Visite nosso site
Ensino

6 maiores vantagens da graduação presencial para você

Ensino

6 maiores vantagens da graduação presencial para você

Chegou a sua hora de entrar no ensino superior? Sabemos que esse momento é repleto de alegrias, mas também de ansiedades, sobretudo no que diz respeito à escolha do curso e da faculdade!  

Além disso, é preciso optar por uma modalidade de ensino: presencial ou a distância (EAD). A última alternativa tem se popularizado bastante nos últimos anos, em razão do surgimento de novas tecnologias e de benefícios como a diminuição de custos com transporte e as facilidades de adaptação para aqueles que têm um dia a dia muito atribulado.

Mesmo que essas características sejam atrativas, ainda há pontos no ensino a distância que não foram desenvolvidos e alguns desejos ou necessidades acadêmicas que a modalidade não consegue suprir, tais como o convívio social, a construção de networking, o contato direto e constante com os professores, a experiência prática do conhecimento, entre outros.

Conheça a seguir as 6 principais vantagens da graduação presencial, bem como suas diferenças em relação ao EAD e decida se essa é a melhor alternativa para você! Vamos lá?

Teste vocacional

O que é um curso de graduação presencial e quais as diferenças em relação ao ensino a distância (EAD)?

Como você já deve saber, cursos de graduação são aqueles que proporcionam uma formação de nível superior, em geral oferecidos por faculdades, institutos, universidades e centros universitários, privados ou públicos.

As opções são inúmeras, distribuídas pelas áreas de conhecimento basilares, isto é, biológicas, exatas e humanas. Somado a isso, podem ser licenciaturas (habilitação para a docência) ou bacharelados (formação para a prática e para a iniciação científica). Para mais, existem também as modalidades de ensino, sendo as mais comuns a presencial e o ensino a distância (EAD).

Tudo isso deve ser escolhido com cautela e tranquilidade pelo estudante recém-saído do ensino médio. Os critérios a serem considerados para tomar uma decisão segura incluem disponibilidade de tempo, situação financeira, vocação, qualidade de vida, prestígio social, expectativas de salário e outros.

É importante citar que a maioria dos cursos, até hoje, ainda são oferecidos apenas na modalidade presencial. Isso se deve ao fato de que muitos deles demandam atividades laboratoriais e práticas que não têm como serem feitas a distância. Medicina, psicologia, odontologia, medicina veterinária e outros da área da saúde são os exemplos mais comuns.

Mas qual é efetivamente a diferença entre uma graduação presencial e uma a distância? Bom, a primeira (e mais relevante) o próprio nome já diz: a necessidade ou não do cumprimento da carga horária mínima no formato presencial, isto é, do estudante se deslocar até a instituição de ensino para assistir as aulas ou fazer isso de forma remota (virtual).

Os cursos 100% presenciais exigem uma frequência física mínima de 75%, em turnos e horários preestabelecidos, para que o aluno seja considerado aprovado nas disciplinas em questão. Vale dizer que algumas faculdades concedem uma flexibilidade para adaptação de carga horária ou de participação em turmas ou turnos diferentes daqueles aos quais foi feita a matrícula. No entanto, isso depende dos procedimentos e normas de cada instituição ou mesmo de cada docente.

No formato a distância (EAD), os conteúdos, aulas e demais atividades são disponibilizados em plataformas digitais, ou melhor, em ambientes virtuais de aprendizagem. Sua estrutura também é dividida em disciplinas, cargas horárias, avaliações, contabilização de frequência, só que tudo feito de maneira online. Sendo assim, o estudante não precisa ir a um local físico, precisa apenas de um dispositivo eletrônico que se conecte à internet.

Quais as 6 principais vantagens da graduação presencial?

A flexibilidade proporcionada pelo ensino a distância costuma atrair bastante os estudantes, contudo, os cursos desse tipo de modalidade não são capazes de suprir alguns desejos e necessidades de alunos na hora de sua formação, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento de uma vida acadêmica e na aquisição do conhecimento prático da profissão.  

Confira abaixo os 6 principais benefícios da graduação presencial!

1. Rotina acadêmica

Ter horários e compromissos preestabelecidos colabora muito para a organização de sua rotina de estudos. Além disso, estar presencialmente na faculdade, próximo dos professores, orientadores e colegas de classe colabora para manter o foco, a disciplina e a motivação, elementos necessários para a continuidade e constância que uma formação de nível superior exige.

2. Aproveitamento da infraestrutura

Fácil acesso à secretaria acadêmica e aos professores para resolução de problemas, dúvidas e outras questões. Aproveitamento também da estrutura de laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, salas de reunião e demais instalações propiciam uma imersão na experiência universitária e na sua área de interesse.

3. Participação em eventos

Os eventos (palestras, seminários, workshops etc.) são componentes importantes da vida universitária, uma vez que complementam a sua formação. Assim, você pode aprender muito mais do que aquilo que foi ensinado nas aulas das disciplinas obrigatórias, se aprofundando nos assuntos que mais lhe interessam.

4. Construção de networking

A faculdade presencial é um ambiente extremamente propício para a formação de uma rede de contatos que podem ser decisivos na sua vida profissional. Esse tipo de troca acontece, na maioria das vezes, de maneira espontânea, por afinidade de interesses, e pode servir para abrir muitas portas no futuro.

5. Contato com os professores

O contato próximo e direto com o corpo docente é muito importante para fazer uma graduação de qualidade. Isso porque eles não só podem colaborar para solucionar suas dúvidas, mas também no aprofundamento nos temas que mais chamam a sua atenção, bem como no desenvolvimento de suas habilidades. Ajudam, inclusive, na inserção dos alunos no mercado de trabalho.

6. Convívio social

A faculdade é uma fase transformadora na vida de qualquer pessoa. Para além do aprendizado especializado, é nesse momento que surgem aquelas amizades que duram uma vida inteira, as discussões engrandecedoras, a troca de conhecimento, a vivência com a diversidade e muito mais. A presença física na sala de aula, bem como nos outros ambientes físicos da instituição de ensino maximiza esse tipo de experiência e contribui para a formação do estudante em sentido amplo.

Por fim, vale reforçar que a escolha por uma modalidade de ensino deve ser avaliada de acordo com suas necessidades e objetivos. Se as características aqui mencionadas são relevantes para você, então a graduação presencial certamente é a melhor opção. De qualquer maneira, uma instituição de ensino reconhecida é um requisito fundamental para ter acesso a uma educação de qualidade!

Gostou de conhecer as vantagens da graduação presencial? Siga nossas redes sociais e veja outros conteúdos exclusivos e muito interessantes. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin!

Teste vocacional

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!