Visite nosso site
Ensino

O que é faculdade semipresencial? Entenda aqui!

Ensino

O que é faculdade semipresencial? Entenda aqui!

Você sabe o que é faculdade semipresencial e como ela funciona? Tem dúvidas se essa é a metodologia que melhor se encaixa em sua realidade? Sabemos que, quando chega o tão esperado momento de ingressar no ensino superior, muitos jovens não encontram as informações de que necessitam para tomar uma decisão consciente e segura.  

Por essa razão, neste artigo, resolvemos responder as principais questões que surgem sobre o assunto e ajudá-lo a entender, de uma vez por todas, quais as diferenças entre as modalidades oferecidas pelas instituições de ensino no Brasil: presencial, semipresencial e educação a distância (EAD).

Uma vez que a faculdade semipresencial é aquela que mescla as duas outras opções, ou seja, uma parte da carga horária é cumprida no formato online e outra parte por meio de encontros presenciais, vamos nos deter mais nas dúvidas acerca dessa modalidade. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!  

O que é faculdade semipresencial?

O ensino semipresencial é considerado um modelo híbrido, pois é composto tanto por atividades presenciais (em polos específicos ou no campus da faculdade) quanto por aulas a distância (em ambientes virtuais de aprendizagem).  

A modalidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 e tem sido bastante procurada por estudantes que não têm disponibilidade para comparecer diariamente na faculdade, mas que também desejam vivenciar a sala de aula e ter contato presencial com professores e colegas de turma.  

Existe uma diversidade grande de tipos de cursos semipresenciais, que variam na porcentagem de oferta de atividades a distância e presenciais. Essa divisão depende muito da graduação escolhida, do projeto pedagógico e da grade curricular estipulada pela instituição.  

De qualquer maneira, o que a categoriza enquanto tal é promover uma quantidade maior de aulas online do que a faculdade presencial e maior de aulas presenciais do que o EAD. A tendência é que os encontros em sala de aula sejam destinados às atividades práticas, mas como já dito, isso pode variar.  

Qual a diferença em relação às modalidades presencial e educação a distância (EAD)?

A principal diferença entre uma faculdade semipresencial e uma presencial é a frequência das aulas. Esta última, em geral, requer aulas todos os dias da semana e o aluno deve se deslocar fisicamente até o polo ou campus universitário para assistir a elas.

A semipresencial, por sua vez, tem uma periodicidade menor de aulas presenciais, a depender da disciplina, do curso e da própria instituição de ensino. As mensalidades de uma graduação semipresencial também costumam ser mais baratas do que as de uma presencial.

Já a modalidade EAD deixa disponibilizado 24 horas por dia, em um ambiente virtual de aprendizagem, todo o conteúdo previamente gravado da disciplina. Os horários são flexíveis, isto é, o aluno pode acessar a plataforma, estudar e realizar atividades virtuais no momento que melhor se adequar à sua rotina.

Sendo assim, os estudantes possuem maior autonomia e autodisciplina, cabendo aos tutores apenas acompanhar o andamento das entregas de trabalhos etc. Além disso, uma faculdade a distância exige raramente a presença física dos alunos no polo. Normalmente, isso acontece uma ou duas vezes no semestre, para realização de avaliações e trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Já os cursos semipresenciais, conforme já dito, apresentam conteúdos tanto no formato online quanto presencial, ambos com igual importância para a formação do estudante. Ao passo que a faculdade tem de oferecer espaços com boa infraestrutura para as aulas presenciais, as mensalidades costumam ser um pouco mais caras do que a de uma graduação EAD.

As aulas presenciais são obrigatórias?

Sim, os encontros de tutoria e as aulas presenciais são obrigatórios, pois são consideradas importantes para o processo de ensino-aprendizagem construído para essa metodologia de ensino. Inclusive, vale a pena ficar de olho, pois há cursos que estipulam um calendário com mais de um encontro por semana.  

No entanto, isso não quer dizer que o aluno deve dar atenção apenas às aulas presenciais. Ao contrário, é fundamental que se dedique diariamente aos estudos em casa, por meio dos conteúdos disponibilizados virtualmente.

Os professores, no momento dos encontros, focam mais em promover discussões e debates do que em ficar expondo o conteúdo a que os graduandos já tiveram acesso. Os estudantes, assim, devem se tornar agentes ativos de sua própria aprendizagem, cabendo aos professores mediar o conhecimento, ou seja, orientá-los nesse processo.

Como são determinados os horários e as datas dos encontros?

As datas e horários das aulas presenciais são marcados pelos próprios professores e instituições de ensino. O cronograma é disponibilizado aos alunos previamente, para que tenham tempo de se organizar para comparecer — lembrando que esses encontros são atividades obrigatórias.

As aulas presenciais podem ser utilizadas para diversos fins: momentos para fixação dos conteúdos, aulas de laboratório, práticas de conteúdo (estudos de caso ou resolução de problemas), visitas técnicas, apresentação de trabalhos, provas etc.

De que forma são realizadas as provas?

Nessa modalidade de ensino, a avaliação do aprendizado dos estudantes é feita de forma contínua. Dessa maneira, as faculdades utilizam um sistema múltiplo, em que são empregados diversos instrumentos e formatos.

Constantemente, deve-se realizar atividades avaliativas no ambiente virtual, que podem incluir desde produção de textos até participação em fóruns de discussão. Os professores também podem querer complementar a avaliação por meio de trabalhos, apresentação de seminários, provas práticas, entre outros, feitas presencialmente ou online.

Por fim, há as provas finais (objetivas ou dissertativas), que sempre constam no calendário escolar e são obrigatoriamente feitas nos encontros presenciais.

Há diferença entre os diplomas?  

Essa é uma preocupação constante dos estudantes: o diploma de uma faculdade semipresencial (ou EAD) vale menos no mercado de trabalho do que o de uma presencial?

Não, o peso dos diplomas é exatamente o mesmo, e esse tipo de preconceito por parte dos recrutadores já foi superado, uma vez que as metodologias de ensino a distância foram bastante aprimorados e respondem bem às exigências do mercado e da sociedade.

Contudo, mesmo que a modalidade semipresencial seja aceita pelo MEC, é necessário verificar se o curso em questão obteve o reconhecimento desse importante órgão federal.

Saber o que é uma faculdade semipresencial e como ela funciona vai ajudá-lo muito na escolha do melhor método de ensino para você e, principalmente, de uma instituição que garanta o acesso a uma formação completa e de qualidade. Vale lembrar que isso vai ficar para sempre marcado em seu currículo e em sua carreira profissional!

Agora que você já tirou algumas de suas dúvidas sobre a modalidade de ensino semipresencial, que tal conferir como anda o mercado de trabalho em Juiz de Fora?

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!