Visite nosso site
CARREGANDO...
mobile learning
No items found.

Os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia da maioria da população. Segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o país tem 230 milhões de smartphones em uso. Com o avanço da tecnologia permeando diversas esferas da vida, é preciso saber se reinventar, inclusive nas instituições de ensino superior.

Afinal, tornou-se necessário saber atrelar o uso da tecnologia e o ensino, fazendo nascer o mobile learning. Você já ouviu falar dele? É um conceito relativamente novo, caracterizado como uma modalidade de aprendizagem por meio dos dispositivos móveis.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura, pois vamos explicar o que é e quais são as vantagens ao utilizar esse novo modelo de aprendizagem. Confira!

O que é o mobile learning?

Também chamado de m-learning ou aprendizado móvel, o mobile learning é uma nova modalidade de ensino e aprendizagem educacional que faz uso dos dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Recentemente, ele tem se popularizado bastante devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, que trouxe a necessidade de as instituições se adaptarem à tecnologia, disponibilizando aulas online e ao vivo.

Nesse modelo, os dispositivos se transformam em canais de aprendizado, possibilitando, por exemplo, o ensino a distância. No entanto, essa modalidade também se refere ao uso dos smartphones em sala de aula.

Na prática, para o mobile learning ser implementado, a instituição deve selecionar aplicativos educacionais e materiais didáticos para proporcionar o aprendizado. Dessa forma, os alunos podem ter contato direto com o professor e com os conteúdos disponíveis. As aulas são dadas por vídeos, preferencialmente, em tempos curtos.

Além disso, por meio dos dispositivos, os professores podem mandar áudios e vídeos relacionados às disciplinas, auxiliando os estudantes a avançarem nas lições. Existe, ainda, a gamificação, que é o processo de trazer elementos de jogos para o ensino, estimulando o envolvimento dos alunos.

Quais são as vantagens para os alunos?

Como vimos, o mobile learning é um modelo diferenciado e inovador no ensino. Se bem aplicado, ele pode fornecer diversas vantagens para os alunos. A seguir, veja algumas delas.

Mais flexibilidade

No modelo tradicional de ensino, o estudante tem pouca ou nenhuma flexibilidade, pois o aprendizado gira unicamente em torno do professor, transmissor do conhecimento. Ainda que o educador seja uma figura fundamental, é importante que o aluno tenha mais autonomia no processo de aprendizagem, o que é possível com o mobile learning.

Afinal, esse modelo garante mais flexibilidade, permitindo que os conteúdos sejam acessados em qualquer lugar e momento. Sendo assim, não ficam presos à agenda do professor. E isso não significa que os alunos fiquem desamparados, porque sempre podem recorrer aos docentes em casos de dúvidas.

Portanto, em casos de imprevistos na rotina ou apenas indisposição, o estudante pode escolher o momento e o lugar que é melhor para ele se concentrar e estudar.

Possibilidade de personalização

Uma das maiores dificuldades dos professores em sala de aula é particularizar o ensino conforme cada aluno. Até porque, com tantos estudantes, nem sempre é fácil fazer as adaptações necessárias para aprimorar o aprendizado de cada um.

Já por meio do m-learning, os alunos conseguem personalizar o próprio processo de aprendizagem, porque a interação com os dispositivos se dá de uma forma individualizada. Então, é possível fazer as tarefas conforme o seu ritmo e, caso necessário, recebendo ajuda de forma diferenciada.

Além disso, por meio das plataformas utilizadas, os professores podem analisar o desempenho de todos os estudantes, mapeando habilidades individuais e coletivas e, assim, formular um diagnóstico sobre os alunos e a metodologia de ensino.

Maior alcance

Já reparou que muitas pessoas ficam com a mão no celular quase o dia inteiro? Ou talvez você seja uma delas. Então, por meio do m-learning, as instituições de ensino conseguem aumentar o alcance que têm em relação aos estudantes.

Afinal, se antes o contato era estritamente físico, agora ele também é virtual, extrapolando as barreiras dos muros do centro universitário. Sendo assim, os estudantes conseguem estudar independentemente do lugar em que estejam, pois basta ter acesso à internet e o dispositivo móvel.

Aumento do engajamento

Ao longo do período letivo, pode ser difícil manter o ânimo do início ao fim, não é mesmo? Em muitos casos, as aulas parecem se tornar maçantes ou repetitivas, fazendo os alunos perderem o interesse e, consequentemente, o engajamento.

Já com essa nova modalidade de aprendizagem, é possível recuperar o engajamento perdido devido a um modelo engessado de ensino. Sabe por quê? A gamificação, por exemplo, consegue repaginar as aulas.

Por meio dela, os alunos se envolvem mais nas atividades, pois desejam conquistar boas pontuações ou premiações no jogo, conforme vão avançando no nível de dificuldade. Enquanto se envolvem, eles também aprendem, o que é benéfico em todos os sentidos.

Aliás, as aulas ficam mais interativas, atraindo os alunos com a presença de elementos multimídia. Vale lembrar, ainda, que os conteúdos são adaptados conforme os interesses e a linguagem de diferentes faixas etárias.

Feedback rápido

Vamos imaginar a seguinte situação: você teve uma aula na segunda-feira, precisou fazer uma tarefa para a próxima semana, mas percebeu que ficou com dúvida em um assunto e a próxima aula é apenas na outra segunda. E agora, como fazer a atividade?

Em um contexto de modelo de ensino tradicional, infelizmente, você precisaria guardar a sua dúvida para a aula seguinte, ou, no máximo, perguntar a alguns colegas, mas fazer a tarefa mesmo assim. Com o mobile learning, isso é completamente diferente, já que o professor pode atendê-lo rapidamente.

Portanto, não é necessário esperar dias para ter a resolução da sua dúvida. Além disso, para saber se acertou ou errou uma questão, por exemplo, o feedback é instantâneo. Isso, é claro, otimiza bastante o processo de aprendizado.

Percebeu como o mobile learning é uma realidade que veio para ficar, auxiliando ainda mais o ensino dos estudantes? Então, se você deseja entrar em uma graduação, verifique se as suas opções de universidade aderem a essa nova metodologia.

Em relação a esse assunto, existe outro tópico que também gera debate: entre ensino a distância e presencial, como escolher a melhor opção de graduação? Confira a resposta no nosso post!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.