Visite nosso site
CARREGANDO...
disciplina online
No items found.

As instituições de ensino se reinventam de diferentes maneiras para atender às necessidades e aos objetivos dos alunos. Nesse sentido, um recurso que tem sido bem utilizado é a disciplina online.

Essa matéria é cursada via internet, permitindo aos estudantes acessá-la de qualquer lugar, desde que tenham acesso online ao conteúdo. Assim, esse tipo de disciplina promove praticidade, economia, autonomia do aluno, dentre outras diversas vantagens.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a disciplina online, quais são os benefícios que ela traz e como aproveitá-la da melhor maneira possível. Acompanhe a leitura!

Como funciona a disciplina online?

No ensino tradicional, os alunos vão para a sala de aula, o professor repassa o conteúdo, acontece uma interação em tempo real e, passado o tempo necessário, a aula é finalizada, certo?

Já na disciplina online, o funcionamento é diferente. Nesse caso, por meio de um dispositivo móvel, como um tablet ou um celular, ou o próprio computador, o estudante assiste às aulas via internet.

Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de matéria não é restrita à modalidade de ensino a distância. Afinal, existem cursos semipresenciais que também contam a disciplina online na grade curricular.

Devido à praticidade, esse recurso tem sido amplamente utilizado nos cursos de nível superior. Vale lembrar que essa inclusão é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), portanto, totalmente válida e segura.

Quais são as vantagens da disciplina online?

Contar com uma (ou mais) disciplina online é altamente benéfico para os estudantes. A seguir, listaremos quais são as principais vantagens desse tipo de matéria no ensino superior. Confira!

Flexibilidade

Com a rotina corrida, muitas vezes, as pessoas se afastam do sonho de concluir uma graduação por não acreditarem que é possível conciliar trabalho e estudo. Afinal, ambas demandam tempo. Quando envolve deslocamento para ir à instituição de ensino, esse fator aumenta muito mais.

Portanto, as disciplinas presenciais não apresentam a flexibilidade que muitos estudantes necessitam, dificultando a entrada e permanência deles no curso. Já com a flexibilidade promovida pela disciplina online, a situação muda.

Isso porque você consegue fazer o seu próprio horário, então é capaz de adaptar a sua rotina aos estudos. Dessa forma, não tem a obrigação de assistir à aula no segundo em que ela foi liberada, podendo encaixá-la no dia em que estiver mais livre. Contudo, é preciso organização e disciplina.

Autonomia

Um grande benefício da disciplina online é permitir que o estudante tenha a autonomia necessária para ser o responsável sobre a sua própria vida acadêmica. Quando a matéria é presencial, ele precisa estar na instituição no horário marcado e assistir à aula ainda que não esteja focado, prejudicando a retenção do conteúdo.

Já com a matéria online, ao fazer o próprio horário, você consegue escolher o momento em que está mais disposto e concentrado para aprender. Por isso, a autonomia proporcionada por esse tipo de disciplina ajuda, inclusive, na absorção do conhecimento.

Comodidade

Você está na casa do namorado ou da namorada e quer assistir a uma aula? Isso é possível. Ou está com preguiça de levantar da cama e prefere ver o conteúdo ali mesmo? Também pode fazer isso sem o menor problema, basta ter acesso à internet.

A disciplina online oferece um nível de comodidade que não existe na matéria presencial. Essa característica permite aos alunos um maior interesse na aula e menos obstáculos para assistir ao conteúdo.

Economia

Quem não gosta de economizar? Você consegue gastar bem menos ao assistir aulas online. Primeiro, porque elas costumam ter um custo menor nas instituições, então, o preço que os alunos pagam para a matrícula nela também é reduzido.

Existem, ainda, outros gastos que são eliminados, como a gasolina ou a passagem no transporte público para ir até a universidade e o valor gasto com a alimentação quando você passa longos períodos fora de casa.

Praticidade

Vamos supor que você está em uma aula presencial, acompanhando o conteúdo, mas não entendeu algo dito pelo professor. Na hora, fica com receio de atrapalhar a aula por isso e deixa a dúvida passar. Depois, percebe que privou-se de uma questão importante e, assim, perde a linha de raciocínio do docente. Quem nunca passou por isso?

Já com a matéria online, existe a praticidade de assistir à aula e voltar a um momento específico quantas vezes você quiser. Além disso, pode fazer pausas para anotar informações e continuar acompanhando o conteúdo depois.

Como aproveitar as aulas da disciplina online?

Ainda que seja uma modalidade de matéria bem vantajosa, ela demanda alguns cuidados que os alunos precisam ter para alcançar bons resultados. Por isso, recomendamos as seguintes estratégias.

Tenha um planejamento de estudos

Principalmente se você tiver mais de uma disciplina online, é importante ter um plano de estudos para assistir todas as aulas. Então, antes de iniciar a semana, anote aquelas que precisa assistir em cada dia e, assim, não fique atrasado em relação às disciplinas.

Organize o seu tempo

Autonomia requer responsabilidade, então, você precisa manejar bem o seu tempo para ficar em dia com as aulas. Nesse sentido, é importante que saiba dizer “não” para convites externos que vão tomar seu tempo e atrapalhar o rendimento na aprendizagem.

Desligue o celular

Os dispositivos móveis são um dos maiores focos de distração dos alunos. Por isso, ao iniciar uma aula, desligue seu celular e, de preferência, coloque-o longe de você para fugir da tentação de dar aquela olhadinha nas redes sociais.

Faça pausas

Estudar por várias horas seguidas, sem momento de descanso, pode parecer produtivo, mas nem sempre é. Isso porque o cérebro aguenta apenas um limite de informação a cada tempo. Depois disso, você, basicamente, estará apenas cumprindo horário e não absorvendo o conhecimento. Lembre-se de fazer pausas estratégicas para fazer o estudo render mais.

Como você pôde perceber, a disciplina online é uma inovação que veio para melhorar a vida dos alunos, mas ela deve ser feita com muita responsabilidade. Portanto, siga nossas dicas para aproveitar melhor os seus estudos.

Se deseja entender de modo mais aprofundado sobre como estudar online, recomendamos que leia nosso artigo sobre o assunto!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.