Visite nosso site
Ensino

Vale realmente a pena fazer uma graduação EAD? Veja como funciona

Ensino

Vale realmente a pena fazer uma graduação EAD? Veja como funciona

Atualmente, além de escolher o curso de ensino superior, é importante também selecionar a modalidade. Nesse caso, você pode escolher a graduação EAD, presencial ou semipresencial.

Para quem deseja uma opção com melhor custo-benefício, o EAD, que significa Ensino a Distância, tem sido bastante procurado. Aliás, para as pessoas com a rotina apertada por conta do trabalho, ele facilita bastante o acesso ao ensino superior por ter maior flexibilidade que a graduação presencial.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona a graduação EAD, como ela se diferencia da modalidade presencial, quais são os principais benefícios e qual é o perfil mais indicado para esse tipo de modalidade. Acompanhe a leitura para saber mais!

Não deixe a faculdade para depois (e-book)

Como funciona a graduação EAD?

Nas graduações de ensino a distância, ao contrário do modelo presencial, os alunos e professores estão separados fisicamente, necessitando de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que a comunicação seja estabelecida.

O AVA é uma plataforma digital que funciona como um sala de aula on-line, que o estudante acessa com login e senha. A instituição pode customizar esse ambiente, aderindo seções para:

  • videoaulas;
  • textos e exercícios;
  • aulas ao vivo;
  • suporte técnico;
  • apoio pedagógico;
  • notas das provas e demais atividades.

No caso de cursos que oferecem aulas práticas, existem os laboratórios virtuais, nos quais estão incluídos simuladores.

De modo geral, os cursos de graduação a distância trabalham principalmente com videoaulas pré-gravadas, para que, assim, os alunos possam acompanhar as aulas quando e onde preferirem, sendo necessário, ainda, estarem em dia com o calendário de atividades.

Outro item que diferencia bastante a graduação EAD e a presencial é a existência do tutor. No ensino a distância, a figura do tutor é uma ponte entre o aluno e o professor de cada disciplina. Ele auxilia no acompanhamento e na orientação relacionada às atividades, oferecendo feedback e tirando dúvidas dos alunos, tanto em relação ao conteúdo da disciplina quanto ao uso do AVA.

Quais são os principais benefícios da graduação EAD?

Um curso superior a distância é capaz de fornecer diversas vantagens para os alunos. A seguir, veja algumas delas.

Flexibilidade

Sem dúvidas, um dos pontos altos da graduação EAD é a flexibilidade que ela oferece. Afinal, os alunos podem assistir às aulas quando e onde quiserem, desde que continuem acompanhando o calendário de atividades.

Portanto, na pausa do almoço do trabalho ou voltando para casa no transporte público, é possível adiantar algum conteúdo. Além disso, caso prefira estudar na parte da manhã, por exemplo, dá para fazer isso, já que quem escolhe o melhor horário para o estudo é você.

Assim, o ensino a distância respeita a individualidade das pessoas, sem exigir que elas estejam no mesmo lugar e na mesma hora para ter acesso a um conteúdo pedagógico.

Melhor custo-benefício

As instituições que oferecem cursos EAD têm menos gastos com infraestrutura física, portanto, faz sentido que esse tipo de modalidade seja mais em conta para os estudantes, não é mesmo? Afinal, essa economia também é repassada para eles.

Além disso, com a graduação EAD, existem outros tipos de economia, como a de transporte, já que você não precisa se deslocar até a instituição para ter aulas. Nesse contexto, existem ainda outras despesas que desaparecem, como a alimentação fora de casa.

Portanto, ao colocar na ponta do lápis, é possível perceber que o ensino EAD oferece um melhor custo-benefício em todos os âmbitos.

Qualidade de vida

Quem já viveu a famosa dupla jornada — estudar e trabalhar fora — sabe o quanto esse processo é desgastante ao longo dos anos. A pessoa passa o dia inteiro na rua, lidando com trânsito e estresse, sem conseguir tempo para si mesma. Essa é realidade de muitos que fazem o curso presencial e precisam trabalhar.

Já a graduação a distância aumenta a qualidade de vida, porque os níveis de estresse se reduzem ao não precisar passar o dia todo fora. Desse modo, é possível ver que a graduação não precisa ser um processo desgastante.

Otimização do tempo

Como já foi possível perceber, uma das maiores vantagens do curso EAD é poder fazer seu próprio horário. Portanto, ao longo do dia, você consegue encaixar as atividades pedagógicas na sua rotina da forma que achar melhor.

No entanto, é importante ter uma organização prévia para ficar em dia com as atividades e, assim, logo no início da semana, já escrever na sua agenda qual será a rotina de estudos da semana. Desse modo, você consegue aproveitar muito melhor o tempo.

Diploma reconhecido

O diploma do ensino a distância tem o mesmo valor que o diploma do ensino presencial — ou seja, ele é reconhecido no mercado, então você não terá nenhum problema para conseguir um emprego por causa do seu diploma.

No entanto, isso só vale caso a instituição de ensino escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Para saber isso, basta acessar o e-MEC e fazer a pesquisa.

Qual é o perfil mais indicado para esse tipo de modalidade?

Apesar de ser um modelo de ensino bem vantajoso, não é todo mundo que consegue se adaptar ao EAD. Isso porque os estudantes precisam ter algumas características específicas para tirar um bom proveito.

Uma delas é a capacidade de organização. Afinal, como o aluno faz o próprio horário, é importante conseguir se organizar para dar conta de todas as disciplinas. Aliás, isso também mostra como a autonomia é necessária.

Algumas pessoas sentem a necessidade do contato físico com professor e aluno. Sem isso, o aproveitamento pode ser inferior. Portanto, para ter sucesso no EAD, é importante que o estudante não tenha problema em passar pela jornada da graduação "sozinho" (ou seja, sem contato físico).

Outro detalhe essencial é o foco. Dessa forma, o estudante deve ser capaz de eliminar distrações (como redes sociais) na hora de assistir às videoaulas, por exemplo. Afinal, em casa, é muito mais fácil se render às distrações, então é necessário tomar muito cuidado.

A graduação EAD pode ser bastante vantajosa para quem tem o perfil dela. No entanto, não esqueça de escolher uma boa instituição de ensino para isso. No UniAcademia, você tem acesso a diferentes tipos de graduação a distância reconhecidos pelo MEC.

Para saber mais sobre as opções disponíveis de cursos a distância, clique aqui!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!