Visite nosso site
Mercado

Transição de carreira: como saber se é a hora de mudar?

Mercado

Transição de carreira: como saber se é a hora de mudar?

É natural que, em algum momento da vida, você se sinta desgastado em determinada profissão. Com isso, surge uma enorme vontade de mudar os rumos e realizar a transição de carreira, não é mesmo?

No entanto, é importante saber diferenciar se esse sentimento é mesmo um desejo ou apenas uma fase que vai passar em breve. Para entender, de fato, o que pode ser esse anseio de transformação, é essencial se questionar e identificar se esse é o momento adequado para tomar a decisão.

A seguir, entenda alguns pontos da transição de carreira e veja se realmente vale a pena mudar de vez a sua vida profissional!

Saiba quais são os reais motivos da sua transição de carreira

Antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível entender quais são os reais motivos que o motivam a fazer a transição de carreira. Muitas pessoas, por exemplo, se sentem insatisfeitas com a profissão atual e com as atividades de trabalho.

Outras desejam um caminho que ofereça mais qualidade de vida e estímulo para se dedicar às suas funções. Independentemente do que seja, você deve colocar tudo na balança para entender, de fato, qual é a maior motivação em fazer uma mudança tão grande na vida profissional.

Muitas vezes, a vontade de transformação pode ser apenas uma fase passageira. Por isso, antes de largar o emprego atual e tudo o que construiu com a sua carreira, reflita bastante. Caso esse seja realmente o seu desejo, será preciso se planejar para os próximos passos.

Você já deve imaginar que para iniciar em qualquer profissão, é preciso estudar e se qualificar. É como se estivesse começando do zero. Você terá que conhecer outras pessoas que já atuam na profissão, fazer networking, conhecer as possíveis áreas de atuação e compreender o comportamento do mercado de trabalho.

Tudo isso é fundamental para iniciar a transição de carreira com o pé direito. Se você está decidido em realizar a troca de atividades e de perspectivas, o próximo passo é se planejar e definir ações para mudar de vida.

orientação vocacional

Entenda como realizar a transição de carreira

A transição de carreira é um processo complexo que pode demandar bastante energia e tempo da pessoa. Antes de largar o emprego atual, comece a buscar uma nova especialidade dentro ou até próxima da sua área, tendo como foco um setor específico.

Caso queira mudar radicalmente, será preciso realizar uma transição mais profunda, que significa recomeçar a sua vida profissional sem nenhuma experiência prévia no setor pretendido. Mesmo que pareça desafiador, essa pode ser uma excelente oportunidade de crescimento pessoal.

Veja, a seguir, algumas dicas para iniciar a sua transição de carreira da melhor forma.

Mapeie as oportunidades

Um passo importante é mapear as oportunidades do mercado de trabalho na futura área de atuação. Você deve optar pela profissão baseado em suas aptidões, propósitos e competências, considerando tanto os prós quanto os contras da nova carreira. Portanto, a primeira etapa é realizar uma pesquisa aprofundada sobre o campo.

Analise as vagas em aberto, busque por cursos profissionalizantes e pelas formações disponíveis. Além disso, faça contato com pessoas que já atuam na área e estude sobre as tendências e projeções do mercado para ter uma ideia mais assertiva sobre as oportunidades de crescimento.

Prepare-se financeiramente

Será necessário também se preparar financeiramente, ou seja, reservar uma quantia para pagar as suas contas no período de transição. Como você não terá experiência para comprovar aos futuros empregadores, talvez demore um pouco até conquistar uma vaga que pague uma boa remuneração.

Muitas vezes, você iniciará como aprendiz, que acaba tendo um salário bem menor. Mesmo assim, tenha em mente que a nova realidade é passageira e que, com dedicação e empenho, será muito mais fácil se candidatar a um cargo promissor que valorize a sua trajetória profissional.

Adquira capacitação

Para mudar de carreira, é imprescindível se capacitar e realizar cursos relacionados à nova profissão. Essa é uma forma de se inserir no mercado e de conhecer outros profissionais do setor.

Fazer um MBA, uma especialização ou uma pós-graduação, por exemplo, pode ser suficiente. Seguir páginas, perfis, blogs e sites também é indicado para se manter atualizado. No entanto, muitas vezes será preciso investir em cursos livres e bastante networking para realmente conhecer o universo da nova carreira.

Descubra quais erros evitar ao mudar de carreira

Começar outra carreira tem se tornado uma prática tão comum que muitas pessoas acabam a negligenciando e cometendo inúmeros erros no processo de transição. Para evitar ao máximo essa situação e não ter prejuízos ou dor de cabeça, é importante se organizar e contar com planejamento.

Não ter uma reserva financeira e não buscar por informações sobre a nova profissão, por exemplo, são atitudes que podem dificultar significativamente o seu desenvolvimento profissional. Fazer esse tipo de mudança requer horas dobradas de trabalho e estudo, até mesmo deixando o tempo de lazer de lado.

Você deve dar preferência às atividades que ajudem o seu aperfeiçoamento. Investir em uma instituição de ensino de qualidade e conversar frequentemente com pessoas da área de atuação pretendida são ações imprescindíveis. Tenha em mente que a sua dedicação pode fazer com que você alcance mais rápido os seus objetivos.

Hoje em dia, a transição de carreira já não é mais um tabu na sociedade. As novas gerações têm demonstrado isso claramente, buscando por diferentes setores para se especializar e complementar as suas atuais funções.

Contando com uma boa dose de planejamento e empenho, será possível adquirir conhecimento e se tornar um profissional bem-sucedido. O importante é que você sempre se mantenha satisfeito com o trabalho e tenha vontade de aprender de forma contínua para atender às necessidades do mercado.

Para realizar uma transição de carreira de forma mais segura, é fundamental se capacitar profissionalmente. O mais indicado é investir em estudos e cursos na área que você deseja seguir. Com isso, você pode se desenvolver na carreira pretendida, sabendo que tomou a melhor decisão para o seu futuro.

Gostou do conteúdo? Aqui no UniAcademia você encontra cursos de graduação e pós-graduação ideais para fazer a sua tão sonhada mudança de profissão. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

orientação vocacional

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!