Visite nosso site

Áreas da Enfermagem: 8 principais e como escolher a melhor

Áreas da Enfermagem: 8 principais e como escolher a melhor

Um dos cursos da saúde mais escolhidos pelos estudantes no vestibular é o de Enfermagem. A graduação forma profissionais aptos para recuperar, promover e proteger a saúde dos pacientes. O enfermeiro conta com diversas opções de atuação no mercado de trabalho, representando um setor amplo tanto na esfera pública e privada.

Para ter mais chances de empregabilidade, é fundamental conhecer as diferentes oportunidades que a área de Enfermagem oferece. A profissão apresenta muitos caminhos e, escolhendo bem uma instituição de ensino de qualidade, suas chances de sucesso aumentam.

Acompanhe a seguir e confira 8 áreas da Enfermagem para seguir carreira!

1. Enfermagem em Cardiologia

O enfermeiro especialista em Cardiologia apresenta experiência em avaliação clínica, interpretação de exames de imagem, como tomografia e ressonância, e oferece conhecimento teórico em imaginologia. O profissional consegue interpretar exames específicos da área e outros que são comuns aos pacientes.

Por meio de técnicas especializadas, o enfermeiro auxilia de maneira decisiva na gestão do cuidado, favorecendo que os resultados dos pacientes sejam os melhores possíveis. A especialização permite que o profissional tenha condições técnicas para atuar no setor de saúde básica e aplicada, de modo a qualificar a assistência em qualquer unidade que tenha atendimento de cardiologia.

2. Enfermagem em Centro Cirúrgico

Já na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, o enfermeiro trabalha oferecendo os cuidados necessários para que os pacientes recebam a internação e a preparação adequada ao realizar procedimentos cirúrgicos. Assim, os profissionais acompanham a alimentação, medicação, exames preparatórios e anestesia dos pacientes.

Ou seja, a responsabilidade principal é ajudar as pessoas com necessidades clínicas de internação em unidades de saúde. O enfermeiro do setor ainda deve avaliar as condições físicas e emocionais dos pacientes, atuando não apenas no atendimento direto, mas também no preparo psicológico. É fundamental ter uma abordagem calma, otimista e compreensiva nesta área, visando o bem-estar e a recuperação da pessoa atendida.

3. Enfermagem Dermatológica

Outro interessante campo de atuação é a Enfermagem Dermatológica, em que o profissional atua em atividades do pré e pós-atendimento em serviços de Dermatologia. É possível trabalhar em clínicas e consultórios, além de procedimentos estéticos ou cirúrgicos. Em geral, o enfermeiro deve realizar um atendimento humanizado e ético.

Pacientes com lesões na pele, advindos de acidentes, doenças crônicas ou patologias, também são atendidos por enfermeiros da área Dermatológica. A especialização capacita os profissionais para atuarem na prevenção, planejamento e implementação do processo de assistência aos pacientes.

4. Enfermagem Home Care

O Home Care é uma área bastante aquecida que oferece inúmeras chances de empregabilidade no setor de Enfermagem. Esta modalidade de atendimento permite que o enfermeiro cuide de pacientes com mobilidade reduzida ou doenças que impedem as pessoas de fazer visitas às unidades de saúde de forma frequente.

Por isso, o profissional presta seus serviços em domicílio, realizando o acompanhamento das medicações, troca de curativos e demais procedimentos que podem ser feitos na casa do paciente. O que se espera é que a área de Home Care se torne uma das profissões do futuro, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida da população.

5. Enfermagem Pediátrica

A Enfermagem Pediátrica é um setor voltado para cuidados específicos com bebês, crianças e adolescentes, garantindo que cresçam de maneira saudável. Este público requer um atendimento com profissionais especializados e dedicados a restabelecerem a saúde de pacientes com idade inferior aos 18 anos.

Os enfermeiros da área ainda atuam com práticas e técnicas para tratar enfermidades típicas desta faixa etária. O profissional também tem o dever de interagir com a família dos pacientes e manter sempre os responsáveis conscientes dos procedimentos realizados com o enfermo na clínica ou no hospital.

6. Enfermagem Obstétrica

Enfermeiros especializados na área Obstétrica oferecem uma atenção integral à saúde da mulher, principalmente no período de preconcepção ao pré-natal, parto e pós-parto. Sua função é analisar as pacientes e buscar por problemas e situações que podem afetar a paciente ou a criança.

A área busca atender às mulheres da forma mais natural possível, por meio de cuidados e pelo uso de recursos tecnológicos não invasivos. O setor tem o objetivo, portanto, de promover a humanização do parto, o acompanhamento integral em todos os estágios da gestão e prestar amparo à mulher e sua família.

7. Enfermagem Estética

A Enfermagem Estética é voltada para os cuidados da derme em diferentes níveis de complexidade. O enfermeiro da área atua protegendo e recuperando a saúde da pele dos pacientes. Esta área é bastante promissora, uma vez que os profissionais podem se qualificar para realizar uma série de procedimentos estéticos com finalidade terapêutica, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.

Na especialização, o enfermeiro aprende a dominar procedimentos invasivos complexos e entende como oferecer um atendimento humanizado. Ele ainda deve prescrever os cuidados adequados e as orientações aos pacientes após os procedimentos estéticos. Isso porque o profissional conta com competência para registrar todas as ocorrências do tratamento realizado.

8. Enfermagem de Resgate

Por fim, a Enfermagem de Resgate é um setor delicado e que exige uma boa dose de treinamento e dedicação dos profissionais. O enfermeiro desta área enfrenta situações extremas para realizar atendimentos pré-hospitalares, sendo capacitados para trabalhar com protocolos, normas de segurança, entre outras particularidades. No dia a dia, ele pode fazer reanimação cardiopulmonar, obstruir vias aéreas, imobilizar membros, entre outras funções.

Quem atua com Enfermagem de Resgate, portanto, lida com situações de urgência e emergência, tanto em residências quanto em ambientes públicos. É comum ver profissionais de resgate no Corpo de Bombeiros e no Samu. Hoje, os enfermeiros de resgate já são considerados imprescindíveis para o sucesso dos serviços prestados em situações extremas.

Para escolher uma das diversas áreas da Enfermagem, é fundamental identificar quais dos setores mais se aproximam do seu perfil profissional. Outra dica importante é optar por uma instituição de ensino de excelência, como o UniAcademia, que oferece uma formação humana e técnica, possibilitando que os estudantes aprendam na prática os conteúdos transmitidos em sala de aula.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais sobre o curso de Enfermagem do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!