Visite nosso site

Áreas da Nutrição: conheça as principais agora mesmo

Áreas da Nutrição: conheça as principais agora mesmo

Muitas pessoas já leram algo sobre ter uma saúde integral, ou seja, aquela que cuida do corpo como um todo, desde a mente até os cuidados físicos. Nesse contexto, a Nutrição tem ganhado cada vez mais espaço, pois a alimentação é um grande fator no momento de analisarmos a nossa disposição física, a saúde do nosso corpo e a necessidade de balancearmos o que ingerimos.

É por isso que as áreas da Nutrição têm se tornado tão diversificadas. Há a necessidade de atender diferentes demandas que diversos grupos de pessoas têm apresentado.

Então, se você busca uma recolocação no mercado e quer se especializar em alguma área para crescer profissionalmente, veja como esse conteúdo pode ajudar! Aqui você conhecerá como é o mercado de Nutrição e quais são as principais áreas desse ramo!

Como funciona o mercado de trabalho de Nutrição?

O mercado de trabalho para Nutrição é uma oportunidade para diferentes perfis profissionais, pois é muito diverso. Além do mais, nós já sabemos da importância da prática de exercícios físicos e da boa alimentação, por isso a procura por profissionais que saibam orientar uma boa dieta personalizada anda crescendo.

A preocupação com a saúde não se restringe ao âmbito pessoal. Muitas empresas também têm investido nesse setor. As escolas, por exemplo, buscam nutricionistas para fazerem cardápios balanceados para seus estudantes e algumas organizações também buscam aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores, dessa forma proporcionam e estimulam uma boa alimentação no dia a dia de trabalho.

Mesmo com uma demanda maior, é necessário que o especialista dessa área procure por uma formação de qualidade, pois o mercado anda bem competitivo. Por isso, é fundamental se especializar e se aprofundar em uma das áreas de atuação desse ramo. Assim você trabalhará com o que gosta e acredita, seu marketing será direcionado e levará informações relevantes e seguras para os clientes que visa fidelizar.

Quais as principais áreas da Nutrição?

Veja abaixo informações sobre as diversas áreas da Nutrição, como elas funcionam e como se especializar!

Nutrição Esportiva

O nutricionista dessa área visa atender diferentes perfis de pessoas que praticam atividade física, alguns tendem a ser mais atléticos, por isso precisam de uma dieta mais reforçada e outros tendem a ter o esporte como uma prática frequente para fugir do sedentarismo, assim uma dieta mais equilibrada tem muito a acrescentar nos resultados que buscam.

Nesse caso, os nutricionistas também podem solicitar o histórico de atividades físicas e exames laboratoriais com o intuito de suplementar algumas necessidades que o seu cliente pode apresentar.

Indústria Alimentícia

Muitos nutricionistas são atraídos por essa área. Entre as funções que são realizadas estão: o controle da qualidade dos produtos, análise da matéria-prima usada na produção, elaboração das informações nutricionais, apoio na produção de conteúdo tanto para o marketing interno quanto externo da empresa.

Para nutricionista que trabalha nessa área é muito importante estar sempre atualizado não somente na área de pesquisa alimentícia, como também em relação ao gosto dos consumidores e às possíveis novidades que, ao serem lançadas, podem fazer muito sucesso.

Nutrição Clínica

Nesse caso, o nutricionista poderá se abrir para um atendimento mais amplo, auxiliando em casos específicos de uma dieta que pode auxiliar no tratamento de algumas doenças ou mesmo na prevenção e cuidados com a saúde.

Além disso, o especialista da área pode buscar se aprofundar em um determinado público, como, por exemplo, gestantes e/ou introdução alimentar. Essa tem sido uma área com uma grande procura por parte dos pais, já que muitos deles desejam que as suas crianças desenvolvam autonomia e práticas alimentares saudáveis.

Nutrição Hospitalar

Essa área é voltada para o atendimento de pessoas que se encontram em tratamento hospitalar. Nesse caso, a especialização faz parte de um processo que auxilia muito o profissional a compreender diversos tipos de tratamento e as necessidades alimentares para cada situação.

Os profissionais que atuam nessa área também são responsáveis por supervisionar as dietas alimentares, adaptá-las, verificar os processos de produção dos pratos, monitorar o estado nutricional dos pacientes e oferecer um atendimento personalizado para cada caso.

Nutrição Escolar

O profissional de Nutrição que atua na escola tem como objetivo acompanhar e organizar o cardápio escolar, além de auxiliar os profissionais de cozinha a acompanhar a qualidade dos alimentos e indicar as melhores formas de armazená-los e prepará-los.

O intuito é fazer com que as crianças e adolescentes tenham uma alimentação completa e saudável, para que eles passem pela fase de crescimento sem deficiências alimentares e o corpo receba o que é necessário para que todos se mantenham saudáveis.

Nutrição Comportamental

Essa é uma área relativamente nova em que o corpo humano é observado como um todo e o contexto em que o paciente está inserido é levado em consideração no momento da indicação da dieta.

Nesse contexto, os alimentos não são observados apenas como carboidratos, proteínas, lipídeos, entre outros. Eles ganham um significado maior, pois estarão ligado às necessidades nutricionais do paciente e também ao seu estilo de vida, seus gostos, memórias afetivas e sensações que eles causam.

Essa é uma linha um pouco mais holística, por isso, funciona bem para aquelas pessoas que buscam entender a sua relação com os alimentos e também criar hábitos alimentares baseados em sua realidade particular.

Como funciona o curso de Nutrição do UniAcademia?

O UniAcademia, pensando na melhor formação para os seus alunos, oferece duas modalidades de Nutrição, sendo uma a graduação presencial completa e outra o curso de extensão, que funciona como uma complementação para o ensino superior.

Na graduação o aluno terá a preparação para atuar em hospitais, clínicas, escolas, restaurantes, entre outros. Além disso, o graduando também terá acesso a programas de pesquisa e extensão, monitorias, visitas técnicas, trabalhos de campo e duas cozinhas industriais totalmente equipadas.

No curso de extensão, que funciona no formato online, o aluno terá 25 horas de curso e estudará os seguintes tópicos:

  • Introdução à Nutrição funcional;
  • Nutrição e exercício;
  • Nutrição esportiva e contemporânea;
  • Suplementos proteicos;
  • Atuação do nutricionista na saúde coletiva.

Assim o profissional conseguirá se manter atualizado nas diferentes áreas da Nutrição e poderá traçar um caminho profissional em que realmente acredite e no qual queira fazer a diferença.

Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre a graduação e a extensão? Então entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!