Visite nosso site

Veja quais as 8 áreas do Direito mais bem remuneradas

Veja quais as 8 áreas do Direito mais bem remuneradas

O Direito oferece uma série de oportunidades aos profissionais formados. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, a atuação não se limita apenas à advocacia em si, mas engloba uma série de áreas com excelente remuneração e possibilidades de crescimento.

Se você está decidido pela graduação, saiba que a profissão reúne cargos e funções bastante promissoras. Conhecer as diferentes áreas do Direito é fundamental justamente porque isso pode influenciar significativamente nas suas escolhas profissionais.

Pensando nisso, reunimos a seguir as 8 áreas do Direito mais bem remuneradas. Acompanhe e confira!

1. Direito Digital

Atualmente, o setor de Direito Digital é um dos que mais paga bem os profissionais especializados. No ramo, os advogados atuam com estudos e definições de regras jurídicas, tendo como base a tecnologia. A ideia é que as condutas humanas sejam regulamentadas dentro do ambiente online com o auxílio e a orientação dos colaboradores.

É possível atuar tanto em empresas públicas quanto em empreendimentos privados, em que o profissional pode lidar com cibersegurança, por exemplo, garantindo a proteção jurídica de clientes, parceiros e corporações. É essencial ter amplo conhecimento em softwares de gestão de contratos e se manter atualizado em relação à legislação vigente.

2. Direito Trabalhista

Outro setor extremamente vantajoso de atuação é o do Direito Trabalhista. A advocacia nesse ramo é uma das mais movimentadas no país, uma vez que o profissional atua na representação de empresas ou de pessoas em disputas, geralmente entre empregados e empregadores. Além disso, o colaborador pode atuar em questões sindicais e de previdência social.

São muitos os casos de trabalhadores que processam companhias quando demitidos, inclusive os patrões geralmente buscam por advogados para a defesa. A grande demanda e o alto custo de multas e indenizações, por exemplo, acabam rendendo excelentes ganhos também para os profissionais de Direito Trabalhista. Para ter um diferencial na área, é preciso estar sempre atualizado, uma vez que há constantes reformas na legislação.

3. Direito Imobiliário

O Direito Imobiliário, da mesma forma, é altamente aquecido devido a problemas com contratos e disputas entre proprietários e inquilinos. Por isso, há uma grande necessidade de advogados bem preparados no setor para lidar com as relações jurídicas que envolvem a posse, compra, venda, doação e troca de propriedades imobiliárias.

O profissional atua regulamentando as relações entre indivíduos, órgãos públicos e imóveis. Grandes centros urbanos, por exemplo, sempre estão necessitando de advogados especializados no ramo, especialmente pela expansão das construções e por conta da alta na compra e venda de propriedades.

4. Direito Ambiental

O Direito Ambiental é, sem dúvidas, uma das áreas mais promissoras, pois trata de questões de regulamentação envolvendo o meio ambiente voltadas para a preservação da natureza. O profissional pode atuar em empresas privadas e também no setor público, buscando formas de garantir opções sustentáveis dentro de diferentes modelos de negócio.

O advogado deve apresentar conhecimento multidisciplinar, ser comprometido, ter conscientização e principalmente engajamento pela causa ambiental. Esses são comportamentos fundamentais para os profissionais que desejam exercer cargos de consultoria na área de Direito Ambiental.

5. Direito Tributário

Outro setor interessante que oferece possibilidades de ascensão é o de Direito Tributário. O advogado cuida de normas e princípios referentes à arrecadação de impostos e taxas, além de obrigações tributárias e atribuições de diferentes órgãos fiscalizadores. Uma das funções, por exemplo, é defender os contribuintes, como pessoas físicas e jurídicas, de possíveis equívocos no recolhimento de tributos.

Assim, o advogado tributarista exerce um importante papel nas empresas, sobretudo para defender o patrimônio de empreendedores e evitar cobranças abusivas. O profissional direciona todo o processo fiscal das organizações, realizando desde a apuração dos tributos até a resolução de conflitos e defesa judicial.

6. Direito Empresarial

O Direito Empresarial é um setor voltado para os aspectos jurídicos do comércio. Portanto, o profissional defende empresários e sociedades, visando os interesses comerciais e o auxílio à questões de abertura e fechamento de estabelecimentos. Além disso, é possível atuar com a elaboração de contratos e estatutos sociais, processos de falência, marcas e patentes.

O ramo, portanto, cuida de diferentes atividades econômicas dos empreendimentos, permitindo que o advogado atue em todo o processo de construção e criação de uma companhia, em procedimentos de recuperação judiciais e, ainda, de forma consultiva, por meio de pareceres e avaliações aos gestores e sócios.

7. Direito do Estado

O profissional da área de Direito do Estado é responsável por regular as relações individuais do governo, definindo as funções e as obrigações de seus servidores. O Direito Público, como também é conhecido, é constituído por outros setores, como o Direito Constitucional, o Direito Administrativo e o Direito Penal.

O advogado, nesse caso, pode atuar em órgãos municipais, estaduais e federais, trabalhando em investigações e em mediações. Uma das maneiras mais eficientes de atuar no segmento é se candidatando a um concurso público, que geralmente oferecem excelentes remunerações e benefícios, além de estabilidade na carreira.

8. Direito da Propriedade Intelectual

O Direito da Propriedade Intelectual é um setor regido por leis específicas que garantem aos inventores ou responsáveis por produções do intelecto o direito de obter recompensas pela própria criação. A produção pode ser em diferentes domínios, como industrial, científico, literário ou artístico.

Com isso, os criadores podem utilizar, circular, comercializar e produzir outros bens e serviços a partir de suas obras. Essa é uma área da advocacia bastante consolidada no Brasil, oferecendo inúmeras possibilidades de atuação para os advogados. É por meio dos direitos autorais que a legislação protege as obras intelectuais, por isso, há uma grande quantidade de inventores que necessitam do auxílio de especialistas no ramo.

Para escolher uma das inúmeras áreas do Direito para seguir carreira, é essencial identificar quais são os seus interesses profissionais e se o seu perfil se encaixa nas funções do cargo pretendido. Outra dica é se matricular em uma instituição de ensino de qualidade para obter a melhor formação acadêmica e, com isso, ter ainda mais oportunidades de ascensão no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Aproveite e saiba mais sobre o curso de Direito do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!