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7 principais áreas do marketing digital para você escolher

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7 principais áreas do marketing digital para você escolher

Você sabia que existem inúmeras áreas dentro do marketing digital para atuar profissionalmente? O setor está em ascensão no mercado de trabalho e oferece oportunidades de empregabilidade para diferentes perfis e habilidades.

Para se dar bem nesse segmento, é interessante investir em conhecimento de qualidade. Uma pós-graduação, por exemplo, é uma ótima maneira de adquirir diferenciais e de impulsionar o currículo com competências valorizadas pelos recrutadores.

Acompanhe o texto a seguir e conheça 7 áreas do marketing digital e quais são suas vantagens!

1. Endomarketing

O endomarketing consiste em um conjunto de ações aplicadas em ambientes corporativos, com o objetivo de promover um melhor local de trabalho para os funcionários da companhia. Quem se especializa nesse setor pode organizar pesquisas de satisfação, programas de bem-estar e políticas de benefícios para os colaboradores

A ideia é fortalecer a cultura organizacional por meio de uma espécie de marketing interno, uma vez que o endomarketing envolve estratégias e práticas voltadas para alcançar resultados. Quando bem elaborada, a ação pode trazer transformações bastante positivas, por exemplo, ajudando a empresa a se tornar referência no mercado devido à sua boa reputação entre a equipe.

Para que o endomarketing realmente funcione, é preciso que o profissional atue lado a lado com o setor de Recursos Humanos, uma vez que esse departamento está sempre em contato com os funcionários. Ambos podem dialogar e elaborar soluções para os atuais problemas e as demandas apontadas pelo time.

2. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para apontar uma série de aspectos que envolvem o funcionamento de um empreendimento. A pesquisa pode ser adotada, por exemplo, para entender o comportamento do consumidor, a satisfação de parceiros e clientes, a reputação da marca e a qualidade da oferta de produtos e serviços.

Toda a abordagem ocorre de maneira digital, ou seja, a pesquisa é feita online, com o auxílio de metodologias e coleta de dados. A ideia central é levantar informações e descobrir, por meio dos dados, quais são as melhores ações e estratégias que podem ser usadas para incentivar as vendas e o crescimento do negócio como um todo.

Ou seja, a pesquisa de mercado ajuda a empresa a coletar informações fundamentais, que podem ser utilizadas para gerar insights e tomar decisões mais alinhadas à realidade da companhia. O profissional responsável pelo trabalho precisa considerar o público-alvo, elaborar um questionário claro e analisar os dados obtidos com as respostas.

3. Social media

Já o setor de social media envolve o gerenciamento completo das redes sociais. Para exercer essa profissão, é necessário estudo constante e preparo, já que as mídias sociais se transformam a cada momento. O profissional, portanto, precisa ter conhecimento em estratégias de marketing e dominar técnicas e ferramentas disponíveis no mercado.

Geralmente, um social media desenvolve o cronograma de postagens, produz, distribui e agenda a criação dos conteúdos, elabora relatórios e monitora as interações, os comentários e o engajamento dos usuários. O ideal é que o profissional tenha um olhar analítico e grande capacidade de persuasão para se dar bem na carreira.

O papel principal de um social media é auxiliar a comunicação das empresas com clientes e consumidores, adotando práticas específicas para cada rede social. Com esse colaborador, os empreendimentos têm mais chances de construir relacionamentos responsivos, engajar e gerenciar da melhor forma a imagem da marca no meio digital.

4. Analista de SEO

O analista de SEO (Search Engine Optimization) utiliza métodos específicos para colocar os conteúdos de um site nas primeiras posições dos buscadores de pesquisa. Ou seja, o profissional atua com práticas e ações que atraem o público e possibilitam o aumento do tráfego orgânico, da divulgação e, consequentemente, das vendas.

Seu trabalho envolve a implementação de ferramentas e técnicas do marketing de conteúdo para impulsionar o fortalecimento de websites e blogs. Hoje, com a ascensão do digital, cada vez mais empresas buscam profissionais especializados em SEO para atuar em suas equipes.

Até porque esse tipo de conhecimento traz diferenciais e auxilia os negócios a crescerem e ganharem autoridade na internet. Quando o trabalho é bem executado, as marcas podem ter retornos bastante positivos, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam seus produtos e serviços.

5. Analista de e-commerce

É fato que as vendas no meio online crescem a cada dia e já representam uma boa fatia do mercado consumidor. Com essa mudança para o digital, os e-commerces, ou seja, as lojas virtuais, têm ganhado cada vez mais notoriedade e alcançado resultados muitas vezes superiores às lojas físicas.

O analista de e-commerce é o profissional que lida e gerencia as negociações no ambiente digital. Ele atua com estratégias de conversão, fluxo de logística, precificação, planejamento e análise de dados e métricas do negócio. Além disso, ele deve cuidar do processamento de produtos e pedidos recebidos, bem como das campanhas nas mídias sociais.

Seu perfil é extremamente analítico, já que a atividade demanda organização e proatividade para conseguir aumentar as vendas na loja virtual. Essa é uma carreira promissora, uma vez que, no comércio eletrônico, as empresas conseguem atingir um público muito maior e conquistar um faturamento mais atrativo.

6. Analista de Inbound Marketing

O analista de Inbound Marketing é responsável pelas ações que promovem o relacionamento dos empreendimentos com clientes, parceiros, fornecedores e consumidores. Na rotina de trabalho, o profissional automatiza ações de marketing, cria conteúdos, gera novas oportunidades para a marca e atua para gerar mais visitas para as redes e sites.

O Inbound Marketing consiste em uma estratégia que tem como foco principal atrair pessoas e potenciais clientes. Por isso mesmo, o analista responsável precisa se dedicar e elaborar formas de fazer a conversão dos potenciais compradores, justamente para trazê-los para mais perto da companhia.

O objetivo, portanto, é aumentar a conexão com as pessoas certas, que buscam soluções efetivas para seus problemas. O profissional adota uma série de técnicas de marketing digital para criar conteúdos específicos e compartilhar com a audiência, gerando diálogo entre a marca e o consumidor.

7. Produtor de conteúdo

Essa é uma carreira altamente requisitada nas empresas, já que a principal função do profissional é criar conteúdos de valor que abordem temas específicos que sejam de interesse do público. Ele pode atuar com textos, vídeos, imagens, áudios, infográficos, e-books, entre outras ferramentas para gerar informações aos usuários.

Quem atua nessa área precisa ter algumas habilidades, como criatividade, organização e talento para a escrita, além de capacidade de formular ideias e sintetizar informações. A depender do material que está sendo produzido, também é fundamental ter conhecimento sobre edição e design.

Os produtores de conteúdo, portanto, transmitem a mensagem de uma marca ou de determinados produtos, de maneira totalmente original e criativa. É a partir do conteúdo criado que os potenciais clientes podem ser atraídos para se aproximar das empresas e de seus produtos e serviços.

Para atuar em uma das áreas do marketing digital que apresentamos, é fundamental buscar por qualificação e conhecimento de qualidade. Uma boa dica, nesse sentido, é investir em uma pós-graduação em uma instituição de ensino reconhecida, como o UniAcademia.

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