Visite nosso site

Quanto custa uma pós-graduação? Veja como se planejar financeiramente!

Quanto custa uma pós-graduação? Veja como se planejar financeiramente!

Você está em busca de requalificação profissional, mas ainda tem dúvidas sobre quanto custa uma pós-graduação em sua área de atuação? Pois saiba que, a depender da instituição, da modalidade e do curso escolhido, os preços das mensalidades podem variar.

Para dar um salto na carreira e retomar os estudos, é importante se planejar financeiramente para conseguir pagar a especialização. Mesmo assim, esse tipo de investimento vale a pena e pode abrir muitas portas para o seu futuro.

Quer entender quanto custa uma pós-graduação e como se preparar para arcar com os gastos? Continue a leitura a seguir e confira!

Afinal, quanto custa uma pós-graduação?

Um dos maiores desafios no momento de escolher uma pós-graduação é encontrar o curso ideal para os seus objetivos e que, é claro, encaixe-se no seu orçamento. O valor pode variar bastante entre as unidades educacionais e os campos de atuação, sendo definido pelo tipo de formação e pela carga horária ofertada.

Quem deseja se especializar para ter mais chances no mercado de trabalho deve avaliar se o investimento terá um bom retorno para a sua trajetória profissional. Além disso, é importante considerar a aceitação do curso entre os contratantes e o salário médio de quem tem uma pós-graduação no currículo.

Para isso, é fundamental realizar uma pesquisa embasada e aprofundada entre as instituições da sua região, comparando o preço médio das mensalidades e o que cada opção oferece como retorno para o aluno. Mesmo que o valor pareça alto em um primeiro momento, é preciso ter em mente que a retomada dos estudos pode trazer diversos diferenciais e vantagens para o currículo.

Para ter uma ideia dos preços, será preciso definir, por exemplo, se você quer cursar um mestrado, um doutorado, um MBA ou uma especialização. A depender da modalidade de ensino, as mensalidades podem ser de até R$ 1 mil. Felizmente, existem maneiras de tornar o valor mais adequado ao seu orçamento, se necessário.

O planejamento financeiro é, sem dúvidas, imprescindível para alcançar esse objetivo. Entretanto, o interessado também pode buscar financiamentos estudantis e criar uma reserva financeira para conseguir dar conta de pagar o investimento, sem a necessidade de criar dívidas em longo prazo.

Como se planejar financeiramente para pagar o curso de pós-graduação?

O primeiro passo para realizar um planejamento financeiro adequado é entender, precisamente, quanto você ganha e gasta por mês. Com isso, você consegue identificar quanto pode reservar para a pós-graduação e estabelecer um orçamento para os demais compromissos financeiros.

O indicado é que o investimento esteja dentro de uma quantia que não prejudique o pagamento de suas contas pessoais. Atualmente, já existem formas de arcar com os custos dos estudos sem que o aluno tenha que se endividar ou fazer grandes sacrifícios. A seguir, confira algumas dicas para fazer o seu planejamento da melhor forma.

Coloque os gastos na ponta do lápis

Ter uma noção detalhada das suas despesas mês a mês é essencial para compreender como anda a sua receita. Para isso, é preciso colocar todos os seus gastos na ponta do lápis, detalhando o valor do salário e de outras entradas de dinheiro.

Para facilitar a tarefa, você pode elaborar uma planilha financeira e inserir todas as informações das suas despesas, como alimentação, transporte, saúde e lazer. Com isso, você terá mais chances de gastar menos do que ganha mensalmente e de tornar o seu orçamento adequado ao seu estilo de vida.

Defina metas

Um bom planejamento depende da definição de metas, ou seja, de passos indispensáveis para construir um patrimônio ou uma poupança em longo prazo. As metas precisam ser realistas para que você se sinta mais estimulado a poupar mensalmente.

Se o seu objetivo for cursar uma pós-graduação, o indicado é sempre guardar uma parte do dinheiro, que deve ser destinada exclusivamente para alcançar esse propósito. Você ainda pode delimitar um tempo específico, que pode ser de meses ou de anos, para chegar à meta, tendo muito mais motivação para poupar e deixar de gastar com despesas supérfluas.

Estabeleça prioridades

Para estabelecer prioridades financeiras, é fundamental separar quais são os gastos importantes e urgentes e quais podem ser cortados do seu orçamento. Despesas essenciais, como aluguel, contas de água, de energia e de telefone, são custos prioritários e que devem ser pagos mensalmente.

Como o seu objetivo é voltar aos estudos e cursar uma pós-graduação, você também pode inserir o valor da mensalidade como um gasto prioritário no momento. Para garantir a saúde financeira, porém, talvez seja preciso cortar alguns custos que não são tão relevantes.

Corte gastos

Uma das maneiras de equilibrar o seu planejamento é evitando determinadas despesas e economizando. Você pode, por exemplo, deixar o carro na garagem por alguns dias e buscar outra forma de transporte mais em conta para realizar os seus deslocamentos diários.

Cortar gastos com restaurantes e cartão de crédito também é uma das medidas que contribuem para a economia no seu orçamento. Com organização, você não precisa, necessariamente, privar-se ou fazer grandes sacrifícios.

Crie uma reserva financeira

A depender do custo da pós-graduação, o investimento pode ser alto e levar algum tempo para ser totalmente pago. Para impedir que as dívidas apareçam, o indicado é criar uma reserva financeira ou uma poupança, com uma parte do seu salário sendo destinada exclusivamente a esse objetivo.

Dessa forma, você pode pagar parte da pós-graduação à vista e planejar-se para parcelar o restante em longo prazo. Com isso, é possível pagar menos juros e taxas e ainda evitar a necessidade de ter que solicitar um empréstimo no banco, por exemplo.

Evite gastos supérfluos

Tendo delimitado bem as suas prioridades financeiras, fica muito mais simples evitar gastos supérfluos no seu orçamento pessoal. Para isso, será preciso anotar as suas receitas e as despesas e registrar toda a movimentação em uma planilha para ter mais controle do seu dinheiro.

Sem isso, você pode acabar no vermelho e ter que recorrer ao cheque especial para arcar com as dívidas. A prática leva a uma maior economia e auxilia você a poupar de verdade, tendo mais chances de alcançar os seus objetivos.

Busque um financiamento estudantil

Contar com um financiamento estudantil é uma excelente maneira para conseguir arcar com as mensalidades, tendo valores reduzidos e prazos estendidos. Os recursos geralmente são oferecidos por programas específicos, como FIES e Prouni, mas também por bancos e instituições financeiras particulares.

Os programas de incentivo ainda podem ofertar bolsas parciais ou totais, que cobrem uma boa parte das despesas do curso. Com isso, o aluno pode ter mais segurança ao escolher uma especialização e ter a sua vida financeira facilitada.

Agora que você já tem uma noção aproximada de quanto custa uma pós-graduação, saiba que é fundamental escolher uma instituição de ensino conceituada e de qualidade para iniciar os estudos. O UniAcademia oferece cursos em diferentes áreas de atuação, com modalidades com aulas presenciais e a distância para que os alunos tenham mais flexibilidade nos estudos.

Quer conhecer mais sobre as nossas alternativas para ter mais oportunidades de crescimento no mercado de trabalho? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!