Visite nosso site
Ensino

Qual pós-graduação escolher? Saiba o que considerar

Ensino

Qual pós-graduação escolher? Saiba o que considerar

Saber qual pós-graduação escolher é desafiador para muitas pessoas. Geralmente, quem opta por um curso deste tipo está em busca de conhecimento, sobretudo para agregar valor à carreira profissional. Antes de tudo, é importante ter objetivos bem definidos para manter o foco e a motivação nos estudos. A especialização, mesmo que seja de curta duração, requer dedicação do estudante, que deve aproveitar ao máximo o período e os conteúdos apresentados.

Se você também está em dúvida sobre qual pós é a ideal para você, não deixe de acompanhar o conteúdo e descobrir quais fatores considerar antes de tomar a sua decisão!

O que é um curso de pós-graduação?

A pós-graduação é uma modalidade de especialização que oferece um forte diferencial para o perfil dos profissionais. Este tipo de curso é ideal para pessoas que já concluíram a graduação e desejam expandir seus horizontes. Assim, a pós-graduação é indicada para quem busca novos conhecimentos e quer conquistar competências inovadoras.

Com ela o candidato tem acesso às melhores oportunidades e salários, já que os empregadores dão preferência a profissionais que apresentam um currículo com este tipo de experiência. Sem dúvidas, no mercado de trabalho, os pós-graduados encontram um ótimo espaço para o crescimento. Os cursos, em geral, são divididos em dois formatos: stricto sensu e lato sensu. Cada um apresenta duração e titulações distintas ao estudante:

  • stricto sensu: abrange os cursos de mestrado e doutorado, com duração estimada entre 2 e 4 anos;
  • lato sensu: cursos de MBA e especialização tradicional, com duração em torno de 18 meses.

Independentemente da modalidade, os cursos tem o objetivo de promover conhecimentos específicos em uma área de atuação. Quem se forma em uma graduação, por exemplo, pode fazer uma pós-graduação em algum campo de estudo para se aprofundar em determinados temas.

Quem opta por este tipo de especialização geralmente está buscando diferencial no mercado de trabalho para se tornar ainda mais competitivo. De fato, grande parte dos empregadores valorizam bastante quem apresenta uma pós-graduação no currículo, pois o título demonstra que o profissional deseja se atualizar e avançar para ter sucesso na carreira.

Qual a importância de fazer uma pós?

Em um contexto em que cada vez mais pessoas têm acesso às instituições de ensino, é natural que a competitividade aumente. Nesse sentido, a importância da pós-graduação reside no seu diferencial no mercado. O curso revela aos empregadores o desenvolvimento tanto de habilidades técnicas quanto de competências comportamentais.

Os cursos de MBA, geralmente indicados para perfis mais executivos, por exemplo, são voltados para os desafios e a realidade do mercado de trabalho. A grade curricular costuma contemplar conhecimentos práticos e aplicáveis no curto prazo, de modo a proporcionar resultados imediatos ao trabalho do gestor.

Do mesmo modo, os mestrados e doutorados formam profissionais com perfil pesquisador e com capacidade para seguir carreira acadêmica, por exemplo. Os cursos de pós ainda auxiliam na construção de uma rede de contatos profissionais. Por meio do networking, desse modo, é possível abrir portas no mercado de trabalho e alavancar a carreira com facilidade.

Afinal, qual pós-graduação escolher?

Muitas pessoas apresentam uma mesma dúvida: afinal, qual pós-graduação escolher para me destacar entre a concorrência? Esta é uma decisão que requer cautela e reflexão, já que a certificação pode impactar consideravelmente a sua rotina e o seu currículo. É importante considerar uma série de fatores ao escolher uma pós-graduação.

A seguir, destacamos os principais!

Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo é se perguntar se é possível pagar integralmente pelo curso de pós-graduação. Caso não seja, é fundamental fazer um planejamento financeiro parar arcar com o parcelamento de algumas matrículas por um período determinado de tempo. É essencial pensar bem sobre este tipo de investimento, já que ele pode impactar o seu orçamento.

Pense nos seus objetivos

Outro ponto é pensar em seus objetivos e no que espera conquistar ao fazer uma pós-graduação. O curso pode mudar completamente a sua visão sobre a sua área profissional, por exemplo, mas também pode ser uma grande chave para a virada da sua carreira. Independentemente de quais sejam os seus objetivos, reflita sobre onde deseja chegar no futuro. Esse é um dos pontos de partida que devem ser considerados para guiar a sua jornada rumo ao sucesso.

Considere os tipos de curso

Dentro da modalidade de pós-graduação, você pode escolher entre mestrado, doutorado e MBA. Os dois primeiros são voltados para o aprofundamento acadêmico e dos estudos, ideal para quem quer se aprofundar em conhecimentos específicos.

Já o MBA é voltado para a profissionalização, sendo de curta duração e focado na formação corporativa. Pensar sobre o tipo de pós-graduação para o seu perfil é essencial antes de escolher um curso.

Converse com profissionais da área

Trocar experiências com profissionais da área ou alunos que estão cursando a pós-graduação também é uma ótima estratégia para conferir se o curso é indicado para você. Por meio desse diálogo, é possível esclarecer dúvidas que só quem já ultrapassou essa etapa pode responder.

Além disso, é possível observar que oportunidades no mercado de trabalho esses pós-graduados alcançaram e se você deseja chegar nesses lugares. Caso contrário, reavalie se o curso é mesmo compatível com as suas metas pessoais.

Pense na rotina do aluno

Para alcançar os seus objetivos, além de elaborar um planejamento financeiro, é importante reorganizar a rotina de estudo e trabalho para cumprir com excelência a pós-graduação.

Nesse sentido, nada melhor do que conversar com alunos do curso para entender o dia a dia na pós-graduação escolhida. Reflita sobre essa dinâmica e avalie se a carga-horária e a demanda das disciplinas podem ser cumpridas por você.

Avalie a infraestrutura

Outro detalhe é a infraestrutura da instituição de ensino que oferece a pós-graduação. Verificar se o campus conta com laboratórios, salas de aula equipadas e material didático de qualidade são fatores importantes a serem notados.

Até porque a infraestrutura impacta diretamente a formação acadêmica dos alunos na pós-graduação. Este é o caso dos cursos mais práticos, que exigem uma boa base estrutural para os estudantes desenvolverem habilidades e competências.

Analise o custo-benefício

O custo-benefício é um fator importante que deve ser considerado pelo candidato que busca por uma pós-graduação. A modalidade deve atender às suas maiores necessidades. Os cursos à distância tendem a ser mais acessíveis do que as aulas no formato presencial.

De qualquer maneira, muitas instituições de ensino oferecem, hoje, pós-graduações EAD para atender o máximo de pessoas possível. Para além da acessibilidade financeira, esta modalidade também é flexível em relação à rotina e aos compromissos.

Pesquise sobre o corpo docente

Contar com um corpo docente experiente e com uma formação de excelência certamente faz toda a diferença. Os educadores conseguem apresentar vivências e conhecimentos aos pós-graduandos, enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem. Além de tudo, o corpo docente pode ajudar os alunos a desenvolverem pesquisas e teses relevantes para o mercado de trabalho, elevando como um todo a credibilidade dos trabalhos acadêmicos.

Confira a grade curricular

Antes de se matricular, é muito importante verificar como é a grade curricular do curso e se ele é adequado para a modalidade escolhida. O mestrado, por exemplo, dura em média 2 anos. Nesse caso, além da tese, o estudante precisará cursar disciplinas relacionadas ao tema da especialização.

Já o doutorado tem duração estimada de 4 anos e conta com um currículo de matérias mais extenso. A tese, da mesma forma, deve ser ainda mais elaborada que um mestrado. Já o MBA é um curso mais curto de até 360 horas.

Além disso, é importante conferir se as matérias definidas são compatíveis com os conhecimentos que você deseja adquirir e com os seus objetivos de carreira. Nesse sentido, busque compreender que tipo de profissional o curso pretende formar.

Busque uma instituição de referência

Sem dúvidas, reconhecer a qualidade da instituição de ensino faz toda diferença para optar por uma pós-graduação. É fundamental que o ambiente educativo tenha diferenciais, ferramentas inovadoras e dê o suporte adequado para os alunos.

O UniAcademia é uma instituição que oferece cursos de pós-graduação e especialização. Todas as modalidades de ensino são reconhecidas pela excelência acadêmica e principalmente pelos resultados práticos alcançados pelos estudantes.

Considere a localização

Por último, além de buscar uma instituição de ensino com credibilidade no mercado, é importante considerar a localização da unidade. Especialmente quando algumas disciplinas são presenciais, é preciso pensar na rotina de deslocamento e no tempo disponível para isso. Sem contar que algumas distâncias podem demandar investimento acima do orçamento disponível.

Sem dúvidas, saber qual pós-graduação escolher não é tarefa simples. É preciso avaliar com cautela uma série de fatores decisivos para que o curso realmente seja responsável por alavancar a carreira. Do contrário, o aluno pode investir tempo e dinheiro em uma qualificação que não é compatível com os seus objetivos profissionais e que não trará resultados.

De todo modo, é importante ter em mente que, em um mercado cada vez mais competitivo, buscar essa qualificação é fundamental para encontrar melhores oportunidades. Independentemente do tipo de pós-graduação escolhido, o profissional poderá melhorar habilidades e aprofundar conhecimentos indispensáveis para uma atuação de excelência em sua área.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!