Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdade de engenharia de software
No items found.

Antes de ingressar na melhor faculdade de Engenharia de Software em Juiz de Fora, o primeiro passo a ser dado é avaliar determinados critérios da instituição. Afinal, isso vai impactar diretamente no seu aprendizado e, consequentemente, na sua atuação como profissional.

Nesse sentido, você precisa considerar a qualidade do corpo docente, da grade curricular e da infraestrutura do local. Vale lembrar, também, que uma instituição reconhecida no mercado tem um grande peso no seu currículo.

Por isso, neste artigo, decidimos elencar os principais fatores que você deve verificar antes de escolher a faculdade. Acompanhe a leitura para saber mais!

Como é a faculdade de Engenharia de Software?

Considerada uma das áreas de ensino mais abrangentes, a Engenharia apresenta diversas ramificações, sendo o Software uma delas. O curso dura cerca de quatro anos e tem estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Em relação à grade curricular, é comum que ela tenha disciplinas como álgebra, matemática, programação e arquitetura de softwares. Ao final do curso, o aluno se depara com amplas possibilidades de atuação, lembrando que o Brasil ocupa a nona posição no ranking de maior mercado de software no mundo.

Nesse contexto, ele poderá trabalhar diretamente com gerenciamento de projetos, desenvolvimento de softwares e criação de programas, principalmente em áreas como a saúde e a educação.

Como escolher a melhor faculdade de Engenharia de Software em Juiz de Fora?

Para aproveitar os anos de graduação da forma ideal, é fundamental que você saiba escolher a melhor faculdade de Engenharia de Software. Nesse caso, existem alguns critérios que precisam ser considerados. A seguir, veja quais são eles.

Reconhecimento e avaliação do MEC

Você sabia que se a instituição de ensino ou o curso oferecido não for reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o seu diploma não terá validade no mercado de trabalho? Ou seja, se esse critério não for verificado, você terá gasto quatro anos da sua vida em uma instituição que não poderá fornecer o retorno esperado.

Desse modo, antes de fazer a sua escolha, é necessário entrar no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) e pesquisar pela instituição e pelo curso de Engenharia de Software.

Por meio dessa plataforma, você ainda pode ver a avaliação do MEC em relação ao local, que varia entre 1 e 5, no qual as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes. No e-MEC, é possível analisar diferentes avaliações, mas as principais são:

  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): exame voltado para a avaliação do aprendizado dos alunos da instituição;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): apresenta indicativos relacionados à qualidade dos cursos de graduação;
  • Índice Geral de Cursos (IGC): mostra a qualidade geral dos cursos de nível superior oferecidos pela instituição.

Grade curricular

É fundamental fazer uma pesquisa aprofundada sobre a grade curricular das opções de faculdades. Desse modo, é possível verificar se as instituições apresentam o mínimo de disciplinas necessárias para um aprendizado qualificado.

Durante essa pesquisa, não deixe de averiguar as disciplinas obrigatórias e optativas, incluindo as diferenças de oferta entre uma faculdade e outra. Por meio dessa análise, você consegue ver todas as matérias que serão dadas ao longo do curso e, assim, identifica se a instituição é capaz de oferecer o que você procura.

Corpo docente

Como são os professores que repassam os conhecimentos, nada mais justo que pesquisar sobre eles, não é mesmo? Com a praticidade da internet, atualmente, você consegue verificar o histórico de cada um por meio de uma rápida pesquisa.

Geralmente, as instituições oferecem no próprio site uma aba específica para mostrar quem são os professores e uma parte dos seus históricos. Sendo assim, anote o nome de alguns que você tem certeza que dão aula para o curso de Engenharia de Software e procure os currículos integrais na Internet.

Na hora de avaliá-los, lembre-se de verificar o nível de formação (mestrado, doutorado, pós-doutorado), a quantidade de publicações e participações em eventos, pesquisas acadêmicas, prêmios e muito mais. Isso ajudará a ter uma noção da qualidade do corpo docente da instituição.

Imagem no mercado

Outro ponto que pesa bastante na hora de avaliar uma instituição é a imagem que ela apresenta no mercado. Nesse sentido, o histórico conta bastante, mostrando se o local tem credibilidade ou não.

Desse modo, é importante que você descubra se a instituição já ganhou prêmios e é considerada exemplo de excelência no mercado. Lembre-se que o nome da faculdade vai pesar bastante no currículo, podendo ser, inclusive, um critério de desempate entre você e outro candidato na disputa por uma vaga de emprego.

Infraestrutura

A infraestrutura da instituição de ensino é mais um item que precisa ser avaliado com cuidado. Nesse caso, é importante que você não apenas confie nas imagens disponibilizadas na internet como também faça uma visita presencial ao local.

Afinal, você não quer ter aulas em um ambiente com falta de equipamentos essenciais, como cadeiras, não é mesmo? Além disso, no caso da Engenharia de Software, é fundamental contar com um laboratório de alto nível e bem equipado para realizar as aulas práticas.

Ao analisar a infraestrutura, anote todos os seus pontos da instituição, ou seja, as salas de aulas, a iluminação, a condição dos banheiros, a ventilação, as condições físicas do prédio. Tudo isso impacta, direta ou indiretamente, a qualidade do aprendizado.

Preparo para o mercado de trabalho

Por fim, você não pode deixar de avaliar o modo como a instituição prepara os alunos para o mercado de trabalho. Afinal, eles estão na faculdade para, no futuro, conseguirem ser profissionais qualificados, certo?

Para analisar isso, é importante conferir se a instituição oferece aulas práticas e não apenas teóricas. Além disso, vale a pena conversar com alunos e ex-alunos para ouvir a opinião deles. Como já estão na instituição, eles são capazes de avaliar os pontos positivos e negativos nesse quesito.

Percebeu como existem vários itens que devem ser conferidos antes de escolher a melhor faculdade de Engenharia de Software em Juiz de Fora? Portanto, não tente tomar a sua decisão com pressa, já que esse processo, inevitavelmente, leva um pouco de tempo caso você queira selecionar a instituição com sabedoria.

Se preferir, entre em contato conosco! Estamos dispostos a tirar as suas dúvidas sobre a nossa instituição e o nosso curso.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.