Visite nosso site
Mercado

Conheça as diferenças entre o trabalho do arquiteto e do engenheiro civil!

Mercado

Conheça as diferenças entre o trabalho do arquiteto e do engenheiro civil!

Escolher uma profissão não é tarefa simples, uma vez que vários fatores devem ser considerados antes da decisão final. Se você se interessa pela área de construção, então, é fundamental conhecer a diferença entre arquiteto e engenheiro civil para saber qual das áreas é a ideal para os seus estudos.

Apesar de serem correlatas, afinal, cada uma têm suas atribuições e responsabilidades. Antes de escolher seguir alguma dessas profissões, é importante conhecer mais sobre os cursos, as possibilidades de atuação na área e as características necessárias para se destacar no mercado de trabalho.

Pensando em orientar a sua escolha, elencamos algumas diferenças dessas profissões, como são as graduações e os principais ramos de atuação. Acompanhe a leitura!

Por que é importante entender as diferenças?

Em primeiro lugar, cabe destacar que é comum que duas ou mais áreas do conhecimento dialoguem entre si ao ponto de confundir o estudante que está prestes a ingressar no ensino superior. Em especial, a diferença entre arquiteto e engenheiro civil costuma trazer dúvidas na hora da escolha da profissão. Nesse sentido, explorar as semelhanças e divergências no que se refere à graduação e atuação no mercado é fundamental.

Afinal, isso impactará diretamente na sua rotina de trabalho, nas funções desempenhadas, nas áreas de estudo indispensáveis para a formação etc. Em outras palavras, a escolha entre uma ou outra área terá impactos acadêmicos e profissionais que, se não observados, podem se tornar incompatíveis com o seu perfil e propósito.

Então, como essas áreas se diferenciam?

Confira agora um comparativo geral entre as áreas de estudo da Arquitetura e Engenharia Civil!

Arquitetura

Arquitetura é a área do conhecimento relacionada à projeção, ao planejamento e construção de espaços externos e internos, observando-se critérios estéticos, culturais, funcionais e de conforto para a sua organização. Por isso, a graduação se situa entre as áreas de exatas e humanas, podendo o profissional de Arquitetura atuar em:

  • restauração de edifícios;
  • paisagismo;
  • urbanismo;
  • arquitetura de interiores etc.

Para se ter ideia, um arquiteto urbanista recebe, em média, R$ 5.741,87 no Brasil, para uma jornada de 40 horas semanais. Entre os maiores empregadores, estão empresas de serviços de engenharia e construção de edifícios.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil, por outro lado, é a área do conhecimento responsável por projetar, gerenciar e executar obras, tanto de construção civil quanto de hidráulica, geotécnica entre outros. Sendo assim, a graduação está mais voltada às exatas, podendo o profissional formado atuar em:

  • construções urbanas;
  • projetos de estrutura e fundação;
  • obras de saneamento;
  • obras infraestrutura e transporte.

Para se ter ideia, um engenheiro civil recebe, em média, R$ 7.293,53 para uma jornada de 41 horas semanais no país. Entre os principais empregadores, estão construtoras, empreiteiras e órgãos públicos.

Como é a formação de cada área?

Para compreender mais sobre o tema, é necessário entender que cada curso se propõe a formar profissionais com características particulares, capazes de atuar em atividades específicas. Confira, então, as características centrais dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, e algumas diferenças entre eles. Confira!

Foco

Como visto, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem como foco formar profissionais capacitados para cuidar do planejamento e desenho de espaços urbanos e construções. Para que isso seja possível, é importante considerar aspectos humanísticos e funcionais envolvendo as pessoas e o meio ambiente.

Por outro lado, a graduação em Engenharia Civil preza pela capacitação de profissionais que cuidarão do projeto e execução de obras, uma vez que o engenheiro é responsável por acompanhar todo este processo.

Duração

Os dois cursos têm carga horária mínima de 3.600 horas, conforme exige o Ministério da Educação. Sendo assim, a maioria das graduações se distribui em 10 períodos, totalizando cinco anos para a formação. Isto, é claro, pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida.

Grade curricular

A graduação em Arquitetura e Urbanismo tem uma grade curricular que reúne diversos conhecimentos, mesclando matérias de ciências exatas e conteúdos mais gerais. Algumas disciplinas conhecidas são:

  • conforto ambiental;
  • estudo da forma;
  • geometria descritiva;
  • história e teoria da arquitetura;
  • história do urbanismo;
  • planejamento urbano e regional;
  • projeto arquitetônico;
  • teoria da habitação.

O curso de Engenharia Civil engloba disciplinas que envolvem cálculo matemático e físico, sendo muito indicado para quem tem facilidade nas exatas. Algumas matérias vistas durante a formação são:

  • construção de edifícios;
  • física;
  • geologia;
  • hidráulica;
  • mecânica dos solos;
  • projeto arquitetônico e urbano;
  • topografia.

Qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro civil no campo de atuação?

As atribuições de um arquiteto e engenheiro civil, consequentemente, também são diferenciadas. Cada profissional desempenha um papel importante em uma obra, sendo que a função de um ajuda a complementar o que o outro faz. Vamos entender mais sobre o ramo de atuação dessas profissões? Acompanhe!

Arquiteto

O arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços, coordenando a construção ou a reforma de edifícios, casas ou outros imóveis, elaborando a planta e escolhendo os materiais que serão utilizados.

Portanto, ele deve considerar aspectos sobre o uso do imóvel, a disposição dos móveis, ventilação, iluminação, entre outros. De modo simplificado, esse profissional está voltado para os elementos estéticos e funcionais da construção. O arquiteto tem um campo de atuação que também lhe permite trabalhar com o paisagismo, design de objetos e móveis, comunicação visual em espaços públicos e privados, além de estudos urbanísticos.

Como um profissional que lida tanto com estética quanto com aspectos estruturais, o arquiteto precisa prestar atenção às novidades em termos de produtos, materiais e tendências de design ao planejar a sua carreira.

Engenheiro Civil

O engenheiro civil tem a responsabilidade de projetar, gerenciar e executar obras, construções e reformas de casas, prédios, viadutos entre outros. Ele acompanha todas as etapas da obra, desde a análise do terreno até a definição dos tipos de fundação. Cabe a ele especificar as redes de instalação elétrica e hidráulica do edifício, além da supervisionar prazos, custos e qualidade.

O engenheiro também é responsável pela estabilidade e segurança da obra, precisando cuidar de impactos causados pelas mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais, por exemplo.

O engenheiro, portanto, tem um campo de trabalho amplo nas áreas de construção civil, com um leque interessante de opções, a exemplo da infraestrutura e saneamento.

Quando arquiteto e engenheiro podem trabalhar juntos?

Apesar das diferenças, e também por conta delas, o arquiteto e engenheiro possuem trabalhos complementares. Se você seguir carreira na Arquitetura, é bem provável que trabalhe com profissionais da Engenharia e vice-versa. Enquanto o arquiteto planeja a obra no papel, e engenheiro executa.

Se eles não mantiverem uma comunicação clara, erros podem acontecer no meio do processo. Veja, a seguir, algumas etapas que exigem o trabalho em conjunto de arquitetos e engenheiros.

Execução do projeto

O arquiteto pode se dedicar a acompanhar de perto a construção do que foi planejado. Nesse caso, ele faz visitas ao canteiro de obras para agilizar a resolução de problemas e criar pontes entre o cliente e a empresa de construção civil. Problemas no canteiro de obras podem resultar em consequências como: interrupções na produção, ociosidade de equipamentos e acidentes de trabalho.

No entanto, toda a logística de um canteiro de obra fica por conta do engenheiro. É ele quem realiza a avaliação financeira de uma obra, o gerenciamento das equipes e do próprio espaço físico.

Cálculo de instalação elétrica

O bom dimensionamento das instalações elétricas e hidráulicas pode interferir diretamente na eficiência e segurança das instalações. Geralmente é um trabalho feito pelo engenheiro, mas a avaliação do arquiteto do projeto também pode ser requisitada.

Quando as instalações são feitas corretamente, os profissionais podem evitar uma série de erros. Por exemplo, não é raro encontrar banheiros sem tomadas elétricas, cômodos com tomadas insuficientes e interruptores em locais de difícil acesso. São erros com origem na instalação elétrica realizada pela equipe de construção civil.

No caso da instalação hidráulica, cabe aos profissionais garantir o fornecimento de água de forma contínua, de acordo com a pressão e velocidade adequadas para o sistema de tubulações.

Elaboração das plantas e distribuição dos espaços

As plantas de um projeto arquitetônico também podem contar com o olhar técnico de um engenheiro civil para serem, de fato, bem-sucedidas no momento da execução.

Elas costumam ter várias etapas, como o momento de conversar com os clientes e criar um plano de necessidades para a realização da obra, além da visita ao terreno e a coleta de dados.

Alguns exemplos são a planta de situação (mapeia o terreno de uma casa, por exemplo, na quadra da cidade), a planta de implantação (identifica o volume do imóvel no terreno), a planta baixa da edificação, fachadas e elevações. Nesse momento, são determinadas características importantes de uma estrutura que será construída, como decoração, a posição dos principais móveis e integração de cômodos.

De modo geral, o desenho das plantas deve oferecer respostas a algumas questões que poderão ser levantadas por outros profissionais que estão envolvidos com a obra. Quando os desenhos são analisados por especialistas em mais de uma área, é possível ter um maior aprimoramento das ideias na hora de executar. Por isso, é um elo proveitoso quando arquitetos e engenheiros trabalham de forma conjunta.

Como escolher entre os cursos de Arquitetura e Engenharia?

Escolher entre as duas opções de curso superior não é uma tarefa fácil, mas a análise das principais características deve ser feita antes de uma decisão final. Lembre-se de que a profissão escolhida será sua companheira por muito tempo. Portanto, quanto maior for a sua afinidade com as atividades desenvolvidas, mais prazeroso será o seu cotidiano. Escolha a área que mais tem a ver com sua vocação profissional.

A Arquitetura envolve aspectos estéticos dos espaços. Sendo assim, é uma profissão que exige algumas habilidades como criatividade, a fim de desenvolver obras que sejam elegantes e funcionais ao mesmo tempo. Além disso, é preciso pensar em causar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, o que exige conhecimento de fatores históricos, sociais e econômicos envolvidos.

Já a Engenharia Civil foca nas Ciências Exatas, capacitando o aluno para realizar cálculos, lidar com Física, Química e disciplinas relacionadas. Portanto, a afinidade e facilidade com essas matérias é imprescindível para ter sucesso nessa carreira, além da disposição para lidar diretamente com as obras.

É preciso considerar todos esses aspectos antes de fazer a sua escolha. Para tanto, defina qual é a atividade pela qual tem mais interesse, pense se você se identifica mais com a parte visual e estética ou prefere uma atuação mais direta e responsável pela execução dos projetos.

Do mesmo modo, não deixe de manter-se atualizado sobre as carreiras possíveis em ambas as áreas, as funções desempenhadas e o dia a dia do profissional. Se possível, compartilhe experiências com graduados atuantes e certifique-se de que as atividades são compatíveis com as suas aspirações e objetivos de longo prazo.

Qual a importância da instituição de ensino para a formação?

Por fim, independentemente da escolha que você venha a fazer em relação ao seu futuro, não deixe de escolher uma instituição de ensino de qualidade e com credibilidade no mercado. É por meio dela, afinal, que você poderá adquirir o conhecimento teórico e prático necessário para uma atuação de excelência no mercado.

Para além disso, a infraestrutura, a metodologia de ensino e a qualificação docente oferecida pela faculdade serão determinantes para que você explore ao máximo as carreiras possíveis dentro da Arquitetura ou da Engenharia Civil. Isto será determinante para a identificação de áreas compatíveis com o seu perfil em ambas as graduações e, portanto, para a consolidação de uma carreira de sucesso.

Enfim, neste texto, detalhamos algumas atividades e responsabilidades assumidas pelo arquiteto e pelo engenheiro civil. Observamos que, ao escolher um curso para a sua formação profissional, é essencial conhecer seus próprios interesses, habilidades e objetivos pessoais para definir qual carreira seguir.

Além do autoconhecimento, é fundamental avaliar a semelhança e diferença entre arquiteto e engenheiro a fim de verificar as competências necessárias para atuar em ambas áreas. Assim, é possível verificar se elas estão de acordo com o seu perfil e sonhos profissionais. Fazendo essa autoavaliação, você conseguirá identificar o melhor caminho a ser seguido e planejar melhor seu futuro profissional.

E então? Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais artigos como este, não deixe de seguir o UniAcademia nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter).

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!