Visite nosso site

Primeiro dia de aula na faculdade: saiba como passar por ele

Primeiro dia de aula na faculdade: saiba como passar por ele

Muitos estudantes vivenciam desafios quando ingressam no ensino superior. É totalmente normal se sentir ansioso no início da jornada acadêmica, sobretudo no primeiro dia de aula na faculdade. Até porque essa é uma realidade desconhecida para todos os alunos que saem do ensino médio.

De qualquer modo, não é nada difícil ou muito complexo superar essa fase inicial. Você precisa ter em mente que o momento é passageiro e que logo vai se acostumar com a nova rotina. Também há algumas maneiras de se preparar adequadamente para começar os estudos e passar por essa etapa sem maiores problemas.

Quer saber como? Acompanhe a seguir e confira as nossas dicas para o primeiro dia de aula na faculdade ser agradável e tranquilo!

Entenda a diferença entre calouro e veterano

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você entenda bem o que diferencia um calouro de um veterano. O calouro é o aluno novato, ou seja, a pessoa que está tendo a primeira experiência na faculdade. O veterano, por outro lado, é o estudante que já está há mais tempo no ensino superior e, por isso, conta com mais vivência na instituição de ensino.

Sobretudo na primeira semana de aula, é muito comum que os veteranos organizem trotes de boas-vindas aos calouros. Essa é uma maneira bacana de conhecer os alunos mais antigos e, também, de se aproximar deles, aprendendo dicas úteis sobre o funcionamento do curso e sobre o dia a dia de estudos.

Mantenha a calma e seja simpático

Não precisa se desesperar, pois existem muitos outros estudantes na mesma situação que a sua. Por isso, sempre que possível, procure manter a calma e seja simpático quando as pessoas se aproximarem de você. Essa é uma maneira, inclusive, de fazer amigos e tirar dúvidas em relação à faculdade, à dinâmica do processo de ensino, entre outros.

Geralmente, os calouros são bem recebidos e podem contar com o apoio de funcionários, professores e veteranos da instituição de ensino. Caso sinta ansiedade, se afaste um pouco e respire fundo, tendo em mente que essa fase é passageira e logo você vai se acostumar com o ambiente de ensino.

Vista-se de forma confortável

É muito importante se sentir bem no primeiro dia de aulas. Assim, procure se vestir com roupas confortáveis. Se o clima na sua cidade tende a mudar com frequência, lembre-se de deixar sempre um casaco na mochila. Da mesma forma, você pode carregar um chinelo, caso sinta a necessidade de relaxar e ficar mais à vontade em algum momento do dia.

Outra indicação é escolher por uma roupa simples, que não chame tanto a atenção das pessoas. Assim, fica mais fácil passar despercebido e não se destacar tanto diante dos outros alunos. Mas o que vale mesmo é apostar no conforto e se vestir com tecidos leves e que não incomodam, para o seu primeiro dia ser o mais tranquilo possível.

Pesquise todas as informações do campus, curso e aulas

Uma dica muito importante quando o estudante está ingressando no ensino superior é pesquisar todas as informações sobre o campus, o curso e as aulas. Dessa forma, é possível se antecipar e se preparar para vivenciar a rotina do ambiente de ensino. Procure saber, por exemplo, se o local conta com infraestrutura para refeições, biblioteca, área de lazer e descanso, entre outros.

Além disso, pergunte aos professores e funcionários como costuma ser o dia a dia da faculdade, se muitos alunos costumam passar o dia no campus e se as salas de aula são equipadas e têm internet. Todas essas informações são essenciais para ter um primeiro dia sem imprevistos ou problemas.

Anote tudo

Ao conversar com veteranos, funcionários e educadores, sempre que possível, anote tudo o que for repassado. Até porque você pode ter dicas valiosas ainda no início das aulas, de forma a facilitar a permanência e o andamento do curso. Se sentir que ainda está em dúvida em relação a algo, não hesite em perguntar para quem tem mais experiência.

Uma boa recomendação é se aproximar de um estudante do curso, que pode falar mais sobre a dinâmica das aulas, da qualidade do corpo docente, como são as avaliações e o semestre como um todo. Use essas informações para guiar a sua trajetória acadêmica e conseguir ter uma formação mais tranquila e prazerosa.

Não se atrase

Principalmente no primeiro dia de aula, evite se atrasar ou fazer as coisas muito em cima da hora. Até porque a primeira impressão é a que fica. Se possível, prepare tudo no dia anterior: escolha a roupa que pretende vestir, arrume a mochila e os materiais de estudo, prepare uma refeição para passar o dia na faculdade, se for o caso, e acorde bem cedo para fazer tudo com calma.

Começar essa etapa desorganizado ou se atrasando pode prejudicar o início dos seus estudos. Para se sentir melhor, portanto, não se atrase e tenha antecedência com as tarefas e demais compromissos pessoais para ter um início de ciclo mais agradável.

Leve algo para comer

Se o intuito é passar um turno ou boa parte do seu dia na instituição de ensino, é importante pensar em levar algo para se alimentar durante esse período. Até porque, muitas vezes, as opções disponíveis na faculdade podem não ser tão apetitosas ou saudáveis, assim, se antecipe e prepare algo no dia anterior.

De qualquer maneira, vale a pena se informar e procurar saber se o campus conta com refeitório, cozinha comunitária ou opções de lanchonetes com alimentos frescos. Para não ter nenhum problema, a principal recomendação é levar uma refeição completa e algumas frutas para comer entre uma aula e outra.

Viu só como não é nada difícil sobreviver ao primeiro dia de aula na faculdade? Além das dicas apresentadas no post, também é muito importante tomar alguns cuidados para evitar atrasos ou imprevistos. Com isso, certamente você vai passar por esse dia da forma mais tranquila possível, sem grandes preocupações.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a página do UniAcademia no Facebook para ficar por dentro das novidades e tendências do mundo acadêmico!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!