Visite nosso site

Saiba o que é Engenharia de Produção e se essa área se adequa ao perfil

Saiba o que é Engenharia de Produção e se essa área se adequa ao perfil

Escolher um curso de graduação não é uma tarefa fácil, mas, para ter mais facilidade nesse processo, é necessário conhecer bem as opções disponíveis. Caso você tenha afinidade pela área de Exatas, pode ser interessante, por exemplo, entender mais acerca do que é Engenharia de Produção.

Como você certamente já sabe, existem vários tipos de Engenharia e uma delas é a de Produção, que é voltada para a melhoria dos processos produtivos, cuidando do seu dimensionamento e do seu gerenciamento. Sendo assim, a Engenharia de Produção estuda a relação do homem com a qualidade, com a produtividade e com a competitividade.

Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura, pois vamos explicar melhor o que é essa profissão, como funciona a graduação, qual é o perfil do estudante, como está o mercado de trabalho e as áreas de atuação. Vamos lá!?

O que é a Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é focada no estudo dos sistemas de produção e de tudo que os envolve, sendo voltada para a implementação de melhorias. Portanto, essa área lida com equipamentos, materiais e recursos humanos, energéticos e naturais.

Ela é vista como a Engenharia menos tecnológica, além de englobar uma quantidade maior de habilidades e de conhecimentos, já que o profissional lida tanto com questões relacionadas ao meio ambiente quanto com assuntos financeiros. Ainda que muitas pessoas associem essa área às fábricas e às indústrias, ela também está em outros setores, como o varejo e o de serviços. Sendo assim, é um ramo bem abrangente e oferece diferentes possibilidades de atuação para os profissionais.

Como funciona o curso?

A graduação em Engenharia de Produção tem, em média, cinco anos de duração, podendo ser cursada na modalidade a distância ou presencial. Geralmente, os alunos começam pelo Ciclo Básico, no qual disciplinas consideradas essenciais são trabalhadas, como Física, Cálculo, Estatística, Matemática e Química.

Depois da etapa do Ciclo Básico, é iniciada a fase em que são abarcadas matérias diretamente relacionadas à Engenharia de Produção, como:

  • Gestão de Pessoas e Qualidade;
  • Produção;
  • Gestão Financeira e Econômica;
  • Pesquisa Operacional;
  • Logística;
  • Gestão de Projetos;
  • Engenharia da Sustentabilidade etc.

Durante a graduação, o curso vai se "afunilando" em assuntos mais específicos, voltados tanto para os processos industriais quanto para os processos gerenciais. Além disso, existem aqueles que são mais focados em algum setor, como construção civil, agroindústria e automotiva. Portanto, é fundamental saber desses detalhes antes de fazer a matrícula.

De qualquer forma, ao final do curso, você precisa apresentar o Trabalho de Conclusão Final (TCC) e completar as horas necessárias de estágio obrigatório.

Como é o mercado de trabalho para o engenheiro de produção?

Depois de saber melhor o que é a Engenharia de Produção e como funciona essa graduação, é necessário também entender como está a situação do mercado de trabalho nessa área. Nesse sentido, temos uma boa notícia: o cenário é bastante favorável para os engenheiros de produção.

Isso porque esse profissional conta com uma formação científica bem sólida, além de uma visão global para solucionar os problemas no dia a dia do trabalho. Atualmente, existem oportunidades em diferentes setores, como:

  • manufatura e fabricação;
  • química;
  • petróleo;
  • siderurgia;
  • alimentos;
  • eletroeletrônicos etc.

Para atuar em qualquer um desses segmentos, é importante que o profissional apresente o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), necessário para assinar documentos. Vale lembrar, ainda, que, no país, temos a Lei nº 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o piso salarial dos engenheiros. Segundo a norma, os salários funcionam assim:

  • seis horas de trabalho por dia — 6 salários mínimos por mês;
  • sete horas de trabalho por dia — 7,25 salários mínimos por mês;
  • oito horas de trabalho por dia — 8,5 salários mínimos por mês.

No entanto, como esses valores se referem à Engenharia em geral, os salários para os engenheiros de produção podem ser um pouco diferentes. De acordo com a plataforma Glassdoor, por exemplo, a média salarial desse profissional é de R$ 7.965,00.

Quais são as áreas de atuação?

Como você já pôde perceber, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bem abrangente, assim como as possíveis áreas de atuação. Saiba mais a seguir!

Engenharia da Qualidade

Quem atua nesse ramo lida com o planejamento e com o controle dos sistemas e da qualidade, ou seja, conta com instrumentos da qualidade para gerenciar os processos e tomar decisões.

Engenharia do Produto

Essa área tem diferentes ferramentas e processos voltados para a organização, para o planejamento, para a decisão e para o projeto. Ou seja, engloba desde a etapa da criação do projeto até o lançamento dele.

Logística

A Logística reúne técnicas ligadas à movimentação, ao transporte, ao estoque e ao armazenamento de produtos, tendo como objetivos reduzir os custos, garantir a disponibilidade do produto e satisfazer os clientes.

Pesquisa Operacional

Outra possível área de atuação do engenheiro de produção é a Pesquisa Operacional, na qual o foco é resolver problemas e tomar decisões com base em modelos matemáticos processados pelo computador.

Engenharia de Sustentabilidade

O último exemplo de ramo de atuação desse profissional é a Engenharia de Sustentabilidade, que visa a utilizar os recursos naturais de forma consciente, preocupando-se com a responsabilidade social e com a gestão ambiental.

Qual é o perfil dos estudantes de Engenharia de Produção?

Você leu até aqui e ainda está em dúvida se deve ou não cursar Engenharia de Produção? Então, vamos falar sobre o perfil dos estudantes desse curso de graduação.

A primeira característica é a vontade de lidar com desafios e com problemas que precisam de um profissional com habilidade para solucioná-los. Nesse contexto, é necessário ser dotado de um bom senso de imaginação aliado ao senso prático.

Além disso, é importante ter uma boa capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar bem, já que o profissional da Engenharia de Produção lida com pessoas diariamente. Outras características imprescindíveis são a sede por aprendizado contínuo e os conhecimentos multidisciplinares.

Desse modo, após ver o que é Engenharia de Produção, você percebeu que essa é uma área em ascensão que demanda muita responsabilidade, mas também entrega um ótimo retorno. Portanto, caso você tenha se interessado pelo ramo, pesquise ainda mais sobre ele para tomar uma decisão adequada com o que espera do seu futuro profissional e, se possível, realize um teste vocacional.

Agora, recomendamos que você entre em contato conosco para conhecer melhor o curso de Engenharia de Produção do UniAcademia, que é referência no mercado de trabalho e no cenário da educação.

Entrar em contato

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!