Visite nosso site
CARREGANDO...

9 dicas para planejar sua rotina de estudos para 2022

No items found.

9 dicas para planejar sua rotina de estudos para 2022

Manter uma boa rotina de estudo vai muito além de conseguir boas notas nas provas. Apesar dos testes serem importantes para que você consiga aprovação nas disciplinas, eles são apenas um detalhe quando o assunto é a sua formação profissional, que deve ser muito mais ampla, a fim de que você se torne um profissional de excelência.

E isso só é possível com uma rotina de estudos regrada, pois, dessa forma, é possível consolidar o conhecimento, o que é fundamental para alcançar os objetivos desejados, tanto na vida acadêmica quanto na carreira.

Para ajudá-lo a planejar uma rotina de estudos, preparamos este artigo com 9 dicas. Acompanhe!

1.  Defina seus horários

A vida de estudante pode ser bastante agitada, ainda mais se você já fizer estágio ou tiver outras atividades às quais também tenha de se dedicar.

Por isso, ter horários de estudos definidos é fundamental para que você consiga organizar a sua agenda. Dessa forma, poderá priorizá-los.

Assim, os aprendizados são incorporados no seu dia a dia e fica mais fácil se organizar para alcançar os objetivos desejados.

2.  Monte um cronograma

Para não deixar nenhuma matéria de lado, é fundamental poder contar com um cronograma. Assim, você dispõe de forma mais adequada o tempo de estudo dedicado a cada uma delas. Lembre-se de que as matérias que você tem mais dificuldade vão requerer mais tempo de dedicação, e aquelas que você possui mais afinidade ou facilidade, menos tempo. No entanto, todas devem ser contempladas no seu cronograma de estudos.

3.  Controle o tempo

Controlar o tempo de estudos de cada matéria é fundamental para que você consiga manter o cronograma das suas atividades em dia. Para isso, evite distrações e comunique aos seus familiares que você está no seu momento de aprendizado.

Dessa forma, eles também podem contribuir para que a sua rotina flua de forma mais tranquila e produtiva.

4.  Organize o local de estudos

Manter um local de estudos adequado é fundamental para que você possa se manter concentrado. Priorize a organização do ambiente e também esteja atento a fatores como iluminação e ventilação do espaço.

Mesas e cadeiras adequadas para o estudo também são importantes, pois você passará muitas horas na mesma posição e, para evitar transtornos futuros, como dores na coluna e pescoço, contar com uma estrutura de estudo adequada é fundamental.

Além disso, um ambiente apropriado é convidativo para os estudos, não é mesmo? Lembre-se ainda de deixar fora do seu alcance objetos que possam distraí-lo, como televisão, videogame e celular.

Mas, caso não seja possível estudar em casa, priorize a biblioteca da faculdade ou espaços públicos que ofereçam uma boa estrutura, como as bibliotecas municipais. Caso você possa arcar com os custos, os espaços de coworking também são uma boa alternativa para seguir com os seus estudos de maneira produtiva.

5.  Explore diferentes recursos

Você sabia que existem diversas ferramentas para tornar a rotina de estudos mais produtiva? Uma delas é o método Pomodoro. Ele consiste em dividir o seu tempo de estudos em 25 minutos e pausar por 5. Repita isso quatro vezes, sendo que ao final do intervalo das quatro repetições, a pausa deve ser maior, por cerca de 30 minutos.

O objetivo dessa técnica é elevar a sua capacidade de concentração, o que aumenta o seu rendimento e também proporciona uma melhor gestão do tempo.

6.  Evite distrações

Já comentamos nos tópicos anteriores que evitar distrações, como TV, celular e videogame, é fundamental para que você alcance bons resultados nos seus estudos.

Além disso, as redes sociais são um importante “tomador de tempo” e, por essa razão, você deve destinar algumas horas do dia, de preferência após o término das suas atividades de estudo, para acessá-las.

Para você ter uma ideia, o tempo médio de tela no celular dos brasileiros é de 4,2 horas por dia. Imagine você dedicando metade dessas horas aos seus estudos e projetos acadêmicos.

Portanto, além do celular, esteja atento para eliminar qualquer distração que possa desviar o seu foco e atenção do que realmente é importante: o seu sucesso acadêmico e futuro profissional!

7.  Faça pausas

As pausas são importantes para você descansar a mente e também o corpo. Além disso, caso você permaneça muitas horas concentrado, as chances de assimilação do aprendizado podem ser diminuídas pelo cansaço.

Por isso, é importante incorporar na sua rotina de estudos pausas e momentos de descanso. Dessa forma, você garante a energia necessária para que possa voltar às suas atividades com mais vigor e foco.

8.  Cuide da alimentação

Manter uma alimentação saudável é fundamental para que você esteja disposto para os estudos e as demais atividades diárias. Além de priorizar alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes e verduras e beber bastante água, aliar alguma prática de atividade física no seu dia a dia será importante para equilibrar hormônios que possam causar ansiedade, por exemplo.

Ainda com relação à alimentação, estabeleça dias da semana para comer o que gosta, como uma pizza, bolos e, claro, o chocolate. Dessa forma, você condiciona o seu cérebro para ele saber que não será privado do que gosta, mas que terá um dia certo para você consumir o alimento.

9.  Separe um tempo para cuidar da sua saúde mental

O estresse e a ansiedade do dia a dia, somados às exigências por resultados, podem causar danos à sua saúde, que, ao longo do tempo, poderão desencadear importantes doenças. Por isso, é importante estar atento à sua saúde mental, separando um tempo para o seu autocuidado.

Respeite as pausas para descanso, separe um tempo só para você e também para estar com quem você ama. Além disso, procure ajuda se sentir que existe algo de errado no seu comportamento, como irritabilidade, perda de sono e ansiedade em excesso.

Viu como montar uma rotina de estudos é possível? Fique atento também para evitar as distrações, como o tempo de tela e televisão. Elas podem prejudicar o seu cronograma de estudos, colocando em risco todo o seu planejamento.

Se você gostou deste artigo sobre rotina de estudos, confira também este sobre 7 técnicas de estudo que vão ajudar a organizar sua rotina!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.