Visite nosso site
CARREGANDO...
o que faz um publicitário
o que faz um publicitário
No items found.

Quem tem facilidade para se comunicar, é criativo, gosta de lidar com o público e está disposto a enfrentar uma rotina movimentada e cheia de desafios, vai se dar bem com o curso superior de Publicidade e Propaganda. Saiba que essa é uma graduação bem completa e que oferece um mercado de trabalho promissor, especialmente devido à popularização das mídias digitais.

Muita gente tem interesse nessa carreira, mas não entende ao certo o que faz um publicitário. Existem várias áreas nas quais esse profissional pode atuar, ou seja, há oportunidades para pessoas de diferentes perfis.

Quer conhecer melhor a graduação de Publicidade e Propaganda, as principais atribuições do publicitário e os segmentos de atuação? Então, vem com a gente e descubra também como ter sucesso nessa carreira!

Como é o curso superior de Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado e tem duração de 4 anos. A matriz curricular é ampla para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades sobre o mercado, diferentes mídias, comportamento do consumidor e estratégias de fortalecimento de marca. Aliás, essa é a razão pela qual a carreira permite a atuação em segmentos variados.

Confira abaixo algumas disciplinas que o aluno tem nessa faculdade:

  • Fotografia;
  • Design Gráfico;
  • Psicologia: Análise do Consumidor e do Receptor;
  • Técnicas de Produção Audiovisual;
  • Imagem e Marca;
  • Produção Gráfica;
  • Linguagem e Técnicas Cinematográficas;
  • Atendimento/Planejamento;
  • Redação Publicitária;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Direção de Arte;
  • Redação Multimídia;
  • Marketing Digital;
  • Criatividade;
  • Planejamento e Gestão de Mídias Sociais;
  • Empreendedorismo e Gestão;
  • Branding e Relacionamento;
  • Publicidade e Mercado.

O curso de Publicidade e Propaganda tem caráter generalista, ou seja, ele oferece a possibilidade de o estudante ter contato com disciplinas que abordam uma série de assuntos acerca da sua área.

Dessa forma, após a graduação, o aluno pode decidir fazer uma especialização em um dos assuntos e, assim, ganhar mais autoridade no mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica para atuar como professor e pesquisador.

O que faz um publicitário?

Talvez a primeira imagem que venha à mente das pessoas quando elas pensam na função de um publicitário seja a do profissional responsável por elaborar anúncios de revistas, televisão e rádio. Bom, essa percepção não está errada, mas há muitas outras atribuições relacionadas a quem escolhe essa carreira.

Na verdade, o anúncio visto na revista é apenas uma etapa de um trabalho longo, que envolve vários profissionais. Para criar uma peça publicitária, por exemplo, é necessário fazer uma reunião com o cliente para descobrir quais são os seus objetivos e o tipo do negócio, realizar um estudo de caso e entender quem é o público-alvo.

Assim, é função do publicitário fazer uma pesquisa de mercado, bem como selecionar e indicar as mídias mais indicadas para determinada proposta.

É, portanto, um trabalho que envolve o atendimento ao cliente, muito planejamento, elaboração de estratégias e análise dos resultados alcançados com a realização da campanha. Dessa maneira, quem escolhe essa profissão precisa ter um bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe, ser organizado, proativo e, é claro, criativo.

De forma geral, como essa profissão se divide em várias etapas e possibilita uma atuação bastante ampla, o publicitário pode trabalhar com:

  • produção audiovisual;
  • fotografia;
  • marketing;
  • design;
  • redação.

A área de atuação do publicitário que mais se destaca hoje em dia é o marketing, principalmente o marketing digital. Diante dos constantes avanços das ferramentas de atração e fidelização de clientes na internet, as empresas estão interessadas pelo serviço do publicitário capaz de trabalhar com as marcas em sites, redes sociais etc.

Quais são os espaços de atuação desse profissional?

O interessante de quem tem o diploma de publicidade são as oportunidades em diferentes tipos de empresa, até mesmo em âmbito público. É ainda um futuro promissor para quem quer empreender na área ou trabalhar de forma autônoma.

Veja em quais espaços o publicitário pode direcionar sua carreira e as principais áreas de atuação.

Agências de publicidade

É o ambiente mais tradicional para esse profissional, que possibilita a atuação em diferentes segmentos, como o de atendimento, no qual ele faz a intermediação entre agência e cliente; e de criação, voltada ao desenvolvimento de identidade de marca e produção de peças para mídias variadas.

É possível ainda trabalhar com pesquisa de mercado, planejamento de mídia e no setor de marketing.

Veículos de comunicação

O publicitário pode atuar nas equipes de diferentes mídias, como TV, rádio, revistas, jornais e portais digitais, atuando no contato com as agências de publicidade, negociação de contratos e planejamento de espaços para propaganda. Pode ainda ser responsável por fotografias, vídeos ou criação gráfica.

Empresas — departamentos de comunicação

É possível trabalhar em departamentos de marketing e comunicação de grandes empresas, realizando ações voltadas para:

  • fortalecimento da marca;
  • gerenciamento de mídias;
  • pesquisa de mercado;
  • desenvolvimento de produtos;
  • estratégias para aumento de vendas;
  • promoção de eventos.

Órgãos públicos

Quem busca um emprego estável pode atuar em departamentos de comunicação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Nesse setor, o publicitário é responsável pelo desenvolvimento de campanhas, contato com agências, promoção de eventos e gerenciamento de mídias.

Empreendedorismo

Quem sonha em ter o próprio negócio e empreender também pode se dar bem: imagine se tornar um profissional e abrir a própria agência, coordenar equipes e prospectar clientes. Para quem tem espírito de liderança, certamente esse é o melhor caminho.

Atuação como freelancer

Com o crescimento do marketing digital, houve um aumento das oportunidades para o publicitário atuar como freelancer. Ele pode oferecer serviços para criação de campanhas e gerenciamento das redes sociais de marcas e empresas.

É ideal ter um portfólio online bem completo e atualizado, além de um perfil no LinkedIn, de modo a ser encontrado com mais facilidade pelos clientes.

De que maneira é possível ter sucesso nessa carreira?

Agora que você já sabe o que faz um publicitário, deve estar curioso para saber como ter sucesso nessa carreira. Veja abaixo.

Boa formação

O primeiro passo é escolher uma instituição de ensino superior de referência, com grade curricular atualizada, bons professores e infraestrutura completa para que adquira a melhor formação.

Qualificação constante

Além da graduação, é importante que o profissional não pare de estudar: realizar cursos livres e de pós-graduação vai permitir o acompanhamento das tendências na área e a especialização em um determinado segmento. Dessa maneira, é possível valorizar seu currículo e alcançar as melhores oportunidades no mercado.

Atualização profissional

Ficar por dentro das principais novidades da área, principalmente em relação às transformações do setor, comportamento do consumidor e tecnologias também é recomendado.

Rede de contatos

O publicitário deve estar aberto para conhecer novas pessoas e, dessa forma, aumentar seu networking. A rede de contatos profissional pode ser formada ainda na faculdade, na realização de estágios e na participação de eventos.

Que aspectos levar em conta ao escolher uma faculdade de Publicidade e Propaganda?

Vimos até aqui o que faz um publicitário, quais são as áreas de atuação desse profissional e as características que garantem o sucesso nessa carreira. Agora, vamos explicar algumas dicas para buscar uma boa faculdade de Publicidade e Propaganda.

A matriz curricular do curso

As instituições de ensino normalmente disponibilizam a matriz curricular de todos os cursos oferecidos no seu site oficial. Esse documento determina a carga horária destinada para cada disciplina e como elas estão organizadas de acordo com o semestre ou módulo. Na maioria das vezes, são organizadas em: obrigatórias, eletivas e optativas.

Verificar a matriz curricular é um fator determinante para saber se aquele curso é mesmo o ideal. Ao fazer essa análise, é possível identificar se a graduação oferece uma formação de qualidade, que realmente prepara o profissional para as demandas e os desafios do mercado de trabalho.

A qualificação do corpo docente

O corpo docente é formado por professores que atuam na faculdade, normalmente especialistas nas áreas que lecionam. Suas práticas devem ajudar os alunos a alcançarem os melhores resultados, por isso é importante saber como a qualificação de cada mestre e doutor pode contribuir para sua formação prática e teórica.

A infraestrutura da instituição

O campus da faculdade ou do centro universitário é o local no qual o aluno passa boa parte do tempo e vive um importante período da sua vida. Além de fazer amigos e adquirir conhecimentos que vão contribuir para o seu futuro, você vai precisar contar com a qualidade da infraestrutura para fazer valer todos os anos de formação e amadurecimento.

Considere a qualidade e o conforto das salas de aula, a presença de bibliotecas bem estruturadas, os ambientes de convivência, a organização dos departamentos e a presença de serviços de limpeza.

A acessibilidade financeira da instituição

Entenda se a instituição é acessível do ponto de vista financeiro. Bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil, por exemplo, são ótimas possibilidades. No Centro Universitário Academia, os alunos contam com descontos na mensalidade, diferentes tipos de bolsas e acesso aos principais programas de financiamento estudantil, como ProUni e FIES.

Esse tipo de auxílio financeiro permite que muitos estudantes consigam concluir sua formação profissional e entrar no mercado de trabalho.

A tradição da faculdade

Instituições tradicionais de ensino têm certo prestígio, por isso podem pesar no currículo do candidato em uma vaga de trabalho. O UniAcademia, por exemplo, foi fundado em 1972, com programas de graduação e pós-graduação latu sensu e stricto sensu em várias áreas do conhecimento.

Agora que você já sabe o que faz um publicitário, não perca tempo e invista nessa formação. Já conhecia o UniAcademia? Nossos alunos contam com uma equipe docente de especialistas, acesso a bolsas de estudo, programas de financiamento estudantil e muito mais.

Se chegou até aqui, é por que está em busca de uma boa formação profissional de nível superior. Então, acesse o site do UniAcademia e entre em contato conosco.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.