Visite nosso site
CARREGANDO...
o que faz um engenheiro de produção
No items found.

Você sabe o que faz um engenheiro de produção? O profissional é responsável por planejar todo o processo produtivo de um sistema. A carreira também pode se estender à área administrativa, com a gestão de recursos financeiros e materiais para as empresas.

Além disso, o engenheiro de produção pode desempenhar outras funções no cotidiano de uma companhia, atuando em diferentes setores, sempre com o objetivo de tornar os processos mais vantajosos para o negócio.

A seguir, confira o nosso artigo e descubra de vez o que faz um engenheiro de produção!

Saiba como é a graduação em Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é uma área que estuda e realiza melhorias na implementação de sistemas de produção, como equipamentos e recursos naturais, humanos e energéticos. Apesar de estar ligada à produção de fábricas e indústrias, a graduação é ampla e abrange conhecimentos de diversos campos.

O curso de Engenharia de Produção apresenta disciplinas de formação básica, como Química, Matemática, Computação e Física, além de matérias específicas. A grade curricular pode variar de faculdade para faculdade, com cargas horárias e nomes diferentes. Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas do curso:

  • Cálculo;
  • Algoritmo e Programação;
  • Processos de Fabricação;
  • Planejamento e Controle da Produção I e II;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Resíduos;
  • Engenharia do Produto;
  • Ergonomia;
  • Gestão de Manutenção;
  • Pesquisa Operacional I e II;
  • Logística;
  • Gestão de Projetos;
  • Planejamento Estratégico;
  • Engenharia da Sustentabilidade I e II.

No decorrer da graduação, o estudante pode se dedicar a alguma área específica para seguir carreira em um segmento de sua preferência, podendo atuar com processos industriais, linhas de produção, processos gerenciais financeiros, estratégicos e operacionais, dentre outros.

Para adquirir o diploma e obter o título de graduado, o aluno deve realizar horas de estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É fundamental também que a instituição de ensino seja certificada e tenha uma boa classificação no Ministério da Educação (MEC) para ter a garantia de que o curso superior é de qualidade.

Entenda o que faz um engenheiro de produção

O engenheiro de produção tem uma formação científica e tecnológica na faculdade que permite que o profissional atue em diversas áreas desempenhando diferentes funções. Assim, quem se forma no setor mescla conhecimentos das ciências matemáticas, físicas e sociais, aplicando princípios de análise e design para prever e avaliar os resultados obtidos dos sistemas de produção.

No Brasil, o que mais impulsiona o segmento são as multinacionais que começaram a criar uma demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho. Hoje, a Engenharia de Produção tem muita aceitação de mercado, sendo reconhecida e regulamentada pelo Conselho de Engenharia (CREA).

O foco do engenheiro de produção é produzir mais com menos, conseguindo atingir a maior eficiência possível. Com isso, as suas decisões são sempre baseadas na economia de recursos, o que exige capacidade analítica, trabalho em equipe e compreensão de problemas administrativos, econômicos e ambientais.

A seguir, conheça as principais áreas que têm oferecido excelentes oportunidades de empregabilidade para os engenheiros de produção.

Logística

O setor de logística envolve atividades de movimentação, estoque, transporte e armazenamento de produtos, sempre com o objetivo de reduzir custos, garantir a disponibilidade dos itens e atender às necessidades do público. É preciso assegurar que as mercadorias cheguem ao consumidor final mantendo todas as suas características originais.

Nos últimos anos, a logística deixou de ser uma preocupação exclusiva da indústria e passou a participar do contexto de grande parte dos setores da economia. Nesse sentido, o profissional deve auxiliar a tomada de decisão das empresas e acompanhar a transformação dos processos para ser mais atuante na ocupação.

Qualidade

Engenheiros de produção que trabalham nessa área devem planejar e controlar os sistemas para garantir qualidade. Assim, o profissional geralmente utiliza ferramentas para o gerenciamento de processos e tomadas de decisão, auxiliando os líderes e gestores a manterem o foco na qualidade das operações.

Basicamente, o setor aborda os principais conceitos da engenharia, a gestão da satisfação do cliente, a padronização dos procedimentos e as estratégias de melhoria dos processos. Diversas empresas atualmente buscam profissionais especializados para adequar os procedimentos e operar em conformidade com a legislação.

Sustentabilidade

Os engenheiros de produção que atuam na área de sustentabilidade são responsáveis pela integração dos processos empresariais com os recursos naturais. O profissional pode atuar, por exemplo, no tratamento de resíduos com práticas que têm o objetivo de preservar o meio ambiente.

Além disso, o engenheiro pode auxiliar no planejamento e na implementação de sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade social e na utilização consciente e eficiente dos recursos naturais. O que as empresas esperam é que o profissional consiga propor soluções que permitam o desenvolvimento econômico, sem que o meio ambiente sofra agressões, garantindo operações mais sustentáveis e inteligentes.

Inovação

Para atuar com inovação, o engenheiro de produção deve ter visão ampla, criatividade, iniciativa, curiosidade e pensamento sistêmico. As atividades principais são o planejamento, a operação, a instalação, o controle e o desenvolvimento de novas tecnologias industriais. Assim, o profissional tem como função identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em uma série de áreas do mercado.

No setor, o engenheiro de produção pode prestar serviços em centros de pesquisa, faculdades, órgãos governamentais e parques tecnológicos, apoiando, elaborando e desempenhando soluções inovadoras para as organizações. Por fazer parte de uma formação ampla, é fundamental que o aluno se mantenha sempre atualizado e dê continuidade aos estudos por meio de especializações.

No entanto, para garantir boas oportunidades no mercado de trabalho, é essencial optar por uma boa instituição de ensino a fim de assegurar uma formação de qualidade. Atualmente, existem faculdades que dão enfoque para áreas específicas e que estão em ascensão, por isso, é preciso estar atento aos diferenciais de cada curso.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro de produção e se interessou em se aprofundar na carreira, tenha em mente que é necessário considerar alguns fatores antes de se matricular na graduação. O importante é escolher um curso que ofereça práticas teóricas e técnicas de qualidade. Assim, você terá a certeza de ter tomado a melhor decisão para o seu futuro profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e entre em contato com a equipe do Centro Universitário Academia para conhecer os nossos cursos de graduação!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.