adequado às suas necessidades. Atualmente, o candidato pode escolher o formato presencial ou a distância. Para fazer a escolha certa, considere a sua rotina e os seus compromissos, tanto pessoais quanto profissionais.

A vantagem de optar pela educação a distância é a possibilidade de ter mais flexibilidade e liberdade de horários. Assim, você pode reservar os momentos mais favoráveis, de acordo com o seu cotidiano, para se dedicar aos estudos.

Entenda quais habilidades você está buscando

Antes de tudo, é essencial que o MBA atenda aos objetivos que você está buscando para a sua vida profissional. Alguns candidatos, por exemplo, podem querer iniciar seu próprio negócio e, para isso, é necessário contar com uma série de habilidades diferenciadas. Os conteúdos abordados no curso, portanto, devem estar alinhados ao que você procura.

Sendo assim, vale a pena conferir a grade curricular, além de pesquisar sobre o currículo dos professores, ver quais são suas áreas de especialização e experiência prática. Com esse tipo de conhecimento, certamente será bem mais simples tomar uma decisão condizente com o que você deseja para a sua carreira.

Sem dúvidas, investir em um MBA em Juiz de Fora pode ser um divisor de águas na sua carreira. Para aproveitar ao máximo a formação superior, no entanto, é importante priorizar alguns aspectos da instituição de ensino antes de realizar a matrícula.

E, nesse sentido, o UniAcademia pode ser seu grande aliado. A instituição reúne todos os diferenciais necessários para que você consiga alcançar seus objetivos profissionais. Com experiência e credibilidade no mercado, o Centro Universitário conta com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura completa para garantir o melhor aproveitamento do aluno.

E então, gostou do conteúdo? Que tal completar a sua leitura? Descubra agora como ingressar no mercado de trabalho em Juiz de Fora!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!