Visite nosso site

Novas profissões: quais as oportunidades advindas com a tecnologia?

Novas profissões: quais as oportunidades advindas com a tecnologia?

A tecnologia tem transformado diversos setores da sociedade, gerando oportunidades para o crescimento de novas profissões no mercado de trabalho. Isso acontece devido à demanda por mão de obra especializada para manusear ferramentas e recursos ainda pouco explorados.

Diante desse cenário, determinadas carreiras, como a do engenheiro e cientista de dados, surgem a todo o momento, fazendo com que os profissionais tenham de se adaptar para garantir a empregabilidade em um contexto em que homens e máquinas precisam trabalhar em harmonia e que as organizações exigem o retorno esperado ao investir na modernização de seus processos.

Ficou curioso para saber quais são as novas profissões e quais as oportunidades advindas da área de tecnologia? Então continue a leitura e confira todas as dicas para se destacar no mercado!

Por que investir em uma carreira voltada à tecnologia?

Como visto, as carreiras voltadas à tecnologia têm crescido em todo o mundo. Este movimento, que já atravessa anos, se acentuou ainda mais no cenário de pandemia. Isso porque, diante do fechamento da economia, empresas nacionais e estrangeiras se viram obrigadas a acelerar as estratégias de transformação digital, aderir a modelos de trabalho online e buscar novas formas de interação com o público.

Isto, é claro, gerou transformações profundas em toda a sociedade, que só tendem a crescer no longo prazo. Basta conferir a criação de novos padrões de comportamento em relação ao e-commerce, por exemplo. Para se ter ideia, só no primeiro ano de pandemia o número de vagas no mercado de tecnologia cresceu 310%.

Quais são as novas profissões e qual a sua importância?

As novas tecnologias trouxeram mudanças sociais e econômicas, impactando fortemente o mercado de trabalho. Desse modo, o expandiu e também fez com que a mão de obra tivesse que se adaptar aos novos cenários. Assim, as profissões seguem se reinventando e se especializando para atender às demandas de toda a sociedade, alterando estilos de vida e a forma como as empresas absorvem mão de obra.

Além disso, a tecnologia impulsiona o surgimento de novas profissões, provocando alterações importantes não apenas na maneira como a sociedade pensa, mas também na forma como ela age.

Nesse cenário, algumas vantagens podem ser observadas, como a facilidade e a agilidade em diversas funções. Veja, a seguir, algumas das novas profissões impulsionadas pelo uso da tecnologia!

Desenvolvedor de softwares

Talvez essa profissão não seja tão nova assim, mas a procura por desenvolvedores de softwares tem crescido exponencialmente, principalmente para atender a demanda por soluções personalizadas por parte das empresas. A profissão também ganha espaço no mercado do entretenimento, por exemplo, com grandes oportunidades para o profissional que se dedicar a ele.

Gestor de mídias sociais

Há menos de 10 anos essa profissão sequer existia. Hoje, o profissional de mídias sociais é altamente demandado e tem cadeira garantida em empresas de todos os portes e segmentos. O gestor de mídias sociais atua na administração dos veículos digitais da empresa, a exemplo das redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter, além do site da corporação, de anúncios pagos entre outros.

Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Inteligência Artificial é uma das profissões mais promissoras do futuro. Trata-se do profissional responsável por projetar e criar objetos artificiais, que têm como objetivo solucionar questões ou executar as suas atividades de maneira independente, em um atendimento via site, por exemplo.

A possibilidade de ter uma visão completa dos processos pelo computador é uma das grandes vantagens para as empresas, e isso também é possível com a Inteligência Artificial. Portanto, essa é uma carreira que abrange muitos ramos e, por isso, é preciso pensar em qual especialidade você quer seguir.

Cientista de dados

Com tanta informação sendo produzida na Web, é preciso de alguém para coletar, organizar e interpretar os dados, sendo essa a função do cientista de dados. Para poder executar as suas atividades, esse profissional precisa acumular uma série de competências para compilar as informações, com o objetivo de utilizá-las em decisões importantes a serem tomadas na gestão de um negócio.

Essa nova profissão está muito ligada ao Big Data e sua ascensão pela aderência de diversas empresas. É uma tecnologia capaz de fazer a coleta e a organização de um enorme volume de dados de forma muito veloz.

Engenheiro de dados

O engenheiro de dados trabalha concomitantemente com o cientista de dados. O profissional também atua com foco nas informações, mas tem um viés bem distinto do cientista. A sua atuação está baseada na preparação da infraestrutura e dos sistemas para armazenar e ordenar as informações coletadas.

Analista em user experience (UX)

O analista em user experience é o profissional que analisa, planeja, faz o protótipo e realiza pesquisas e testes com o usuário para poder produzir o melhor item para uma determinada marca.

Assim, ele arquiteta a interação do usuário com a empresa para que ele tenha a melhor experiência possível, tornando-se um cliente e também um defensor da marca no mercado consumidor.

Analista de quantum machine learning

Esse profissional trabalha para conhecer e desenvolver soluções muito eficazes, que elevam a velocidade e o desempenho de algoritmos e de softwares ao integrar o conhecimento humano com as máquinas.

Especialista em e-commerce

O e-commerce tem crescido a passos largos em todo o mundo, em especial no Brasil. No entanto, com o aumento da concorrência, as marcas precisam criar estratégias para se destacar e conquistar a preferência dos clientes. É nesse cenário que o especialista em e-commerce ganha espaço, mapeando tendências e buscando as melhores soluções para as empresas em que trabalham, a fim de elevar ainda mais as vendas.

Analista de Big Data

O analista de Big Data é o responsável por fazer a análise de todas as informações que constam em um sistema que circula na Internet, cujos dados podem, de alguma forma, influenciar uma marca.

A importância dessa nova profissão se dá porque o ambiente digital depende de informações para fazer a análise e otimizar os seus processos. Daí o surgimento do cargo.

Profissional de segurança da informação

O profissional de segurança da informação trabalha para que toda a informação digital de uma corporação esteja protegida contra invasores. A importância dessa função se dá porque, com a expansão do mercado de tecnologia, surgiram também indivíduos dispostos a roubar dados da companhia para fazer mau uso deles. Nesse sentido, o profissional atua para criar novas soluções, a fim de proteger esses conteúdos sigilosos.

Desenvolvedor de jogos

O mercado de jogos movimenta anualmente milhões de dólares e tem crescido significativamente durante a pandemia. Para se ter ideia, o mercado mundial de games bateu recorde em 2020 e deve faturar 200 bilhões de dólares até o ano de 2023. O profissional que se aventurar pela área será responsável por adentrar em conhecimentos relacionados à criação gráfica, matemática, física entre outros, a fim de desenvolver bons jogos para celulares, tablets, computadores, videogames entre outros dispositivos eletrônicos.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais têm sido cada vez mais reconhecidos no mercado. Tratam-se dos usuários que, tendo muitos seguidores nas redes sociais, podem transformar seu engajamento em renda. Seja pela realização de propagandas, seja pela promoção de marcas, a verdade é que a atividade, apesar de nova, pode render bons frutos para aqueles que se tornam referências para o público consumidor.

Desenvolvedor de aplicativos

Os aplicativos são ferramentas que vieram para facilitar, e muito, o dia a dia de qualquer pessoa. Não é por acaso que o desenvolvedor de aplicativos é uma profissão que promete ser destaque na área de tecnologia. Com a expansão do acesso aos dispositivos móveis, o profissional pode trabalhar em diversos segmentos do mercado, sempre pensando nas necessidades do usuário da marca e na proposta de valor do serviço.

Técnico de suporte

O técnico de suporte é o profissional responsável por manter os equipamentos tecnológicos de determinada empresa em perfeitas condições de uso. Nesse sentido, encontra um terreno fértil de atuação na era da transformação digital. Vale destacar que as funções podem ser desempenhadas tanto presencialmente quanto remotamente, prestando as informações necessárias para solucionar demandas dos usuários internos.

Especialista de Search Engine Marketing (SEM)

Por fim, vale destacar o trabalho do especialista de Search Engine Marketing, cuja função principal é, a partir de análises de marketing, determinar a audiência para o qual se dirigem as ações de publicidade de um negócio. Desse modo, é possível gerenciar campanhas de pesquisa paga em ferramentas como o Google e orientar a equipe de SEO e Marketing para direcionar o tráfego de clientes da melhor forma.

Como vimos ao longo da leitura, novas profissões surgem a todo o momento e estão intimamente relacionadas ao avanço da tecnologia. Estar atento a esses cenários e às tendências é fundamental para garantir a sua empregabilidade e, também, para definir um curso de graduação na área.

Não se esqueça, ainda, de considerar o seu perfil e s seus interesses profissionais para além de qualquer ganho financeiro nas novas profissões. Nesse sentido, explore ao máximo as suas habilidades e fraquezas, pesquise sobre o dia a dia dos profissionais de tecnologia e, se possível, troque experiências profissionais com pessoas da área. Para manter-se atualizado, considere investir em especializações para estar à frente no mercado.

Se você gostou deste artigo sobre as novas profissões, não deixe de seguir o UniAcademia nas redes sociais (Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter) e ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!