Visite nosso site

Como começar a faculdade? 8 dicas para iniciar com o pé direito

Como começar a faculdade? 8 dicas para iniciar com o pé direito

Quem deseja iniciar um curso de ensino superior deve entender que existem alguns desafios logo nos primeiros meses de faculdade. O processo de adaptação, por exemplo, pode ser difícil para alguns estudantes, sobretudo para os que acabaram de sair do ensino médio.

Estar preparado para superar tais desafios é sempre o ideal, mas, para isso, é preciso compreender como a trajetória acadêmica funciona e quais são os passos necessários até a obtenção do diploma. Mesmo que o percurso tenha suas dificuldades, certamente a obtenção do conhecimento vale a pena, uma vez que amplia as oportunidades no mercado de trabalho.

Acompanhe a seguir e confira 8 dicas para começar a faculdade com o pé direito!

1. Dê atenção ao primeiro ano na faculdade

Em geral, o primeiro ano de faculdade tende a ser o mais desafiador, sobretudo porque há mais adaptações e o aluno acaba sentindo o ritmo do curso. A graduação é uma etapa que exige bastante dedicação e estudo, e muitos estudantes podem ver isso como um grande desafio. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial aos dois primeiros semestres.

Além de que é nessa fase que você vai estudar as matérias introdutórias e mais gerais, que servirão como base para o restante do curso. No início, também pode ser difícil acompanhar as aulas e conseguir entregar todas as atividades dentro do prazo, portanto, é essencial se organizar e ter um cronograma para conseguir dar conta de todas as tarefas.

2. Organize o seu tempo

O tempo e as horas livres de estudo são coisas preciosas para um universitário. Como há uma grande quantidade de conhecimentos, disciplinas e materiais de estudo para se aprofundar na área de atuação escolhida, é preciso ter um bom gerenciamento do seu tempo. Para isso, você pode ter sempre uma agenda e reservar ao menos duas horas diárias para se dedicar aos temas de estudo.

Dessa forma, você não precisa sacrificar outros compromissos ou até mesmo seus momentos de lazer para estudar. O ideal é não deixar as tarefas acadêmicas acumularem, assim como ter o seu compromisso diário de dedicação. Lembre-se de que é importante ter ao menos o final de semana reservado para o descanso, pois essa será uma motivação a mais para se empenhar na faculdade.

3. Aproveite as oportunidades de estágio

O estágio é uma das maneiras mais eficientes para ter uma primeira experiência profissional e, mais do que isso, para adquirir novos e relevantes conhecimentos. Os alunos que se dedicam em estágios na sua área de formação acabam tendo um currículo diferenciado, além de mais chances de conquistar um emprego fixo ao final da formação acadêmica.

Por isso, aproveite ao máximo todas as oportunidades de estágio no período da graduação. Os programas de estágio contam com regras que flexibilizam o tempo de trabalho e permitem que os estudantes atuem sem prejudicar os estudos. Essa é, sem dúvidas, uma fase valiosa que fará toda a diferença na sua trajetória pessoal e profissional.

4. Adapte a nova rotina

A nova rotina universitária pode ser cheia de afazeres e atividades para se dedicar. Por isso, é fundamental adaptar o seu cotidiano, tanto para dar conta de tudo quanto para não ter que deixar de lado outras coisas que você gosta de fazer, como passar um tempo em família e ver um filme.

Com organização e com técnicas de estudo adequadas, é possível aproveitar mais o tempo disponível e manter os estudos sempre em dia. No entanto, lembre-se de que a faculdade exige uma dose a mais de foco e empenho, e é bem natural ter que sacrificar algumas atividades em prol da sua formação acadêmica.

5. Busque fazer amizades

Fazer amizades no período do curso é vantajoso por uma série de motivos. Primeiramente, você não vai se sentir sozinho em estar em um ambiente novo e pode ter a chance de compartilhar suas ideias e dúvidas com outras pessoas. Inclusive, é uma maneira de ter apoio de quem também está passando pela mesma fase que a sua.

Os amigos da faculdade, principalmente, podem dar mais motivação para você superar os desafios, tão comuns de ingressar no nível superior. Por isso, se esforce, fale com as pessoas e busque sempre construir novas amizades, até mesmo para fazer networking com quem estuda os mesmos temas que os do seu curso.

6. Seja participativo nas aulas

Sempre que possível, participe ativamente das aulas, dê sua opinião, fale o que pensa e converse com os colegas e professores. Além de ser uma maneira de aprofundar seus conhecimentos, você ainda pode aprender bastante com ideias diferentes das suas.

Mas tenha em mente que é importante ser humilde, claro e objetivo ao expressar suas opiniões. Até porque você não deseja criar embates ou conflitos com os colegas e com os educadores, não é mesmo?

7. Tenha um bom relacionamento com os professores

Outra dica é sempre cultivar um bom relacionamento com os educadores, já que eles o guiarão desde o início até o final da sua formação acadêmica. Além de tudo, você pode receber indicações importantes dos profissionais e aumentar as chances de conseguir um emprego ao obter o diploma.

Os professores são pessoas experientes e influentes que têm muito o que acrescentar à sua vivência universitária. Portanto, esteja aberto e dialogue com frequência com eles, tanto para tirar dúvidas quanto para aprofundar seus conhecimentos.

8. Leia bastante

Por fim, busque ler bastante para se aprimorar ainda mais e adquirir diferenciais. Hoje, é cada vez mais difícil parar para ler diante de tantas distrações, não é mesmo? Mas tente fazer um esforço e reserve ao menos alguns minutos por dia para ler um livro ou algum material que tenha relação com a graduação.

Sem dúvidas, alunos que leem com maior frequência aprendem mais e também têm mais facilidade para interpretar o mundo ao seu redor. Isso pode contar muitos pontos também no seu processo de aprendizado, que tende a se tornar mais facilitado com o passar do tempo.

Sem dúvidas, as dicas apresentadas certamente ajudarão você a começar na faculdade, mas também facilitarão toda a sua trajetória acadêmica. Se você está decidido a iniciar um curso de nível superior, é importante entender que é necessário bastante dedicação, interesse e principalmente estudo para obter o tão desejado diploma.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o UniAcademia nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!