Visite nosso site

Como fazer intercâmbio? Saiba de que forma é possível e por onde começar!

Como fazer intercâmbio? Saiba de que forma é possível e por onde começar!

Ter uma experiência acadêmica no exterior é algo que, além de transformar a vida de uma pessoa, constrói um currículo muito mais rico, tornando-se um diferencial competitivo. Se você também tem a vontade de viver isso, é importante saber como fazer intercâmbio.

Infelizmente, muitos atrelam o intercâmbio ao gasto de "rios" de dinheiro, então, teoricamente, seria uma oportunidade impossível para quem não é rico, mas isso não é verdade. Saiba que, hoje em dia, existem várias formas de concretizar esse sonho.

Portanto, caso você tenha interesse nesse assunto, continue a leitura do post, porque vamos dar dicas sobre como fazer intercâmbio na faculdade ou na pós-graduação. Assim, você estará muito mais preparado para embarcar nessa aventura. Vamos lá?!

Estude as modalidades disponíveis

O primeiro passo para fazer intercâmbio é saber mais sobre ele. E como isso é viável? Por meio de muito estudo. Sim, você precisa se aprofundar nesse tema para fazer a melhor escolha para si. Nesse sentido, o ideal é verificar quais são as modalidades disponíveis e, assim, descobrir quais são aquelas que mais se adequam à sua realidade. Existem, por exemplo, agências de intercâmbio que oferecem pacotes completos e pagos.

Outras opções são os intercâmbios por meio de programas de clubes e de associações, assim como o convênio entre universidades brasileiras e estrangeiras. Aliás, é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Busque as parcerias da sua universidade com instituições estrangeiras

Há universidades brasileiras que fazem parcerias com universidades do exterior a fim de facilitar o intercâmbio estudantil. Nesse caso, também existem diferentes opções, como aquelas que oferecem apenas o curso gratuito no exterior, enquanto outras dão assistência, por meio da cobertura de despesas, como moradia e alimentação.

Desse modo, é fundamental entrar em contato com a secretaria da sua universidade a fim de se informar melhor sobre isso. Nem sempre essas informações estão amplamente disponíveis e divulgadas, então, você pode precisar correr atrás para saber mais.

Se possível, converse também com outros alunos que já participaram dessa experiência para entender melhor como funciona o programa. É comum que, para conseguir o intercâmbio, seja necessário, por exemplo, ter uma nota média alta na faculdade.

Faça um planejamento de acordo com os destinos preferidos

Outro ponto importante sobre como fazer intercâmbio é decidir o destino ideal. Como existem várias opções, essa etapa costuma ser delicada porque é necessário analisar diferentes variáveis. Alguns itens relevantes a serem avaliados são a moeda local e o clima.

Afinal, se você não puder trabalhar durante o intercâmbio, pode ser complicado ficar num país onde a moeda é o euro, certo? E caso você não suporte o frio, não escolher destinos com um inverno rigoroso pode ser interessante.

Além de tudo isso, o seu planejamento precisa envolver também a língua local. Vamos supor que você queira ir para a Itália, mas não tenha nenhuma noção do Italiano. Então, que tal já se matricular num curso para embarcar mais preparado? Esses detalhes devem ser levados em conta no planejamento de um intercâmbio.

Estude a documentação e veja como consegui-la

Se você já pesquisou um pouquinho sobre como fazer intercâmbio, certamente, já viu que ele costuma envolver um processo burocrático. Diversos documentos são pedidos e, geralmente, também devem ser traduzidos. É comum que as universidades estrangeiras peçam, por exemplo, documentos com dados pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, existem os documentos acadêmicos, como boletins e históricos.

Há, ainda, as cartas de recomendação, que devem ser solicitadas para os professores, e as cartas de intenção, nas quais é necessário explicar o interesse do aluno naquela universidade e naquele curso. Todos os documentos necessários são falados durante o processo de busca pelo intercâmbio, mas é você quem deve procurar estar a par de tudo, então, tenha o máximo de atenção a isso.

Busque programas de incentivo ou reserve dinheiro, se possível

Como já falamos, existem intercâmbios estudantis que oferecem programas de incentivo, o que ajuda bastante na permanência do estudante. Afinal, dependendo do destino escolhido, manter-se no exterior pode não ser barato.

No entanto, nem sempre esses programas estão disponíveis — ou, caso estejam, costumam ser bem disputados. Por isso, você também precisa pensar no plano B, ou seja, analisar formas de juntar dinheiro até a data do embarque. Sabemos que isso nem sempre é fácil, mas é fundamental contar com uma reserva caso você não consiga o auxílio estudantil. Afinal, ninguém quer passar perrengues financeiros no exterior, não é mesmo?

Saiba quais são os cuidados pré-embarque

O grande dia está chegando e você está com a ansiedade a mil? Nessa situação, é importante colocar os pés no chão e lembrar que ainda existem alguns passos a serem dados antes de chegar a outro país. Como você sairá do Brasil, não precisará manter uma série de serviços, como a internet local ou a luz. Portanto, não se esqueça de cancelá-los para não precisar pagá-los durante a sua viagem.

Já em relação às contas essenciais, que precisam ser quitadas durante o intercâmbio, verifique como solicitar o boleto on-line e pagá-las pela internet mesmo. É importante também pedir para que alguém, de vez em quando, verifique as suas correspondências. No dia do embarque, tenha também cuidado para não exceder o limite de peso da bagagem para não precisar pagar taxas.

Outro detalhe fundamental é se lembrar de contar aos familiares e aos amigos onde você estará hospedado. Dê as informações referentes ao endereço, ao telefone e ao e-mail. Além disso, anote os números de contato da agência de intercâmbio, caso você tenha fechado o serviço com uma, e do consulado do Brasil no país escolhido. Assim, se você se sentir em apuros em algum momento, já saberá para onde ligar.

Agora, você já sabe como fazer intercâmbio, mas ainda tem um longo caminho a percorrer até que esse sonho se concretize, não é mesmo? Contudo, tenha em mente que essa decisão trará uma bagagem cultural incrível, além de um currículo com um grande diferencial competitivo, então, você só terá a ganhar com essa experiência.

Gostou das nossas dicas? Pois siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram, no YouTube e no Twitter. Assim, você poderá acompanhar as próximas publicações!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!