Visite nosso site
Ensino

Já ouviu falar em leitura dinâmica? Veja como desenvolvê-la

Ensino

Já ouviu falar em leitura dinâmica? Veja como desenvolvê-la

O hábito da leitura é muito importante e pode ser determinante para se tornar uma pessoa mais crítica e criativa. Ainda que seja uma ação essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências, muitos indivíduos negligenciam a leitura.

Uma técnica que vem fazendo bastante sucesso é a leitura dinâmica, justamente porque esse método tem como proposta uma leitura mais rápida, que não prejudica a compreensão dos conteúdos.

Acompanhe a seguir e veja quais são as vantagens e como desenvolver a leitura dinâmica nos estudos para ter melhores resultados!

O que é e como a leitura dinâmica funciona?

A leitura dinâmica é uma técnica que facilita a absorção das informações escritas. Hoje, existem diferentes métodos de leitura dinâmica, sendo que todos têm o objetivo de manter a velocidade da leitura e o foco nos conteúdos.

Ou seja, o método propõe uma melhor gestão do tempo que você tem disponível para ler. Infelizmente, nem sempre é possível dedicar tempo necessário para fazer uma leitura completa de um artigo ou livro. Principalmente para os estudantes do ensino superior, a leitura dinâmica representa uma boa estratégia para extrair informações em menos tempo.

Na prática, a leitura dinâmica funciona por meio da eliminação de etapas cerebrais durante o processo de leitura. A ideia é justamente diminuir o tempo da etapa da fixação, ou seja, o ato de repetir as palavras mentalmente enquanto lemos. Ao começar a treinar a técnica, é possível enviar os estímulos de leitura mais rapidamente ao cérebro.

Com o passar do tempo, a atividade pode ser facilmente adaptável à mente. É preciso disciplina e força de vontade para tornar-se um leitor dinâmico. Portanto, é necessário ser persistente para começar a enxergar os resultados da leitura dinâmica na rotina.

Quais são as principais vantagens da leitura dinâmica?

Geralmente, quem tem dificuldade de aprender ou de manter o foco precisa fazer diversas leituras do mesmo assunto até absorver o conteúdo. Com a leitura dinâmica, a necessidade de retornar a algum trecho diminui, já que com a técnica é possível realizar uma análise rápida do texto.

Na prática, a leitura dinâmica oferece diversas vantagens. Veja, a seguir, algumas delas!

Aprimoramento do vocabulário de forma mais ágil

Com a leitura dinâmica, há mais capacidade em compreender o que está escrito de maneira ágil, o que auxilia a aprimorar o vocabulário. A ampliação do repertório, inclusive, também se torna mais rápida. Por isso, a técnica é ideal para quem deseja obter informações e conquistar inúmeros objetivos, como a aprovação no vestibular.

Otimização do tempo

Ler de forma dinâmica também favorece a otimização do tempo, tendo mais chances de ter bons rendimentos na atividade. É possível, inclusive, absorver mais conteúdos ao longo do dia, sem perder a qualidade da leitura.

Aquisição de novas informações rapidamente

O que a leitura dinâmica propõe é a aplicação de técnicas que farão você ler em uma velocidade maior. No entanto, isso não quer dizer que a absorção do conteúdo é superficial. Por outro lado, a ideia é que o leitor consiga entender completamente o texto, adquirindo novas informações rapidamente.

Como desenvolver a leitura dinâmica nos estudos?

Como você deve ter percebido, a leitura dinâmica oferece diversos benefícios. O método é bastante indicado para quem está se preparando para uma avaliação importante ou, até mesmo, para pessoas que desejam ter mais agilidade no dia a dia.

Nos estudos, é possível praticar a leitura dinâmica de forma bastante simples. Veja, a seguir, algumas dicas de como desenvolver a técnica da melhor forma!

Prepare o ambiente

O local que você escolhe para fazer a leitura influencia diretamente na velocidade e no dinamismo da atividade. O ambiente, portanto, precisa ser silencioso, confortável, tranquilo e sem ruídos. Com isso, você garante um espaço livre de agitação, barulhos e interrupções.

Elimine ruídos

Qualquer tipo de ruído, como de trânsito, obras e até mesmo de música, pode atrapalhar a sua concentração, fazendo com que você se sinta distraído diversas vezes durante a leitura. Portanto, o ideal é que você elimine os ruídos para não correr o risco de sofrer com distrações.

Treine os olhos para saltos maiores

Durante a leitura, os olhos se movimentam de uma maneira que facilita a compreensão do que está escrito. Para realizar a leitura dinâmica, a recomendação é treinar os olhos para ter saltos maiores, ou seja, para que o seu olhar seja mais amplo.

Pare de ficar pronunciando as palavras

Outra dica é parar de ficar pronunciando as palavras enquanto lê, caso isso seja um hábito para você. Essa ação impede o desenvolvimento de uma leitura dinâmica, fazendo com que a velocidade e a capacidade de compreensão sejam reduzidas. Com o passar dos dias, você perceberá que o tempo dedicado à leitura será reduzido significativamente.

Utilize a técnica de skimming e scanning

O skimming e o scanning são técnicas bastante conhecidas ao aprender outros idiomas. A primeira consiste em passar os olhos rapidamente por um texto, a fim de extrair informações básicas. Já a segunda, em correr os olhos pelo texto para identificar palavras-chave. Ambos os métodos são úteis para avaliar os conteúdos e, então, definir se vale a pena dedicar mais tempo a uma leitura completa.

Encontre palavras-chave nas frases

Por fim, também é indicado encontrar palavras-chave nas frases do conteúdo que está sendo lido para facilitar a obtenção das informações que são do seu interesse. Com isso, você não precisa, necessariamente, ler tudo o que está escrito. Por outro lado, é possível manter o foco apenas nos termos relacionados diretamente ao assunto que você deseja aprender.

Mesmo que a leitura dinâmica seja vantajosa em alguns aspectos, ela não é indicada para textos pequenos, já que algumas informações podem ser perdidas. Lembre-se de que também é fundamental sempre ler os conteúdos completos para ter mais chances de focar em detalhes que podem ser relevantes para o seu conhecimento.

Muitas pessoas acreditam que ser produtivo é fazer inúmeras tarefas no menor tempo possível. No entanto, o ideal é realizar as atividades de uma maneira que traga resultados realmente efetivos.

Aproveite a visita e siga o UniAcademia nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok e LinkedIn.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!