Visite nosso site

O que faz um engenheiro de produção? Veja como é seu dia a dia

O que faz um engenheiro de produção? Veja como é seu dia a dia

Escolher uma faculdade é um processo muito importante e, por vezes, complicado. É preciso conhecer as atribuições de cada profissão para tomar uma decisão que esteja de acordo com seus desejos e interesses. Por isso, saber o que faz um engenheiro de produção é essencial para entender se esse é o curso ideal.

A variedade de atuações desse profissional é um dos diferenciais mais lembrados, entretanto, isso também pode confundir quem se interessa pela área. É preciso compreender que o engenheiro de produção pode atuar em diferentes setores e processos, tendo especialistas em determinadas áreas.

Neste artigo vamos explicar o que é, quais são suas principais áreas de atuação e o que faz um engenheiro de produção. Conheça mais sobre o tema!

O que é um engenheiro de produção?

A Engenharia de Produção é uma área que visa a melhoria de um sistema produtivo. Desse modo, tudo que envolve a concepção de um produto, desde o planejamento, passando pela fabricação, até a distribuição, são aspectos vistos pelos profissionais dessa área.

Sendo assim, o engenheiro de produção é a pessoa responsável por planejar, projetar e administrar diversos processos de uma empresa, como recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros. Um dos seus principais objetivos é tornar sua organização mais eficiente, melhorando cada parte necessária dentro do escopo de atuação do negócio.

Quais são as principais áreas de atuação?

Uma das grandes vantagens da engenharia de produção é poder trabalhar em empresas de diversos setores. Isso porque a profissão é estratégica no mercado, já que o profissional busca maneiras de qualificar os processos de uma empresa. Por isso, é possível trabalhar em organizações de pequeno e grande porte, como no serviço público ou privado.

Desse modo, é possível trabalhar nos setores de alimentos, tecnologia, mecânica, siderúrgico, químico, petróleo, entre outros. Fábricas, manufaturas e empresas de serviços são outras alternativas interessantes, já que também passam pelos ciclos de produção.

Como o engenheiro de produção é bastante versátil, a tendência é não encontrar dificuldades para entrar no mercado de trabalho. A especialização em determinadas áreas ajuda a direcionar a carreira para algum setor específico, entretanto, o profissional terá conhecimento otimizado nesse processo ou área de atuação.

O que faz um engenheiro de produção?

O dia a dia de um engenheiro de produção varia muito de acordo com a área e a empresa em que ele está trabalhando. Confira algumas das atividades que são desempenhadas por esse profissional!

Participa da concepção de produtos

Essa atribuição consiste na participação em projetos de concepção de um produto, ou seja, o profissional estuda a viabilidade e desenvolve esse produto. Para isso, é importante ter habilidade para entender o mercado de negócios e encontrar soluções para os problemas dos clientes.

Organiza a logística e distribuição

Outra tarefa bastante comum na área é o envolvimento com logística e distribuição. O trabalho do engenheiro de produção não termina quando o produto está pronto, é preciso encontrar as melhores maneiras de distribuir o que foi criado no mercado. Para isso são analisados meios de entrega de produtos, estratégias de venda, entre outras possibilidades.

Desenvolve sistemas de controle

O profissional que está focado nessa área desenvolve sistemas que farão o controle de qualidade de uma produção. Desse modo, ele vai utilizar ferramentas e metodologias que medirão a eficiência dos processos e facilitarão a tomada de decisão da empresa.

Elabora planos de gestão financeira

A atuação com as finanças também pode fazer parte do dia a dia nessa profissão. Nesse contexto, é preciso avaliar os resultados gerados pela empresa e oferecer opções para que eles sejam otimizados. Sendo assim, o engenheiro ajudará os líderes e gestores no processo de tomada de decisão, analisando riscos, investimentos e oferecendo planos para redução de custos.

O que estuda um engenheiro de produção?

O curso de Engenharia de Produção inicia com estudos de um ciclo básico de disciplinas que compreende a área de exatas, como Física, Matemática, Cálculo, Estatística e Química. No entanto, no decorrer de cinco anos o aluno precisará conhecer tudo que envolve processos industriais e processos gerenciais.

Para sua formação, o aluno precisará desenvolver um senso crítico a fim de conseguir solucionar problemas de forma prática e lidar com desafios diariamente. Estar atento à economia mundial e inovações, principalmente na área de meio ambiente, é fundamental. Também será importante que o aluno aprenda a se comunicar bem e a trabalhar em grupo, pois como profissional poderá liderar e organizar o trabalho de grandes equipes.

Dessa forma, a graduação inclui matérias mais específicas à Engenharia de Produção. Veja abaixo algumas que podem fazer parte da sua grade:

  • Gestão de Pessoas e Qualidade;
  • Gestão de Projetos;
  • Tecnologia Industrial;
  • Pesquisa Operacional;
  • Resistência dos Materiais;
  • Produção;
  • Logística;
  • Engenharia da Sustentabilidade;
  • Ética Socioambiental e Direitos Humanos;
  • Gestão Financeira e Econômica;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Cálculo;
  • Algoritmo e Programação;
  • Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Processos de Fabricação;
  • Eletromagnetismo;
  • Gestão de Resíduos;
  • Empreendedorismo;
  • Engenharia do Produto;
  • Desenho Técnico;
  • Ergonomia;
  • Gestão de Manutenção.

Fique atento no momento de fazer a matrícula, pois existem algumas graduações que são específicas, voltadas a algum setor, como construção civil, automotiva ou agroindústria. Então, é preciso encontrar aquela que traz o direcionamento que você deseja.

Por fim, a formação se completa com a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estágio comprobatório e atividades complementares que ajudarão o aluno a ganhar experiência para ingressar no mercado de trabalho. O profissional precisará estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

Neste artigo, apresentamos o que faz um engenheiro de produção, além de demonstrar quais disciplinas estuda e as principais áreas de atuação. Para se destacar nessa profissão é imprescindível ter uma boa formação, que prepare o profissional para os desafios do mercado de trabalho. Escolher uma boa faculdade é parte importantíssima nesse processo, afinal, por meio dela o aprendizado é proporcionado e oportunidades são apresentadas.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!