Visite nosso site
Inovação

Mobile learning: como funciona e quais são as vantagens para os alunos

Inovação

Mobile learning: como funciona e quais são as vantagens para os alunos

Os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia da maioria da população. Segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o país tem 230 milhões de smartphones em uso. Com o avanço da tecnologia permeando diversas esferas da vida, é preciso saber se reinventar, inclusive nas instituições de ensino superior.

Afinal, tornou-se necessário saber atrelar o uso da tecnologia e o ensino, fazendo nascer o mobile learning. Você já ouviu falar dele? É um conceito relativamente novo, caracterizado como uma modalidade de aprendizagem por meio dos dispositivos móveis.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura, pois vamos explicar o que é e quais são as vantagens ao utilizar esse novo modelo de aprendizagem. Confira!

O que é o mobile learning?

Também chamado de m-learning ou aprendizado móvel, o mobile learning é uma nova modalidade de ensino e aprendizagem educacional que faz uso dos dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Recentemente, ele tem se popularizado bastante devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, que trouxe a necessidade de as instituições se adaptarem à tecnologia, disponibilizando aulas online e ao vivo.

Nesse modelo, os dispositivos se transformam em canais de aprendizado, possibilitando, por exemplo, o ensino a distância. No entanto, essa modalidade também se refere ao uso dos smartphones em sala de aula.

Na prática, para o mobile learning ser implementado, a instituição deve selecionar aplicativos educacionais e materiais didáticos para proporcionar o aprendizado. Dessa forma, os alunos podem ter contato direto com o professor e com os conteúdos disponíveis. As aulas são transmitidas por vídeos, preferencialmente, em tempos curtos.

Além disso, por meio dos dispositivos, os professores podem mandar áudios e vídeos relacionados às disciplinas, auxiliando os estudantes a avançarem nas lições. Existe, ainda, a gamificação, que é o processo de trazer elementos de jogos para o ensino, estimulando o envolvimento dos alunos.

Como o conceito surgiu?

Na década de 1970, Alan Kay, um especialista em informática, havia descrito um equipamento que serviria como livro portátil para facilitar a aprendizagem de crianças. Mesmo que o projeto de Alan não tenha se concretizado na época, ele serviu para disseminar a ideia de um ensino mais cômodo, ágil e otimizado.

Foi justamente devido ao contexto de expansão da educação a distância que o conceito de mobile learning surgiu, por volta dos anos 2000. Desde então, foram inúmeras as tecnologias e soluções criadas para aprimorar o ensino.

Os dispositivos móveis, por exemplo, tornaram possível aprender a partir de qualquer local e em qualquer horário, utilizando apenas um pequeno aparelho portátil.

Quais são as vantagens para os alunos?

Como vimos, o mobile learning é um modelo diferenciado e inovador no ensino. A tecnologia oferece diversas vantagens para os alunos. A seguir, veja quais são as principais!

Mais flexibilidade

No modelo tradicional, em geral, o estudante tem pouca flexibilidade de escolha, pois o aprendizado é focado no professor, que acaba se tornando o principal transmissor do conhecimento. Ainda que o educador seja uma figura fundamental, é importante que o aluno tenha mais autonomia no processo de aprendizagem, o que é possível com o mobile learning.

Afinal, esse modelo garante mais flexibilidade, permitindo que os conteúdos sejam acessados a qualquer momento. Com isso, o aluno pode recorrer aos educadores apenas em casos de dúvidas mais urgentes.

Portanto, em casos de imprevistos na rotina ou apenas indisposição, o estudante pode escolher o momento e o lugar que é melhor para ele se concentrar e estudar.

Possibilidade de personalização

Uma das maiores dificuldades dos professores em sala de aula é particularizar o ensino conforme cada aluno. Até porque, com tantos estudantes, nem sempre é fácil fazer as adaptações necessárias para aprimorar o aprendizado de cada um.

Já por meio do m-learning, os alunos conseguem personalizar o próprio processo de aprendizagem, porque a interação com os dispositivos se dá de uma forma individualizada. Então, é possível fazer as tarefas conforme o seu ritmo e, caso necessário, recebendo ajuda de forma diferenciada.

Além disso, por meio das plataformas utilizadas, os professores podem analisar o desempenho de todos os estudantes, mapeando habilidades individuais e coletivas e, assim, formular um diagnóstico sobre os alunos e a metodologia de ensino.

Maior alcance

Já reparou que muitas pessoas ficam com a mão no celular quase o dia inteiro? Ou talvez você seja uma delas. Então, por meio do m-learning, as instituições de ensino conseguem aumentar o alcance em relação aos estudantes.

Afinal, se antes o contato era estritamente físico, agora ele também é virtual, extrapolando as barreiras dos muros do centro universitário. Sendo assim, os estudantes conseguem estudar independentemente do lugar em que estejam, pois basta ter acesso à internet e um dispositivo móvel.

Aumento do engajamento

Ao longo do período letivo, pode ser difícil manter o ânimo do início ao fim, não é mesmo? Em muitos casos, as aulas parecem se tornar maçantes ou repetitivas, fazendo os alunos perderem o interesse e, consequentemente, o engajamento.

Já com essa nova modalidade de aprendizagem, é possível recuperar o engajamento perdido devido a um modelo engessado de ensino. Sabe por quê? A gamificação, por exemplo, consegue repaginar as aulas.

Por meio dela, os alunos se envolvem mais nas atividades, pois desejam conquistar boas pontuações ou premiações no jogo, conforme vão avançando no nível de dificuldade. Enquanto se envolvem, eles também aprendem, o que é benéfico em todos os sentidos.

Aliás, as aulas ficam mais interativas, atraindo os alunos com a presença de elementos multimídia. Vale lembrar, ainda, que os conteúdos são adaptados conforme os interesses e a linguagem de diferentes faixas etárias.

Feedback rápido

Vamos imaginar a seguinte situação: você teve uma aula na segunda-feira, precisou fazer uma tarefa para a próxima semana, mas percebeu que ficou com dúvida em um assunto e a próxima aula é apenas na outra segunda. E agora, como fazer a atividade?

Em um contexto de modelo de ensino tradicional, infelizmente, você precisaria guardar a sua dúvida para a aula seguinte, ou, no máximo, perguntar a alguns colegas, mas fazer a tarefa mesmo assim. Com o mobile learning, isso é completamente diferente, já que o professor pode atendê-lo rapidamente.

Portanto, não é necessário esperar dias para ter a resolução da sua dúvida. Além disso, para saber se acertou ou errou uma questão, por exemplo, o feedback é instantâneo. Isso, é claro, otimiza bastante o processo de aprendizado.

Melhora a eficiência do ensino

Com o aumento da atenção e participação que o mobile learning possibilita, os estudantes têm a chance de aprender mais e melhor, tornando o processo de ensino realmente eficiente e significativo. Inclusive, a tecnologia vai além e potencializa os resultados, uma vez que proporciona experiências ricas.

Os alunos, nesse caso, podem assimilar os conteúdos do currículo acadêmico gastando menos tempo. Com isso, é possível organizar melhor a rotina de estudo e aproveitar ao máximo as aulas e atividades.

Favorece a aprendizagem contínua

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios do mobile learning é que o recurso favorece a aprendizagem contínua. Isso contribui para o aperfeiçoamento da formação e, também, para a reciclagem dos estudantes, que podem usufruir de mais conhecimento para se manter em destaque no mercado de trabalho.

Basta ter um dispositivo móvel e acesso à internet para contiuar alcançando diferentes campos do saber. O mais bacana é que a tecnologia possibilita a integração com outros sistemas, como plataformas de vídeo e redes sociais.

Assim, fica mais simples ter acesso a conteúdos diversificados, enriquecendo como um todo o processo de aprendizagem.

Como aplicar o mobile learning na rotina?

Atualmente, o mobile learning tem sido adotado como principal ferramenta da educação a distância. Por isso, a metodologia é fundamental para os alunos acessarem os conteúdos de maneira ágil e simples, com mais flexibilidade e liberdade.

Mas, afinal, como utilizar e aplicar o conceito na rotina de estudos? Entenda a seguir!

Use conteúdos interativos

Os conteúdos interativos são recursos essenciais para quem pretende estudar por um dispositivo móvel. Por meio deles, é possível discutir os conhecimentos com colegas e compartilhar materiais didáticos interessantes sobre os assuntos que estão sendo abordados.

Conte com bons aplicativos

Sem dúvidas, ter o suporte de bons aplicativos faz toda a diferença no processo de aprendizagem com o mobile learning. As ferramentas oferecem diversos estilos de atividades, como jogos, conteúdos multimídia e mecanismos de troca de mensagens entre os estudantes.

Invista em gamificação

Como citamos, a gamificação se baseia no uso de jogos digitais como recursos educativos. O intuito é abordar diferentes aspectos dos conteúdos para dinamizar o ensino. Ao jogar, o aluno desenvolve novas estruturas de pensamento para compreender os conhecimentos, tendo mais motivação para aprender.

Adote livros digitais

O livro digital, da mesma forma, é uma alternativa interessante de ser adotada na rotina de aprendizagem. Geralmente, eles são oferecidos no formato PDF, mas isso não é uma regra. O bacana é que o aluno tem a possibilidade de levar o livro digital para qualquer local, com total comodidade para ler quando e onde quiser.

Percebeu como o mobile learning é uma realidade que veio para ficar, auxiliando ainda mais o ensino dos estudantes? Então, se você deseja entrar em uma graduação, verifique se as suas opções de universidade aderem a essa nova metodologia.

Quer continuar recebendo todas as novidades do universo acadêmico? Assine a newsletter do UniAcademia agora mesmo!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!