Visite nosso site
CARREGANDO...
clínica escola de psicologia
No items found.

Além dos conhecimentos teóricos, a graduação também deve trazer experiência prática para os alunos, oferecendo uma preparação completa para os desafios do mercado de trabalho. A clínica-escola de Psicologia é uma excelente oportunidade para que os estudantes exerçam algumas funções da profissão, antes mesmo de se formar.

Uma instituição de qualidade preza pelo desenvolvimento completo de seus alunos, ou seja, a capacidade de colocar os conhecimentos teóricos e técnicos em prática. Portanto, a clínica-escola é uma excelente oportunidade para que os graduandos tenham o espaço ideal para o crescimento nessa carreira.

Neste artigo, você conhecerá como funciona a graduação na área e a importância da clínica-escola para Psicologia. Além disso, traremos os principais tipos de serviços oferecidos nesse espaço. Fique conosco!

Como funciona a graduação em Psicologia?

Para entender mais sobre esse assunto, é importante conhecer o funcionamento da graduação em Psicologia e os principais pontos aprendidos durante os anos de formação. Confira!

Funções do psicólogo

De forma resumida, o psicólogo é o profissional que trabalha com o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Desse modo, ele contribui para melhorar a saúde de seus pacientes, entre outros aspectos.

Ele estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Além disso, busca identificar padrões de comportamento por meio da observação e interação direta com os pacientes.

A sua principal função é ouvir e, por meio de questionamentos, criar reflexões no indivíduo, o ajudando a entrar em um clima de harmonia. Isso é feito considerando o contexto no qual se encontra o paciente, bem como com a utilização de técnicas, que podem variar de acordo com as linhas de estudo do profissional.

Dinâmica do Curso

O curso de Psicologia é da área das ciências humanas e existe em duas modalidades, licenciatura e bacharelado. A graduação tem duração média de 5 anos e é oferecida tanto no modelo presencial quanto a distância.

Nos dois primeiros anos a grade curricular tem o foco nas disciplinas teóricas, trazendo o embasamento para a aplicação das teorias, na prática. Na sequência, essas matérias se misturam aos conteúdos práticos, proporcionando uma formação completa aos estudantes.

Nos últimos períodos da graduação o estudante precisa realizar um estágio supervisionado na área ou elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em alguns casos, a instituição exige o cumprimento dessas duas atividades.

Grade Curricular

A grade curricular dessa graduação reúne disciplinas que ajudam o futuro profissional a entender as pessoas e analisar as causas de determinados comportamentos. O estudante também aprende sobre metodologias que contribuem para ajudar os pacientes em suas necessidades.

O curso reúne uma carga de leitura sobre as diferentes teorias da Psicologia. Também há muitas atividades práticas, que podem acontecer em laboratórios ou no atendimento a pacientes dos mais diversos perfis.

A graduação introduz o aluno em várias áreas, dentre elas a clínica, a social, a escolar e a organizacional. Durante a formação, o estudante também entra em contado com matérias de Neurologia, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Psicologia do Desenvolvimento.

As disciplinas opcionais muitas vezes têm relação com questões de aprendizagem ou conhecimentos mais específicos.

Qual é a importância da clínica-escola?

A clínica-escola de Psicologia tem o objetivo de dar o apoio adequado para que os estudantes realizem estágios clínicos em disciplinas de estágios curriculares. Ela é um espaço para o desenvolvimento das atividades de formação de psicólogos, fazendo uma união importante do ensino com a pesquisa e a extensão.

Além dos estágios, a clínica dá espaço para o desenvolvimento de práticas clínicas que variam entre atendimentos individuais e em grupo. O objetivo é o diagnóstico, a prevenção e o tratamento dos pacientes, aliviando seus problemas.

Ela é fundamental para que os alunos do curso de Psicologia tenham, na prática, as experiências da profissão. Nesse ambiente, com a supervisão de professores capacitados e experientes, os estudantes atendem a comunidade e aprendem a utilizar os conceitos teóricos no cotidiano da profissão.

Outro ponto relevante é a possibilidade que os estudantes têm de estagiar em várias áreas dentro das clínicas. A Psicologia reúne diversas áreas de atuação, como a clínica, esportiva, educacional, neuropsicologia, entre outras alternativas. Sendo assim, a experiência nesses diferentes ramos é fundamental para que o aluno conheça melhor sua profissão.

Portanto, essa experiência é essencial para capacitar, alinhar os conhecimentos teórico-práticos e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Dessa forma, ele será um profissional pronto para atuar nas mais diversas frentes da profissão podendo escolher um caminho que esteja mais de acordo com seus gostos e preferências.

Quais os tipos de serviços oferecidos nesses espaços?

A clínica-escola tem a função de atender e acompanhar, gratuitamente, pessoas da comunidade interna e externa da instituição. Dessa forma, ela é um elemento importante para o curso, mas também traz benefícios para a instituição e presta um serviço essencial para quem está envolvido com ela.

Nela, os alunos, sob a coordenação dos professores, acompanharão os pacientes visando a prevenção e promoção da saúde mental, por meio de projetos que reúnem diferentes perspectivas de atuação nessa profissão.

A clínica está preparada para atender crianças, adultos e idosos, sendo que oferece atendimentos individuais e em grupo, de acordo com as necessidades dos pacientes. Existem vários serviços oferecidos, como:

  • psicoterapia individual e de grupo;
  • avaliação psicológica;
  • psicodiagnóstico;
  • acompanhamento psicológico a idosos;
  • orientação vocacional.

Essas atividades trazem ao estudante conhecimento variado e experiências práticas que serão aproveitadas quando ele for profissional. Por meio desses atendimentos supervisionados, ele aprende a aplicar as técnicas necessárias e consegue ter uma noção sobre como será a atuação em cada área dessa profissão.

Neste artigo, vimos como a clínica-escola de Psicologia é essencial para a boa formação dos estudantes. Ela garante que tenham a possibilidade de colocar os conceitos e teorias aprendidas durante as aulas, em prática. Portanto, ao escolher uma instituição de ensino a avaliação da qualidade desse espaço deve ser um dos critérios mais importantes para a decisão.

Gostou de entender mais sobre este tema? Então, aproveite para entrar em contato conosco, conheça nosso curso de Psicologia e tire todas as suas dúvidas sobre ele!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.