Visite nosso site
Ensino

Aprenda agora como desenvolver e praticar o pensamento crítico

Ensino

Aprenda agora como desenvolver e praticar o pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade que desenvolvemos ao longo da vida. Quando essa capacidade é bem trabalhada, podemos ter mais autonomia, independência e, ainda, mais chances de fazer boas escolhas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

É interessante que o pensamento crítico seja estimulado desde cedo. Até porque muitas pessoas só têm a oportunidade de trabalhar esse aspecto quando ingressam no ensino superior.

Acompanhe a seguir e entenda como praticar e qual a importância do pensamento crítico para conquistar um bom desempenho nos estudos!

O que é pensamento crítico?

Basicamente, é uma capacidade que trabalhamos durante a vida que permite uma melhor análise de experiências, fatos e situações vivenciadas, com o intuito de formar nossa própria opinião.

Quem busca esse tipo de habilidade tem mais chances de formular e defender pontos de vista e ideias originais, transformando-se em um protagonista do saber, e não em um mero receptor de informações.

O pensamento crítico tem forte relação com o processo consciente e racional, que se origina no conjunto de atitudes e habilidades cognitivas de uma pessoa. Em geral, essa capacidade possibilita uma melhor avaliação e julgamento de situações, com um ponto de vista particular.

Ou seja, esse processo se inicia com o recebimento de informações, como textos, vídeos e conceitos. Ao ter acesso a determinados conhecimentos, por exemplo, o indivíduo pode realizar questionamentos, além de levantar possibilidades e hipóteses.

Qual sua importância para a vida acadêmica, profissional e pessoal?

O pensamento crítico tem um papel central no desenvolvimento da vida acadêmica, profissional e pessoal. Com essa habilidade, a pessoa consegue trabalhar o raciocínio lógico, toma decisões mais equilibradas, forma valores e se torna mais adaptável diante do mundo que a cerca.

Hoje, essa capacidade de ter opiniões próprias e de formular a sua visão da realidade é bastante valorizada entre os empregadores. Isso porque grande parte dos recrutadores buscam por colaboradores com esse tipo de diferencial, já que isso demonstra que o indivíduo é proativo, flexível e tem autonomia sobre as suas ações.

Ao produzir ideias próprias, é possível assumir o papel de agente transformador em empresas e na sociedade como um todo. O pensamento crítico, portanto, envolve uma série de habilidades e atitudes, que atuam em conjunto para lidar com situações e informações de maneira racional.

Como desenvolver e praticar o pensamento crítico?

O pensamento crítico é fundamental para nos ajudar a tomar melhores decisões na vida pessoal e profissional. No entanto, é preciso entender como desenvolver e praticar essa capacidade no dia a dia.

Independentemente dos rumos que você tomar na vida, o pensamento crítico sempre será uma competência importante para o seu sucesso. Quem pensa de forma crítica geralmente se mantém mais atento ao que acontece no mercado de trabalho e no mundo ao redor.

Existem algumas ações e hábitos que podem ser trabalhados para começar a praticar o pensamento crítico desde já. Veja a seguir!

Seja curioso

Você precisa ser curioso e buscar por aprendizado contínuo para desenvolver o pensamento crítico. É interessante, por exemplo, querer saber mais sobre determinados assuntos e se questionar a respeito de temas que despertam a sua atenção.

Ao tentar ser uma pessoa mais criativa, você pode ter insights valiosos e visualizar o contexto ao seu redor de diferentes pontos de vista.

Busque a criatividade

Assim como a curiosidade, a criatividade incentiva a inovação e pode auxiliar você a experimentar e a vivenciar algo novo. Essa é uma característica bastante comum em pessoas que gostam de criar soluções diferenciadas para problemas existentes, o que contribui significativamente para a construção de um perfil profissional mais valorizado.

Ou seja, a criatividade pode ajudar no momento de analisar e de chegar às causas de determinadas situações, fazendo com que o indivíduo desenvolva ideias irreverentes e originais.

Faça as perguntas certas

Todo mundo sabe o quão importante é fazer as perguntas certas para formular hipóteses e opiniões sobre a realidade. Uma pergunta bem-feita é capaz de motivar e levar você a estudar e pesquisar mais sobre determinados assuntos, auxiliando a criar um amplo e diversificado conhecimento.

Por exemplo, quando uma informação for apresentada, pense quais perguntas podem ajudar a avaliar melhor a situação. No longo prazo, certamente será mais simples resolver problemas e encontrar soluções.

Vá atrás de informações confiáveis

É essencial analisar de onde você está obtendo as informações. Até porque, hoje em dia, existem diversos tipos de fontes, no entanto, nem todas são confiáveis. Uma parte importante do pensamento crítico é questionar e avaliar as fontes e as suas motivações.

Antes de formar a sua opinião, faça a sua própria pesquisa sobre o tema e certifique-se de ir atrás das respostas para aprender o que puder sobre a situação.

Ouça a opinião de outras pessoas

Outro quesito relacionado ao desenvolvimento do pensamento crítico é aprender a ouvir a opinião de outras pessoas. Você pode pedir a contribuição de colegas, profissionais e indivíduos que têm um pensamento diferente do seu justamente para manter a mente aberta a outras ideias e alternativas.

Esse exercício é ótimo para compreender melhor o seu próprio ponto de vista e encontrar aspectos convergentes e distintos da sua opinião.

Foque no seu aprendizado

Quanto mais aberto você estiver para aprender, mais vontade terá de continuar nessa busca. As fontes de conhecimento são inesgotáveis e, por isso, é sempre possível saber mais sobre um determinado assunto.

Para trabalhar o pensamento crítico, você precisa ter como foco o seu aprendizado e correr atrás de aperfeiçoar o seu lado intelectual.

Participe de debates

A participação em debates é uma das melhores maneiras de aprender a ouvir e a expressar as suas ideias. Essa ação também ajuda a descobrir como entender os seus pensamentos e a formulá-los de forma mais clara para que outras pessoas os entendam.

Ao dialogar e ter acesso a opiniões diferentes das suas, inclusive, você pode se tornar mais resiliente e aberto ao novo, tendo mais facilidade para lidar com situações conflituosas.

Desenvolver o pensamento crítico desde cedo é muito importante para desenvolver capacidades e habilidades valorizadas, sobretudo, no mercado de trabalho. O ambiente acadêmico, inclusive, pode ser um dos melhores locais para trabalhar esse tipo de competência, uma vez que o estudante é incentivado, continuamente, a se tornar protagonista de seu próprio aprendizado.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter para receber as atualizações do universo acadêmico diretamente no seu e-mail!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!