mudar de carreira

Geralmente, ao terminar o Ensino Médio, devemos escolher logo uma graduação, sendo essa uma decisão bem desafiadora. Afinal, como pessoas tão jovens podem saber o que querem fazer pelo resto da vida? Por isso, após alguns anos, é possível que o desejo se transforme e surja a vontade de mudar de carreira.

E isso não é nenhum problema, até porque qualquer pessoa está sujeita a gostar de algo e, depois, não gostar mais. No entanto, essa é uma mudança séria e que exige um bom planejamento. Antes de agir, é importante descobrir se realmente esse é o momento ideal para fazer uma escolha tão importante.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre alguns sinais que indicam a necessidade de mudar de carreira. Além disso, abordaremos sobre os impactos trazidos por essa mudança e como fazê-la de maneira segura. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os impactos da mudança de carreira?

Se algo não está bom, nem traz prazer ou felicidade, o melhor a se fazer é modificar a situação. Em relação à profissão, essa não é uma decisão muito fácil. Afinal, foram anos dedicados a uma área profissional.

Mudar de carreira é sair totalmente da zona de conforto. É mergulhar no novo, exigindo dedicação e coragem. Portanto, é fundamental fazer uma escolha que esteja relacionada aos seus objetivos para a vida.

Antes de tomar essa decisão, é importante avaliar bem toda a situação. Se você está em um emprego estável e precisa pagar contas, talvez simplesmente abandoná-lo e partir rumo a uma nova carreira não seja a melhor ideia.

Isso significa que tudo deve ser pensado. Por exemplo, decidiu trocar de profissão? Quanto tempo vai durar a nova graduação? É possível conciliar o curso com o trabalho atual ou será preciso pedir demissão? Se pedir, terá problemas por não contar ter uma renda fixa?

Diversas questões precisam ser analisadas nesse processo. No entanto, não deixe de tomar a sua decisão por medo do que pode acontecer. Dessa forma, é preciso fazer um planejamento, mas ter certeza de sua decisão, ou seja, mudar de carreira.

Que sinais mostram a necessidade de mudar de carreira?

Para a sua caminhada rumo ao novo ser mais leve, é fundamental identificar os sinais e saber se essa é realmente a escolha certa. Por isso, agora, vamos destacar quatro indícios que mostram se você deve mudar de carreira.

1. Desânimo e desinteresse pela profissão

Acordar às 6h, ir ao trabalho, chegar em casa às 19h, jantar, tomar banho e dormir. É essa a sua rotina atual? Não sente prazer diário e já acorda com desânimo para ir trabalhar?

A falta de interesse pelo seu trabalho e pela sua profissão são fortes sinais de que algo precisa ser feito. Se o problema for o emprego atual, talvez uma mudança de empresa seja o suficiente para renovar a sua vida. Contudo, se não há vontade de continuar no ramo, então precisa se questionar por que ainda está nele.

2. Falta de reconhecimento profissional

Por mais que você seja um profissional bem capacitado e dedicado, ainda sente que não está sendo reconhecido no ramo? Não recebe promoção há anos na empresa, mas as obrigações continuam aumentando?

A falta de reconhecimento profissional e o desânimo com a carreira andam lado a lado. Ao se dedicar e não é ser reconhecido por isso, como manter o ânimo para trabalhar? É realmente bem difícil ter motivação diante desse contexto.

3. Desvalorização do mercado

Certas profissões são mais valorizadas que outras dentro do mercado de trabalho. Para os profissionais, esse fator é bem desgastante, pois existiu dedicação durante os anos de estudo e ao longo do dia a dia no trabalho, mas não houve um retorno tão favorável.

Ainda que goste da sua área, caso ela não for valorizada, não há sustentação em longo prazo. Isso porque, enquanto as despesas só aumentam, o seu salário não condiz com a realidade. Eventualmente, é normal começar a repensar se essa dinâmica está valendo a pena.

4. Queixas e estresse constante

Outro sinal bem claro de que é preciso mudar de carreira é o estresse diário no trabalho. As exigências constantes, as reclamações e o estresse relacionados aos superiores ou colegas de trabalho causam impacto em todas as áreas da vida, e não apenas na área profissional.

Portanto, é importante que se perguntar se essas questões são contornáveis ou estão afetando a sua saúde mental e o seu interesse profissional. Nem sempre (ou melhor, dificilmente) passar por estresses diários no ambiente de trabalho compensam apenas com o salário mensal.

Como fazer uma mudança segura?

Identificou-se com um ou todos os sinais que indicam a necessidade de mudar de carreira? Então, o próximo passo é elaborar um planejamento para poder fazer uma mudança segura. Lembre-se de que não há problema em fazer isso se a meta for trazer mais satisfação à própria vida e ajudar a atingir o sucesso profissional almejado.

Dentro do planejamento, é importante avaliar a necessidade de uma reserva financeira para se manter até conquistar um novo emprego ou será preciso continuar no trabalho atual. Além disso, analise a situação atual do mercado de trabalho da futura carreira a fim de identificar se ele já está saturado ou não e se as remunerações são satisfatórias.

Outro ponto importante é saber manejar as expectativas, ou seja, entender que o processo pode ser árduo e que, logo no início, vão existir desafios. Portanto, o progresso se baseia em construções diárias.

Lembre-se, ainda, da importância da formação acadêmica. Você pode investir em uma segunda graduação ou em uma pós-graduação, por exemplo. Independentemente da sua escolha, é fundamental entender que o curso superior é necessário nessa fase.

Portanto, mudar de carreira não é uma decisão fácil e não deve ser tomada por impulso. Ao analisar todos esses itens, existe a certeza de que esse é o melhor caminho a ser feito? Então, siga em frente e se abra para o novo!

Caso tenha interesse nas Ciências Humanas, leia o nosso post sobre as opções de carreiras nessa área!