Visite nosso site
Ensino

Design Thinking: veja como se aplica no mercado de trabalho atualmente

Ensino

Design Thinking: veja como se aplica no mercado de trabalho atualmente

O Design Thinking é uma abordagem que estimula o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração, entre outras habilidades relacionadas à inovação. Para além do processo de aprendizagem, o conceito também é adotado no mercado de trabalho.

No mundo corporativo, o Design Thinking possibilita gerar e organizar ideias e, com isso, facilita a busca de soluções para os mais diferentes tipos de problemas e desafios. Isso porque a metodologia cria as condições necessárias para que os profissionais executem suas criações de forma eficiente na prática.

Para explicar mais sobre o assunto, convidamos Débora Marques, professora de graduação e pós-graduação em Criatividade, Inovação, Empreendedorismo e Design Thinking no UniAcademia. Acompanhe a seguir e confira!

Saiba como o Design Thinking surgiu

O Design Thinking é uma abordagem que reúne ferramentas que podem ajudar as empresas e os inventores de modo geral a trazer e a pensar soluções com foco nas necessidades do cliente.

O conceito surgiu e se popularizou com a publicação do best-seller de Tim Brown “Change by Design”, em 2009. Na ocasião, Tim começou a usar a criatividade para desenvolver produtos e serviços voltados para a solução dos problemas de seus clientes.

A ideia por trás da criação do Design Thinking, portanto, é a de resolver problemas utilizando a criatividade das pessoas por meio da adoção de ferramentas práticas que favorecem a inovação.

Entenda a importância da abordagem

Quando uma empresa decide apostar no Design Thinking, é possível que o processo de criação de seus produtos e serviços seja formatado de acordo com as demandas do cliente.

Com a metodologia, o empreendimento oportuniza a geração de ideias e entende o consumidor, tendo muito mais chances de trazer soluções mais eficazes para os problemas que o público apresenta.

Isso porque com o Design Thinking é possível buscar soluções baseadas nos hábitos comportamentais, aspectos demográficos, gênero, idade, classe social, entre outros pontos relacionados ao perfil do cliente.

Ou seja, ao adotar a abordagem na companhia, as lideranças conseguem otimizar como um todo o processo de inovação e gestão. É uma oportunidade de ir além de produtos e serviços melhorados, e focar em uma mentalidade empresarial que realmente valorize a curiosidade e o pensamento crítico.

Confira os pilares do Design Thinking

O conceito de Design Thinking apresenta três pilares principais: empatia, colaboração e experimentação. A empatia, por exemplo, é fundamental para entender quais são as questões relacionadas ao comportamento que fazem com que as pessoas se comportem de uma determinada maneira.

Quando você se coloca no lugar e consegue enxergar o indivíduo como um todo, de modo mais holístico, fica mais simples se abrir para construir a melhor solução para ele, já que foi colocado como centro de todo o processo criativo.

O segundo pilar do Design Thinking é a colaboração, um aspecto extremamente importante quando as pessoas estão trabalhando em grupo. A ideia é criar espaços muito mais produtivos, inovadores e diversos, ou seja, ambientes que favoreçam a geração de novas ideias entre os profissionais.

O terceiro e último pilar é a experimentação. O objetivo é colocar as ideias para funcionar na prática, no centro da abordagem. É uma maneira, portanto, de afirmar que as criações são reais, que funcionam e que dão certo ao inserir na vida das pessoas.

Descubra como o Design Thinking se aplica no mercado de trabalho

Como vimos, o Design Thinking é uma abordagem que favorece a inovação, uma vez que usa e abusa da criatividade e da curiosidade das pessoas. Com isso, elas se tornam mais propensas a encontrarem soluções diferentes para problemas que já existem.

Assim, diante de uma determinada situação, tanto em esfera pessoal quanto profissional, o Design Thinking pode ser um ótimo caminho. O melhor é que existem inúmeras maneiras de aplicar o conceito no mercado de trabalho. Veja a seguir!

Aposte na criatividade

A criatividade, embora não seja descrita como um pilar do Design Thinking, é fundamental para trazer algo novo ou significativamente melhorado. Todo o processo da metodologia se baseia na criatividade e em visões divergentes, que apresentam várias soluções.

O Design Thinking, inclusive, tem como foco a cultura maker, ou seja, uma abordagem focada nas necessidades dos usuários. Ao ser criativo, o profissional consegue trazer múltiplas possibilidades para cada problema que se impõe.

Conte com a ajuda de outras pessoas

A colaboração é, justamente, um dos pilares do Design Thinking. Ao se reunir com outras pessoas, é possível ter processos de geração de ideias em coletivo em que cada um traz a sua visão de mundo e, também, todo o seu grau de conhecimento em distintas áreas.

Quando o profissional se abre para enxergar a realidade ao seu redor com outras lentes, por exemplo, fica mais simples criar objetos inovadores e pensar de modo diferenciado.

Desenvolva a empatia

É por meio da empatia que o colaborador consegue compreender a mudança de comportamento e, sobretudo, de mentalidade dos clientes. É uma maneira, portanto, de conhecer mais sobre o público e seu perfil de consumo.

A partir disso, fica mais simples entender quais são suas necessidades, anseios e desejos, desenvolvendo produtos e serviços mais alinhados às suas atuais e futuras demandas.

Aprenda a trabalhar em equipe

Muitos gestores sabem que a inovação não se limita apenas a produtos e serviços, mas que também pode ocorrer no âmbito organizacional, na parte de processos produtivos, operacionais e na forma como a equipe trabalha em conjunto.

O Design Thinking é uma metodologia que se baseia na colaboração e na experimentação e, por isso, deve contar com pessoas capazes de implementar tais abordagens de forma eficiente e proativa.

Use mapas mentais

O mapa mental é uma ferramenta que permite desenhar pensamentos, ou seja, trazer a realidade para o papel. Uma maneira de aplicar o Design Thinking é, justamente, colocar as ideias em uma ordenação que faça sentido.

Isso pode ser feito com o auxílio de mapas mentais, que possibilitam mapear, escrever, gravar, fotografar, criar imagens, desenhos e quadros explicativos. O recurso, portanto, é utilizado para simplificar a transmissão de referências e conhecimentos.

Os estudantes que têm contato com disciplinas de Design Thinking na faculdade contam com um aparato de ferramentas e metodologias que representam um verdadeiro diferencial no mercado de trabalho. Isso porque eles passam a compreender que qualquer solução pode ser melhorada e personalizada.

No UniAcademia você tem acesso a conteúdos específicos do Design Thinking que agregam habilidades e soft skills bastante requeridas atualmente no mercado de trabalho. Hoje, muitas empresas estão investindo em gestão da inovação e em processos diferenciados, contratando profissionais qualificados que podem atender às demandas dos empreendimentos.

Ficou curioso sobre o tema? Aproveite a visita e confira todas as opções de cursos que o UniAcademia oferece!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!