Visite nosso site
CARREGANDO...
como é o curso de gastronomia
No items found.

A escolha da profissão não é uma tarefa simples, pois muitos pontos devem ser considerados para que você, de fato, consiga alcançar a tão sonhada realização profissional e pessoal.

Para isso, também devem ser definidos os segmentos de atuação que mais despertam seu interesse. Às vezes, é possível apreciar a parte prática da profissão, mas não se interessar pelo conhecimento teórico ou pelas tarefas administrativas, por exemplo. Nesse caso, é importante saber se as oportunidades oferecidas se encaixam nessas preferências.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre como é o curso de Gastronomia. Para ajudá-lo a identificar se essa é a formação ideal para você, vamos explicar como o curso funciona, a duração, grade curricular, principais áreas de atuação do profissional formado, entre outros aspectos. Ficou curioso? Então, continue com a leitura!

Como é o curso de Gastronomia?

O profissional de Gastronomia reúne conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para preparar alimentos. Durante o estudo, os alunos aprendem sobre gestão, processos industriais, valores nutricionais do alimento, legislação e muito mais.

Quem se forma na área está habilitado para trabalhar em todas as funções da cozinha, chefiar equipes e produzir eventos. Portanto, essa é uma profissão que pode abrir oportunidades variadas de atuação. A seguir, vamos apresentar alguns pontos importantes sobre o curso.

Duração

O curso pode ser oferecido em duas modalidades. Na primeira delas, que é o bacharelado, ele tem duração de quatro anos, com uma formação que mistura elementos práticos e teóricos. Já a segunda modalidade, o tecnólogo, dura dois anos e costuma ser focado na prática, o que pode facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Grade curricular

A grade curricular do curso é dividida entre matérias teóricas e práticas. As disciplinas práticas envolvem o aprendizado de técnicas específicas, como panificação, preparo de bebidas, confeitaria e mais temas. Essas aulas podem acontecer em cozinhas didáticas e laboratórios específicos, sendo muito importantes para que os alunos aprendem a elaborar os pratos e avaliar resultados.

Já na parte teórica, há matérias como história da gastronomia, bioquímica, microbiológica, entre outras. Os princípios da nutrição também são estudados, formando profissionais completos.

Além disso, algumas disciplinas gerais fazem parte do conteúdo, como sociologia, estatística, psicologia e direito. Matérias da área de gestão complementam a grade, dando foco ao funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e gestão financeira.

Principais áreas de atuação

O profissional de Gastronomia pode trabalhar em diferentes ramos, pois recebe uma formação que o prepara para oportunidades variadas. Conheça as principais áreas de atuação.

Chef de Cozinha

Esse profissional é responsável por planejar e preparar cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos. Além disso, coordena equipes de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.

Personal Chef

Essa é uma função semelhante ao de chefe de cozinha, porém, nesse caso, o profissional atua em residências, e não em estabelecimentos.

Segurança Alimentar

Essa área está relacionada com a vigilância. Nela, o profissional realiza vistorias em cozinhas industriais e restaurantes com o objetivo de verificar se as normas de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Indústria Alimentícia

Essa alternativa coloca o gastrônomo como pesquisador e inventor. Ele pode desenvolver novas receitas e testar os produtos criados pela indústria.

Gestão

Na área de gestão é preciso administrar restaurantes industriais, comerciais e refeitórios dentro de qualquer tipo de estabelecimento. Desse modo, o profissional é responsável por gerenciar todo o funcionamento, contratar e treinar novos colaboradores, selecionar fornecedores e cuidar das finanças da empresa.

Consultoria

Há, ainda, uma alternativa voltada para o ramo da consultoria em empresas do setor alimentício. Nessa função, é preciso propor mudanças nos processos para otimizar o desempenho das organizações e melhorar o serviço ou produto.

Por que a formação técnica e teórica é importante?

De modo geral, o mercado da gastronomia está aquecido e ao mesmo tempo competitivo. Os restaurantes procuram profissionais diferenciados como uma vantagem em cima dos concorrentes, pois eles são capazes de oferecer cardápios mais atraentes e melhorar a qualidade do estabelecimento.

Portanto, é imprescindível buscar a formação técnica e teórica para aproveitar essas oportunidades de emprego. Afinal, não basta ser um bom cozinheiro ou ter habilidade para lidar com os processos diários de um restaurante, é preciso ter conhecimentos aprofundados na área.

É normal começar na função de auxiliar de cozinha, por exemplo. Com o tempo, o profissional ganha experiência e demonstra capacidade para colocar os conhecimentos adquiridos na formação em prática. Desse modo, a carreira tende a decolar e é mais fácil conseguir crescer na área.

Como o curso pode ajudar a empreender na área?

Abrir um restaurante ou estabelecimento do ramo alimentício pode ser um dos sonhos de quem faz Gastronomia. Entretanto, empreender não é uma tarefa simples, pois requer, entre outras coisas, a habilidade de gestão.

Pensando nisso, o curso de Gastronomia não prepara o estudante somente para ser um bom profissional na cozinha — ele também contribui para quem deseja empreender e se destacar no mercado.

As matérias de gestão e administração são parte importante da grade curricular e trazem conhecimentos que facilitam o caminho de quem pretende abrir um negócio. É preciso saber fazer um controle financeiro adequado, avaliar todos os custos da empresa, negociar com fornecedores, entre outros aspectos.

Quando a pessoa se aventura pelo mundo do empreendedorismo sem o conhecimento necessário, pode passar por experiências negativas, que tendem a reduzir o interesse e atrapalhar o crescimento na área. Por isso, o ideal é investir em um curso de qualidade, adquirindo a formação necessária para obter sucesso no ramo.

Neste artigo, você pôde compreender um pouco melhor como é o curso de Gastronomia e as opções que estão disponíveis para quem deseja ingressar na área. Esse é um ramo de muito potencial; por isso, é fundamental adquirir a formação técnica e teórica para se destacar. Sendo assim, vale a pena investir nos estudos e se preparar para ser um profissional de excelência.

Gostou do nosso conteúdo? Tem interesse de seguir a profissão? Então, aproveite para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre nosso curso de Gastronomia!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.