Visite nosso site
Ensino

Entenda como funcionam as aulas remotas ao vivo do UniAcademia

Ensino

Entenda como funcionam as aulas remotas ao vivo do UniAcademia

Com o advento da pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, as aulas remotas têm conquistado cada vez mais espaço nas escolas e faculdades de todo o país, revelando-se como um eficiente facilitador para levar conhecimento e aprendizado aos alunos.

O próprio Ministério da Educação (MEC), autoriza a continuidade das aulas remotas nas instituições enquanto durar a pandemia. Mas, devido às suas diversas vantagens, as aulas remotas devem continuar após o período de isolamento social. Isso porque instituições como o UniAcademia têm investido para aperfeiçoar esse tipo de ensino, tornando-o mais interativo e próximo do aluno.

Quer saber como funcionam as aulas remotas ao vivo no Unicademia e quais são os principais benefícios desse modelo de aula? Então continue a leitura!

Entrar em contato

Como acontecem as aulas remotas ao vivo?

As aulas remotas ao vivo acontecem no ambiente online, tendo a tecnologia como facilitadora de todo o processo para que os alunos consigam acompanhar e participar em tempo real. Em uma sala, o professor conduz as atividades por meio de uma plataforma de áudio e vídeo conectada à internet.

Essa tem se apresentado como uma solução eficiente e, por isso, vem sendo adotada por aquelas instituições de ensino que prezam por uma boa experiência do aluno, além de poder proporcionar um ensino mais consistente, já que é possível que os estudantes interajam com os professores.

Ao contrário do que acontece no modelo de ensino a distância tradicional, nos quais os encontros presenciais e online ocorrem em menor frequência, as aulas remotas ao vivo seguem o fluxo das aulas presenciais, ou seja, mantêm o cronograma de ensino previsto, mesmo antes da pandemia.

Dessa forma, de modo geral, as aulas acontecem diariamente, em horários pré-determinados, mantendo também a carga horária de cada disciplina.

Como funciona o método do UniAcademia?

As aulas remotas do UniAcademia, tanto para graduação, quanto para pós graduação, são diferenciadas do modelo de ensino remoto emergencial (ERE), adotado às pressas pela maioria das instituições durante o remanejamento das aulas presenciais na pandemia.

Isso porque além das aulas acontecerem ao vivo, com possibilidade de interação com professores e colegas, elas ficam gravadas para que os alunos possam acessar quando e onde quiserem. Além disso, o UniAcademia foi credenciado com nota máxima (5) pelo MEC para a oferta de cursos EAD, o que fez com que a instituição estivesse preparada do ponto de vista estrutural e tecnológico para as aulas remotas.

Para tanto, um investimento foi feito no início de 2020, com a contratação da plataforma Canvas, um dos ambientes virtuais de aprendizagem mais bem conceituados no mundo, usado em instituições como Harvard e London Business School.

Quais as vantagens para os alunos?

Nas aulas ao vivo do UniAcademia, o contato com o conteúdo do curso, com os docentes e colegas de turma é realizado na plataforma de ensino virtual, e nessa ferramenta também ficam disponíveis chats para a comunicação com professores e também outros estudantes. Dessa forma, é possível viabilizar a capacitação e o desenvolvimento dos alunos, de forma mais prática. Mas os benefícios não param por aí. Confira a seguir!

Aulas personalizadas

Como as aulas acontecem ao vivo, os professores podem ajustar o conteúdo apresentado à realidade da turma, o que permite ao grupo aulas mais personalizadas, o que potencializa a assimilação do aprendizado. Dessa forma, os professores conseguem direcionar as atividades de forma que o conteúdo fique mais interessante, ou seja, não apenas expositivo.

Acesso direto aos professores

Nas aulas ao vivo é possível repassar os assuntos abordados de maneira que a compreensão do conteúdo possa ser assimilada por todos, pois alunos podem interromper o professor para expor as suas dúvidas e também fazer as considerações necessárias, o que não acontece quando as aulas são gravadas.

Otimização do aprendizado

Em uma aula remota ao vivo, o aluno pode trocar suas experiências com os professores e com os próprios colegas de sala de aula, além de tirar dúvidas, o que proporciona um convívio muito mais próximo e também favorável ao aprendizado.

Mais credibilidade para o ensino

Para o professor, interagir no ambiente online requer uma alta dose de energia, mas também revela de forma clara o quanto ele está preparado para transmitir o conhecimento. Isso promove muito mais credibilidade para o ensino, se comparado a uma aula gravada, que tende a ser apenas expositiva.

Dessa forma, o aluno se sente mais confiante no conteúdo apresentado, o que eleva a sua capacidade de concentração e também a credibilidade das aulas, já que é possível interagir.

Flexibilidade para estudar de onde quiser

Uma das vantagens das aulas remotas é que o aluno pode assisti-las de onde estiver, desde que tenha acesso a um dispositivo com internet. Isso significa muito mais mobilidade e conforto para quem estuda online.

Mesma validade do curso presencial

As aulas remotas têm a mesma validade das aulas presenciais, sendo garantido pelo Ministério da Educação com o amparo legal, cujo objetivo é assegurar a eficiência da formação à distância.

Possibilidade de continuar se aperfeiçoando

Seguir os estudos, mesmo em período de pandemia, é fundamental para melhorar na carreira e também somar as competências necessárias para se tornar um profissional cada vez melhor e, consequentemente, mais valorizado.

Como vimos ao longo desta leitura, as aulas remotas ao vivo do UniAcademia são a solução ideal para aqueles alunos que procuram mais praticidade para realizar seus estudos, mesmo no cenário da pandemia, e essa modalidade de ensino ainda traz diversas vantagens, como aulas personalizadas e acesso direto aos professores.

Se você gostou deste artigo sobre como funcionam as aulas remotas ao vivo do UniAcademia, entre em contato e conheça os nossos cursos.

Entrar em contato

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!