Visite nosso site

Como trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Como trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Conciliar trabalho e estudos é uma realidade para muitos jovens e adultos. Mesmo assim, não é uma tarefa fácil, mas é algo que, com certeza, valerá muito a pena no futuro. Afinal, um ensino superior traz algumas vantagens e seguridades no mercado de trabalho que apenas essa forma de capacitação é capaz de proporcionar.

Os motivos que levam uma pessoa a fazer essa conciliação podem ser vários, como a necessidade de arcar com os custos da faculdade, garantir uma renda para a família e, inclusive, alguns estudantes, pensando no futuro, começam a trabalhar desde cedo em suas áreas para ganhar experiência profissional e tentar crescer na carreira.

No entanto, independentemente da razão, o importante mesmo é encontrar as melhores formas de conciliar as tarefas e conseguir executar tudo da melhor maneira possível. É por isso que trouxemos esse conteúdo! Veja como trabalhar e estudar, sendo produtivo em ambas as atividades!

Quais são os desafios de conciliar trabalho e estudo?

Quem trabalha e estuda reconhece as dificuldades que enfrenta para lidar com todas as demandas. Porém, se você está iniciando essa rotina, é importante saber o que encontrará no percurso. Isso o ajudará a compreender que não está sozinho nesse caminho e muitas outras pessoas também enfrentam essa batalha em busca de oportunidades melhores. Veja quais são os desafios.

Será cansativo

Este é um dos problemas principais: o cansaço. Depois de um dia de trabalho, queremos chegar em casa e descansar. Porém, para o estudante a rotina é diferente. É preciso chegar em casa e logo ir para o centro universitário. Além disso, alguns finais de semana ficarão comprometidos com os estudos.

Sua rotina será afetada

Talvez você perca alguns momentos importantes de descanso, pois alguma parte do tempo livre será usada para se dedicar ao curso. Porém, lembre-se de que é passageiro, e logo você terá de volta todo o seu tempo para amigos, familiares e também para aproveitar a sua própria companhia.

Você terá que se organizar melhor

Quando uma nova rotina é iniciada, é preciso criar hábitos e, para isso, será necessária uma nova organização do dia a dia. Sendo assim, é muito relevante fazer cronogramas e estar em dia com as suas demandas. Assim, a sua vida permanece equilibrada e você consegue manter a qualidade da sua saúde física e mental e das suas relações.

Como trabalhar e estudar de maneira eficiente?

Veja abaixo algumas dicas importantes para conciliar trabalho e estudos de forma produtiva para ambas as áreas!

Defina as prioridades

É preciso saber dividir o que é urgente, o que é prioridade e o que é secundário. Muitas pessoas acabam entrando em uma bola de neve de desorganização, pois estão sempre “apagando incêndios” e lidando somente com o que é urgente. Em situações como essas, os estudantes acabam sempre fazendo os trabalhos da faculdade na última hora, chegando atrasados no emprego e perdendo noites de sono. Isso não é nada saudável, pelo contrário, transforma a sua vida em um caos.

Por essa razão, se você quer se organizar, resolva as suas urgências, mas sempre separe no dia um momento para resolver aquilo que é prioridade e o que é secundário. Assim, aos poucos, você organizará as suas demandas e não terá diversas atividades para resolver com o prazo tão apertado.

Cuide do seu sono

Ao trabalhar ou estudar com sono, a qualidade daquilo que é produzido cai muito. Sendo assim, é muito significativo determinar o mínimo de horas que você deve ter de sono por noite para se sentir bem.

Algumas pessoas precisam de seis horas, outras sete. Permita-se o autoconhecimento, e investigue como o seu corpo funciona com diferentes horas de sono. Depois, perceba que, por mais que você diminua algumas horas de estudo durante a noite, a qualidade de todas as suas atividades se manterá alta.

Otimize o seu tempo

Para quem trabalha e estuda é estratégico buscar algumas formas de melhorar o rendimento sem aumentar as horas de estudo. Dessa forma, é necessário fazer outra pesquisa de autoconhecimento: qual é a forma com a qual você aprende com mais facilidade? É lendo? Ouvindo? Assistindo? Essas respostas ajudarão a construir melhores escolhas para o seu aprendizado.

Assim, você pode buscar vídeos no YouTube Edu para complementar a sua formação. Além disso, busque fazer resumos e mapas mentais que agilizem o seu aprendizado. Se possível, participe de grupos de estudos — eles costumam ser muito produtivos, pois as discussões promovem grandes aprendizados que vão além da sala de aula.

Para os momentos de estudos individuais, utilize o método Pomodoro, ou seja, estude vinte e cinco minutos e faça uma pausa de cinco minutos. Quando terminar quatro tempos de vinte e cinco minutos, tire uma pausa maior de quinze a trinta minutos. Assim, o seu cérebro não se cansa tão facilmente e a qualidade dos estudos se manterá.

Aposte em uma boa organização

A organização, como dito anteriormente, é fundamental. Você pode procurar por aplicativos que ajudem a construir cronogramas ou que alertem para momentos de estudo. Porém, se possível faça dois planejamentos: um semanal, com metas maiores e um diário, com pequenas metas. Dessa forma, ao começar o seu dia, você já saberá qual caminho seguir e terá menos espaço para procrastinação ou momentos de desânimo.

Valorize a ajuda financeira

Se algum familiar, amigo ou pessoa próxima oferecer ajuda financeira, considere-a como algo possível. Isso vai te ajudar a amenizar a sua rotina e diminuirá a responsabilidade de aumentar a carga de trabalho. Por mais que queira manter o trabalho intacto, é importante se lembrar de que os estudos trarão uma oportunidade de novos rumos para o futuro, com um retorno ainda melhor pelo seu conhecimento adquirido e pelo tempo empenhado no aprendizado.

Como a tecnologia pode auxiliar?

A tecnologia é uma ótima ferramenta para conciliar trabalho e estudo. Alguns aplicativos te ajudarão a criar uma rotina de estudos saudável, e as videoaulas disponíveis na internet funcionarão como um complemento importante para os momentos de dúvidas.

Além disso, outros canais de aprendizagem também podem ser utilizados. Um bom exemplo é o podcast. Alguns são específicos para determinadas áreas e podem ser utilizados como fonte de conhecimento e troca de aprendizado.

Trabalhar e estudar de maneira simultânea pede disciplina e comprometimento, mas é uma conquista que vale a pena para o futuro! Se você decidiu que essa é a melhor solução para você, não desanime! Siga as nossas dicas e aproveite os benefícios a longo prazo.

Se você tem alguma experiência para compartilhar sobre o assunto, deixe nos comentários!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!