Ensino

Nota cinco no MEC: UniAcademia tem o único curso de Fisioterapia com nota máxima em Juiz de Fora

Ensino

“Nosso programa pedagógico, o corpo docente, técnico-administrativo e toda a estrutura física são diferenciados, preocupados com a excelência”, aponta a coordenadora adjunta do curso de Fisioterapia do UniAcademia, Lilian Atalaia.

Na última semana, entre os dias 6 e 9 de maio, o Ministério da Educação (MEC) realizou a avaliação do ensino superior da estrutura e do programa de ensino do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Academia (UniAcademia). O resultado conferiu ao curso da área da saúde o título de ser o único de Fisioterapia em Juiz de Fora a alcançar a nota máxima do MEC: cinco.

Paula Abreu, também coordenadora adjunta de Fisioterapia, destacou os motivos do expressivo resultado ter sido conquistado pelo curso do UniAcademia.

“A qualidade do ensino representada na titulação dos professores (mestres e doutores), a ‘curricularização’ da extensão, que permite ao aluno, desde o primeiro período, experiências práticas da sua futura profissão e uma infraestrutura de excelência”, revela.

Localizado no Campus Academia, no bairro Centro, a Fisioterapia conta com laboratórios equipados que permitem aulas práticas em todos os períodos do curso, além da Clínica-escola totalmente equipada e com ala pediátrica.

“Nossos esforços são voltados para a formação de um profissional que, além de atuar nas três áreas da Fisioterapia, também tenha a compreensão da importância do trabalho multidisciplinar e multiprofissional, que, com certeza, fará a diferença no mercado de trabalho”, destaca Paula, sobre as ações e preocupações da coordenação do curso de Fisioterapia. Ainda sobre essa questão, Lilian Atalaia aponta:

“Nosso curso tem uma preocupação muito grande em formar profissionais que tenham, não só qualidade técnica, mas também saibam transformar a sociedade em que vivem e que possam contribuir ativamente para uma melhor qualidade de vida de seus pacientes, com competência científica, acolhimento e humanidade”.

Atualmente, a Fisioterapia do UniAcademia faz parte de um seleto grupo de menos de quinze faculdades nacionais com nota máxima do MEC. A avaliação do Ministério da Educação é uma importante ferramenta de regulamentação e fiscalização acerca da qualidade de ensino superior no país. Assim, o processo de análise visa evidenciar o nível de ensino dos cursos e, também, da estrutura de cada instituição. Os critérios de avaliação são: matriz curricular, metodologias de ensino, estrutura do campus, formação do corpo docente, atividades desenvolvidas no curso e satisfação dos estudantes.

Logo, o estudante que busca uma graduação no curso de Fisioterapia encontra, como garantia no UniAcademia, diversos diferenciais que possibilitaram o curso ser avaliado com nota máxima pelo MEC. É o que afirma Lilian: “em primeiro lugar, o aluno encontrará uma instituição séria, com tradição pelo ensino de qualidade. [...] um diferencial em nosso curso é que os eixos profissionalizantes são conduzidos por professoras fisioterapeutas com expertise em suas áreas, tanto na vida acadêmica quanto profissional”. Desde o primeiro período, há a valorização de ações sociais, práticas extensionistas com a comunidade e, também, da pesquisa através de projetos de iniciação científica, de extensão e grupos de estudos, garantindo ao aluno todo o aparato para ter uma graduação única.

Para conferir mais informações sobre o curso e fazer a sua inscrição para o semestre 2024/2, acesse este link.