Visite nosso site

Extensão universitária: quais as características desse tipo de curso?

Extensão universitária: quais as características desse tipo de curso?

Você sabia que os cursos de extensão universitária são um verdadeiro diferencial para o currículo acadêmico e profissional? A modalidade educativa é ofertada apenas por instituições de ensino superior, garantindo a transmissão de saberes específicos para os estudantes.

A vantagem é que a carga horária tende a ser reduzida, facilitando significativamente a participação dos alunos. A oportunidade é excelente para adquirir conhecimentos práticos, conhecer mais sobre as diferentes áreas de atuação e, com isso, definir os objetivos de carreira.

Quer entender como funciona e quais são as particularidades da extensão universitária? Acompanhe a seguir e confira!

O que é um curso de extensão universitária?

Um curso de extensão universitária consiste em um programa educativo que reúne ensino e pesquisa, podendo abranger uma série de atividades diversificadas, como palestras, eventos e apresentações culturais, entre outros. Geralmente, as ações desenvolvidas têm caráter social, promovendo a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

A extensão universitária, portanto, representa uma excelente alternativa para desenvolver o aprendizado. Na prática, o aluno de extensão pode aprender novos conceitos e trabalhar habilidades específicas da sua área de atuação profissional. Os cursos oferecem certificação e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O que muita gente não sabe é que a extensão universitária tem um peso valioso no currículo. Isso porque o projeto permite o contato com inúmeros campos do saber e estimula o desenvolvimento ativo dos participantes. A instituição responsável pelo curso pode ter metodologia própria e práticas para transmitir os conhecimentos de maneira interativa.

Sem dúvidas, participar de um programa assim garante muito mais destaque ao aluno. Ele demonstra, por exemplo, que tem proatividade para se qualificar e, com isso, se tornar um candidato mais valorizado no mercado de trabalho. O diferencial é que o curso favorece as vivências educativas, possibilitando que o estudante tenha contato com diferentes setores da sociedade.

Para escolher por uma extensão universitária, é fundamental optar por programas de temas que sejam do seu interesse. Além disso, o curso deve estar alinhado com os seus objetivos, tanto em nível pessoal quanto profissional. Por ter uma duração reduzida, a sua participação deve realmente valer a pena e ser aproveitada ao máximo.

Quais são os diferenciais da extensão universitária?

Por meio da extensão, as faculdades têm a oportunidade de levar para a comunidade os conhecimentos que produz com a pesquisa e que, normalmente, são divulgados com o processo de ensino. É uma maneira de as instituições socializarem e democratizarem os saberes.

Cursos de formação, capacitação e qualificação, aulas, projetos sociais e ambientais são ótimos exemplos de extensão universitária. É uma alternativa a mais para adquirir experiência e exercitar o que foi visto em sala de aula. Seja qual for a sua área de atuação, a oportunidade auxilia diretamente o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Veja, a seguir, quais são os diferenciais que a extensão universitária oferece!

Possibilidade de acompanhar as atualizações do mercado

Um dos principais intuitos da extensão universitária é preparar os profissionais para atenderem às atuais demandas do mercado de trabalho. Por isso mesmo, boa parte dos cursos complementam a formação, unindo o ensino acadêmico com a aplicação prática dos conhecimentos.

Mesmo que não seja obrigatória, a extensão universitária é um diferencial e tanto para o currículo. Isso porque o estudante tem a chance de se tornar mais competente e experiente em sua área, além de melhor capacitado para atender às necessidades dos empregadores.

Desenvolvimento de competências e técnicas

Da mesma forma, a extensão universitária é uma oportunidade para desenvolver algumas competências e técnicas, tornando os participantes mais aptos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Afinal, um dos principais objetivos é, justamente, aliar o ensino acadêmico com a aplicação prática.

A vantagem é que existem cursos voltados especialmente para as habilidades comportamentais, que são extremamente valorizadas atualmente. Em um programa, por exemplo, o aluno pode aprender a falar melhor em público e a trabalhar com pessoas de diferentes perfis.

Aprimoramento de capacidades

Os cursos de extensão também permitem que os estudantes ampliem os horizontes, aprimorando sobremaneira as suas capacidades. Seja qual for a profissão escolhida, é possível encontrar inúmeras opções de cursos que oferecem o domínio sobre conteúdos específicos.

Quanto mais cursos fizer, mais conhecimento você vai obter. Isso representa um crescimento significativo para o seu repertório profissional e para um melhor aproveitamento acadêmico.

Mais rapidez na conclusão

Em geral, os cursos de extensão universitária contam com uma carga horária reduzida, oferecendo um ensino bastante objetivo e prático. A duração varia de acordo com a instituição de ensino e com as características do currículo, no entanto, a modalidade deve ter menos de 360 horas.

Por ser rápido, as despesas com inscrições e mensalidades, por exemplo, costumam ser mais baixas. Com isso, o aluno consegue desenvolver os estudos a um custo-benefício atrativo e ter mais tempo para adquirir novos conhecimentos.

Conhecimento prático

Outro diferencial da extensão universitária é a possibilidade de ter acesso a conhecimentos práticos e essenciais para a rotina profissional. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para conhecer mais sobre as áreas de atuação da sua carreira.

Inclusive, é possível criar uma rede de contatos que pode auxiliar na criação de parcerias de trabalho e, até mesmo, indicações para vagas de emprego. É justamente com a extensão universitária que o candidato se prepara para aprimorar as suas competências e conquistar habilidades que vão fazer toda a diferença no futuro.

Flexibilidade de horários

Uma vantagem que atrai muitos alunos para a extensão universitária é a flexibilidade de horários. Isso porque os cursos podem ser oferecidos, por exemplo, na modalidade presencial ou a distância, dando mais liberdade de escolha aos participantes.

Para os estudantes que ainda estão na faculdade, essa pode ser uma ótima alternativa para se desenvolver, sem prejudicar os compromissos pessoais e profissionais.

Diferencial no mercado de trabalho

Não há dúvidas de que a extensão universitária garante um diferencial e tanto no currículo, dando mais chances de se diferenciar entre os concorrentes. Com ela fica mais simples se destacar nos processos seletivos, já que o candidato demonstra interesse em se atualizar e buscar novos conhecimentos.

Em alguns casos, inclusive, os certificados de extensão universitária são aceitos e valem pontos em editais de concursos públicos. No momento de conquistar a vaga desejada, portanto, a experiência pode favorecer uma melhor posição.

Ao contrário de uma pós-graduação, que é feita após a conclusão da graduação, a extensão universitária tem duração variada e não garante um diploma para os alunos. Mesmo assim, investir em um curso desse tipo é altamente benéfico para o currículo profissional.

O UniAcademia oferece cursos de extensão universitária que permitem o aperfeiçoamento dos estudantes. As vivências proporcionam a aplicação prática do conhecimento, a prestação de serviços à comunidade e a maior eficiência no processo de aprendizagem.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira agora mesmo os cursos de extensão disponíveis no UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!