Visite nosso site
CARREGANDO...
estudar na crise
No items found.

O mundo inteiro está precisando se readaptar à nova realidade causada pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldade nesse processo, sofrendo, inclusive, para estudar na crise.

Afinal, é comum que surjam a frustração e o desânimo, pois ainda não sabemos quando tudo vai se normalizar. Ainda assim, é fundamental manter as rotinas de estudo em dia, visando ao futuro profissional que você deseja alcançar.

Portanto, elaboramos este artigo com o intuito de mostrar que momentos de crise podem, sim, tornar-se oportunidades valiosas para a sua carreira e para a sua vida de modo geral. Quer saber como? Então, acompanhe a leitura!

A pandemia e a crise mundial

Além de afetar a saúde, a pandemia impactou diversos setores da sociedade. Um deles é o econômico, pois, devido ao isolamento, negócios precisaram pausar o trabalho por um longo período e muitos não conseguiram retornar às atividades.

Muitas empresas também precisaram enxugar os custos a fim de continuar sobrevivendo, o que originou demissões e falta de previsão para novas contratações. Certamente, você já sabe desse cenário, não é mesmo?

Para quem está na graduação, MBA ou pós e focando no futuro profissional, lidar com essas incertezas tem afetado, sobretudo, a rotina de estudos. Não é raro encontrar alunos que ficaram desmotivados diante dos acontecimentos recentes.

No entanto, é importante ter uma verdade em mente: tudo vai passar. Quando isso acontecer, você quer estar bem preparado para se destacar no mercado de trabalho, certo? Então, por incrível que pareça, momentos de crise podem se revelar como oportunidades de mudanças positivas.

Dicas para estudar na crise

Durante a pandemia, é possível alavancar os seus estudos e se preparar ainda mais para seguir a sua carreira. Portanto, veja algumas dicas valiosas a seguir!

Aproveite os descontos em cursos e especializações online

Como estratégia para continuar de pé, muitas instituições têm oferecido descontos nos cursos. Portanto, aproveite esse momento para fazer tal investimento. Já que a maioria das aulas está ocorrendo a distância, o valor é ainda menor, se comparado com os cursos presenciais.

Além disso, caso já tenha terminado a graduação e deseja estudar na crise, uma ótima dica é fazer a sua inscrição em uma especialização online que seja do seu interesse. Muitas instituições estão oferecendo descontos, então vale a pena buscar as melhores opções.

Desenvolva uma rotina de estudos e mantenha o foco nela

Em um contexto normal, é mais natural manter uma rotina de estudos. Já em momentos como o atual, isso se torna um verdadeiro desafio. Afinal, você é a pessoa responsável pela realização das suas tarefas.

Com aulas online, por exemplo, os alunos têm maior autonomia, o que, dependendo das características de cada um, nem sempre é bom, até porque algumas pessoas precisam daquele empurrãozinho dado pelos professores. No entanto, frente a esse novo cenário, não há uma alternativa a não ser desenvolver a sua própria rotina de estudos.

Se você sabe que rende mais no período da manhã, então, no início da semana, elabore metas diárias referentes aos estudos e foque neles durante esse período. É importante, ainda, ficar atento às datas de provas, testes, trabalhos e demais obrigações.

Caso tenha uma rotina de trabalho com jornada dupla, é importante tentar conciliá-la com os estudos da mesma maneira. Afinal, ao se desleixar um pouco, vai ser muito mais difícil retornar ao ritmo anterior. Portanto, não deixe de cumprir as suas atividades.

Evite as distrações

Por ser a principal pessoa responsável por sua nova rotina, é fundamental ter disciplina ao estudar. Ou seja, se determinou um horário específico para os estudos, foque apenas nele durante esse tempo.

Esqueça as redes sociais, as séries e os filmes ao estudar. Não cogite “dar aquela olhadinha” no WhatsApp, porque apenas cinco minutos ali podem virar facilmente vinte minutos e por aí vai.

Caso você more com outras pessoas, não deixe de avisá-las quando for estudar e explique que não quer ser interrompido. Dessa forma, certamente as suas horas de estudo vão ser bem mais produtivas.

Faça pequenas pausas

Também é importante pensar na sua saúde mental. Então, não fique horas a fio estudando sem nem levantar para ir ao banheiro ou dar uma leve esticada nas pernas. Isso pode ser prejudicial tanto à sua mente quanto ao seu corpo.

Existe um método chamado Pomodoro, no qual você estuda 25 minutos e descansa 5. Esse tempo pode variar de acordo com a sua preferência, ou seja, é possível estudar 50 minutos e descansar 10.

Portanto, faça alguns testes e veja como consegue estudar na crise sem que isso prejudique a sua mente. Afinal, a sua saúde mental também é essencial.

Escolha diferentes disciplinas para estudar ao longo da semana

Outra dica importante é não escolher apenas uma matéria durante o seu planejamento semanal. Isso porque é fundamental adotar ciclos de estudos, a fim de não ficar um longo período sem dar uma olhada em alguma matéria.

Além disso, esse estudo gradual possibilita uma rotina de estudos organizada. Lembre-se de que as matérias com as quais você sente mais dificuldade devem ser priorizadas, mas isso não significa que é possível ignorar as outras nas quais tem maior facilidade.

Foque no seu futuro profissional

Manter a motivação durante os estudos é uma tarefa árdua em momentos de crise. Portanto, é fundamental estar firme sobre a sua decisão e focar no futuro que deseja ter como profissional. Esse pensamento vai guiar você mesmo nas horas de frustração.

Além disso, tenha em mente que profissionais mais capacitados são mais competitivos no mercado de trabalho. Portanto, têm um número maior de atributos a oferecer para as empresas, o que propicia empregos em melhores cargos e remunerações altas.

Logo, seguir essas dicas para estudar na crise certamente vão ajudar você a passar por essa fase difícil. Lembre-se de que esse momento vai passar, mas é a hora de priorizar os seus estudos a fim de colher os frutos lá na frente.

Então, gostou do nosso artigo? Se quiser receber outros conteúdos como este no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.