Visite nosso site
Ensino

Ciências humanas: conheça as principais carreiras na área

Ensino

Ciências humanas: conheça as principais carreiras na área

As áreas de conhecimento podem ser divididas em Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Os cursos que estão na primeira área têm a ver com os estudos sobre a sociedade, enquanto a segunda envolve a solução de problemas com a Lógica e a Matemática. Já a terceira, por sua vez, debruça-se sobre os seres vivos e suas interações com o meio ambiente.

Devido à necessidade de reconhecer a área de Humanas como uma ciência importante para o entendimento da nossa realidade, decidimos elaborar este post para que você conheça um pouco mais sobre esse ramo e as opções de atuação existentes nele.

Também vamos explicar em mais detalhes as diferenças entre Ciências Humanas em relação a Exatas e Biológicas, além de dar dicas sobre como saber se você tem o perfil para ingressar no ramo. Continue a leitura e comece o seu plano de carreira!

O que diferencia os cursos de Humanas de outras áreas?

Antes de saber quais são as carreiras que fazem parte das Ciências Humanas, é importante entender as características que unem todas essas profissões. Isso pode ajudar você que está em dúvida entre fazer um curso superior de Humanas ou de outras áreas do conhecimento.

No geral, as principais características dos cursos de Humanas como História, Letras e Filosofia, são as seguintes.

Uso de relatos de pessoas

Enquanto os cursos de Exatas trabalham com fórmulas e noções numéricas e os cursos de Biológicas trabalham com o resultado de experimentos para entender questões de saúde, os cursos de Humanas utilizam relatos de pessoas (documentos escritos, áudios, vídeos etc.) para entender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais.

Leitura, interpretação e discussão

Os cursos de Humanas estimulam os alunos a leitura e interpretação de textos com diferentes níveis de complexidade. O uso dos textos também envolve discussões em grupo que enriquecem a compressão obtida com a leitura.

Desenvolvimento da escrita

Muitas das avaliações que os professores dos cursos de Ciências Humanas realizam são feitas a partir de trabalhos escritos, como artigos e ensaios. É um grande incentivo para que os alunos exercitem a habilidade de expressar ideias complexas de forma organizada pela linguagem escrita, algo importante em trajetória profissional após a faculdade.

Quais são as carreiras que fazem parte das Ciências Humanas?

Quando o assunto envolve as Ciências Humanas, você logo deve pensar em determinadas disciplinas, como Geografia, História, Sociologia e Filosofia, certo?

Na verdade, essas costumam ser matérias da grade curricular de vários cursos de Ensino Superior com foco em Humanas. As profissões desse ramo geralmente têm estudos semelhantes entre si, mas diferentes tipos de abordagens.

As Artes, por exemplo, são bem subjetivas; enquanto o Jornalismo é mais prático, a Filosofia é mais teórica. Para saber um pouco mais sobre o assunto, confira algumas das carreiras desse ramo logo a seguir.

Direito

O Direito continua sendo uma das áreas mais tradicionais no país. Essa ciência é responsável por aplicar leis, organizando relações entre as pessoas e a sociedade. Durante o curso, que dura cinco anos, o aluno estuda determinadas disciplinas, como Direito Constitucional e Economia Política.

O profissional formado nessa área pode atuar em diversas vertentes, como Penal, Trabalhista, Previdenciária, Comercial e Tributária. Além disso, ele tem a opção de ser advogado, juiz, promotor, analista de tribunais, entre outros.

Serviço Social

Com o objetivo de planejar e executar as políticas públicas e os programas sociais, surgiu o Serviço Social, que é focado no bem-estar da população e na reintegração das pessoas. O profissional formado no curso trabalha diretamente com questões que envolvem a exclusão social, buscando promover melhores condições de vida a crianças, jovens, adultos e idosos.

O curso tem duração de quatro anos em que os alunos veem algumas disciplinas, como Antropologia, Direitos Humanos e Filosofia. Ao graduar-se, é possível trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais.

Jornalismo

Para quem gosta de ler e de contar histórias, o curso de Jornalismo é recomendado. Ao longo da graduação, que dura quatro anos, o estudante tem acesso a diversas disciplinas, como Filosofia, Teorias da Comunicação e Redação.

Essa profissão é bastante rotulada a apenas repórteres e apresentadores, mas saiba que o mercado jornalístico, hoje, está mais voltado para a assessoria de imprensa e para a produção de conteúdo em mídias digitais.

Ciências Sociais

Compreender a sociedade humana e os seus mecanismos de funcionamento é um desafio para os sociólogos e os profissionais formados em Ciências Sociais. Essa carreira conta com algumas disciplinas, como Antropologia, Ciência Política, Economia e História.

O curso dura cerca de quatro anos e permite que o profissional atue em diferentes áreas, em especial no ambiente acadêmico, como na pesquisa de costumes e de hábitos de um povo ou dos fenômenos presentes em organizações culturais e sociais.

Letras

O estudo da Língua Portuguesa e de outros idiomas estrangeiros é feito pelo bacharelado e/ou pela licenciatura em Letras, curso de Ensino Superior que dura, em média, quatro anos. Ao longo da graduação, os estudantes aprendem mais profundamente o Português e as línguas clássicas, como Latim e Grego, além de poderem se especializar em idiomas modernos, como Inglês e Espanhol.

As opções de carreira em Letras são várias. No caso da licenciatura, o graduado pode se enveredar para a carreira acadêmica, ministrando aulas e realizando pesquisas. Já em relação ao bacharelado, é comum que o formado atue como tradutor.

Psicologia

A graduação em Psicologia tem duração de cinco anos e é uma das opções mais concorridas para quem quer seguir uma carreira nas Ciências Humanas. Essa é uma área ampla e, às vezes, de difícil definição, mas, de modo geral, conhecemos a Psicologia como os estudos que envolvem os processos mentais e o comportamento humano.

Após a graduação, o psicólogo pode atuar e se especializar em várias áreas, como Psicoterapia, Psicologia Esportiva e Neuropsicologia. O seu ambiente de trabalho mais comum é a clínica, mas também é possível atuar em escolas, hospitais, empresas e faculdades (em docência e pesquisa acadêmica).

História

O curso de graduação em História tem duração de quatro anos e conta com várias linhas de estudo. De modo geral, o historiador em formação aprende a investigar documentos de diferentes épocas, avaliar fontes, comparar os registros e interpretar os fatos do passado que impactam os dias atuais.

As atuações mais comuns para o historiador formado são a docência escolar e acadêmica, além da atividade como pesquisador em instituições públicas e privadas.

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração média de quatro anos, sendo a opção ideal para pessoas criativas e com o pensamento empreendedor, que gostam de trabalhar em grupo e de encontrar soluções para diferentes empresas.

O publicitário pode trabalhar em agências especializadas de marketing nas mais diferentes funções, em veículos de comunicação, em departamentos de marketing de empresas de todos os portes e em produção de eventos.

Quais são as habilidades desenvolvidas nas Ciências Humanas e a importância delas?

Quando escolhemos uma carreira, primeiramente, pensamos nas habilidades que temos em relação a ela. No entanto, pouco se fala nas aptidões que desenvolvemos ao longo do curso, em especial, quando se trata das Ciências Humanas.

Confira, a seguir, as habilidades que favorecem o bom resultado em cursos de Ciências Humanas e, posteriormente, a atuação em cada área.

Pensamento crítico

Por estarem constantemente lendo autores e confrontando ideias, os estudantes de Ciências Humanas desenvolvem a capacidade de pensamento crítico, ou seja, começam a questionar diversos temas sobre os quais talvez nunca tivessem refletido a respeito, como os propósitos dos seres humanos e os seus objetivos na sociedade.

Esse tipo de questionamento leva os profissionais a pensarem o que devem fazer daqui em diante com a proposta de melhorar a vida das pessoas.

Capacidade de diálogo

Principalmente nos cursos de Ciências Humanas, é comum que os alunos realizem atividades que demandem um diálogo frequente com professores e colegas de turma.

Isso é ótimo, afinal, o exercício do debate e da discussão de ideias, além de contribuir para a fixação dos assuntos, permite que os graduandos formulem e compartilhem as suas impressões de maneira crítica e reflexiva.

Após a graduação, você vai perceber que essa é uma habilidade valiosa para conseguir se colocar no mercado de trabalho e construir uma carreira.

Habilidades com a escrita

Como vimos, as áreas de Ciências Humanas são ótimas opções de faculdades para quem gosta de ler e de escrever.

Esse tipo de avaliação oferece várias vantagens. Os estudantes exercitam, por meio da escrita, a capacidade de organizar e de articular conceitos vistos em sala de aula, familiarizando-se ainda mais com as normas gramaticais da Língua Portuguesa.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Humanas?

O profissional formado em Ciências Humanas pode trabalhar em cargos muito diferentes. Por exemplo, o recém-formado em História vai encontrar oportunidades distintas de alguém que cursou Publicidade e Propaganda.

Graduando-se nos cursos com uma abordagem mais teórica, é possível atuar como pesquisador acadêmico ou em projetos que envolvam a análise social e histórica, além de assumir funções de consultor de empresas e de órgãos públicos que querem entender melhor a sociedade. Na maioria dos casos, outra carreira comum é a docência em escolas.

Com a conclusão de cursos com abordagens mais práticas, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda, por outro lado, é possível encontrar cargos em jornais, assessorias de imprensa, emissoras de rádio ou de TV e em empresas de marketing.

No entanto, é viável notar que as Ciências Humanas não são tão valorizadas quanto as outras, principalmente em relação a oportunidades no mercado de trabalho. A intenção aqui não é colocar uma área de saber em um patamar mais elevado que a outra, mas promover a equidade entre elas.

É necessário existir uma comunicação entre as diferentes áreas, já que as Humanas são capazes de questionar e elaborar metas, enquanto as Biológicas e as Exatas podem pensar de modo prático em como atingir esses objetivos.

Dessa forma, o funcionamento da sociedade é uma engrenagem que necessita de diferentes colaboradores para que não deixe de funcionar.

Os profissionais das Ciências Humanas são tão necessários quanto os outros, mas acabam, frequentemente, sendo desvalorizados devido à mentalidade utilitarista da coletividade, que mede o valor de algo pela possibilidade de aquilo ser usado imediatamente, gerando rentabilidade.

Como as Ciências Humanas demandam bastante dedicação e tempo dos profissionais, os resultados podem não aparecer rapidamente, mas são significativos a ponto de fazer valer toda a espera.

De qualquer forma, saiba que, para atuar em qualquer uma das carreiras nesse ramo, é fundamental ter um interesse genuíno no campo. Você vai precisar estudar as relações sociais, entendê-las e buscar maneiras de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para obter sucesso na área, portanto, é importante demonstrar paixão pelo assunto e ligá-lo às suas afeições pessoais, afinal, são longos anos de graduação. Então, é melhor aproveitá-los estudando aquilo de que se gosta, certo?

Como saber se eu sou de Humanas?

Para aqueles que sentem dificuldade de saber se os cursos de Ciências Humanas estão entre as melhores opções para si, é importante saber que essa decisão envolve, basicamente, três coisas:

  • reconheça se você gosta de debater assuntos que envolvem muitas pessoas e expressar assuntos complexos por meio da escrita;
  • compreenda o dia a dia profissional que você terá após a faculdade;
  • saiba se você tem o perfil para exercer as responsabilidades da profissão.

Essas questões já são um bom começo! Elas poderão ajudar você a saber se realmente as áreas de Humanas são as melhores opções para sua trajetória profissional.

Como escolher o melhor curso superior?

Ok, mas qual curso superior escolher? Se você já decidiu que Ciências Humanas é a sua praia, é provável que agora esteja sentindo mais segurança para, finalmente, decidir qual curso escolher na hora de prestar o vestibular.

Como nem sempre essa é uma decisão fácil, separamos algumas dicas que podem nortear a sua escolha. Confira!

Reconheça os seus interesses

Vale a pena identificar o grau de motivação e interesse que você tem para aprender os assuntos específicos de um curso superior. Para isso, você pode buscar a grade curricular de cada curso de Humanas que estão entre os prediletos.

Na análise das grades, veja quais matérias você se imagina estudando na faculdade. Tenha em mente que é comum encontrar uma ou outra que não gostaria de estudar, mas identifique, no geral, qual grade curricular soa mais familiar para você.

Busque uma faculdade de qualidade

A instituição de ensino que você escolher será determinante para sua experiência na graduação. De acordo com a faculdade, você poderá escolher o turno e a modalidade de ensino para o curso superior que decidiu fazer. Também perceba se você tem alguma identificação com os valores da instituição.

Caso a parte financeira seja algo determinante na sua decisão, inclua na avaliação a disponibilidade de bolsas de estudo. Encontrar a combinação perfeita entre todos esses fatores é a chave para uma boa graduação.

No UniAcademia, por exemplo, oferecemos bolsas de estudo e outros incentivos de ingresso, como convênios com empresas. Além disso, os nossos cursos superiores têm mais uma modalidade de ensino disponível.

É isto, chegamos ao final do nosso guia sobre as áreas de Humanas. Agora, caso você tenha se interessado por uma das carreiras que apresentamos aqui, não deixe de pesquisar um pouco mais sobre elas e tomar a sua decisão.

Aproveite conhecer as opções de cursos superiores do UniAcademia e dê o ponta pé na trajetória profissional.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!