Visite nosso site
Ensino

Afinal, como estudar atualidades para o Enem?

Ensino

Afinal, como estudar atualidades para o Enem?

A chegada do momento de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio costuma ser recebida com ansiedade pelos estudantes, não só por essa prova ser uma porta de entrada para a faculdade, mas especialmente devido à sua própria complexidade. Isso porque, além de ter um bom conhecimento sobre os conteúdos estudados na escola, também é importante estudar atualidades para o Enem.

Desse jeito, o ideal é começar a se preparar quanto antes, de modo a se manter atualizado em relação aos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo. O desafio é grande, mas algumas estratégias podem facilitar esse processo e ajudam a ter um embasamento sólido para fazer uma boa prova.

Pensando nisso, desenvolvemos este post que traz algumas dicas para você ficar por dentro das atualidades para o Enem e chegar mais perto de ter um bom desempenho nesse exame tão importante. Acompanhe!

Como estudar atualidades para se sair bem no Enem?

Em um mundo com tanto acesso ao conhecimento, parece fácil ficar sempre atualizado, mas não é bem assim. Estudar atualidades para o Enem exige certo cuidado para absorver exatamente a informação a ser abordada na prova, capaz de permitir que você ingresse em um curso superior. Por isso, confira as dicas a seguir!

Acompanhe o noticiário

A maneira mais simples e rápida de se informar é ter o hábito de acompanhar o noticiário pela televisão. Então, se você ainda não faz isso, é hora de reservar pelo menos uma hora do dia a esse tipo de programa. Lembre-se de variar o canal, no entanto, para ter acesso a diferentes pontos de vista sobre as notícias de diversos temas, como economia, política, meio ambiente e direitos civis, entre muitos outros.

Leia jornais e revistas

A leitura de jornais e revistas também precisa fazer parte da rotina de quem está estudando atualidades para o Enem. Com a internet, o acesso a materiais diversificados se torna ainda mais fácil. Tenha apenas o cuidado de ter como preferência os grandes veículos de comunicação, cujos textos podem, inclusive, ser usados pelo próprio Enem como contextualização de alguma questão.

Assista a documentários

Para entender melhor certos temas, assistir a bons documentários é uma excelente estratégia. Esse tipo de produção audiovisual normalmente conta com depoimentos de especialistas e reúne cenas reais que ajudam a compreender o assunto abordado.

Por essa razão, sempre que tiver acesso a documentários sobre questões atuais, tanto na televisão quanto em plataformas de streaming ou outros meios, não perca a oportunidade de assisti-los.

Veja programas de entrevistas

Assim como os documentários, os programas de entrevistas também oferecem uma visão aprofundada sobre tópicos relevantes para a sociedade. No entanto, certifique-se de assistir àquelas de profissionais renomados em suas áreas, que realmente sejam autoridades na temática abordada. Além disso, sempre busque mais de uma opinião sobre o assunto.

Pesquise sobre os acontecimentos

Mais do que estudar atualidades para o Enem, também é necessário ter uma opinião sólida sobre elas. Por esse motivo, observe quais são os tópicos relevantes e faça pesquisas aprofundadas a fim de compreender melhor os seus desdobramentos na sociedade. Dessa forma, você conseguirá pensar em possíveis soluções voltadas a esses problemas sociais, algo indispensável na elaboração da redação do Enem.

Tenha cuidado com as notícias falsas

Principalmente ao fazer pesquisas na internet, é importante tomar cuidado com as fakes news que estão cada vez mais disseminadas nesse meio. Por isso, prefira portais reconhecidos pelo compromisso com a verdade. Nas redes sociais, acompanhe as páginas de grandes jornais e revistas, além de sempre conferir as fontes das notícias compartilhadas pelos seus amigos.

Mantenha o foco no que é importante

Ao acompanhar o noticiário nacional e internacional, é importante saber identificar o que realmente são as atualidades relevantes para o Enem. Ficar por dentro de notícias de entretenimento, como os principais acontecimentos de um reality show ou como foi o último capítulo de uma novela, por exemplo, não é o ideal.

Por outro lado, o exame pode trazer questões ou até mesmo uma proposta de redação sobre como essas atrações influenciam os comportamentos na sociedade. Em vista disso, não precisa esquecer completamente que esse tipo de produto existe, apenas tente observá-los com um olhar crítico para entender de quais maneiras funcionam e formar uma opinião a respeito.

Faça uma revisão antes da prova

Um detalhe importante que você não pode esquecer ao estudar atualidades para o Enem é que o exame demanda tempo em seu processo de elaboração. Existe todo um protocolo acerca da seleção das questões e do tema da redação, além de a impressão das provas também precisar ser feita com antecedência.

Logo, o Enem não tem como abordar assuntos atuais que ficaram em evidência pouco tempo antes da prova. Assim, aproveite as últimas semanas de estudo para fazer uma boa revisão, tanto sobre as atualidades quanto sobre os conteúdos curriculares, e tirar dúvidas para se sentir mais preparado na hora do exame.

Como as atualidades são abordadas no Enem?

Um dos objetivos do Enem é analisar como os estudantes conseguem associar os conteúdos curriculares estudados na escola com o mundo em que vivemos. Portanto, as atualidades podem ser abordadas nas questões objetivas de todas as áreas do conhecimento, muitas vezes por meio de uma contextualização antes da pergunta em si.

Outro momento no qual as atualidades são abordadas no Enem se dá na prova de redação, que sempre envolve algum assunto atual e relevante à sociedade. Nesse caso, você deverá desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema indicado, apresentando argumentos coerentes e concluindo com uma proposta viável de solução para o problema.

Por fim, fica evidente a importância de estudar atualidades para o Enem e começar a se preparar para o exame. Seguindo as dicas listadas aqui, você conseguirá se manter atualizado em relação ao que realmente importa, garantir um bom desempenho nessa prova e ingressar em uma boa instituição de ensino superior.

Então, já está se preparando para o Enem? Antes de ir, deixe um comentário nos contando o que achou das nossas dicas e quais são as suas expectativas para a prova!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!