Visite nosso site
Ensino

Vale a pena fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora?

Ensino

Vale a pena fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora?

Pensando em fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora? Essa é uma excelente opção para quem deseja mais flexibilidade nos estudos, diminuir custos com deslocamentos e tempo em sala de aula, sem perder a qualidade no ensino.

Todas essas facilidades são possíveis porque nesse modelo de graduação, o aluno pode assistir as aulas de onde ele estiver, três vezes na semana. Ainda pode contar com toda a estrutura de laboratório e demais dependências da instituição de ensino em que ele está matriculado.

Para apresentar a você todas as vantagens da faculdade semipresencial em Juiz de Fora, conversamos com Christien Lana Rachid, Coordenador de EAD e Pós-Graduação do UniAcademia. Acompanhe!

Como funcionam os cursos semipresenciais do UniAcademia?

De acordo com o coordenador, atualmente os cursos semipresenciais do UniAcademia são divididos em dois módulos durante o semestre. Cada um desses módulos tem até três disciplinas com duração de três meses.

Dessa forma, Rachid considera que é possível suavizar a carga horária dos encontros presenciais, concedendo mais flexibilidade para os alunos. “A universidade oferece momentos de aulas presenciais, no entanto, durante a pandemia, o aluno pode acompanhar via plataforma, que acontece em dois dias, nas segundas e quartas”.

Quais suas vantagens de fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora?

Agora que você já sabe como acontece as aulas semipresenciais, veja quais são as vantagens!

Flexibilidade

Um dos grandes benefícios dos cursos semipresenciais é que o aluno precisa comparecer na instituição de ensino apenas dois dias da semana.

“Neste momento, temos aulas síncronas nas segundas e quartas-feiras, os restantes das aulas acontecem de forma assíncrona. Então, essa é uma vantagem muito grande para aquele aluno que não pode estar fisicamente na instituição todos os dias da semana”, ressalta Rachid.

Ainda é importante reforçar a redução de custos com transporte e alimentação, já que são atendidos estudantes de várias partes de Juiz de Fora e também de municípios próximos.

Professores capacitados

Na modalidade semipresencial, todos os professores do UniAcademia foram treinados para interagir no ambiente online e manusear os dispositivos tecnológicos. Além disso, possuem, em sua maioria, grande experiência no mercado, o que permite transmitir uma vivência prática, além da teoria apresentada na sala de aula.

Plataforma completa de ensino

A instituição utiliza um ambiente virtual de aprendizagem que se chama Canvas, a plataforma mais utilizada pelas sete entre as oito maiores instituições dos Estados Unidos.

“É um ambiente institucional bastante completo, sendo compatível com desktop e também para dispositivos móveis. Então, os alunos conseguem acompanhar com facilidade as aulas de onde quer que eles estejam”, avalia do coordenador.

A plataforma também é integrada com a Microsoft, e essa parceria permite o compartilhamento da Ferramenta Office 365 com os alunos através de e-mail, além de outros recursos agregados.

Quais os diferenciais dos cursos semipresenciais do UniAcademia para o mesmo modelo de outras IES?

Rachid destaca que os cursos do UniAcademia tem nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), sendo esse o principal diferencial, além de uma tradição no ensino superior em Juiz de Fora.

Ele também destaca a flexibilidade para os estudantes, pois as aulas remotas ficam disponíveis na plataforma por tempo indeterminado. Com isso, o aluno pode consultar o conteúdo quantas vezes ele achar necessário.

Além disso, o aluno semipresencial tem o mesmo acesso à estrutura de laboratórios e toda a infraestrutura da instituição.

Como o modelo semipresencial permite alavancar a carreira do estudante?

Rachid esclarece que o modelo semipresencial é igual ao modelo presencial, com a diferença de que requer menos a presença do aluno na instituição.

“No UniAcademia mantemos a mesma qualidade dos cursos presenciais. Assim, o aluno do semipresencial ou 100% EAD tem acesso aos mesmos conteúdos. Conseguimos manter esse padrão pois o lema do UniAcademia prioriza a qualidade e a empregabilidade de nossos alunos”, destaca o coordenador.

Quais são os cursos semipresenciais oferecidos pelo UniAcademia?

Atualmente, os cursos semipresenciais do UniAcademia compreendem:

  • administração;
  • ciências de dados;
  • desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis;
  • gestão comercial;
  • logística;
  • marketing;
  • pedagogia.

O que é preciso para realizar os cursos semipresenciais?

Para realizar a matrícula um curso semipresencial, basta o aluno apresentar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, ou prestar o vestibular da instituição. Sendo aprovado, deve fazer a inscrição em algum dos cursos que são oferecidos pela instituição. Hoje, as inscrições são realizadas totalmente por meio do site do UniAcademia.

Os documentos necessários, que devem ser apresentados com originais e cópias, são:

  • histórico escolar do ensino médio;
  • cópia da carteira de identidade;
  • cópia do título de eleitor;
  • comprovante de quitação eleitoral e cópia do comprovante de requerimento em dia;
  • certificado de alistamento militar para o sexo masculino;
  • CPF;
  • identidade;
  • uma foto três por quatro e;
  • cópia de comprovante de residência.

Qual é a trajetória do UniAcademia em Juiz de Fora?

Com uma trajetória de quase 50 anos, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), tornou-se, em 2020, o Centro Universitário Academia (UniAcademia).

A instituição oferece cursos de graduação nas modalidades presencial e semipresencial, entre cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas, além dos cursos de pós-graduação lato sensu, presenciais e a distância.

A instituição possui três unidades na cidade de Juiz de Fora:

  • Unidade Academia;
  • Seminário Santo Antônio;
  • Unidade Arnaldo Janssen.

Atualmente, as atividades estão sendo expandidas para polos de ensino a distância em Barra Mansa e Pará de Minas.

Afinal, vale a pena fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora?

Diante disso, fica claro que vale mesmo a pena fazer uma faculdade semipresencial em Juiz de Fora, e o UniAcademia oferece os melhores cursos, reconhecidos com nota máxima pelo MEC.

A instituição conta com professores capacitados, ótima infraestrutura e todo o suporte necessário para o desenvolvimento pleno do aluno.

Além disso, o formato semipresencial é ideal para quem precisa economizar com tempo de deslocamento e também com outros custos, já que as aulas presencias na instituição acontecem somente duas vezes na semana.

Viu como é possível fazer uma faculdade presencial em Juiz de Fora? Então, não perca mais tempo! Entre em contato e escolha o seu curso hoje mesmo!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!