Visite nosso site
CARREGANDO...
Mercado

Quando mudar de carreira? 8 sinais que indicam o momento ideal!

No items found.
Mercado

Quando mudar de carreira? 8 sinais que indicam o momento ideal!

Geralmente, ao terminar a escola, devemos escolher logo por uma graduação ou profissão, mesmo que essa seja uma decisão bem desafiadora. Afinal, como pessoas tão jovens podem saber o que querem fazer pelo resto da vida? Por isso, após alguns anos, é possível que o desejo se transforme e surja a vontade de mudar de carreira.

E isso não é nenhum problema, até porque qualquer pessoa está sujeita a gostar de algo e, depois, não gostar mais. No entanto, essa é uma mudança séria que exige um bom planejamento. Antes de agir, é importante descobrir se realmente esse é o momento ideal para fazer uma escolha tão importante.

A seguir, falaremos sobre alguns sinais que indicam a necessidade de ter mudanças de carreira. Além disso, abordaremos sobre os impactos trazidos por essa decisão e como fazê-la de maneira segura. Confira!

Quais são os impactos da mudança de carreira?

Se algo não está bom, nem traz prazer ou felicidade, o melhor a se fazer é modificar a situação. Em relação à profissão, essa não é uma decisão muito fácil. Afinal, foram anos dedicados a uma determinada área profissional.

Mudar de carreira é sair totalmente da zona de conforto. É mergulhar no novo, o que exige dedicação e coragem. Portanto, é fundamental fazer uma escolha que esteja, de preferência, relacionada aos seus maiores objetivos de vida.

Antes de tomar essa decisão, é importante avaliar bem toda a situação. Se você está em um emprego estável e precisa pagar contas, talvez simplesmente abandoná-lo e partir rumo a uma nova carreira não seja a melhor ideia.

Isso significa que tudo deve ser pensado. Por exemplo, decidiu trocar de profissão? Quanto tempo vai durar a nova graduação? É possível conciliar o curso com o trabalho atual ou será preciso pedir demissão? Se pedir, terá problemas por não ter uma renda fixa?

Diversas questões precisam ser analisadas neste processo. No entanto, não deixe de tomar a sua decisão por medo do que pode acontecer. Dessa forma, é preciso fazer um bom planejamento para ter certeza de sua decisão, ou seja, realizar a transição de carreira.

É muito importante saber a hora certa de mudar de profissão, já que existem diversas consequências de não apostar em novos ares, sobretudo quando a situação não está tão favorável. Por isso, a indicação é: arrisque-se!

Que sinais mostram a necessidade de mudar de carreira?

Para a sua caminhada rumo ao novo ser, é fundamental identificar os sinais e saber se essa é realmente a escolha certa. Por isso, destacamos a seguir oito indícios que mostram que você deve mudar de carreira.

1. Desânimo e desinteresse pela profissão

Acordar às 6h, ir ao trabalho, chegar em casa às 19h, jantar, tomar banho e dormir. É essa a sua rotina atual? Não sente prazer diário e já acorda com desânimo para ir trabalhar?

A falta de interesse pelo seu trabalho e pela sua profissão são fortes sinais de que algo precisa ser feito. Se o problema for o emprego atual, talvez uma mudança de empresa seja o suficiente para renovar a sua vida. Contudo, se não há vontade de continuar no ramo, então precisa se questionar por que ainda está nele.

2. Falta de reconhecimento profissional

Por mais que você seja um profissional bem capacitado e dedicado, ainda sente que não está sendo reconhecido no ramo? Não recebe promoção há anos na empresa, mas as obrigações continuam aumentando?

A falta de reconhecimento profissional e o desânimo com a carreira andam lado a lado. Ao se dedicar e não ser reconhecido por isso, como manter o ânimo para trabalhar? É realmente bem difícil ter motivação diante desse contexto.

3. Desvalorização do mercado

Certas profissões são mais valorizadas que outras dentro do mercado de trabalho. Para os profissionais, esse fator é bem desgastante, pois existiu dedicação durante os anos de estudo e ao longo do dia a dia no trabalho, mas não houve um retorno tão favorável.

Ainda que goste da sua área, caso ela não seja valorizada, não há sustentação a longo prazo. Isso porque, enquanto as despesas só aumentam, o seu salário não condiz com a realidade. Eventualmente, é normal começar a repensar se essa dinâmica está valendo a pena.

4. Queixas e estresse constante

Outro sinal bem claro de que é preciso mudar de carreira é o estresse diário no trabalho. As exigências constantes, as reclamações e o estresse relacionados aos superiores ou aos colegas de trabalho causam impacto em todas as áreas da vida, não apenas na área profissional.

Portanto, é importante que se perguntar se essas questões são contornáveis ou se estão afetando a sua saúde mental e o seu interesse profissional. Passar por estresses diários no ambiente de trabalho dificilmente compensam apenas levando em consideração o salário.

5. Procrastinação excessiva

Você tem deixado as atividades sempre para depois e não tem sentido ânimo para executá-las? Este é, sem dúvidas, um forte sinal de que é chegada a hora de pensar em mudar de ocupação. Quem gosta do que faz geralmente não reclama e não apresenta desculpas para fazer o que deve ser feito.

Além de tudo, a procrastinação excessiva pode atrapalhar a sua vida profissional. Até mesmo os processos de trabalho que dependem de você podem sofrer impactos e atrasos. Caso você se encontre nessa situação, talvez seja o momento certo para uma mudança de carreira.

6. Conformismo com o atual cargo

Você acredita que chegou no patamar máximo da sua carreira e se conforma em relação a isso, sem acreditar que as coisas podem se transformar? Pois bem, mesmo que você esteja em uma vaga que ofereça um bom salário e qualidade laboral, isso não quer dizer que é necessário ficar estagnado.

Profissionais de sucesso não se limitam à estabilidade de um cargo e vão em busca de novas oportunidades e chances de crescimento. Para iniciar a jornada, é interessante buscar por novos conhecimentos, fazer networking e se dedicar em aprimorar qualidades que você já tem.

7. Irritabilidade ao desempenhar suas funções

Se sentir irritado com frequência ao desempenhar suas funções profissionais também é um forte indício de que é o momento certo de buscar por outra ocupação. A irritabilidade pode fazer com que você acabe tratando mal algum colega de trabalho, um líder ou gestor. Esse tipo de comportamento pode comprometer significativamente a sua carreira.

8. Tristeza

Ao exercer alguma atividade ou prestar um serviço, você se sente triste e desanimado com o que está fazendo? Pois está aí mais um sinal para mudar de área de atuação. Além de tudo, não é nada saudável fazer tarefas que não condizem com a sua personalidade e gosto pessoal.

Caso não se sinta satisfeito com o trabalho se dedique em mudar, busque por novos conhecimentos e comece a refletir sobre o que, de fato, você gosta de fazer. O caminho da mudança pode não ser tão simples no início, mas certamente você não vai se arrepender no futuro.

Como fazer uma mudança segura?

Identificou-se com um ou mais dos sinais que indicam a necessidade de mudar de carreira? Então, o próximo passo é elaborar um planejamento para poder fazer uma mudança segura. Lembre-se de que não há problema em fazer isso se a meta for trazer mais satisfação à própria vida e ajudar a atingir o sucesso profissional almejado.

Dentro do planejamento, é importante avaliar a necessidade de uma reserva financeira para se manter até conquistar um novo emprego ou será preciso continuar no trabalho atual. Além disso, analise a situação atual do mercado de trabalho da futura carreira a fim de identificar se ele já está saturado ou se a remuneração é satisfatória.

Outro ponto importante é saber manejar as expectativas, ou seja, entender que o processo pode ser árduo e que, logo no início, vão existir desafios. Portanto, o progresso se baseia em construções diárias.

Lembre-se, ainda, da importância da formação acadêmica. Você pode investir em uma segunda graduação ou em uma pós-graduação, por exemplo. Independentemente da sua escolha, é fundamental entender que o curso superior é necessário nessa fase.

Tomar a decisão de mudar de carreira não é algo tão fácil e, por isso, não deve ser feita por impulso. Ao analisar todos os fatores listados, existe a certeza de que esse é o melhor caminho a ser feito? Se sim, então, siga em frente e se abra para o novo!

Existem inúmeros profissionais de sucesso, por exemplo, que mudaram de carreira radicalmente e colheram bons frutos na nova trajetória. Você pode se apoiar nestas histórias para ter a motivação e a coragem necessárias para transformar a sua atual realidade.

Aproveite a visita e deixe o seu comentário dizendo se as informações ajudaram você a pensar em maneiras de mudar de carreira!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.