Visite nosso site
CARREGANDO...
novas profissões
No items found.

A tecnologia tem transformado diversos setores da sociedade, gerando oportunidades para novas profissões no mercado de trabalho. Isso acontece devido à demanda por mão de obra especializada para manusear as novidades lançadas.

Nesse cenário, determinadas profissões, como engenheiro e cientista de dados, surgem a todo o momento, fazendo com que os profissionais tenham de se adaptar às novas demandas para garantir a sua empregabilidade em um cenário em que homens e máquinas precisam trabalhar em harmonia. Isso porque as organizações esperam os melhores resultados ao investir na modernização de seus processos.

Ficou curioso para saber quais são as novas profissões e quais as oportunidades advindas da tecnologia? Então, continue a leitura!

Quais são as novas profissões e qual a sua importância?

As novas tecnologias trazem com elas mudanças sociais e também econômicas, o que acaba impactando fortemente o mercado de trabalho, expandindo-o e também fazendo com que a mão de obra tenha de se adaptar aos novos cenários. Assim, as profissões seguem se reinventando, e também se especializando, para atender às demandas de clientes e organizações, alterando estilos de vida e a forma como as empresas absorvem mão de obra.

Além disso, a tecnologia impulsiona o surgimento de novas profissões, provocando alterações importantes não apenas na maneira como a sociedade pensa, mas também na forma como ela age. Nesse cenário, diversas vantagens são observadas, como a facilidade e a agilidade em diversas funções, que passam a se adequar às demandas, gerando novas profissões.

Veja, a seguir, as novas profissões impulsionadas pelo uso da tecnologia!

Desenvolvedor de softwares

Talvez essa profissão não seja tão nova assim, mas a demanda por desenvolvedores de softwares tem crescido exponencialmente, principalmente para atender a empresas com as suas necessidades de soluções personalizadas. A profissão também ganha espaço no mercado de entretenimento, com grandes oportunidades para esse profissional.

Gestor de mídias sociais

Há menos de 10 anos, essa profissão não existia. Hoje, o profissional de mídias sociais é altamente demandado e tem cadeira garantida em empresas de todos os portes e segmentos. O gestor de mídias sociais atua com a administração dos veículos digitais da empresa, a destacar as redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter, além do site da corporação, de anúncios pagos, entre outros.

Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Inteligência Artificial é uma das profissões mais promissoras do futuro. Ele é responsável por projetar e criar objetos artificiais, que têm como objetivo solucionar questões ou executar as suas atividades de maneira independente, em um atendimento via site, por exemplo.

A possibilidade de ter uma visão completa dos processos pelo computador é uma das grandes vantagens para as empresas, e isso também é possível com a Inteligência Artificial. Essa é uma profissão que abrange muitos ramos e, por isso, é preciso pensar em qual especialidade concluir.

Cientista de dados

Com tanta informação sendo produzida na Web, é preciso de alguém para coletar, organizar e interpretar os dados, sendo essa a função do cientista de dados. Para poder executar as suas atividades, esse profissional precisa acumular uma série de competências para compilar as informações, com o objetivo de elas serem usadas em decisões importantes para um negócio, por exemplo.

Essa nova profissão está muito ligada ao Big Data e à sua ascensão devido à aderência de diversas empresas. O Big Data é uma tecnologia capaz de fazer a coleta e a organização de um enorme volume de dados de forma muito veloz.

Engenheiro de dados

O engenheiro de dados trabalha concomitantemente com o cientista de dados. Esse profissional também atua com foco nas informações, mas tem um viés bem distinto do cientista. A sua atuação está baseada na preparação da infraestrutura e dos sistemas para armazenar e ordenar as informações coletadas.

Analista em user experience (UX)

O analista em user experience é o profissional que analisa, planeja, faz o protótipo e realiza pesquisas e testes com o usuário para poder produzir o melhor item para uma determinada marca. Assim, ele arquiteta a interação do usuário com a empresa para que ele tenha a melhor experiência possível, tornando-se um cliente e também um defensor da marca.

Analista de quantum machine learning

Esse profissional trabalha para conhecer e desenvolver soluções muito eficazes, que elevam a velocidade e o desempenho de algoritmos e de softwares ao integrar o conhecimento humano com as máquinas.

Especialista em e-commerce

O e-commerce tem crescido a passos largos em todo o mundo, em especial no Brasil. No entanto, com o aumento da concorrência, as marcas precisam criar estratégias para se destacar e conquistar a preferência dos clientes.

É nesse cenário que o especialista em e-commerce ganha espaço, mapeando tendências e buscando as melhores soluções para as empresas em que trabalham, a fim de elevar ainda mais as vendas.

Analista de Big Data

O analista de Big Data é o responsável por fazer a análise de todas as informações que constam em um sistema que circula na internet, cujos dados podem, de alguma forma, influenciar uma marca. A importância dessa nova profissão se dá porque o ambiente digital depende de informações para fazer a análise e otimizar os seus processos, daí o surgimento do cargo.

Profissional de segurança da informação

O profissional de segurança da informação trabalha para que toda a informação digital de uma determinada corporação seja protegida de invasores. A importância dessa função se dá porque, com a expansão da tecnologia, surgiram também indivíduos com más intenções, dispostos a roubar dados das companhias para fazer mau uso deles. Assim, os indivíduos que desempenham essa função também atuam para criar novas soluções, a fim de proteger esses conteúdos.

Como vimos ao longo da leitura, as novas profissões surgem a todo o momento e estão intimamente relacionadas com o avanço da tecnologia. Estar atento aos cenários e às tendências é fundamental para garantir a sua empregabilidade no mercado de trabalho e também colabora para a definição de um curso de graduação na área, que pode ser de desenvolvimento técnico, de redes de contatos na área, entre outros.

Para estar atualizado para as novas profissões, também é possível investir nas especializações e sair na frente da concorrência.

Se você gostou deste artigo sobre as novas profissões, deixe um comentário acerca do tema e contribua para o debate!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
Mais do nosso blog

Posts relacionados

Nenhum item encontrado
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.