Visite nosso site

Saiba como melhorar o rendimento escolar com 7 dicas

Saiba como melhorar o rendimento escolar com 7 dicas

Mesmo quando temos uma rotina de estudos já estabelecida, é importante buscarmos formas de fazer com que o nosso rendimento escolar melhore e, com isso, ter resultados mais positivos em nossas avaliações, principalmente, se desejamos tentar o ENEM ou o vestibular.

Dependendo da intensidade dos estudos, podemos ter a impressão de que estamos nos dedicando muito, porém memorizando pouco. Isso pode acontecer ao não empregar os métodos mais adequados para a nossa aprendizagem.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo! Veja aqui como melhorar o seu rendimento escolar!

Por que buscar as melhores formas de estudo?

Para compreendermos qual estratégia de aprendizagem será a mais adequada para nós, precisamos nos autoconhecer e analisar a forma que temos mais facilidade em adquirir conhecimento.

Você pode usar como base a pirâmide de aprendizagem criada pelo psiquiatra estadunidense William Glasser. Esse pesquisador compreendeu que as melhores formas de aprender vêm de dentro para fora, e não de fora para dentro, como os métodos tradicionais didáticos indicam. Isso significa que aprender vem da motivação do indivíduo.

Portanto, em primeiro lugar, é preciso ressignificar os momentos de estudo. Para isso, responda:

  • Para que você está estudando?
  • Existe um sonho, um objetivo maior?
  • Quais são as suas perspectivas para o futuro?
  • O estudo te faz uma pessoa melhor?
  • Em quais momentos você percebe esse resultado positivo?
  • Como os estudos te ajudam a compreender melhor o mundo?

Ao responder a essas perguntas, você perceberá que estudar é algo que parte do seu interesse e da motivação que o seu futuro caminho traz para a sua realidade.

Glasser, a fim de aprofundar mais ainda a sua teoria, criou uma pirâmide que busca definir de forma didática a maneira como aprendemos:

  • 10% lendo;
  • 20% escutando;
  • 30% observando;
  • 50% vendo e escutando;
  • 70% conversando e criando diálogos propositivos;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando outras pessoas.

Você pode usar essas referências para observar qual forma de estudo se encaixa melhor na sua realidade e colocá-la em prática.

Como melhorar o rendimento escolar?

Agora que você já está se conhecendo um pouco mais e sabendo qual é a sua melhor forma de aprendizagem, veja abaixo algumas dicas que podem otimizar suas estratégias de estudo!

1. Tenha um local adequado para estudar

Reserve um espaço em sua casa para estudar com tranquilidade e não ser incomodado. Além disso, você também evitará as distrações e procrastinações que outros lugares podem trazer, pois nesse momento até a cozinha com algumas louças sujas pode se tornar mais urgente do que o estudo.

Então, para evitar desviar o foco, promova um ambiente de estudos adequado para você, pode ser em uma sala separada, no seu quarto ou em algum outro espaço confortável, mas o importante é que ele esteja afastado das preocupações externas.

2. Trace seus objetivos com clareza

Para ter sucesso em sua jornada, é preciso ter organização. Então, divida a sua semana e os seus dias em pequenas metas. Quem não sabe para onde vai, dificilmente atingirá o seu objetivo.

Sendo assim, semanalmente, escreva quais são os seus objetivos, divida os afazeres entre os dias e cumpra-os de acordo com as suas demandas, classificando-as em: urgentes, prioridades e necessárias.

3. Economize tempo

Para economizar o seu tempo, é preciso pensar em algumas estratégias e adaptações: então, qual o seu melhor horário de rendimento? Quando estudamos diariamente e fazemos um grande esforço, podemos chegar a um ponto de fadiga em que lemos, mas não absorvemos mais conteúdos. Portanto, veja quais são os seus melhores horários de estudo e invista nesses períodos.

4. Faça pequenas pausas

As pausas são necessárias para descansarmos e para o nosso cérebro processar todas as informações recebidas. O método pomodoro, por exemplo, preza essas pausas. Ele funciona da seguinte maneira: a cada 25 minutos de estudo, você descansa 5 minutos e, depois de 4 rodadas de 25 minutos, você pode ter entre 15 e 30 minutos de descanso. As pausas são fundamentais para não nos sentimos sobrecarregados e para o cansaço não nos derrubar.

5. Evite distrações

As distrações são muitas: as notificações do celular, as pessoas em nossa volta querendo conversar, os seriados, a TV, o videogame, entre outros. Crie planos para evitar ter contato com essas situações: coloque o celular no silencioso, feche a porta do quarto de estudos, determine outros momento em que você poderá conversar com os amigos e marque horário para os jogos e outras diversões.

6. Aposte no estudo inteligente

Para que o estudo inteligente funcione, precisamos nos programar, mas se você já está se dedicando, com certeza, essa será uma etapa fundamental para concluir seus estudos com sucesso.

O estudo inteligente funciona da seguinte maneira: se você está lidando com uma matéria que é longa e sabe que precisará revisá-la em um futuro próximo, planeje os momentos de revisão ao longo do ano e marque uma data possível. Por exemplo, a cada três semanas ou duas semanas. Se for viável, também aplique a leitura dinâmica para aproveitar ainda mais o seu tempo.

7. Crie grupos de estudos

De acordo com a pirâmide de Glasser, duas das melhores formas de aprender são por meio do diálogo ou ensinando outra pessoa. Nesse caso, os grupos de estudos podem ser muito efetivos.

Procure por colegas que tenham o mesmo objetivo e marque encontros para que uns esclareçam as dúvidas para os outros. Caso você não tenha contatos próximos com os mesmos interesses que os seus, busque algum familiar e dê uma aula sobre os principais conteúdos.

Como o uso da tecnologia ajuda nesse momento?

A tecnologia pode ser uma grande aliada no momento dos estudos, desde que você saiba como usá-la. Existem aplicativos que podem ajudar a montar seus cronogramas e suas metas de aprendizagem, assim, você receberá as notificações para estudar e também terá um controle maior sobre o seu tempo.

Outra ferramenta interessante é o YouTube Edu. Lá você tem acesso a aulas com conteúdos importantes para a sua formação e que funcionam como complemento de tudo que você aprende em sua instituição de ensino.

Você pode usar essas videoaulas para sintetizar a sua aprendizagem e fazer os seus resumos. Caso sua rede de ensino seja adepta ao mobile learning, você também terá uma grande ferramenta de aprendizagem em mãos.

Melhorar o rendimento escolar é possível por meio de boas estratégias de estudo e aprendizagem. Às vezes, o que precisamos não é de mais tempo sobre os livros, mas sim de conhecimento sobre como aprendemos para aplicar as técnicas mais favoráveis para nós.

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe um comentário no post e compartilhe conosco e com os demais leitores a sua experiência!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!