Visite nosso site
CARREGANDO...
 jornada dupla
No items found.

A rotina diária faz com que muitas pessoas não tenham a possibilidade de se dedicar a apenas uma atividade — casa, trabalho, estudo, filhos, entre outras. Desse modo, a jornada dupla faz parte do cotidiano, sendo um desafio conciliar todas as demandas de maneira organizada.

Na tentativa de conciliar mais de uma atividade, é comum negligenciar alguma delas. Portanto, seja qual for a jornada dupla, organização e planejamento são fundamentais para que todas as obrigações sejam cumpridas da melhor maneira possível, sem prejudicar nenhuma área da vida.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como conciliar uma jornada dupla de forma produtiva. Confira nossas sugestões e se organize!

Defina objetivos claros

Por conta dos estudos, da rotina de trabalho ou das demandas familiares, é comum ter que conciliar diversas atividades simultaneamente. Nesses momentos, é necessário elaborar um planejamento eficaz e estabelecer objetivos de longo prazo para evitar desperdícios de tempo e esforço, além da frustração de não conseguir cumprir o que se desejava.

Esses objetivos podem ser profissionais, como uma promoção, ou de estudo, como fazer uma segunda graduação ou pós. Sabendo o que você quer, é mais fácil se organizar para cumprir tudo que é necessário nessa caminhada.

Estabeleça prioridades

Um grande segredo para quem deseja conciliar mais de uma atividade é estabelecer prioridades. Em algumas situações do dia a dia, torna-se necessário priorizar uma área e determinadas tarefas, mesmo que essa não seja a prática ideal.

A prioridade muda de acordo com o seu objetivo em um determinado período, pois ela pode ser o estudo para uma prova, a entrega de um relatório importante no trabalho ou o desenvolvimento de uma habilidade, por exemplo.

Nesse cenário, é importante escolher o que será resolvido primeiro, estabelecendo qual é a prioridade da sua vida naquele momento. Resolvendo esse aspecto, você terá mais tranquilidade para resolver as outras situações com qualidade.

Crie um cronograma de atividades

Como dissemos, o planejamento e a organização são essenciais para conciliar a jornada dupla de maneira produtiva. Uma boa alternativa é criar um cronograma de atividades diárias, semanais e mensais, que deve ser detalhado e conter tudo que faz parte da sua rotina.

Essa prática ajuda a aumentar o controle sobre as obrigações a serem feitas dentro de cada período, sem deixar nenhuma atividade de lado. Portanto, procure organizar as tarefas de forma lógica, para que o fluxo diário seja simples de ser cumprido.

Esse cronograma é importante para nenhuma obrigação ser esquecida, pois, no meio de tantos afazeres, é comum deixar algo de lado. Ele também contribui para a otimização do tempo, evitando que uma tarefa ocupe uma faixa muito grande do dia sem necessidade.

Tenha disciplina

Definir objetivos, prioridades e estabelecer um cronograma são elementos importantes, entretanto, é preciso disciplina para cumprir o que foi planejado. Algumas distrações e a vontade de fazer o caminho mais curto devem aparecer, porém, vale a pena manter a organização e se esforçar para atingir as metas.

Se depois de um tempo você perceber que a rotina planejada não é possível, faça adaptações no cronograma, pois quando o alvo nunca é alcançado, é normal perder a motivação. Com esforço e autodisciplina, é possível conciliar todas as obrigações de maneira organizada, sem prejudicar nenhuma área da sua vida.

Compartilhe as tarefas domésticas

Toda pessoa tem tarefas domésticas que precisam ser realizadas, por isso é importante compartilhar essas atividades entre os moradores da casa. Desse modo, todos terão mais tempo para se dedicar a outras obrigações, como estudos e trabalho.

Para essa distribuição ser eficiente, o segredo é o diálogo. Se você precisa estudar pela manhã, por exemplo, chame os outros membros da casa, exponha seus objetivos e explique o motivo de dedicar esse tempo aos estudos, mostrando também os benefícios dessa decisão.

Desse modo, todos podem entender o momento e assumir responsabilidades, de acordo com as possibilidades. O resultado será positivo, com todos compartilhando as tarefas domésticas, sem sobrecarregar ninguém.

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia facilita diversas atividades do cotidiano, por isso, faça dela a sua aliada. Os recursos são diversificados — você pode, por exemplo, utilizar o ensino a distância, os aplicativos para estudar online e para controlar seu tempo, as ferramentas que funcionam como agendas, entre outras possibilidades.

Dessa forma, a pessoa otimiza o tempo com o auxílio dos recursos tecnológicos. Basta saber utilizar as ferramentas certas, que diversas atividades podem ser feitas por meio de um clique, diminuindo a necessidade de deslocamento e as horas que seriam gastas para isso.

A facilidade de comunicação que a tecnologia proporciona também deve ser ressaltada. Por meio dela, é possível manter contato com os familiares, colegas de faculdade ou trabalho, de forma ágil. Dessa maneira, você pode agilizar tarefas e economizar tempo, trazendo mais folga para o seu dia a dia.

Reserve tempo livre para lazer e descanso

Ter uma rotina puxada e jornada dupla não significa que todo tempo deve ser empregado em estudar ou trabalhar. Mesmo no meio dessas atividades, é fundamental encontrar espaços para descansar e se divertir, pois fazer isso ajuda a manter a produtividade, a criatividade e a saúde.

Por isso, não deixe de colocar no seu cronograma momentos de lazer e descanso, dando a mesma importância dada às outras atividades. Dedique um tempo para praticar um esporte, assistir uma série, deitar no sofá ou fazer qualquer atividade de seu agrado.

Essa é uma forma de recarregar as energias e não deixar que o cansaço predomine. As pausas são benéficas tanto ao corpo quanto à mente, por isso são essenciais para aumentar a motivação e trazer força para superar as dificuldades do cotidiano.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para se organizar de forma produtiva na sua jornada dupla. Lembre-se de que cuidar da saúde física e mental é extremamente importante caso você tenha uma rotina apertada. Portanto, perceba os sinais do seu corpo e saiba quando desacelerar. Desse modo, terá um dia a dia mais prazeroso, conseguindo cumprir todas as suas obrigações e reservando um tempo de descanso.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes sobre a vida profissional e os estudos!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.