Visite nosso site
Ensino

Bacharelado e Licenciatura: quais as suas maiores diferenças?

Ensino

Bacharelado e Licenciatura: quais as suas maiores diferenças?

Muitos estudantes que desejam ingressar no ensino superior têm uma dúvida em comum: quais são as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura? Cada modalidade de habilitação apresenta uma formação profissional específica, que impacta diretamente os rumos da carreira.

O que muitas pessoas não sabem é que existe a possibilidade de sair da faculdade formado nas duas habilitações, no entanto, isso requer ainda mais esforço e dedicação com os estudos.

Acompanhe a seguir e entenda, de vez, quais são as principais diferenças entre Bacharelado e Licenciatura!

O que é Bacharelado?

O Bacharelado é a modalidade de ensino mais comum em cursos de graduação, como Direito, Administração e Psicologia. Com essa habilitação, é possível atuar em diferentes cargos e oportunidades promissoras no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação escolhida.

Isso porque a formação acadêmica no Bacharelado oferece ao estudante conhecimentos gerais e fundamentais para a vida profissional. O candidato pode exercer inúmeras funções dentro da sua profissão, não se limitando apenas a um setor ou departamento.

Perfil profissional

Quem conta com habilitação de bacharel no currículo está apto a ocupar diversos cargos. É uma modalidade ideal para pessoas que gostam de diversificar e se arriscar no mercado de trabalho. É possível, por exemplo, atuar em empresas públicas e privadas, em instituições e órgãos públicos.

Normalmente, a formação acadêmica tem um caráter mais generalista, já que a graduação permite que o indivíduo trabalhe em inúmeras áreas dentro da sua especialidade. É uma opção, portanto, bem interessante para quem quer ter mais liberdade profissional.

O que é Licenciatura?

Já a Licenciatura é uma habilitação ideal para pessoas que desejam dar aulas e seguir a carreira acadêmica. Geralmente, grande parte dos cursos que preparam o graduando para lecionar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, em matérias como História, Língua Portuguesa, Biologia e Matemática, oferecem o título de Licenciatura.

Por isso, a formação em Licenciatura conta com uma base de disciplinas relacionadas à educação, além dos assuntos específicos da graduação escolhida. O foco principal da Licenciatura, portanto, é formar educadores e professores capacitados para os desafios da realidade educativa.

Perfil profissional

Profissionais licenciados podem se candidatar a ministrar aulas em escolas públicas e privadas, assim como em universidades, faculdades e cursos preparatórios para o vestibular. Também existe a possibilidade de oferecer aulas particulares, dependendo da área escolhida.

A formação acadêmica na Licenciatura tem como foco o preparo para a atuação nos diferentes ambientes educativos. Ou seja, o indivíduo é qualificado com uma série de conhecimentos sobre aprendizagem e técnicas pedagógicas para trabalhar com diversas idades e níveis de ensino.

Quais são as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura?

Tanto o Bacharelado quanto a Licenciatura conferem o diploma de ensino superior ao estudante. Ou seja, após a formação acadêmica, já é possível atuar e se candidatar a vagas no mercado de trabalho, assim como continuar os estudos, em pós-graduações e especializações.

No entanto, há algumas diferenças importantes que precisam ser consideradas antes de escolher pela habilitação ideal para o seu perfil. Confira a seguir!

Foco nos estudos

Em geral, os cursos de Licenciatura são focados em conhecimentos relacionados à prática educativa e ao processo pedagógico. O Bacharelado, por outro lado, acaba oferecendo possibilidades de empregabilidade mais amplas, já que o bacharel pode atuar em diversos cargos e funções dentro da sua área.

Grade curricular

A grade curricular de um curso de Bacharelado e de Licenciatura pode ser semelhante nos primeiros semestres da graduação. No entanto, conforme os estudos avançam, os conteúdos são mais direcionados para a atuação profissional. Ou seja, os bacharéis recebem capacitação generalista, enquanto que os licenciados são preparados com matérias específicas para atuar em sala de aula.

Duração

Os cursos de Bacharelado duram, em média, de 4 a 6 anos. Já as graduações em Licenciatura apresentam duração média de 3 a 4 anos, dependendo da área escolhida e da instituição de ensino. Ambas as habilitações recebem o diploma de conclusão de ensino superior, com mesmo grau de formação acadêmica.

Atuação profissional

A principal diferença entre o Bacharelado e a Licenciatura é, justamente, o foco da atuação profissional. O bacharel tem uma formação mais abrangente, ou seja, as oportunidades no mercado de trabalho também acabam sendo amplas. O licenciado pode se envolver em diferentes ramos dentro da prática pedagógica para além de ministrar aulas, como criação de materiais didáticos e elaboração de políticas de educação.

Como realizar as duas habilitações ao mesmo tempo?

Nem todos os cursos de Bacharelado existem em grau de Licenciatura. Por outro lado, diversas opções de Licenciaturas têm uma versão em Bacharelado. Algumas atividades também são exclusivas de bacharéis, enquanto outras são restritas aos licenciados.

Mesmo assim, é totalmente possível realizar ambas as habilitações e sair da faculdade com os dois títulos. Atualmente, existem inúmeras instituições de ensino que oferecem graduações desse tipo aos estudantes que desejam ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Essa decisão requer, no entanto, bastante responsabilidade e dedicação, já que a carga de estudo e de conhecimento tende a ser mais alta. Você pode, por exemplo, cursar os dois graus simultaneamente ou cursar uma habilitação primeiro e depois ingressar na outra.

De qualquer maneira, é possível aproveitar os estudos e eliminar algumas disciplinas em comum. Lembre-se de que não são todos os cursos que apresentam essa disponibilidade. A Licenciatura geralmente tem a mesma grade curricular do Bacharelado, com a diferença de ter matérias voltadas para o ensino pedagógico e para as técnicas de didática.

Optando por esse caminho, inclusive, a formação acadêmica pode acabar tendo uma duração maior do que o planejado. Portanto, é interessante avaliar muito bem e tomar uma decisão apenas se você realmente está certo de seguir essa trajetória.

Para optar entre Bacharelado e Licenciatura, é fundamental que você leve em consideração o seu perfil e objetivos profissionais. Pessoas que desejam atuar na área acadêmica ou lecionando, por exemplo, podem apostar na Licenciatura. Por outro lado, se você é do tipo que quer diversificar e ter acesso a mais oportunidades, vale a pena investir em um curso de Bacharelado no ensino superior.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a página do UniAcademia no Facebook, para receber as nossas novidades diretamente em seu feed de notícias!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!