Visite nosso site
CARREGANDO...
ciencias-humanas
No items found.

As áreas de saber são divididas em ciências humanas, exatas e biológicas. O primeiro tipo tem relação com os estudos sobre a sociedade, enquanto o segundo envolve a solução de problemas com a lógica e a matemática, e o terceiro se debruça sobre os seres vivos e as suas interações com o meio ambiente.

Devido à necessidade de reconhecer as humanidades como ciências importantes para o entendimento da nossa realidade, decidimos elaborar este post para que você conheça um pouco mais sobre esse ramo e as opções de carreiras existentes nele. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quais são as carreiras que fazem parte das ciências humanas?

Certamente, quando o assunto envolve as ciências humanas, você logo pensa em disciplinas como Geografia, História, Sociologia e Filosofia, certo? Na verdade, essas costumam ser matérias da grade curricular de vários cursos de ensino superior com foco em humanidades.

As profissões desse ramo geralmente têm estudos semelhantes entre si, mas diferentes tipos de abordagens. As artes, por exemplo, são bem subjetivas; e enquanto o jornalismo é mais prático, a filosofia é mais teórica. Para saber um pouco mais sobre o assunto, confira algumas das carreiras desse ramo logo a seguir.

Direito

O Direito continua sendo uma das carreiras mais tradicionais no país. Essa ciência é responsável por aplicar as leis, organizando as relações entre os indivíduos e a sociedade como um todo. Durante o curso, que dura em torno de 5 anos, o aluno se depara com disciplinas como Sociologia, Direito Constitucional e Economia Política.

O profissional formado nessa área pode atuar em diversas vertentes, como penal, trabalhista, previdenciária, comercial e tributária. Além disso, ele tem a opção de ser advogado, juiz, promotor, analista de tribunais, entre outros.

Serviço Social

Com o objetivo de planejar e executar as políticas públicas e os programas sociais, surgiu o Serviço Social, que é focado no bem-estar da população e na reintegração dos indivíduos. Sendo assim, o profissional trabalha diretamente com questões que envolvem a exclusão social, buscando promover melhores condições de vida a crianças, jovens, adultos e idosos.

O curso tem duração de 4 anos, em que os alunos veem disciplinas como Antropologia, Direitos Humanos e Filosofia. Ao graduar-se, é possível trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais.

Jornalismo

Para quem gosta de ler e contar histórias, o jornalismo é uma profissão constantemente recomendada. Ao longo da graduação, que dura 4 anos, o estudante tem acesso a disciplinas como Filosofia, Teorias da Comunicação e Redação.

Essa profissão é bastante rotulada a apenas repórteres e apresentadores, mas saiba que o mercado jornalístico hoje está mais voltado para a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo em mídias digitais.

Ciências Sociais

Tentar compreender a sociedade humana e seus mecanismos de funcionamento é um desafio e tanto para os sociólogos, que são os profissionais formados em Ciências Sociais. Essa carreira conta com disciplinas como Antropologia, Ciência Política, Economia e História.

O curso dura cerca de 4 anos e permite que o profissional possa atuar em diferentes áreas, em especial no ambiente acadêmico, como na pesquisa de costumes e hábitos de um povo ou fenômenos presentes em organizações culturais e sociais.

Letras

O estudo da língua portuguesa e de outros idiomas estrangeiros é feito pelo bacharelado e/ou a licenciatura em Letras, curso de ensino superior que dura em média 4 anos. Ao longo desse curso, os estudantes aprendem mais profundamente o português e as línguas clássicas como latim e grego, além de poderem se especializar em idiomas modernos, como inglês e espanhol.

No caso da licenciatura, o graduado envereda para o ambiente acadêmico, ministrando aulas e realizando pesquisas acadêmicas. Já em relação ao bacharelado, é comum que o formado atue como tradutor.

Quais são as habilidades desenvolvidas nas ciências humanas e a importância delas?

Geralmente, quando escolhemos uma carreira, primeiramente pensamos nas habilidades que temos em relação a ela. No entanto, pouco se fala nas aptidões que desenvolvemos ao longo do curso, em especial quando se trata das ciências humanas.

Por estarem constantemente lendo autores e confrontando ideias, os estudantes desenvolvem a capacidade de pensamento crítico, ou seja, começam a questionar diversos temas que talvez nunca tivessem refletido a respeito, como os propósitos dos seres humanos e os seus objetivos na sociedade.

Esse tipo de questionamento leva os profissionais a pensarem o que devem fazer daqui em diante, com a proposta de melhorar a vida das pessoas. Atualmente, é possível notar que as ciências humanas não são tão valorizadas quanto as outras, principalmente em relação às exatas.

A intenção aqui não é colocar uma área de saber em um patamar mais elevado que a outra, mas promover a equidade entre elas. É necessário existir uma comunicação entre as diferentes áreas, já que as humanidades são capazes de questionar e elaborar metas, enquanto as biológicas e exatas podem pensar de modo prático em como atingir esses objetivos.

Dessa forma, o funcionamento da sociedade é uma engrenagem que necessita de diferentes colaboradores para que não deixe de funcionar. Os profissionais das ciências humanas são tão necessários quanto os outros, mas acabam, frequentemente, sendo desvalorizados devido à mentalidade utilitarista da sociedade, que mede o valor de algo pela possibilidade daquilo ser usado imediatamente, gerando rentabilidade.

Como as ciências humanas demandam bastante dedicação e tempo dos profissionais, os resultados podem não aparecer rapidamente, mas são significativos ao ponto de fazer valer toda a espera. De qualquer forma, saiba que, para atuar em qualquer uma das carreiras nesse ramo, é fundamental ter interesse genuíno nesse campo de saber, estudando as relações sociais, entendendo-as e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Para obter sucesso na área, é importante demonstrar paixão pelo assunto e ligá-lo às suas afeições pessoais, afinal, são longos anos de graduação. É melhor aproveitá-los estudando o que gosta, certo?

Caso você tenha se interessado por uma das carreiras em ciências humanas que apresentamos neste artigo, não deixe de pesquisar um pouco mais sobre ela e tomar a sua decisão profissional.

Gostou deste conteúdo? Então que tal compartilhá-lo com os seus amigos para que eles tenham acesso às informações que listamos aqui? Assim, todos podem conhecer melhor as humanidades e reconhecer a sua importância na sociedade.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.