Visite nosso site
Ensino

Veja como é e como funciona o curso de Gastronomia

Ensino

Veja como é e como funciona o curso de Gastronomia

A definição de uma profissão para seguir por anos não é uma escolha simples, pois uma série de fatores deve ser considerada para que você consiga alcançar a tão sonhada realização profissional e pessoal. Se está escolhendo o curso superior e deseja saber como é o curso de Gastronomia, este post é para você.

Quem quer ingressar nessa graduação, geralmente, tem apenas uma vaga noção das habilidades desenvolvidas durante os anos de estudo. Também é normal não conhecer todas as possibilidades oferecidas no mercado de trabalho, entretanto, saiba que os recém-formados em Gastronomia podem trabalhar em áreas que vão muito além da função de Chef de Cozinha.

Para ajudarmos você, que está pesquisando como é o curso de Gastronomia na internet, vamos esclarecer, neste post, como funciona essa formação, o perfil ideal para a área, o mercado de trabalho e muito mais. Confira e tire as suas dúvidas!

Guia para escolher o curso

Como é o curso de Gastronomia?

O profissional de Gastronomia reúne conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para preparar os alimentos. Durante o estudo, os alunos aprendem sobre gestão, processos industriais, valores nutricionais do alimento, legislação e muito mais.

Quem se forma na área está habilitado para trabalhar em todas as funções da cozinha, para chefiar equipes e para produzir eventos. Portanto, essa é uma profissão que pode abrir oportunidades variadas de atuação. A seguir, vamos apresentar alguns pontos importantes sobre o curso.

Duração

O curso pode ser oferecido em duas modalidades. Na primeira delas, que é o bacharelado, ele tem duração de quatro anos, com uma formação que mistura elementos práticos e teóricos. Já a segunda modalidade, o tecnológico, dura dois anos.

Grade curricular

A grade curricular do curso é dividida entre matérias teóricas e práticas. As disciplinas práticas envolvem o aprendizado de técnicas específicas, como panificação, preparo de bebidas, confeitaria e mais temas. Essas aulas podem acontecer em cozinhas didáticas e em laboratórios específicos, sendo muito importantes para que os alunos aprendam a elaborar os pratos e avaliar os resultados.

Já na parte teórica, há determinadas matérias, como História da Gastronomia, Bioquímica, Microbiológica, entre outras. Os princípios da Nutrição também são estudados, formando profissionais completos.

Além disso, algumas disciplinas gerais fazem parte do conteúdo, como Sociologia, Estatística, Psicologia e Direito. Matérias da área de gestão complementam a grade, dando foco ao funcionamento de restaurantes, ao desenvolvimento de pessoal e à gestão financeira.

Principais áreas de atuação

O profissional de Gastronomia pode trabalhar em diferentes ramos, pois recebe uma formação que o prepara para oportunidades variadas. Conheça as principais áreas de atuação.

Chef de Cozinha

Esse profissional é responsável por planejar e preparar cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos. Além disso, coordena equipes de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.

Personal Chef

Essa é uma função semelhante àquela de Chef de Cozinha, porém, nesse caso, o profissional atua em residências, e não em estabelecimentos.

Segurança Alimentar

Essa área está relacionada com a vigilância. Nela, o profissional realiza vistorias em cozinhas industriais e em restaurantes com o objetivo de verificar se as normas de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Indústria Alimentícia

Essa alternativa coloca o gastrônomo como pesquisador e inventor. Ele pode desenvolver novas receitas e testar os produtos criados pela indústria.

Gestão

Na área de gestão, é preciso administrar restaurantes industriais, comerciais e refeitórios dentro de qualquer tipo de estabelecimento. Desse modo, o profissional é responsável por gerenciar todo o funcionamento, contratar e treinar novos colaboradores, selecionar fornecedores e cuidar das finanças da empresa.

Consultoria

Há, ainda, uma alternativa voltada para o ramo da consultoria em empresas do setor alimentício. Nessa função, é preciso propor mudanças nos processos para otimizar o desempenho das organizações e melhorar o serviço ou o produto.

O ideal é optar pelo bacharelado ou pelo tecnológico em Gastronomia?

Se você anda pesquisando como é o curso de Gastronomia, talvez já saiba que ele pode ser feito em duas modalidades de ensino, como dito: bacharelado ou tecnológico. Enquanto o aluno tem acesso a disciplinas teóricas e práticas no bacharelado, o curso tecnológico foca apenas as matérias mais específicas e as práticas da culinária.

A escolha da melhor modalidade varia de acordo com os objetivos do estudante, com a carreira culinária e com a sua disponibilidade para se dedicar aos estudos.

Por que a formação técnica e teórica é importante?

De modo geral, o mercado da Gastronomia está aquecido e, ao mesmo tempo, competitivo. Os restaurantes procuram profissionais diferenciados como uma vantagem sobre os concorrentes, pois eles são capazes de oferecer cardápios mais atraentes e de melhorar a qualidade do estabelecimento.

Portanto, é imprescindível buscar a formação técnica e teórica para aproveitar essas oportunidades de emprego. Afinal, não basta ser um bom cozinheiro ou ter habilidade para lidar com os processos diários de um restaurante — é preciso ter conhecimentos aprofundados na área.

É normal começar na função de auxiliar de cozinha, por exemplo. Com o tempo, o profissional ganha experiência e demonstra capacidade para colocar os conhecimentos adquiridos na formação em prática. Desse modo, a carreira tende a decolar e é mais fácil conseguir crescer na área.

Qual é o perfil do estudante de Gastronomia?

Separamos algumas habilidades e características pessoais que ajudam na formação de um estudante de Gastronomia. Veja se você se identifica com algumas e mapeie aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

Disposição para conhecer outras culturas

O estudante de Gastronomia lida com frequência com a cultura gastronômica de outros povos e tradições. A disposição para conhecer outras culturas é importante não só na formação teórica do aluno, mas também nas atividades práticas do curso, que exigem o manuseio de novos ingredientes e a preparação de comidas típicas de diferentes tradições.

Espírito empreendedor

O empreendedorismo é um dos pilares do curso de Gastronomia porque o sonho de muitos estudantes da área é abrir o próprio negócio. Então, se esse também for o seu desejo, saiba que, durante a graduação, você poderá desenvolver a sua capacidade de gestão empresarial.

Capacidade de liderança

A liderança é uma das habilidades profissionais indispensáveis para qualquer profissão. Pessoas com espírito de liderança conseguem motivar as suas equipes e galgar cargos com maior facilidade em uma empresa. Na Gastronomia, trata-se de uma capacidade especialmente importante, pois os estudantes são preparados para liderar pessoas, trabalhar sob pressão e respeitar os colegas de trabalho.

Disciplina

O estudante de Gastronomia precisa exercitar a sua disciplina constantemente. É uma habilidade que favorece não só a organização dos estudos ao longo da graduação, mas também a própria dinâmica de trabalho para qual o aluno está se preparando.

Como é o mercado de trabalho da área?

Os recém-formados em Gastronomia encontram um mercado exigente, tanto no setor privado quanto no público. Embora as áreas de atuação sejam diversificadas, as empresas não contratam "qualquer um". O zelo pela qualidade dos ingredientes, os cuidados com a higiene dos alimentos, a capacidade de trabalhar em grupo e o capricho na apresentação de pratos são alguns diferenciais importantes.

Como o curso pode ajudar a empreender na área?

Abrir um restaurante ou um estabelecimento do ramo alimentício pode ser um dos sonhos de quem faz Gastronomia. Entretanto, empreender não é uma tarefa simples, pois requer, entre outras coisas, a habilidade de gestão. Pensando nisso, o curso de Gastronomia não prepara o estudante somente para ser um bom profissional na cozinha — ele também contribui para quem deseja empreender e se destacar no mercado.

As matérias de gestão e administração são parte importante da grade curricular e trazem conhecimentos que facilitam o caminho de quem pretende abrir um negócio. É preciso saber fazer um controle financeiro adequado, avaliar todos os custos da empresa, negociar com fornecedores, entre outros aspectos.

Quando a pessoa se aventura pelo mundo do empreendedorismo sem o conhecimento necessário, pode passar por experiências negativas, que tendem a reduzir o interesse e atrapalhar o crescimento na área. Por isso, o ideal é investir em um curso de qualidade, adquirindo a formação necessária para obter sucesso no ramo.

O que buscar em uma boa instituição de ensino?

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em buscar uma formação de qualidade no curso de Gastronomia, certo? Se esse for o seu caso, você precisa saber exatamente o que avaliar na hora de procurar uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Para não errar na escolha, separamos os pontos que não podem ficar de fora do seu radar. Confira:

  • boa localização: veja se a instituição tem um campus perto de você (o UniAcademia, por exemplo, conta com quatro campus em Juiz de Fora (MG);
  • grade curricular: conheça as disciplinas oferecidas na grade curricular do seu curso e compare com a grade do mesmo curso em outras instituições;
  • parcerias e convênios com empresas: veja se há parcerias e convênios firmados com empresas e, se for o caso, consulte o seu empregador para levantar essa possibilidade;
  • acessibilidade financeira: pesquise se a instituição oferece bolsas de estudos, descontos na mensalidade e/ou programas de financiamento;
  • infraestrutura: certifique-se da qualidade dos espaços de convivência, das salas de aula, das bibliotecas e da infraestrutura específica necessária para o seu curso.

Agora, você conhece as principais informações sobre como é o curso de Gastronomia e as opções disponíveis para quem deseja ingressar na área. Vimos que é fundamental adquirir a formação técnica e teórica para se destacar nessa carreira. Então, não se esqueça de considerar os diferenciais de uma instituição de qualidade.

Essa é a área que você escolheu para construir uma carreira? Aproveite para conhecer mais detalhes sobre o curso de Gastronomia oferecido pelo UniAcademia.

Guia para escolher o curso

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!