Visite nosso site

Vestibular ou Enem: quais as diferenças e o que compensa mais?

Vestibular ou Enem: quais as diferenças e o que compensa mais?

Prestar vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Essa é uma dúvida que muitos estudantes têm ao se preparar para ingressar em um curso superior. Esses dois exames contam com muita coisa em comum, pois são responsáveis por fazer a avaliação do que você aprendeu no ensino médio, em provas que são distribuídas de acordo com a área de conhecimento.

Para ajudar você a entender como escolher entre vestibular ou Enem, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é o vestibular?

O vestibular se refere aos processos seletivos de instituições públicas e privadas que dão acesso ao Ensino Superior no país. Nessa modalidade de avaliação, cada instituição de ensino de graduação tem a liberdade de elaborar o seu próprio vestibular e, assim, fazer a seleção dos alunos mais qualificados, que ingressarão na faculdade.

O Enem também é uma espécie de vestibular, como veremos a seguir. Por isso, diversas faculdades privadas aceitam essa nota como forma de ingresso, desde que ela esteja alinhada com os cursos que o candidato deseja ingressar.

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998 e hoje é a principal porta de entrada para universidades públicas no país. Para isso, integra o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Sua função principal é avaliar o desempenho individual dos estudantes.

Funciona assim: ao final de cada ano letivo no ensino médio, o aluno faz a prova do Enem. A nota é somada no terceiro ano e usada por universidades federais, estaduais e privadas como uma forma de integrar os processos seletivos.

No entanto, cada universidade pode escolher se adere ao Sisu como forma de ingresso. Ainda, pode estabelecer uma pontuação mínima no Enem para o ingresso em cada curso.

Dessa forma, os candidatos que alcançarem essa nota são chamados para ocupar as vagas da instituição de ensino, por ordem de classificação. Isso quer dizer que, quanto maior a nota do aluno no Enem, maior é a chance de ser classificado para estudar na faculdade escolhida.

A nota do Enem também pode ser utilizada para o ingresso em universidades privadas. Além disso, pode ser usada para ter acesso ao ensino superior por meio de outros programas do governo. Isso porque, além do Sisu, é possível pleitear benefícios do Prouni e do Fies por meio das notas do Enem.

Portanto, com a nota do Enem, você pode ter acesso a:

  • faculdades particulares sem vestibular;
  • bolsas de estudo;
  • universidades em Portugal.

Desde 2020, o Enem Digital está em vigor e segue basicamente as mesmas regras do Enem presencial.

Qual a diferença entre vestibular e Enem?

O vestibular é um meio de ingresso ao ensino superior mais tradicional e é encarado com muita seriedade por quem pleiteia uma vaga. Já o Enem serve para uma avaliação geral do nível de ensino e também pode ser usado como forma de ingresso nas universidades de todo o Brasil.

Para que você veja melhor qual a diferença entre vestibular e Enem, elencamos os pontos abaixo. Acompanhe!

Provas

Ao aderir ao vestibular, o conhecimento dos 3 anos de estudo no ensino médio é verificado em uma única prova, que pode acontecer em um único dia ou ser dividido em mais dias, de acordo com o cronograma da instituição.

Já o Enem é feito ao final de cada ano letivo do ensino médio e, ao final do terceiro ano, as notas são somadas.

É preciso ficar atento, pois o vestibular pode ser agendado, e você tem mais chances de ingressar no curso que deseja. Já o Enem acontece apenas uma vez ao ano e, se você perder a prova nos dois dias de aplicação, não poderá fazer o exame em outro dia, a não ser que tenha realizado a prova de redação e não a tenha zerado. Portanto, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.

Concorrência

No Enem, a concorrência é bem mais acirrada. Isso porque você vai precisar ir além da nota de corte para cursar a faculdade que almeja. Portanto, as pontuações mais altas asseguram a vaga.

Já no vestibular, a concorrência é menor porque ele abrange apenas os candidatos que se matricularam para um curso específico de uma determinada faculdade.

Resultados

Quem faz o Enem precisa ter paciência, pois o resultado da prova demora mais de 30 dias para ser divulgado. Isso porque o processo de correção das redações e outras questões abertas é bastante demorado. Já no vestibular, o resultado sai em alguns dias, pois a nota é divulgada de acordo com o número de questões ou, se for o caso, da redação.

Quando é melhor fazer o Enem?

O Enem é indicado para todos os estudantes, pois, além de servir de ingresso para programas do governo, como Prouni, Sisu e Fies, ele também pode ser usado como nota complementar ao vestibular em algumas universidades, em especial nas universidades privadas.

Quando é melhor fazer o Vestibular?

O Vestibular é um processo de seleção bastante tradicional e serve para ingressar em faculdades públicas e privadas, desde que elas tenham aderido a essa modalidade.

Além disso, o vestibular é a melhor opção para quem:

  • deseja ingressar em uma universidade pública em um curso que não faz parte do Sisu;
  • não se encaixa nos requisitos de renda e escolaridade dos programas do Governo Federal (ProUni e FIES);
  • deseja ingressar em um curso de faculdade privada que não esteja disponível no ProUni.

Embora Enem e vestibular tenham finalidades um pouco diferentes, não é necessário escolher entre um e outro. Por isso, é aconselhável fazer os dois exames, pois o conteúdo da avaliação é muito parecido. Assim, você aumenta as suas chances de ingressar em um curso superior. Além disso, as universidades costumam agendar as provas do vestibular em datas que não coincidem com o Enem, justamente para que os alunos possam fazer as duas provas.

Logo, vale reforçar que você não precisa escolher entre vestibular ou Enem, podendo fazer as duas provas com tranquilidade e aproveitar a melhor nota para concorrer à vaga desejada.

Se você gostou deste artigo sobre vestibular ou Enem, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!